Alimentação para Concurseiros: as verdades que ninguém lhe conta!

Alimentação para Concurseiros

Existe uma frase famosa que diz que “você é o que você come”. Considerando esse raciocínio, faço a seguinte pergunta: você se alimenta como um concurseiro?

Já disse aqui que para obter sucesso em um Concurso Público, com as concorrências cada vez mais aumentando, é preciso posicionar esse objetivo como central em sua vida. E isso envolve o seu estilo de vida, inclusive a alimentação.

Pouca gente sabe, mas o tipo de alimento que você consome pode ser definitivo inclusive para seu humor (algo que tem muito a ver com a motivação para os estudos).

Não só isso. Neste artigo vou mostrar algumas dicas para você aumentar sua memória, concentração, evitar o estresse e melhorar sua capacidade de raciocínio.

Antes de falar do que pode lhe fazer bem, vou falar um pouco do que pode lhe fazer mal, alimentos que podem destruir seus esforços para estudar com qualidade. Talvez você esteja sendo vítima deles e não está percebendo – e se achando incapaz de estudar com qualidade.

Não minimize os efeitos dessas dicas. Teste por apenas uma ou duas semanas e perceba as mudanças que vai alcançar durante a sua preparação.

Evite a Gordura Trans

Gordura Trans

Você já ouviu falar da Gordura Trans? Sabia que ela pode causar depressão?

Um estudo espanhol publicado nos Estados Unidos mostra que depressão, entre outros fatores, pode surgir por causa da má alimentação.

Durante seis anos, os pesquisadores analisaram a dieta e o estilo de vida de cerca de 12 mil voluntários. Quando o estudo começou, nenhum dos participantes havia sido diagnosticado com depressão. No final, 657 tinham desenvolvido a doença.

Segundo a pesquisa, aqueles que consumiam em excesso gorduras trans, presente em produtos industrializados ou em alguns lanches, apresentaram até 48% de aumento no risco de depressão.

A gordura trans também pode lhe causar os seguintes danos:

  • Aumento do Colesterol “ruim” (LDL) no sangue, o que aumenta as chances de doenças do coração
  • Diminuição do Colesterol “bom” (HDL), que é um dos principais colaboradores na hora de evitar problemas cardíacos
  • Aumento do triglicérides no sangue
  • Bloqueio na produção de gorduras “saudáveis” (insaturadas) no corpo
  • Aumento da Gordura Localizada

Lista de alimentos que possuem Gordura Trans

  • Sorvetes
  • Batatas-fritas
  • Salgadinhos de pacote
  • Pastelarias, bolos e biscoitos
  • Gorduras hidrogenadas e margarinas, e alimentos preparados com estes ingredientes.

Evite o Glúten

Males do Gluten para concurseiros

Muitos concurseiros já ouviram falar da doença celíaca, um transtorno que algumas pessoas possuem (adquirido geneticamente) e que as tornam intolerantes ao Glúten, presente no trigo.

O problema é que não precisa ser celíaco para sofrer males advindos do consumo de Glúten.

Em relação à motivação, fator importantíssimo para o Concurseiro, é bom observar que existem alguns estudos demonstrando que o excesso de glúten pode estar associado à diminuição da produção de serotonina (hormônio do bem-estar), levando a quadros de depressão.

O Glúten tem ação tóxica ao cérebro, causando inclusive distúrbios comportamentais como alteração do humor, agressividade, enxaqueca e falta de concentração.

Veja outros danos relacionados ao consumo de Glúten:

  • Intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos
  • Obesidade
  • Baixa imunidade
  • Intoxicação e enxaqueca.

Alimentos que possuem Glúten

  • Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos
  • Cerveja, pizza, salgadinhos, cachorro quente, hambúrguer
  • Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo
  • Queijos, ketchup, maionese, shoyo
  • Salsicha, temperos industrializados
  • Cereais, barrinha de cereais, xaropes e alguns remédios.

Evite excessos

Exagero de Concurseiro

Não precisa ser especialista para saber que a principal medida para manter a autoestima e as capacidades físicas (e intelectuais) em dia é ter autocontrole.

Comer em excesso sempre será prejudicial para quem precisa ter um corpo saudável e ativo.

Tente saciar suas necessidades sem exagero, algo que exige bastante autoconhecimento e consciência alimentar.

Lembre-se: corpo são, mente sã!

Coma ovo!

Ovo na dieta dos Concurseiros

Todo alimento em excesso pode gerar danos a quem consome, mas alguns deles podem ser grandes aliados da sua preparação para Concurso Público.

Um deles é o ovo.

O ovo é uma grande fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas.

Além disso, produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado.

Para finalizar com chave de ouro a gama de benefícios desse alimento, ele previne contra a depressão e é fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.

Se sua dieta não possui ovo, está na hora de acrescentar.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

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Você come peixe?

Peixe e memória

Além de ser um alimento delicioso, podendo ser preparado de diversas formas (cozido, grelhado, assado), o peixe possui um potencial enorme de aumento das capacidades cerebrais.

Especialistas afirmam que o consumo de peixe melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória.

Além disso, protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles.

E fonte de zinco e selênio, que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia. Há estudos sérios demonstrando até mesmo a prevenção do Mal de Alzheimer em virtude do consumo de peixe.

Minha dica: como peixe pelo menos três vezes na semana. 🙂

Beba Suco de Laranja

Suco de laranja para concurseiro

O suco de laranja é fonte de vitamina C, vitamina A e potássio.

É um alimento com muitas potencialidades, capaz de previnir o cansaço e ajudar a combater o estresse.

Trata-se de um alimento estratégico para evitar a má digestão e a distensão abdominal.

Também é bom pontuar que ele pode reduzir a oxidação celular, retardando o envelhecimento e evitando muitas doenças, especialmente quando tomado junto às refeições.

E tem mais… Suco de laranja é uma delícia!

Ah… O café!

Café para concurseiros

Sou muito suspeito para falar do café, uma das minhas bebidas preferidas. Não consigo fazer qualquer atividade que exija concentração sem estar tomando uma caneca de café.

Veja abaixo porque sou tão fã dessa bebida:

  • Faz bem para a memória
  • Tem efeitos estimulantes
  • Melhora a concentração
  • Estimula o sistema nervoso central e age como antidepressivo
  • Pode evitar câncer de fígado
  • Evita depressão feminina

Se você sente sono, preguiça ou falta de vontade de estudar, tome um café. Ele tem a ótima capacidade de mudar esse cenário.

Uma dica especial

Nutricionista Concurso

Muitos concurseiros gastam milhares de reais para fazer um curso voltado para o Concurso dos seus sonhos, mas não têm a coragem de pagar menos de R$100 para visitar um nutricionista ou um médico endocrinologista e seguir um plano alimentar que efetivamente faça diferença para o seu desempenho nos estudos.

As dicas que acabei de dar aqui são muito interessantes, e podem mesmo lhe ajudar a melhorar sua alimentação, mas o ideal é que você procure um especialista que possa deixar você a par do que pode lhe fazer bem e do que pode lhe prejudicar.

Os benefícios podem dobrar ou triplicar qualidade dos seus estudos.

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo aprendemos que a alimentação pode ser uma fonte especial de melhoria na preparação para Concurso Público.

Vimos as características de alimentos que podem prejudicar e beneficiar sua capacidade de estudo. No final, como dica especial e muito importante, pontuamos a necessidade de buscar um especialista no assunto para nos orientar para uma melhor alimentação.

Tenho um convite para você!

Como você conduz sua alimentação? Você se preocupa em aliar o que você come às suas necessidades de estudo?

Lhe convido a deixar um comentário falando sobre sua experiência, e dizendo o que achou sobre este artigo. Leio todos os comentários, e respondo na primeira oportunidade que tenho.

Até a próxima!

😉

Fontes utilizadas para produzir este artigo: www.plosone.orgwww.anvisa.gov.brsaude.ig.com.brrevistagalileu.globo.com.

 

  • Antomiria Santana

    Excelente artigo. Amei, vou tentar começar a por em pratica.

  • Dri concurseira

    Os benefícios que o texto cita presentes no ovo estão na gema ou na clara? Pois geralmente consumo apenas a clara.

  • Felipe Mncardoso

    Minha alimentação é apenas arroz e feijão.Mas gostei muito do artigo e vou tentar seguir,

  • Luciana

    Gente, isso do glúten pra quem não é celíaco só é ruim se em excesso. Bom olhar isso ai, gluten free virou modinha demais.

    • Oi, Luciana! Tudo que colocamos no artigo está baseado nas fontes que pesquisamos. Abraço!

  • Pingback: ()

  • Francisco Juliano

    Já comprei até o “Genius X”…! Sou atleta mas o meu maior problema é a alimentação..! Como de tudo, vou Regrar essa alimentação junto a meus estudos com certeza terá Resultados positivos… Pois é um artigo muito top … 5 ⭐⭐⭐⭐⭐ sem dúvidas…!