5 rituais práticos que podem dobrar sua capacidade de estudo!

Rituais motivadores no estudo para Concurso Público

Já fui um estudante de Concurso Público bastante atabalhoado, ansioso e distraído. Como já disse aqui no Segredos de Concurso, passei cerca de 3 anos para entender que estudar para Concurso não é um ato de agonia, pressa e ansiedade.

A falta de entendimento do que realmente era importante para ter um estudo de qualidade me fazia ficar desmotivado, e a desmotivação fazia cair o nível de produtividade nos estudos, que por sua vez me desmotivava ainda mais porque não sentia que realmente estava aprendendo com chances de aprovação… Ou seja, me sentia num ciclo interminável de baixo rendimento e falta de vontade para estudar.

Algo que mudou pra valer essa círculo vicioso foi aprender práticas que pudessem me fazer iniciar com qualidade meus momentos de estudo. E sobre isso a frase do poeta e filósofo romano Horácio:

Quem começou, tem metade da obra executada – Horácio

Não é exagero! Mas é preciso saber como começar. O candidato a Concurso Público que adota as medidas adequadas para iniciar bem sua jornada de estudo com certeza consegue aprender pelo menos duas vezes mais do que o candidato que inicia os estudos à toa, por impulso.

Por isso neste artigo vamos falar sobre 5 rituais práticos que podem dobrar sua capacidade de estudo. São medidas bastante objetivas para praticar antes de iniciar os estudos que irão aumentar sua concentração, sua motivação, sua atenção, sua organização e consequentemente possibilitar que você estude mais em menos tempo.

Os rituais que você aprenderá neste artigo são os seguintes:

#1. Ritual do Planejamento

#2. Ritual da Limpeza

#3. Ritual do Companheirismo

#4. Ritual da Centralização

#5. Ritual do Aquecimento

É possível que você pratique um ou dois desses rituais antes de iniciar os estudos, mas saiba que praticar mais alguns deles vai lhe fazer ganhar ainda mais qualidade na sua preparação. No final do texto deixe um comentário falando sobre os seus rituais e sobre o que ensinamos aqui. Vamos a eles:

Ritual do Planejamento

Planejamento no estudo para Concurso

O mais óbvio e um dos mais importantes rituais para quem estuda para Concurso Público. Antes de começar a estudar você deve planejar seus estudos.

Isso significa que você deve escrever em um papel (preferencialmente) qual disciplina você deve estudar naquela jornada. Deve ser especificado quais assuntos e os tópicos daquela disciplina você deve aprender. Não basta saber que vai estudar “Matemática”. É preciso especificar que você vai estudar, por exemplo, 1. Matemática (disciplina); 1.1 Conjuntos Numéricos (assunto) e 1.2 Conjunto dos Números Naturais (tópicos).

Se for o caso, também especifique que irá responder, por exemplo, a cinco questões sobre o tópico estudado. O mesmo raciocínio deve ser aplicado a videoaulas. Assim que os tópicos forem “mortos” tenha o prazer de riscá-los do papel.

Estabeleça previamente o momento do intervalo para relaxar um pouco. Estudar durante muito tempo ininterruptamente vai lhe deixar cansado e diminui seu rendimento.

Ritual da Limpeza

Ritual de estudo para Concurso

Já sabemos que manter a sua mesa de estudos limpa é uma das medidas necessárias para ter um estudo focado. Mas não é só a mesa que deve estar “clean”.

Toda vez que vou fazer uma atividade que exige concentração apurada preciso me sentir asseado e refrescado. Tomar banho não é só um ato que de asseio útil para a saúde, é também uma forma de se renovar, de ficar alerta e de evitar incômodos como o suor.

O Ritual da Limpeza também se refere aos barulhos e outras “sujeiras” que podem atrapalhar seus estudos para Concurso Público. Não espere sua leitura começar para pedir a alguém que converse mais baixo ou que diminua o volume do som. Seja preventivo: isso ajuda até mesmo a evitar discussões desnecessárias.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Ritual do Companheirismo

Companheirismo para Concurso Público

Evite se sentir só enquanto estuda. Não, não estou falando de estudar em grupo ou de ter o animal de estimação ao seu lado quando for estudar, mas de ter uma companhia inanimada, que vai lhe dar boas sensações enquanto estuda para Concurso.

Me refiro a uma xícara de café ou chá, ou mesmo um copo com água. Cada uma dessas substâncias têm efeitos diferentes no organismo, mas a maioria delas (exceto algumas espécies de chá) vão lhe ajudar a estudar melhor (em outro artigo trataremos dos benefícios desses “companheiros” no estudo para Concurso Público).

O interessante é que, enquanto você prepara o café ou o chá, sua mente já começa a se preparar para o momento-chave: a leitura dos tópicos que você quer aprender.

Ritual da Centralização

Centralização para Concurso Público

O Ritual da Centralização nada mais é que fazer com que você inicie os estudos para Concurso Público centrado naquilo que realmente importa: seus estudos. Para isso você precisa se desfazer de tudo o que está lhe incomodando.

Uma boa forma de eliminar pensamentos prejudiciais aos estudos é meditando. Calma, não estou falando de meditação por horas a fio, como fazem os monges budistas (se você tiver tempo pra meditar por horas, bom pra você). Mas estou falando de pequenas meditações, de cinco a dez minutos onde seu desafio será simplesmente sentir a sua respiração.

Apague a luz, feche os olhos e respire fundo. Foque somente na respiração. Tente sentir o ar se movimentando. No começo você vai se desconcentrar no meio da meditação, mas com um tempo você vai assumir o controle da sua mente, aguçando suas percepções.

Uma alternativa é ouvir uma música instrumental (um jazz lento ou uma música clássica) e tentar ouvir os instrumentos separadamente. Acredite: ao final dessa prática seus sentidos estarão muito mais eficientes.

Ritual do Aquecimento

Aquecimento no estudo para Concurso Público

Antes de fazer uma atividade física você faz alongamento para deixar os músculos e as articulações devidamente preparadas para o exercício que virá.

Outra coisa que fazemos é aquecer progressivamente o corpo antes de chegar ao ritmo ideal de treinamento. Não é diferente nos estudos para Concurso Público.

Antes de iniciar de fato a leitura dos tópicos de seu interesse, tente ler conteúdos divertidos, como revistinhas em quadrinho ou pequenas crônicas. Apenas cinco minutos e você dará um estímulo positivo para seu cérebro, para que ele possa chegar melhor no ritmo que você deseja.

O que aprendemos neste artigo

Neste texto aprendemos 5 rituais que você pode utilizar para aumentar significativamente sua capacidade de estudo (usando todos eles eu consegui dobrar minha produtividade). São eles:

#1. Ritual do Planejamento

#2. Ritual da Limpeza

#3. Ritual do Companheirismo

#4. Ritual da Centralização

#5. Ritual do Aquecimento

Você pode colocar em prática essas medidas já na sua próxima jornada de estudo, garantindo assim um grande aumento em sua atenção, concentração, motivação, atenção, organização e consequentemente possibilitar que você estude mais em menos tempo.

Para fechar com chave de ouro esta publicação peço que você deixe seu comentário falando sobre seus rituais e sobre o que achou do que sugerimos neste texto. Seu feedback é muito importante para continuarmos os trabalhos aqui no blog. Até a próxima!

😉

  • Antomiria Santana

    Acabei de ler esse texto, e ja estou tentando por em prática todo o ritual. Já hvia definido o planejamento e ja fazia também o ritual da limpeza, em todos os níveis. Mas os outros itens pra mim, nunca foram tão relevantes. Já me animei, fiz o meu companheiro e estou digitando e sentindo seu cheirinho, isso é muito agradável.

    Obrigada!

    • Que legal, Antomiria! Também estou respondendo esse comentário com meu companheiro do lado. Grande abraço! 🙂

  • Theo Magno

    Muito bom o texto, sou horrível pra me concentrar e iniciar os estudos! Acho que essas dicas vão me ajudar muito! Obgd

    • Oi, Theo! Com certeza essas dicas vão lhe ajudar. Basta colocar em prática. Grande abraço!

  • Felipe Santos

    Ótima iniciativa Danilo, estou sempre acompanhando o site!
    Em 2015 irei fazer o enem para obter o certificado do ens. médio, e suas dicas irão me ajudar muito. Obrigado!

    • Olá, Felipe! Que bom que nosso conteúdo está lhe agradando. Muito mais ainda está pro vir. Grande abraço! 😉

  • Rubenita

    Adorei as dicas,estou há três anos estudando e também não vejo resultado! Muito obrigada.

    • Oi, Rubenita! Eu passei justamente por isso. Estudava, estudava e não via resultado. Até que parei para reorganizar minhas estratégias. Aqui no blog estou expondo algumas delas. Grande abraço!

  • alison

    Muito bom, obg cara por essas dicas, deus te abençoe!!

  • Alcides

    Muito bom mesmo! Abraços Danilo

  • Gabriela P B

    Gostaria de registrar que ter um grande como d’água como companheiro tem me ajudado bastante. Parece simples, mas tem feito uma diferença! Obrigada!

    • Que legal, Gabriela! Faz muita diferença. Sei disso porque vejo na prática os resultados. Abraço!

  • Larissa Pasolini

    O Ritual da Centralização realmente é algo que sempre pratico. Ouvir uma música clássica e esvaziar a mente, é como se deslocar da esfera que engloba tudo o que se passou até o presente momento e mergulhar de cabeça nos estudos. Ajuda a manter a foco e deixar as distrações de lado. Dicas valiosas!

  • Rafhael Anthony

    Eu acrescentaria no quarto ritual iniciar os estudos por questões de raciocínio lógico, elas com certeza o farão aquecer e alongar para os estudos.

  • Cristiane

    A dica do planejamento tem me ajudado muuuito. Além de estudar eu trabalho e quando uso esse metódo de planejar, sei exatamente o momento e o que estudar e assim não fico ansiosa no trabalho, roubando horas do trabalho para estudar ou vice e versa, agora vou praticar as outras porque sei que vai ajudar muuuito! ah…amei esse site!

    • Que legal seu depoimento, Cristiane! E obrigado pelo elogio ao site. Abraço!

  • William Cezar

    Você tem um site incrível cara. Parabéns!! Quanta sensibilidade e técnica para produzir um texto extremamente útil.

  • Gabriel Basilio

    Já estou seguindo todas as suas dicas e estão me ajudando demais !!! Obrigado pelos posts, comecei a estudar agora e estou com 100% de animação. Parabéns pelo Blog !!!

  • Isabella Riquetti

    Danilo, primeiramente acho muito legal essa atenção especial que você da a cada um dos seus leitores, parabéns pelo site e pela forma como você o administra.
    Tenho um dúvida: Você acha que pode ser prejucial maratonar um tópico? Comecei a ver um assunto e não consegui mais parar de ler o pdf sobre ele, queria estudar ele até o fim, e até o fim senti que estava sendo produtivo. P.S.: Fiz pausars, porém por várias horas eu fiquei no mesmo tema.

    • Oi, Isabella! Isso pode, sim, ser muito bom. Só tome cuidado pra não “se apaixonar” pelo tema, e então deixar de estudar o resto dos conteúdos. Isso é bastante comum, e o candidato se sente realizado porque está estudando… Sem perceber que está abandonando grande parte do conteúdo para estudar apenas o que lhe agrada. Fique atenta a isso! 😉

      • Isabella Riquetti

        Engraçado é que a matéria nem é da minha área (sou da TI e vou fazer concurso p/ Perito Criminal – PF (Área 3)),
        porém tenho sentido uma enorme dificuldade em seguir u cronograma baseado em horas, do tipo:
        (08:30 a 10:30) Matéria X.
        (10:30 a 12:30) Matéria Y.
        Pois fico com uma sensação de que algo não está completo quando “termina o horário”.
        Você acha que existe prejuízo em fazer um cronograma baseado em tópicos? Do tipo:
        Semana 1:
        Fechar Tópico A – Matéria 1 e fazer Y exercícios.
        Fechar Tópico R – Matéria 5 e fazer Z exercícios.
        (…)
        Semana 2:
        (…)

        Pois eu acredito que minha produtividade é maior assim, porém não sei se seria prejudicial a logo prazo.