Baú da Motivação: saiba como turbinar sua disposição para estudar!

Baú da Motivação

Não sei se acontece com você, mas comigo ocorre algumas vezes de sequer ter vontade de levantar da cama para fazer minhas atividades diárias.

Principalmente quando durante o dia vou precisar cumprir obrigações sem resultados imediatos ou que não me dão benefícios diretos. Se isso acontece também contigo, fique tranquilo(a): você não está só.

Quem começa o dia assim tende a se arrastar com tédio e preguiça durante todas as suas atividades. A produtividade é quase zero, o prazer de fazer o que é necessário praticamente não existe.

Isso acontece porque somos como uma fogueira.

Ao tentar acender uma fogueira é possível utilizar apenas galhos secos ou papel para queimar os troncos grossos. Por esse método será preciso ter paciência, pois a madeira esquentará aos poucos até começar a pegar fogo de verdade.

Mas se você for um pouco mais esperto pode utilizar um combustível (óleo, querosene) e fazer com que o fogo se sustente por mais tempo do que uma simples folha de papel poderia manter.

Neste artigo vou justamente lhe ensinar a usar combustíveis que poderão aquecer sua motivação e disposição para enfrentar seu dia de preparação para o Concurso Público dos seus sonhos.

Chamo essa técnica de “Baú da Motivação”, que nada mais é do que a reunião de vários materiais que podem impulsionar seu ânimo para estudar para Concurso.

Siga o passo-a-passo a seguir e tenha poder sobre sua vontade de estudar. Para mim isso funciona como um verdadeiro incêndio na minha motivação.

Vamos lá!

Crie uma pasta física e uma digital

Pasta do Baú da Motivação

O primeiro passo para criar o seu Baú da Motivação é ter um espaço físico e um digital para guardar todos os materiais que estarão nele.

Uma pasta em seu computador (pode ser uma pasta de favoritos no navegador) é suficiente. Se puder ter uma pasta que é compartilhada com todos os seus dispositivos (smartphone, tablet e computador), melhor ainda.

Para guardar os materiais físicos você pode usar uma pasta ou um classificador – ou até mesmo uma simples caixa de sapato.

Músicas

Música motivação cocurseiro

Na sua pasta digital é essencial colocar algumas músicas motivacionais. Músicas com uma mensagem positiva, que signifique algo para você.

Começar o dia ouvindo algo positivo é revolucionário para mudar a forma de encarar os obstáculos.

Não precisa ser uma música em português. Algumas músicas estrangeiras e até mesmo instrumentais são empolgantes mesmo não tendo letra.

Uma dica extra é cantar a música (já ouviu dizer que “quem canta seus males espanta?”). Pode ser enquanto arruma a cama ou enquanto toma banho no chuveiro. 😉

Seguem três músicas que fazem parte do meu Baú da Motivação:

Música #1. Enquanto houver Sol – Titãs

Música #2. Tá Escrito – Grupo Revelação

Música #3. Semana que vem – Pitty

(A nº #2 é a minha preferida!)

Filmes e vídeos

Filmes para Concurseiros

Adoro filmes. É bastante comum que, após assistir um filme bastante empolgante e motivador, a vontade de fazer o que tem que ser feito apareça.

Claro que um filme dura muito mais que uma música, então, se você quer ter um filme como agente motivador, deve ter algum tempo sobrando para isso (se quiser, use os filmes do seu Baú no seu sistema de Recompensas, como ensinei aqui).

A opção que lhe tomará menos tempo são os vídeos motivacionais encontrados no Youtube, geralmente com menos de dez minutos.

Seguem 3 dicas de filmes que estão no meu Baú, e você pode utilizar no seu:

Filme #1: Gênio Indomável

Filme #2: Encontrando Forrester

Filme #3: Annapolis

Pensamentos e citações

Para quem tem pouco tempo, o ideal é guardar em seu baú frases e citações que lhe mostrem o quanto é necessário se esforçar para conquistar seu objetivo.

Nesse sentido dificilmente você encontrará um material melhor que o nosso Ebook Motivação Diária para Concurseiros, com imagens e frases matadoras para lhe motivar.

A ideia é que você leia pelo menos uma mensagem por dia, toda vez antes de estudar para Concurso. Assim, você “prepara o terreno” da inspiração e da motivação.

Para baixar o Ebook baixa clicar no banner abaixo:

Baixar Ebook Motivação para Concurseiros

Arquivos particulares

Motivação é algo bastante particular, por isso, é fundamental você saber exatamente o que lhe deixa mais empolgado para estudar.

Separe suas músicas, textos, frases, citações, filmes, vídeos, podcasts etc. Às vezes, uma foto ou um objeto que lhe dê boas recordações pode muito bem ser colocado no seu baú e transformar sua vontade de estudar para concurso público em determinado dia.

Não se limite. Apenas considere sempre o princípio: é importante ter separado em uma pasta (física ou virtual) tudo o que lhe motiva. Este é o seu Baú da Motivação!

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo mostrei o quanto é importante criar o seu Baú da Motivação, que irá transformar sua preguiça, tédio e desânimo em vontade, motivação e coragem para estudar par ao seu concurso público.

Citei alguns itens que possuo no meu Baú, e mostrei que você pode incluir materiais que tenham a ver com a sua personalidade.

Tenho um convite para você!

Agora que você entendeu o que é o Baú da Motivação, lhe convido para deixar um comentário falando o que achou desta técnica.

Gostaria de saber se você já usa algum desses recursos e o que pretende incluir no seu Baú da Motivação.

Até a próxima!

😉

  • Luciana

    Achei ótima

  • Camilla

    Muito legal!!! Geralmente as músicas me motivam muito, só não tinha pensado em escutar antes de estudar, vou testar!!

  • ISRAEL

    show!!!!!! eu já fazia algo parecido ……….. mas não tão planejado …..vou usar o método!!! obrigado ……

  • Cecilia

    Incrível !!!!!!!!!! bela dica ……….

  • André Luís Bragança Ribeiro

    Dicas perfeitas. Parabéns.

  • GriLima

    Bem legal a parte das músicas e filmes, faltavam pra completar minhas orações e leitura bíblica!! Um abraço e obrigada!!! 🙂

    • Gri… O bom do Baú é que ele pode ser totalmente personalizado. Adicione tudo que lhe acrescentar motivação. Grande abraço!

  • Marcela

    Excelente, adorei! Já acompanho seu blog ha tempos, Danilo, mas nunca te escrevo, até te peço desculpas rsrsrs. A partir de agora darei sempre feed back, pois sei o quanto isso é importante. Obrigada por me ajudar, mesmo sem me conhecer. Espero compartilhar minha vitória em breve com você.

    • Que legal seu depoimento, Marcela! Fico muito feliz que acompanhe o que fazemos aqui. Apareça sempre. Abraço! 🙂

  • Fabiana Pimenta

    Eu tenho um dia muito produtivo (muito mesmo) e passo dias pouco produtivos. E eu ficava buscando coisas pra me dar concentração, foco, e nessa cai neste site. Simplesmente adorei essas ideias (principalmente as músicas por serem pequenas). Dá mais sugestão?!rs!
    Obrigada pelas dicas! =)

    • Oi, Fabiana! Que bom que gostou. Em breve trarei mais dicas aqui. Grande abraço!

  • Diogo Ribeiro

    gostei muito