Como escolher a cadeira de estudo ideal: o Guia Completo!

Cadeira de estudo ideal

Você utiliza a cadeira de estudo ideal para a sua saúde, aumentando o seu desempenho na preparação para o seu concurso público?

Talvez essa nunca tenha sido uma preocupação para você, mas vou lhe mostrar a importância disso que parece apenas um detalhe, mas que pode fazer uma enorme diferença nos seus estudos.

Já falei aqui sobre mesas para estudo, e muitos concurseiros incrementaram suas leituras com as dicas que dei. Agora, é hora de lhe ajudar a escolher a cadeira ideal para estudar.

Vamos nessa!

Você sabe o que é Ergonomia?

Pode parecer bobagem, mas a escolha correta da cadeira que você usa pode fazer uma diferença enorme na quantidade de tempo que você passa estudando.

Esse é um fator tão importante, que existe uma área da ciência específica para estudar esse tipo de necessidade, a Ergonomia.

De acordo com a Associação Brasileira de Ergonomia, essa disciplina estuda “as interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas”:

Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

Fonte: ABERGO

Cada um de nós tem uma altura, peso e formação corporal diferente dos demais. A ergonomia adequada de uma cadeira deve levar tudo isso em consideração.

Cadeira de estudo e desempenho na preparação

Cadeira de Escritório

Já aconteceu de você começar a estudar e depois de algum tempo se sentir incomodado com a sua postura?

Ou então simplesmente ficar entediado com os estudos e ter vontade de parar?

Isso é muito comum entre estudantes de maneira geral, e mais ainda com concurseiros, que precisam de uma performance mais intensa durante a preparação.

Muitas vezes a grande dificuldade está com a cadeira que você está usando, e com a sua postura enquanto sentado.

Em alguns casos, seu desempenho pode ser afetado em mais de 50%. Ou seja, se você estuda 3 horas por dia com uma postura inadequada, poderia estudar 6 horas/dia caso estivesse sentado corretamente.

Baseado em dicas de especialistas veremos agora como podemos melhorar nossa qualidade de estudo.

Dica #1: mantenha os pés no chão

Ergonomia da cadeira

A primeira dica que você deve considerar se refere a seus pés: eles devem estar completamente apoiados no solo.

Isso ajuda a sua circulação e alivia sua coluna. Por isso, lembre-se de considerar esse aspecto quando for comprar sua cadeira

Seus pés devem se apoiar com naturalidade no chão, de forma que seus joelho forme um ângulo de 90º nas suas pernas.

Caso sua cadeira não permita esse contato com o solo, coloque algum apoio no chão para que seus pés repousem sobre ele.

Dica #2: a necessidade de um encosto

Cadeira com encosto

Um hábito muito comum entre estudantes e candidatos a concurso público: estudar em bancos.

Os bancos não possuem encosto, e portanto não dão uma sustentação às suas costas. O ideal é que você tenha uma cadeira em que o encosto é regulável, deixando o mais confortável possível à sua altura.

Ao sentar lembre de deixar a coluna ereta, pois assim você consegue maior tempo de sustentação. O ideal é que seu tronco forme um ângulo de 90º com as suas pernas.

Dica #3: atenção aos cotovelos

Cadeira com braço

É indicado que você utilize uma cadeira que possua encosto de braço, que também alivia a sobrecarga na chamada região escapular.

Dores nos ombros, no alto das costas e no pescoço muitas vezes são oriundas do posicionamento incorreto dos membros superiores.

O ideal é que o braço e o antebraço também formem um ângulo de 90º.

Dica #4: cadeira macia

Cadeira acolchoada

Dê preferência a cadeiras acolchoadas. Elas possibilitam mais conforto pois se adaptam às características do seu corpo.

Existem modelos com revestimento de diversos tipos – desde aqueles que são impermeáveis, até aqueles que não esquentam com facilidade mesmo em dias de calor.

Mas muito cuidado: evite cadeiras que podem se tornar um depósito de ácaros, principalmente se você tem problemas respiratórios.

Dica #5: cadeira giratória?

Cadeira Giratória

Particularmente, não sou a favor da utilização das cadeiras giratórias. Estamos definindo aqui todos os critérios para que a sua postura fique permanentemente correta e saudável. Ao utilizar cadeiras giratórias, sua postura irá se modificar, trazendo prejuízos ao seu conforto.

Mas, se for o caso, é possível travar a cadeira, não utilizando a opção giratória enquanto permanecer focado nos estudos.

Dica #6: adaptações

Cadeiras adaptadas

Sempre que possível, você pode fazer adaptações na sua cadeira. Com um pouco de criatividade é possível modificá-la até que fique nos parâmetros adequados para seu conforto.

Nesse sentido, caso você tenha condições de comprar uma cadeira nova, sugiro adquirir uma que possua controles reguláveis.

Muitos modelos possibilitam regular a altura do assento, do encosto e dos braços. Umas mais sofisticadas permitem até regular a inclinação do encosto.

O selo da boa cadeira

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por definir os padrões de qualidade técnica de produtos como as cadeiras no Brasil.

Ela fornece certificações para que o consumidor possa ter a certeza de que determinado produto segue os padrões adequados de qualidade.

Para as cadeiras, a certificação é a norma ABNT NBR 13962:2006. Ela especifica as características físicas e dimensionais e classifica as cadeiras para escritório.

Buscar cadeiras com essa certificação já é um bom passo para escolher um produto de qualidade.

😉

Postura correta na sua cadeira de estudo

A imagem a seguir, produzida pela área de medicina ocupacional da Universidade da Califórnia, mostra o modelo ideal de postura em uma cadeira, caso você utilize o computador para estudar:

Cadeira de Estudo

Caso você estude através de livros e apostilas impressas, veja uma ilustração com a aplicação dos mesmos princípios:

Postura na cadeira de estudo

Agora, veja um vídeo animado de apenas dois minutos para você adaptar sua postura de maneira adequada em diversos tipos de cadeira:

Postura, sua cadeira e saúde

Além da possibilidade de gerar desconcentração e cansaço nos seus estudos, a má utilização da sua cadeira – ou a utilização de uma cadeira inadequada – pode gerar sérios danos para sua saúde.

Um dos principais problemas gerados pela postura inadequada está a chamada Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R.).

Esse tipo de lesão afeta músculos, nervos, ligamentos e tendões, quando nos mantemos por muito tempo repetindo movimentos e posturas inadequadas.

Os sintomas incluem fraqueza, rigidez ou formigamento na área afetada. O tratamento pode incluir medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, avaliação ergonômica e, em casos raros, cirurgia.

Como você vê, escolher e utilizar corretamente sua cadeira, além de estratégico para os seus estudos, é uma questão de qualidade de vida!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos ao aprendizado sobre a escolha do melhor modelo de cadeira de estudo. Aprendemos também como utilizar e qual postura adotar durante a leitura e a utilização do computador.

Vimos que uma boa cadeira é fundamental para aumentar a performance na preparação, e para prevenir problemas de saúde.

Agora preciso de você!

Concluindo este artigo, gostaria de lhe pedir um pequeno favor: deixe um comentário dizendo o que achou deste artigo.

Pra mim é fundamental contar com a sua colaboração com críticas, sugestões e dúvidas. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉