Como estudar para acertar qualquer questão de Atualidades num Concurso

Como estudar atualidades para Concurso

Muitos candidatos desprezam a importância da disciplina de Atualidades nos Concursos Públicos. Por achar que estudar atualidades é ficar sabendo quais são os assuntos que mais estão sendo comentados nos noticiários, muita gente boa perde pontos essenciais na prova do Concurso.

Se você despreza a disciplina de Atualidades está desconsiderando um fato importantíssimo: os assuntos de Atualidades estão presentes em todas as provas do seu concurso. É a única disciplina que tem essa característica.

As provas de Concurso Público estão cada vez mais ligadas aos problemas da atualidade, exigindo do candidato não só saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo, mas também se posicionar e propor soluções viáveis – principalmente em provas com redação.

Não importa se o seu concurso é na área de Direito, Enfermagem, Educação, Bancário etc. Cobrar conhecimentos atuais tem sido uma das formas mais utilizadas de filtragem da concorrência nos principais Concursos.

Neste artigo, além de mostrar a importância de se dedicar ao estudo de Atualidades, vou lhe ensinar o passo-a-passo para estudar e ter sucesso em qualquer questão sobre temas atuais em seu Concurso Público.

No final do artigo vou indicar 3 sites para estudar Atualidades com qualidade, e 3 sites para assistir palestras e debates sobre temas da Atualidade. Vamos lá!

Selecione suas referências

Referências em atualidades de Concurso

Quando você está estudando para Concurso, economizar tempo é uma prioridade. No caso do estudo de Atualidades, não dá para imaginar o tempo que você consumiria para saber detalhadamente sobre cada um dos assuntos que podem cair na prova.

A dica é: procure pessoas que já fizeram isso por você, e vão lhe apresentar cada tema em seus aspectos essenciais, com um posicionamento definido, facilitando o seu entendimento.

Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes – Issac Newton

Procure colunistas de jornais e revistas, blogueiros e vlogueiros especialistas nos assuntos do seu interesse. Acompanhá-los garante que você não precise se dedicar a ler dezenas de matérias apenas informativas sobre um assunto.

No final desse artigo daremos dicas preciosas sobre onde encontrar esses especialistas.

Leia seus discordantes

Estude discordâncias em atualidades para Concurso

Quanto mais você tiver noção das várias visões sobre determinado assunto, maior será seu poder de argumentação e entendimento sobre temas de Atualidades.

Deixe de lado a vaidade de ler apenas o que está de acordo com os seus princípios e com as causas que você defende. Ler discordantes é fundamental para perceber as inconsistências dos seus próprios argumentos, e assim fortalecê-los.

Escreva sobre os temas

Escreva sobre os temas da atualidades para Concurso

Essa dica é especialmente importante para quem vai fazer algum Concurso Público que tenha redação ou questões com respostas subjetivas.

Teste periodicamente sua capacidade de argumentação sobre os temas de Atualidades escrevendo textos. Por mais que você leia e entenda os assuntos, expressá-los nem sempre é fácil.

Além de treinar a capacidade de escrita, você exercita a memória e se familiariza com os principais argumentos dos temas.

3 sites para estudar atualidades com qualidade

#1. Revista Trip

Revista Trip - Atualidades para Concurso

Apesar de ser conhecida pelos ensaios sensuais femininos que publica, a Revista Trip tem edições muito interessantes discutindo diversos temas de Atualidades.

Cada edição da revista é dedicada a um tema, o que possibilita um aprofundamento com muita qualidade.

Visite: revistatrip.uol.com.br/revista.

#2. El País

El País - Atualidades para Concurso

O El País conta com um time seleto de colunistas sobre temas atuais. Muitos deles que escrevem para jornais e revistas, mas que estão disponíveis gratuitamente no portal do El País.

Selecione os colunistas que lhe chamem a atenção: brasil.elpais.com/seccion/opinion.

#3. Revista Piauí

Revista Piauí - Atualidades para Concurso

Considero a Revista Piauí a que possui os textos mais aprofundados da imprensa brasileira. Ela vai lhe dar muitos recursos críticos e poder de argumentação.

Nem todos os textos da edição do mês são abertos na internet, mas as edições passadas estão 100% disponíveis.

Conheça a Revista Piauí: revistapiaui.estadao.com.br/outras-edicoes.

3 sites com palestras e debates de atualidades

#1. Roda Viva

Roda Viva - Atualidades para Concurso

O Roda Viva é um programa histórico da televisão brasileira, que entrevista personalidades e intelectuais brasileiros e de outras partes do mundo na TV Cultura.

O interessante é que os entrevistadores são especialistas conceituados na área de conhecimento do entrevistado.

Acesse o canal de vídeos no Youtube do Roda Viva e tenha acesso a todas as entrevistas: www.youtube.com/user/rodaviva.

#2. TED Talks

TED Talks para concurso - Atualidades para Concurso

O TED Talks é uma série de conferências realizada em várias partes do mundo visando inspirar e propagar boas ideias. São muitas sobre palestras temas de atualidade disponíveis gratuitamente – boa parte delas em português ou traduzidas.

Esse conteúdo vai ser muito útil para você conseguir argumentos para sua redação e aprender sobre atualidades.

Confira: www.ted.com/talks?language=pt-br&sort=newest.

#3. CurtaDoc

CurtaDoc - Atualidades para Concurso

Se você não conhece o site CurtaDoc, está perdendo tempo. O site tem um vasto acervo de documentários curta-metragem sobre vários temas que importam para quem vai fazer um Concurso Público que cobra temas de atualidades.

O acervo é dividido por temas, que vão de Direitos Humanos até Política. Conheça o CurtaDoc: curtadoc.tv/acervo.

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo aprendemos a importância que a disciplina Atualidades tem em um Concurso Público – a única disciplina que está contida em todas as outras provas.

Também mostrei como você pode encurtar o caminho para aprender sobre os temas de Atualidades do seu Concurso, além de indicar 6 sites para ler e assistir vídeos gratuitamente sobre Atualidades.

Tenho um Convite para você!

Como você estuda Atualidades? O que achou das dicas que sugeri neste artigo?

Seu comentário é fundamental para continuarmos a encontrar as melhores formas de estudo para Concurso Público.

Garanto que  lerei seu comentário e vou responder na primeira oportunidade.

Até a próxima!

  • Cris

    Muito bom. Dica valiosíssima.

  • Débora.

    Descobri seu site hoje no trabalho. São tantas dicas interessantes e valiosas que eu nem sei o que ler primeiro, estou esperando o resultado da segunda fase da oab e quero partir para outras provas e concursos. Encontrei motivação aqui!

    • Que legal ler seu comentário, Débora. Grande abraço!

    • Leonardo Santos Peterson

      Verdade, eu tamb acabei de conhecer estando no trabalho! rsrs Boa sorte!

  • Danilo Quirino

    Parabéns pelo site! Gostei muito das dicas! Vou só deixar alguns sites também que gosto de acompanhar, que é o BBC Brasil http://www.bbc.co.uk/portuguese e os sites de feeds ou RSS, como o Feedly http://feedly.com por exemplo, ajuda a não ter que visitar várias páginas para se informar, basta salvá-las e acompanhar em um único site todas as notícias.

  • Everton Rodrigo

    Estou aqui deixando o meus Parabéns, e dizer que vai ser muito util para o meu concurso da pm do estado de São paulo..
    Desde ja meus agradeçimento

  • Iana

    Parabéns pela iniciativa do Site Danilo, muito interessante. Acredito que vai contribuir muito para minha nova vida de concurseira. Deus te abençõe! :*

  • Iana

    Parabéns pela inciativa da criação do site Rodrigo, muito bom!

  • Priscila Vasco

    Conhecia apenas uma fonte das seis que você citou (e nunca imaginei que seria uma fonte decente para Atualidades para Concursos!). Agradeço pelas dicas preciosas! O concurso para o qual me preparo é o do TCU, que contém duas questões discursivas e uma redação (peça técnica). Você tem algum post com dicas para este concurso?

    • Oi, Priscila! Que bom que gostou. Vou tentar fazer algo sobre o TCU. Abraço!

  • Francisca Bezerra

    Parabéns meu querido pela iniciativa de contribuir com materiais e dicas de excelente qualidade. Que Deus te ilumine sempre!! Meu muito obrigada.

    • Eu que agradeço por prestigiar nossos esforços, Francisca. Grande abraço!

  • Martins Neto

    Parabéns pela iniciativa, muito útil mesmo, precisamos de pessoas com iniciativas como essa !!!! Muito obrigado mesmo.

  • JorgeMano

    Eu acompanho o Direto Ao Ponto do GranCursos com Uraní no YouTube, todo mês ele grava esse programa em relação o mês anterior e antes de iniciar a retrospectiva mensal, pega um assunto para falar mais aprofundado. A videoaula dura em média 30 minutos. Recomendo…

    • Valeu, Jorge!

    • Roseane Nobrega

      Poxa que dica bacana!!!! obrigada Jorge!!

  • Thays Silva

    Muito bom, adorei o artigo. Não tinha noção da importância da disciplina atualidades, muito obrigada.

  • Rafael

    Muito bom Danilo. Eu apenas estudava atualidades no site EBC ( Empresa Brasileira de Comunicações ). Com suas dicas poderei estudar em diversas outras fontes.
    Uma pergunta: Até quantos sites de atualidades voce recomenda estudar ? Pesquisar por todos eles demanda tempo e muitas vezes posso encontrar debates sobre os mesmas temas.

    • Oi, Rafael! Depende do seu plano de estudo. Não é legal ficar repetindo muito as leituras de um mesmo tema em jornais distintos. Abraço!

  • Paula

    Como saber os assuntos que têm maior probabilidade de cair em uma prova?

    • Oi, Paula! É bom ver tanto o histórico da prova quanto os assuntos que têm povoado os noticiários com mais frequência, mas que possuem raízes históricas e envolvem discussões mais aprofundadas. Abraço!

  • Lívia Medeiros

    Parabéns pelo artigo, achei as dicas de sites excelentes!

  • paula matos

    Bom dia Danilo!

    Leio seus artigos, e acho fantástico como você resume em poucas palavras… e como fica fácil aprender dessa forma. Tenho minhas limitações referente a estudos(não gosto de ler, ou ter que ficar “parada”, fazendo uma única coisa), mais quero mudar. Por isso volto a dizer, o quanto é bom ler um artigo que tem tudo que precisamos.
    Já indiquei seu blog a várias pessoas interessadas. Parabéns!!

    Abraços,
    Paula Matos

    • Que legal, Paula. Fico muito feliz com a sua indicação e incentivo. Forte abraço!

  • Nilvanda

    Olá Danilo,
    parabéns pelos seus artigos, são sempre muito eficaz. Queria que você publicasse sobre como conseguir bolsas de estudo no EUA, em especial em HARVED;
    OBRIGADA!

    • Oi, Nilvanda! Obrigado pela dica de publicação. Vamos trabalhar nisso. Abraço! 🙂

  • Paula Borges

    Obrigada pelas dicas preciosas.

  • Olijma Verze

    dicas interessantes
    http://www.ineditus.com.br

  • Rodrigo Maia Cruz

    Parabéns Danilo pelo seu trabalho. De grande valia.

  • Rossi Concurseiro

    as dicas agregam valor e agradeço por elas… o grande problema que ainda vejo em questões de atualidades é a grande diversidade e abrangência de temas que podem ser abordados nas provas de concursos… complementaria com uma estatística sobre os temas de maior incidência ou probabilidade por cada uma das bancas, considerando o viés ideológico ou preferencial de cada uma delas.

    • Obrigado pela dica, Rossi. Vou pensar em algo desse tipo. Forte abraço! 🙂

  • dc

    Acredito que o cargo tbm seja um direcionador de quais temáticas serão abordadas nas provas. Vou prestar um concurso para polícia e aposto mais em assuntos relacionados a segurança, política, etc. Se fosse para banco apostaria em conteúdos de economia e assim vai.

  • Thais carneiro

    Dicas muito importantes para mim, que farei prova de concurso nesse domingo. Muito obrigada!!!

  • Naiane Gomes

    Dicas práticas, excelente para quem nao quer perder tempo, obrigada.

  • Rikelly Rodrigues

    Estou maravilhada com o site 🙂
    Muito obrigada, de verdade. Você deve imaginar o quanto essas dicas são importantes para quem está tentando organizar os estudos.
    Abraço!

  • Nannyy Aguiar

    Olá!
    Acabo de conhecer o site e vejo que tenho muito a explorar ainda, mas já pude sentir o quanto é objetivo e dinâmico!

    Sobre estudar atualidades, gostaria de saber se ler uma revista impressa por semana já seria suficiente.

    Desde já, grata!

    • Oi, Nannyy… Uma revista ajuda bastante, mas sugiro que dê uma variada nos veículos para ter contato com o máximo de visões possível. Abraço!

      • Nannyy Aguiar

        Não havia pensado assim… Realmente parece bem prudente!
        Muito obrigada!

  • Pingback: ()

  • Milene Lima

    ameei
    muito obrigada por disponibilizar informações tão preciosas sem cobrar
    fico muito admirada com pessoas como vc que conseguiram passar e sentem vontade de ajudar outras pessoas
    que Deus lhe abençoe

    • Obrigado, Milene! Comentários como o seu me deixam ainda mais feliz e empolgado para seguir ajudando. Abraço!

  • Rosane Souza

    Gostei das dicas, vou assistir aos vídeos sugeridos, obrigada!

  • Romário Santos

    Excelente matéria! Achei muito objetiva e prática. Você não só explicou a importância da matéria, o modo de estudá-la, como também forneceu os meios para tal. Me ajudou muito. Estou vendo os outros conteúdos do seu site e estou gostando muito também. Parabéns pelo seu trabalho Danilo, tem que estar muito feliz pelo que faz, ajudar outras pessoas é fantástico!
    Abraço

    • Valeu, Romário. Que bom ler seu comentário. É o combustível para permanecer postando conteúdo aqui. Abraço forte!

  • Gabriela de Jesus Del Passo

    Pena que vc não tem instagram para postar algumas dicas sobre atualidades e os temas.

    • Boa ideia, Gabriela. Vou pensar em fazer um. Abraço!

      • Gabriela de Jesus Del Passo

        Vou ficar em alerta!