Como escolher a melhor apostila para seu Concurso – o Guia Definitivo

Apostilas para Concurso Público

Vivemos no mundo da quantidade. Um mundo onde o fluxo de informações é tão exagerado que às vezes nos sentimos incapazes de dar conta de tantas notícias e novidades que surgem a cada segundo. Se a internet nos trouxe o acesso fácil a toda essa avalanche de dados, ela também não nos ensinou bem a escolher e diferenciar o que realmente importa para a nossa vida, em termos de informação.

Esse é um dos motivos pelos quais fundei o Segredos de Concurso, um blog que prima muito pela qualidade, e se importa pouco com a quantidade. A internet já lhe oferece muitas opções de conteúdo. Aqui, me preocupo em lhe oferecer a melhor opção de conteúdo voltado para Concurso Público.

Essa lógica da qualidade versus quantidade também é vista na busca dos concurseiros por material de estudo, e por isso resolvi fazer um artigo inteiro mostrando como selecionar uma boa apostila para a sua preparação.

Ao final desta publicação você terá condições plenas de escolher bons materiais para os seus estudos, sem se deixar enganar por apostilas mal feitas, superficiais e inadequadas. Não importa de onde as apostilas são, gratuitas ou não; após ler este artigo você vai perceber qual material de estudo realmente é interessante na sua preparação para um Concurso Público.

Vamos lá!

O que é uma apostila?

Apostila para Concurso Público

Antes de falar sobre as características de uma boa apostila, vamos definir o que é “apostila”.

Apostila é um livro que reúne uma ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento, visando preparar o leitor para algum tipo de avaliação. Uma boa apostila contém todas as informações que você precisa para ser aprovado na avaliação pretendida, em nosso caso, o concurso público.

As apostilas podem ser digitais (geralmente em formato PDF) ou impressas, de acordo com a escolha do candidato. Existem várias opções de apostila no mercado, cada uma delas com características próprias, mas bem poucas realmente bem feitas, por isso a necessidade de dizer o que é importante em uma apostila, para que você encontre bons materiais e alcance a aprovação com mais facilidade.

A divisão da sua apostila

Divisão de apostilas para concurso

Sabemos que antes de estudar para qualquer concurso público é fundamental saber o que o edital do concurso pede como conteúdo programático para a prova. Ocorre que o conteúdo programático de qualquer edital é bem dividido e detalhado, tópico por tópico, do que vai cair na prova.

Imagine o tempo que você perde com um material ruim ao precisar buscar cada um desses tópicos, se eles não estiverem divididos adequadamente na apostila?

Por isso é fundamental ter uma apostila dividida o máximo possível, tópico por tópico, pois além de facilitar a pesquisa do assunto desejado, ela possibilita que você divida seu tempo de estudo de maneira mais otimizada.

Estudar com materiais que apresentam os assuntos em blocos extensos é como tentar encontrar agulha no palheiro. Simplesmente fuja de materiais mal e/ou pouco divididos!

Apostilas com destaque

Destaques em apostilas de concurso

Veja a imagem acima. Entre todos os ovos, algum é de ouro? Você só consegue responder com certeza porque um deles está destacado.

Agora imagine se este ovo de ouro estivesse pintado de preto? Pois é isso que muitas apostilas fazem, deixam que conteúdos “de ouro” se misturarem com conteúdo comum. Uma boa apostila traz destaques nas partes do conteúdo que realmente interessa, lhe dando um bom diferencial na preparação.

Esses destaques podem ser com ilustrações, negritos, expressões sublinhadas e citações. Além de lhe alertar para o conteúdo relevante, essas apostilas facilitam suas revisões, que devem ser feitas principalmente com esses pontos de destaque do conteúdo.

Apostilas especializadas

Apostilas especializadas

Quando você sente uma dor no coração, mesmo indo inicialmente num hospital para lidar com o problema de maneira emergencial, a tendência natural é que você visite um cardiologista, que possui conhecimentos específicos sobre essa área da medicina.

A mesma coisa ocorre com a busca por uma apostila preparatória para concurso. Apostilas especializadas no seu concurso são muito mais eficientes para sua preparação, pois lhe darão dicas específicas referentes à prova que você precisa enfrentar.

Essa “especialidade” vem principalmente da análise do histórico das provas do mesmo cargo, e da mesma organizadora do concurso. Lembre-se: não trate problema do coração com um ortopedista!

Apostila digital ou impressa?

Apostilas digitais ou impressas

Com a “digitalização do mundo” existe uma decisão que você precisará fazer ao escolher sua apostila preparatória: adquirir uma apostila impressa ou digital?

Sim, é possível estudar bem, com qualidade, através de um material digitalizado. Os tablets existentes atualmente lhe dão muitos recursos interessantes (marca-texto e anotações, por exemplo), que podem lhe ajudar bastante na sua preparação.

Mas eu opino pela utilização de apostilas impressas. Valorizo muito o contato com o papel, os rabiscos, o destaque de trechos através de riscos com canetas coloridas. Crio um mundo inteiramente meu no material impresso que estudo, e sugiro fortemente que você tente o mesmo.

É claro que essa é uma decisão bastante particular, mas decido pela apostila impressa.

Minhas dicas de apostila para você

Dicas de apostila para Concurso

Além dos critérios acima, é importante você buscar amostras das apostilas que estão sendo vendidas no mercado. Escolha apostilas que contenham o seguinte:

  • Linguagem acessível e bem explicativa. Fuja de apostilas muito rebuscadas.
  • Também rejeite apostilas muito superficiais. Busque exatamente o que o conteúdo do edital pede.
  • Apostila com questões anteriores do concurso, se possível, resolvidas e comentadas.
  • Assuntos atualizados de acordo com o último edital ou com o edital que já saiu (se estiver estudando pouco tempo antes da prova).

Para facilitar ainda mais sua vida, fiz o seguinte teste: comprei apostilas de algumas das principais editoras para concurso do Brasil, e comparei, baseado nos critérios que expus aqui, quais apostilas mais se encaixavam em nosso padrão. Para evitar polêmicas, não vou citar as apostilas que eu não indicaria para que você estude, mas entre as analisadas duas se destacaram:

Apostilas Estratégia Concursos

Estratégia Concursos

Segundo a Estratégia Concursos, os materiais deles são elaborados após uma análise minuciosa de cada edital. Foi o que pude comprovar no material que adquiri. Talvez o que faça a diferença no material deles é que os 4 coordenadores da editora já estudaram e foram aprovados em alguns dos maiores concursos públicos do país. O que certamente dá uma experiência singular para oferecer o que você precisa em uma apostila.

As apostilas que analisei, particularmente, foram as do Concurso INSS e Concurso PRF. Mas indico também as demais apostilas do Estratégia.

Apostilas Nova Concursos

Nova Concursos

A editora Nova Concursos foi outra que me chamou bastante a atenção, principalmente porque reúne uma qualidade muito boa com um custo razoavelmente mais baixo que a Estratégia Concursos. Algumas apostilas até oferecem videoaulas explicativas gratuitas!

O Grupo Nova é uma das maiores editoras do país na área de Concurso Público, e tem uma variedade impressionante de apostilas para concursos.

Para indicá-la aqui olhei as apostilas do Concurso INSS, do Concurso IBGE e do Concurso Banco do Brasil. Mas também indico as demais apostilas da editora.

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo mostrei minuciosamente quais os critérios você deve utilizar para escolher uma apostila na preparação para o seu Concurso Público.

Além de explicar o objetivo das apostilas preparatórias, indiquei duas editoras com bons materiais para você adquirir – após uma pesquisa que fiz para saber quais as melhores opções no mercado.

Preciso que você me ajude!

Pra mim é muito prazeroso ajudar milhares de concurseiros que passam diariamente aqui no Segredos de Concurso. Mas preciso de sua ajuda para manter esse espaço funcionando.

Minha motivação cresce quando leio comentários sobre o artigo que publiquei. Você pode falar o que achou desta publicação? Juro que responderei a todos o mais rápido possível.

Até a próxima!

😉

  • Pingback: ()

  • Pingback: ()

  • Isaias Barboza

    Olha, comprei a apostila do Grupo Nova para estudar pra CAIXA em 2013-2014 e particularmente achei muito ruim, pois usava uma linguagem complexa, erros grotescos como repetição de textos. tipo eu li meia página certo conteúdo, quando passo duas páginas depois encontro o mesmo texto fora de contexto. Definitivamente não havia organização e foi uma péssima experiencia.
    Não estou ganhando nenhum real, mas ao ver a minha apostila que comprei para o Concurso do INSS no ALFACONCURSOS, e ao ver as especificações que você colocou para uma apostila ideal. Chego a conclusão de que essa do Alfacon atende a todos esses requisitos nos mínimos detalhes. Recomendo.

  • Isaias Barboza

    Bem, pelo fato de você ter apagado meu comentário, chego a conclusão de que esse ótimo site é patrocinado pelas empresas que vc indica aqui. Mas repito novamente, comprei a apostila do Grupo Nova e não gostei, muito erro e nada claro. Já a do Alfacon estou adorando, ela inclusive atende todos os requisitos citados acima.

    • Isaias… Respeito sua opinião. Minhas indicações são baseadas em análises nas apostilas que me referi acima. Seu comentário foi apagado porque se referiu de maneira inadequada a uma das marcas que indiquei – podendo gerar danos jurídicos exclusivamente para mim, que acabo me responsabilizando pelos comentários, se não sabe. O site não é patrocinado por empresa nenhuma, é uma iniciativa independente. Desde o início resisti muito em indicar materiais aqui, justamente por causa disso. Superei minha resistência e estou sendo penalizado por tentar ajudar. Paciência!

      • Isaias Barboza

        Me desculpe pelo mal entendido. Vc tem me ajudado muito nos últimos dias, pois já estou adotando muitas das dicas e técnicas que vc disponibiliza aqui no site. Mas pelo menos a apostila para concurso da Caixa do grupo Nova, não me foi útil e pelo menos a apostila do Alfacon para Inss está me ajudando. Enfim, Parabéns pelo trabalho que vc faz aqui, percebo que suas intenções são as melhores. Só me aborreci um pouco por ter um comentário meu apagado. Abraços!

        • Isaias… Acho que foi apenas um mal entendido mesmo. Só peço que compreenda que comentários ofensivos a pessoas ou que atinjam a imagem de marcas podem me gerar problemas jurídicos. Por isso apaguei o comentário. Respeito sua experiência e agradeço sua dica. Abraço!

  • Rafael

    Ééé, esse link de redirecionamento dos sites citados como “indicados” acabou com toda a imparcialidade da matéria, também gosto muito daqui, mas esse post deveria ter saído como Publieditorial desse jeito que esta.

    • Oi, Rafael! Não se trata de publieditorial. Os links são de afiliados, como poderiam ser de qualquer outra editora (essas, inclusive, possuem comissão bem menor que outras com qualidade bem baixa). Como todo o site, minhas indicações foram pautadas em elementos objetivos, que explicitei na matéria. Preciso que entenda o seguinte:

      1. Você não é obrigado a comprar nenhuma apostila;
      2. Se quiser comprar alguma apostila sem ser pelo link de afiliado, pesquise no google o site da editora;
      3. Não conheço ninguém de nenhuma das editoras citadas;
      4. Se você realmente acompanha o Segredos de Concurso sabe que me dedico a entregar conteúdo de qualidade, inclusive gastando para isso (tempo e outros recursos);
      5. Caso se incomode com o nosso trabalho, fique à vontade para ler outros tantos sites e blogs que existem por aí. Só não aceito que levante suspeitas sobre minha honestidade com o que escrevo.

      • andre

        Eu ia até comentar isso mas agora te entendo Danilo, na verdade todas essas editoras tem links de afiliados, tu só fez escolher a que tu gostou mais, e também não vejo nenhum problema com os links serem assim.
        Eu comprei um curso de constitucional no estratégia que é uma maravilha. Danilo tem como fazer uma matéria sobre grupos de rateio?

        • Oi, André! Obrigado pelo comentário. É um bom tema. Em breve farei isso aqui. Abraço!

  • Simone

    Danilo, você esqueceu do Ponto dos Concursos. Também é muito bom. Gosto disso e também de Estratégia.

  • Rodrigo

    Parabéns pela matéria. Num mundo onde tudo é muito raso, superficial é bom encontrar pessoas que se dedicam a ajudar, através de opiniões pautadas e fundamentadas como a sua. Um abraço. A apostila da editora Nova Concursos está em atendendo bem.

  • Everton Bruno

    Muito boa a matéria. Tenho a muito tempo essa dúvida da melhor ou as melhores apostilas para concursos. Já comprei algumas vezes apostilas da nova concursos, gostei de algumas mas outras não, mas irei experimentar o da estratégia que acho ser muito boa também.Obrigado pela ajuda!

    • Legal seu comentário, Everton. É isso… Devemos buscar aquilo que mais se adequa a nossas necessidades de estudo. Abraço!

  • Caroline Oliveira

    Ótima matéria, penso nas apostilas como um apoio extra para vídeoaulas, tendo em vista que nem sempre o material que acompanha as vídeoaulas são os melhores!! Ah e sempre se torna interessante ter material impresso para momento de revisão! Valeu pelo post.

    • Isso mesmo, Caroline. A apostila é o primeiro passo para uma preparação fundamentada. Abraço!

  • Adnílson Palmeiras

    Post muito bom, valeu. Vale lembrar também quer as apostilas impressas além de facilitar os rascunhos e afins tem outra grande vantagem quer é a de não dar problema digital, cito um exemplo próprio que aconteceu comigo, meu notebook onde tem todos meus materiais deu problema e estou rezando para voltar a funcionar, se já estive com boa parte impressa, isso seria uma dor de cabeça a menos e se tornava um alivio, porém todos tem prós e contras. Grato e parabéns pelo site.

  • Rógerson Macedo de Oliveira

    Gostei do artigo, quando iniciei a minha recente caminhada nos concursos, a primeira coisa que fiz foi adquirir uma apostila, não me adaptei, achei que não iria vencê-la e tenho ela até hoje, e acabei criando um pré-conceito acerca das apostilas, de que elas não seriam “confiáveis”. Todavia, com este artigo, irei repensar e buscar adquirir alguma, conforme as dicas saboreadas neste artigo, muito obrigado!

  • Kamila Rafaela

    Sempre ouvi falar muito bem do estrategia e já assisti uma aula experimental e gostei muito, mas Danilo gostaria de indicações de livros específicos de cada matéria para o INSS, na verdade estou iniciando os estudos agora, pela experiencia que você tem, da pra começar direto comprando um livro de direito previdenciário ou é melhor obter uma apostila e videoaulas para depois ir para o livro? Ou é melhor escolher uma coisa ou outra?

    • Kamila… Entendo sua ânsia por aprender através de livros, mas tome cuidado com uma coisa: os livros geralmente tem objetivos diversos do que o concurso exige. Geralmente são mais amplos. Embora conhecimento seja sempre bom, é interessante focar no seu objetivo. Nesse sentido, os materiais feitos direcionados para o concurso são preferíveis. Talvez os livros sirvam de complemento, caso não esteja entendendo algo.

      • Kamila Rafaela

        Entendo rs, na verdade é que estou tentando ser o mais objetiva possível devido ao curto tempo =(, e Danilo só mais uma duvida, o uso de apostilas deve ser acompanhando videoaulas ?

        • Preferencialmente, sim, Kamila. Porque na videoaula os professores dão mais “macetes”, atalhos e dicas voltadas especialmente para o concurso. Abraço!

  • Gabriela Benatti

    Perfeito! Exatamente o que eu estava procurando! Parabéns por todo o seu trabalho, Danilo! Obrigada sinceramente e muito sucesso!

  • Fernanda Duarte

    Boa noite! Você sugere essas duas editoras para apostilas de carreiras jurídicas?

  • Gisele Bernardes

    Muitíssimo obrigada! Escolhi a apostila Nova para começar meus estudos. É bom ter uma base. É o primeiro concurso que eu faço, mas estou confiante.

  • Thaís

    Eu gostaria de saber mais sobre essa apostila nova concurso! Pois vou fazer um concurso agora e apesar de gostar muito do material do estratégia tenho muita dificuldade com leitura digital. Ela é restrita ao edital ? É uma apostila feita por professores ou pessoas experientes em concurso? A linguagem é clara? Etc.

    • Oi, Thaís. Como digo no post, os testes que fiz me levaram a esses materiais. Olha na descrição da página de vendas da apostila mais detalhes. Eu indico!

  • Thaís

    Estou pensando em comprar essa apostila nova para um concurso que vou prestar. Ela é realmente boa? As matérias são feitas por professores ou pessoas com experiência em concurso? E ela se restringe ao edital ? Você podia me falar um pouco sobre ela por favor . Gosto do estratégia mas tenho dificuldade com leitura digital !!!

    • Oi, Thaís… Sim, os materiais são feitos nesses critérios que você apontou. O conteúdo se restringe ao que prevê o edital. Abraço!

  • Ivone Oliveira

    É a primeira vez que leio um artigo seu, gostei muito e vou aproveitar as dicas,estou começando agora,vou me esforçar sei que a concorrência e forte,nao sou concurseira , mais tenho esperança.

    • Vá em frente, Ivone. Não deixe de ler nossos demais artigos. Abraço!

  • Adriano Paes

    Gosto muito de usar o Resumão Jurídico, trás os pontos chave da doutrina mas a apostila trás o conteúdo mais focado, você já viu alguma apostila da Editora Aprovare?

    • Oi, Adriano. Fiz uma pesquisa bem ampla e minhas indicações são as apostilas que indico no artigo. Abraço!

      • Adriano Paes

        Bom…Eu acabei comprando a apostila da Aprovare e gostei bastante…mas vou experimentar as suas indicações… Cheguei ao seu site depois de ter comprado uma apostila que nem vale a pena citar o nome mas “tem 22 anos de mercado”, e foi uma péssima escolha, texto difícil de ler, parecia mesmo um copia e cola resultado, ficou largada pois não rende estudar com esse material…Passarei a acompanhar suas dicas….Abraço

  • Luis Lutcho

    Ótimo artigo. Obriado pelas dicas!

  • Gustavo B. Caminiti

    Bom dia gostaria de deixar um breve comentário, pois também encontro dificuldades para a escolha de apostilas e agradeço pelos seus direcionamentos e comentários expostos. Após suas referências(2) adquirir apostilas do Grupo Nova e gostaria de ressaltar que os conteúdos das apostilas são muito pobre,ou seja, as explicações são falhas pela falta de conteúdo e falta de teoria de conteúdos.
    Parabéns pelo site.

    • Oi, Gustavo. Qual apostila você escolheu? Não é o que analisei na apostila que me referi. Abraço!

  • Fabiano Oliveira

    Estimado autor do blogue, parabéns pelo trabalho.
    Vou ser direto e respeitosamente perguntar: Que argumentos podes elencar para comprovar sua isenção na indicação? Quero dizer, o que comprova sua não ligação com “estratégia” ou “nova”. Esta é uma pergunta construtiva que muitos tem, mas receiam perguntar.
    Evidentemente respondes se quiser.
    De toda forma parabéns pelo trabalho.
    Respeitosamente.

    • Fabiano… O que prova minha isenção é minha dedicação para produzir conteúdo neste site. Sabe quanto tempo demora para que apenas um artigo seja publicado? Vários dias. Esse é meu argumento – meu trabalho. Abraço!

    • andre

      É só você passar o mouse pelo Link que ele coloca, vai ver que existe um redirecionamento pra uma conta, é aqueles lugares que tu ganha coisas por indicar pessoas saca? A primeira coisa que eu fui olhar pra ver era se tinha isso.

  • Walter Silva

    Danilo, já li diversos artigos do site e nenhum, até então, tinha citado qualquer editora. Isto mostra o cuidado que você tem em não perder a isenção. Eu, particularmente, estou tendo dificuldade para encontrar material de qualidade e, seguindo a sugestão, vou tentar as editoras citadas aqui. Qualquer site ou revista especializada, ao avaliar um produto, inexoravelmente cita marcas. Imagine uma revista de carros não mencionando a Fiat, Ford, GM, etc. Portanto, creio que é necessário bom senso aos que leem, quando julgam que o intuito do site é meramente comercial. Obrigado por ser uma das poucas pessoas que realmente ajudam concurseiros com amor incondicional.

    • É isso, Walter. Nós, brasileiros, temos um pouco disso de desconfiar de quem indica marcas – como se fosse possível sobreviver sem se relacionar com marcas. Que bom que captou a lógica do artigo. Grande abraço!

      🙂

      • Marco Antonio

        show

        • 😉

          • Marco Antonio

            Prezado Danilo,bom dia

            Onde está aquele artigo prometido sobre os editais resumidos? rsrs

            Estamos aguardando ansiosamente, pois será de grande valia.

            Forte abraço e obrigado.

          • Marco Antonio

            Boa tarde,Danilo
            Não sei se você se recorda,mas eu havia perguntado a você sobre a possibilidade de que você tratasse especificamente sobre o assunto dos ”editais simplificados” ( que eu concordo que esteja contido no tópico ”como estudar pouco antes do edital” ) Eu havia perguntado a você também sobre a possibilidade de você nos disponibilizar , ou nos enviar, não sei…alguns editais simplificados/resumidos como por exemplo o da PRF, PF e INSS (Não acho que seja pedir muito…ou é? rsrs (Torço para que não seja…rs) De qualquer forma, agradeço a você e ao excelente trabalho que você desenvolve no site. Forte abraço e obrigado pela resposta

            Marco Antonio
            Subject: Re: Comment on Como escolher a melhor apostila para seu Concurso – o Guia Definitivo

          • Oi, Marco! O método que aplico e sei que dá certo não funciona se um terceiro resumir o edital para você. Tudo é bem personalizado, de acordo com as suas necessidades. Por isso seria impossível eu resumir o edital para alguém (a não ser em outros métodos, que não acredito muito). Para entender melhor como funciona veja o link – http://segredosdeconcurso.com.br/concurseiroturbo/

          • Marco Antonio

            Sério isso, Danilo?
            O edital simplificado /resumido não seria uma análise mais minuciosa das matérias que caem mais frequentemente nas provas anteriores, e daí se ”eliminaria” as matérias que tem menor incidência; tendo-se com isso o edital mais ”enxuto”? ( me corrija ,por favor se eu estiver equivocado, rs , senão eu entendi tudo errado…rs) Se fosse dessa forma que eu descrevi acima ; não seria personalizado não é mesmo? E em não sendo; você conhece esse ”método” que eu citei ?
            Forte abraço, Danilo e obrigado pela atenção

            Marco Antonio
            Subject: Re: Comment on Como escolher a melhor apostila para seu Concurso – o Guia Definitivo

          • Oi, Marco. É possível resumir dessa forma. Mas o método que utilizo é outro. Leva em consideração as peculiaridades de cada candidato, também – além de outras variáveis. Abraço!

  • Camila C Morais

    Gostei muito do post, mas tenho uma dúvida que está me atrapalhando na hora de estudar: Será que é melhor estudar por apostilas ou por cursos online? A nova concursos, por exemplo, tem apostilas, mas também tem uns cursos com um preço bom e que parecem ser bem legais, mas fico com receio de comprar o curso e ele não sere tão organizado como as apostilas, que têm exatamente todos os tópicos que cairão na prova, e ao mesmo tempo, não sei se daria conta de ler uma apostila e ver todas as aulas, já que normalmente o tempo para estudar é curto.
    Danilo,vc teria alguma dica, alguma comparação entre os dois ou sua opinião?!

    Obrigada e adoro o seu site, ele tem me ajudado muito!!

  • José Maurício Teixeira Pinto

    Tava procurando, mesmo, uma apostila. Até havia passado pela NOVA EDITORA.O preço baixo me deixou reticente. Mas não creio que uma editora com essa especialização ia sair copilando material da net para encadernar. São muito incisivos ao se referirem à adequação e atualização. Vou optar por ela, sem jamais, claro, jogar sobre os ombros do site segredodosconcursos.com.br eventual e improvável decepção pelo produto. Valeu a dica.

  • Juan Gonzalez

    O que você acha do material da casa do concurseiro?

    • Oi, Juan. Os materiais deles não são ruins, mas prefiro as que indiquei neste artigo.

    • Juan Gonzalez

      e em relação as video aulas ?

  • Karpegiany Damasceno

    Boa tarde Danilo!! vc aconselharia as apostilas da opção?

    • Olá, Karpegiany. Prefiro os materiais que indiquei neste artigo. Abraço!

      • Alexandre Magno

        Você comparou? Você é afiliado de alguma?

        • Oi, Alexandre. Sugiro que (re)leia o artigo. Abraço!

          • Alexandre Magno

            Reli. Você diz: “para evitar polêmicas, não vou citar as apostilas que eu não indicaria
            para que você estude, mas entre as analisadas duas se destacaram”.

            Não está claro quais marcas você analisou.

            Também não está claro se você está promovendo produtos como afiliado.

        • obviamente ele é afiliado. Posso provar!
          Deixe o mouse em cima do banner da estrategia concurso! Agora veja o link que aparecer na parte inferior do seu navegador! Se não consegui ver, entao clique com o botao direito do mouse e clique em copiar link e veja qual é.

  • Camila Mergulhão

    Danilo, será a primeira vez que vou tentar para concurso. Porém, estou sem grana o suficiente para pagar aulas. Achei o preço das apostilas da “Nova Concursos” bem acessível. Será que consigo estudar só com as apostilas? O que mais você recomenda, para quem tá sem dinheiro?

    Parabéns pelo seu trabalho!

    • Oi, Camila. Bom… Minha recomendação é que você busque alternativas de materiais gratuitos. O que indiquei aqui já é um bom começo. Veja mais neste link:

      http://segredosdeconcurso.com.br/os-melhores-materiais/

      Abraço!

      • Camila Mergulhão

        Ótimo! Danilo, estou na dúvida entre o concurso do INSS e IBGE. Gostaria de saber, se o do IBGE exige carteira de habilitação.

        • Não exige, Camila. Em breve publicaremos um artigo completo sobre o concurso do IBGE. Abraço!

  • Jesse Santos

    Danilo, você conhece as apostilas do IPR (Instituto Padre Réus)? Caso conheça, o que você acha da qualidade delas?

    • Oi, Jesse! Sugiro que busque editoras especializadas exclusivamente em concursos públicos, como as que citei acima. Abraço!

      • Jesse Santos

        Obrigado!

  • Ueslei Abreu

    Olá Danilo,
    Estou estudando para o concurso do Banco do Brasil 2016 através do curso online do IOB-concursos e apesar de estar adorando o material impresso por ser extremamente bem dividido tópico por tópico, assim como vc disse em seu artigo que isso é um ponto positivo, me preocupo com a superficialidade dos assuntos no material impresso do IOB, ou seja, parece que eles dão uma “pincelada” nos assuntos e com muito poucos exemplos. Tendo como base de conselho o seu artigo estou pensando em obter a apostila do NOVA-concursos a fim de complementar oque falta no IOB, este meu raciocínio está correto/seguro ou será que pode haver um conflito de informações ou incompatibilidade de entendimentos causados pelo choque de metodologias?
    Obrigado. =D

    • Oi, Ueslei! Se você precisa de um material com muito aprofundamento sugiro a Estratégia. Abraço!

  • Davi Werbert Lago Guttierrez

    Parabéns pelo artigo!!!

  • Rodrigo

    Danilo, foi de extrema utilidade este artigo! Estou adorando o seu blog!!!! Estou iniciando minha vida de concurseiro e já achei uma boa ajuda!!! Seu blog é bem explicado, visual agradável e limpo!!!! Conteúdos relevantes!!!! Você já está na minha lista de favoritos!!! Obrigado!!!!

    • Que legal, Rodrigo. Leio seu comentário com muita alegria. Forte abraço!

  • Lucas Martins Leone

    Danilo, finalmente encontrei algum blog/site que direciona os futuros servidores públicos para o caminho certo. Até então encontrei somente artigos superficiais, onde você começa a ler sem nenhum conhecimento e termina o artigo com menos conhecimento ainda. Ou seja, difícil!!!
    Enfim, estou me organizando para iniciar os estudos para Agente da Polícia Federal, porém, ainda tenho poucas informações a respeito. Você teria alguma dica específica para esse concurso?
    Desde já agradeço pelo artigo esclarecedor.

  • Eduardo Mattos

    Danilo, quero apanas parabeniza-lo pelo artigo. Simplesmente me tornei fã e seu blog já se encontra em meus favoritos! Passei muito tempo estudando para concursos de maneira errada, com isso perdi tempo, dinheiro e a minha auto-estima. Que bom que encontrei seu blog, excelente iniciativa, ajudar a quem precisa e se tratando de informação, somo carentes! Sempre tive dúvidas sobre, como deveria estudar para concursos específicos, acredite seu blog tem me auxiliado muito e esse artigo então, um dos melhores. Parabéns e obrigado!

    • Nossa, Eduardo. Fico muito feliz de ler seu depoimento. Grande abraço!

      🙂

  • Alexia Bittencourt Ávila

    Acabei de resolver entrar no concurso do INSS, seu blog está ajudando muito uma “atrasadinha”, tem ótimas dicas e normalmente responde de maneira clara e objetiva tudo que eu procuro saber.

  • Dorival K Terato

    O Grupo Nova me decepcionou ao pedir várias vezes meu cadastro e nr de tel, sendo que eles já tinham estes dados, o que dificultou muito a compra, resultado, estou sem apostila até o momento. Para a CEF estudei através de livros escolares em uma semana e passei e fui chamado já na 1a. convocação.

    • Estranho que isso tenha ocorrido, Dorival. Primeira vez que vejo relato desse tipo. Quando comprei não tive esse problema. Mas valeu o registro. Abraço!

  • Caian Soares

    Muito bom o texto, muito bem elaborado. Sou servidor público e atualmente estou iniciando uma graduação, mas não penso em deixar de prestar outros concursos melhores durante a faculdade, então estou fazendo uma pesquisa sobre possíveis apostilas digitais de boa qualidade que possam me auxiliar nessa jornada de estudos. Um abraço e parabéns pelo trabalho muito bem feito que tem feito nesse site.

    • Muito obrigado, Caian. Comentários como o seu me deixam ainda mais estimulado. Abraço!

  • Victor Quinteiro

    Olá Danilo, tudo bem? De todos os blogs sobre concurso o seu é o que mais detalhou e ainda citou as editoras, sendo isso que eu estava procurando. Senti sinceridade nas suas indicações, um dos motivos que me deixou mais confortável para escolher qual a editora que eu irei comprar a apostila. Muito obrigado pelo seu trabalho e ajuda! Parabéns pelo seu ótimo blog!

    • Muito obrigado, Victor! Fico muito feliz por ter gostado. Abraço!

  • Mailson Campos

    Parabéns pelo post e pelo site ! Excelente ! Abraço

  • Renan

    Olá, gostei muito do artigo!!!

    Gostaria de uma ajuda!

    Qual a melhor apostila para o concurso da EsSA? Escola de Sargentos do Exército

    Apostila Decex EsSA Grupo Nova

    http://www.novaconcursos.com.br/apostila/impressa/esa-escola-de-sargentos-das-armas/esa-curso-de-formacao-de-sargentos-impressa

    Ou

    Apostila EsSA Opção

    http://www.apostilasopcao.com.br/apostilas/708/escola-de-sargentos-das-armas-essa.php?afiliado=10167&origem=EsSA

    Pesquisei sobre as 2 e ambas são bem faladas…

    Entre essas 2, qual me indicaria?

    Por favor, me responda por email, caso eu não veja o comentário:

    sgt.renann@gmail.com

  • Aryane Montenegro

    Boa Tarde, estou iniciando o estudo para tribunais agora, meu foco é tj e trt, sucessivamente, pois os editais estão previstos para abrir agora em 2016 e em 2017. Vi umas apostilas da alphacon concursos, você indica? São atualizadas? Apesar que vi algumas reclamações que as apostilas não estão chegando.

    No Aguardo, e Parabéns blog excelente!!!

  • Natasha

    Editora Juspodivm é muito boa, as apostilas sao muito bem elaboradas, destacam os assuntos que merecem mais atenção e ainda há questões ao longo dos textos, para ajudar a fixar a memorização. Ahh, só pra destacar, os materiais são elaborados por pessoas especializadas em cada conteudo, como professores das principais universidades, advogados, procuradores, entre outros… 🙂

  • Durval Lins

    Danilo, obg pelas dicas!! uma dúvida em relação às apostilas… caso vc tenha verificado, o que vc acha da apostila da VESTCON…?

    • São muito boas, Durval. Mas as da Estratégia são melhores, e as da NOVA tem um custo/benefício melhor. Abraço!

      • Durval Lins

        Danilo, falei com o pessoal do Estratégia.. eles não tem apostila, como o da vestcon por exemplo… só dispõem do curso completo (video aulas + pdf’s das aulas)… diga-se de passagem o valor do curso todo é R$ 1.513,00.
        mas valeu pela dica!

  • Gustavo Oliveira Pereira

    Se mantenha firme na sua missão, que teu conteúdo e muito bom. E ajuda muitos que não sabem por aonde começar. Abraço

  • Mayse Alcântara

    Eu já estava com duas apostilas no carrinho de compras(uma pra minha área e outra pra área do meu marido), quando resolvi parar e pesquisar se realmente valia a pena comprar uma apostila. Encontrei seu artigo e no fim das contas, estava pra comprar no grupo Nova, mas a versão digital. Acho que vou comprar a impressa rsss. Obrigada e parabéns pelo conteúdo.

  • Dayane Salinas

    Olá Danilo, boa tarde.

    Eu estava procurando algumas apostilas para estudar para o concurso da PRF.
    Encontrei diversas apostilas de variadas editoras e a grande dúvida: Qual delas é a mais completa e a mais indicada? Compro a digital ou a impressa? rsrsr

    Na pesquisa, acabei encontrando e lendo o seu post… Simplesmente, adorei.
    Meus parabéns pelo conteúdo.

    Eu estava com dúvida entre as editoras grupo nova, vestcon e a maxi (recomendada pelo pciconcursos).

    Entre essas editoras, vi que vc citou a do grupo nova como uma excelente.

    O que vc tem a dizer da vestcon e da maxi citada pela pciconcursos?

    E mais uma vez, parabens pelo blog.

    • Oi, Dayane! A Vestcon também tem bons materiais. Mas em termos de custo benefício, fico com a Nova. Não conheço muitos materiais da Maxi. Sugiro que escolha entre essas duas – Nova ou Vestcon.

  • SRC VENDAS

    Passar num concurso público em 1 ano! Utopia ou realidade?
    Apesar da grande maioria dos concurseiros acreditar que isso é algo praticamente impossível, ilusório ou inalcançável, o Guia Prático Para Passar em Concurso Público em 1 Ano foi criado com o objetivo de provar que isso é possível, viável e real.
    Não importa se você está começando os estudos para passar em concurso público ou se você tem uma boa estrada já percorrida, o que importa, de verdade, é entender que difícil não é, e nunca foi, sinônimo de impossível.
    Você precisa entender e considerar que não existe uma ‘receita de bolo’ pronta para seguirmos quando o assunto é estudar para concurso público.No entanto, existe sim, um passo a passo que te ensina as técnicas, estratégias e metodologias apontando para a melhor forma de estudar com eficácia a fim de obter resultados nunca antes alcançados.Isso se chama otimização dos estudos, e essa é a proposta do Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano.

    http://hotmart.net.br/show.html?a=N4747009V&ap=3173

  • Deri Gomes

    Gostei muito dessas informações relacionada a apostila pois tinha algumas dúvidas referente a elas, mas vou começar a buscar mais detalhes, comprei a minha do INSS, porém foi da Alfacon concursos, gostei muito também mas vou dar uma verificada nessa do Estratégias e da Editora Nova para compararem com a apostila Alfacon para ver quais são os PROS e os CONTRAS de cada uma. Forte abraço amigo você estar de parabéns pela iniciativa.

  • Fernanda

    Danilo, acredito na lei do retorno e fico feliz em saber que todo o bem que você está fazendo, orientando todos nós de forma verdadeira e transparente, voltará para você. Que o Universo derrame sobre você muitas bençãos. Agradeço por tudo.

  • Daniel Aoki

    Vejo que esse post é um pouco antigo, mas mesmo assim, me ajudou bastante! Eu sou um iniciante em concurso publico e estou buscando dicas de apostilas que comprar, etc. e esse post me ajudou demais, entretanto, acho que você poderia considerar que “concurseiros de prmeira viagem” utilizam seu site também e pensando nisso, naquela parte de não citar editoras ruins, poderia citar as “bottom 2”, para que um iniciante nao fosse enganado pelas editoras. Enfim, otimo post e só tive essa ressalva. abraços e boa sorte!

  • Felipe Barros

    Danilo, excelente texto. Estou procurando material pra estudar pro concurso do Banco do Brasil e agora já tenho bons parâmetros pra minha busca. Vou acompanhar o site agora. Continue com o excelente trabalho.

    Abraços
    Felipe

  • Sthe SadMen

    Quero dicas de apostilas para o TRE -SP. Obrigada!

  • Claudia Benicio

    Olá, estou eu na fase, qual eu compro LIVRO OU APOSTILA ? qual não compro rs ? e acabei chegando aqui graças a Deus , e graças a vc, fui orientada a entender melhor tudo isso.
    fico grata e que DEUS te abençoe muito !
    sucesso sempre.

    • Eu que agradeço pelo comentário, Claudia. Estamos à disposição. Abraço!

  • Natalia Kaiser

    Olá, estou me inscrevendo para o concurso do TRE-SP para o cargo Técnico judiciário-Área administrativa, estou fazendo pesquisa sobre apostilas, porém estou meio confusa ainda. Você teria alguma para indicar? Quero qualidade, quero muito passar! Obrigada.

  • Gizeli Biguelini

    Danilo vou fazer concurso para agente administrativo da receita federal e da policia. Qual site de apostilas me sugere?

    • Oi, Gizeli! Os dois sites que indico acima vão te ajudar bastante. Abraço!

  • Evelize Maria

    Danilo, descobri seu blog hoje, justamente buscando dicas de bons materiais de estudo. Adorei esse artigo, com certeza muito útil. Acho que um dos maiores erros dos estudantes para concurso é a escolha do material errado. Já sou concursada e isso ficou muito claro para mim nessa primeira aprovação. Ainda mais nos casos, como é o meu atual, em que o tempo para estudo é realmente pequeno. Não posso me dar o luxo de “errar”. Obrigada e parabéns pelo blog! Certamente continuarei acompanhando.

    • Fico muito feliz pelo seu comentário, Evelize. Será sempre bem-vinda por aqui. Abraço!

  • Elisa Silva

    Gostei muito de suas colocações referente ao tipo de material. Infelizmente não me adapto à video-aulas pois não consigo manter a atenção. Prefiro impressa pois preciso ler e escrever para ativar a idéia na minha cabeça. Muito boa dica! A apostila digital do grupo Nova tem pouca diferença de preço em relação ao material impresso. Quero ter em casa para estudar em qualquer horário. Muito obrigada!

    • Legal, Elisa! Muito boa opção. Também prefiro a impressa… Abraço! 🙂

  • Cristina Pinheiro Santiago

    Boa tarde Danilo! Conheci seu blog hoje procurando informações sobre apostilas de qualidade para estudar para um concurso específico que irei fazer, dei preferência para as editoras que citou mas infelizmente não tem o conteúdo do concurso que necessito, pois é um concurso de cidade pequena, pouco divulgado. Entre as procuras achei uma apostila da editora opção, gostaria de saber o que acha dessa editora? É de qualidade?

    • Oi, Cristina! É este site: http://bit.ly/apostila-opcao ?

      Essa editora geralmente tem apostilas para concursos bem pequenos. Às vezes é a única do mercado. Não tem uma qualidade surpreendente. Mas ajuda muito quem está sem material.

      Abraço!

  • Icaro Torres

    Olá, Danilo. Esse artigo foi muito útil para mim. Já estudei anteriormente para um concurso da UFBA pelo material da Nova e gostei muito da didática deles e distribuição do material na apostila. Uma grande dúvida minha para o concurso UFBA 2017 (infelizmente não passei nas duas tentativas anteiores) era justamente a questão do material impresso ou digital. Também gosto muito de marcar a apostila, anotar etc. Nas vezes anteriores estudei apenas por PDF e acho que isso fez alguma diferença. Dessa vez, vou de Nova de novo, mas impressa. Obrigado!

    • Legal, Icaro! Anotações são fundamentais para “personalizar” o material de estudo. Abraço!

  • Isabella Riquetti

    Ola Danilo, agradeço as dicas. Comecei os estudos agora para um concurso que não acontece desde 2014 (o último começou 2013 e terminou 2014 para Perito Criminal Federal Área 3) e sem previsão para esse ano, somente ano que vem, e está bem difícil achar apostilas completas para ele.
    Você acha que vale a pena comprar apostilas “menores” em que cada um contempla uma matéria?
    Pois preciso de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Informática, Direito Penal e etc, Legislação Especial (pelo o que eu vi esse é bem específico) e as matérias da Área 3 (BEM especifico).

    Estou um pouco perdida.

    • Vale muito a pena… As apostilas específicas são bem aprofundadas e completas. Sugiro que dê uma olhada no edital anterior e estude com base no que ele prescreve. Abraço!

  • Alessandra Silva Marques

    Danilo, me ajudou muito,pois aos 40 anos resolvi focar em fazer concursos,mas sou totalmente leiga e preciso jutar um material que seja de qualidade.Fica o meu obrigado!!

  • Ely Lima

    Danilo gostaria muito de uma avaliação sua sobre apostila para concurso público das seguintes editoras: Maxi, opção e solução… Sobretudo da Maxi. São boas o suficiente para estudar baseado nelas e passar?
    Quero comprar uma apostila para o TJ PR…

  • José Lourivaldo da Silva

    Irei tentar mais uma vez o concurso da EsSA, e desta vez opinei por buscar algumas apostilas especializada no cocurso. Mas estava em dúvida sobre como escolhe uma boa editora, agora ja tenho as ideias certas de como escolher. Adorei seu artigo, espero que continue ajudando outras pessoas. Abraço!

    • Obrigado, José! Comentários como o seu me deixa ainda mais empolgado para permanecer ajudando. Abraço!

  • Rogério Minini

    Comprei uma apostila da nova concurso. É uma vergonha venderem um material que é uma cópias de páginas de internet. Ou seja, quem montou a apostila não é um profissional. Arrependimento total.

    • Oi, Rogério… Tua experiência é diferente da esmagadora maioria de candidatos que usam o material dessa editora. Qual apostila você comprou? Para qual concurso? A cópia é da apostila ou do site que você visitou? Vale a pena investigar para termos certeza do que se trata. Abraço!

  • Marcia

    Danilo, boa noite! A apostila vestcon é boa?

    • Oi, Marcia. É uma boa opção, mas não tem o custo/benefício da Nova nem a qualidade da Estratégia (que é a melhor, embora mais cara). Abraço!

  • M. Bran

    Obrigado pelas dicas, estava com dificuldade de encontrar apostilas confiáveis, boa parte do material que encontrei e coloquei à prova em sites de reclamações, mostrava-se uma farsa, copia de conteúdos de internet, com fontes altamente duvidosas e desatualizadas.

  • Ricardo Bandeira

    Me ajudou muito. Sempre perco muito tempo pesquisando qual material devo comprar e sempre me perguntei se essas apostilas eram realmente bem elaboradas. Apesar de já ter comprado do Grupo nova, ainda tinha dúvidas quanto a qualidade do material. Obrigado.

  • Giovane Glayston Rodrigues

    Apostila TJ_SP….É melhor a da Central de Concursos ou da Nova?