Não se concentra estudando? Calma, podemos mudar isso!

Concentração nos estudos

Quanto tempo você consegue permanecer lendo um material de estudos sem perder o foco? Ter uma boa concentração é fundamental para que você possa conectar conceitos, se aprofundar em um assunto e assimilar corretamente o que está lendo. Mas isso é um problema para muita gente.

A má notícia é que, cada vez mais, os problemas com a concentração dos concurseiros estão se tornando mais graves. Os principais motivos são nada mais nada menos que a internet e as redes sociais.

Um estudo da University College of London, na Inglaterra, mostrou que estudantes já estão com dificuldade para ler e escrever textos mais longos porque a internet torna as nossas mentes diferentes.

A pesquisa foi feita do seguinte modo: 100 voluntários responderam a algumas perguntas que exigiam um pouco de pesquisa. O grupo dos mais jovens, de 12 a 18 anos, maiores usuários de internet, responderam ao questionário depois de visitar a metade das páginas pelo grupo de pessoas mais velhas. Também foi constatado que a maioria das repostas dos mais jovens eram incompletas.

A internet nos torna menos capazes de responder questões com profundidade e de maneira completa.

Obviamente, a internet e as redes sociais não são nossos únicos problemas, mas contribuem bastante para a sua falta de concentração. Por isso, neste artigo, vou lhe ensinar a compensar esse prejuízo, melhorando sua capacidade de concentração enquanto estiver estudando.

Vamos lá!

Se conheça!

Autoconhecimento

Às vezes você está triste, ansioso, enraivecido, incomodado e não sabe porque. Às vezes, nem sequer percebe que está passando por uma dessas sensações.

Você nunca conseguirá se concentrar enquanto não estiver plenamente dominando sua mente. E para dominá-la, é preciso conhecê-la. Antes de estudar, olhe para si, detecte sentimentos de incômodo, se livre deles e só então inicie sua preparação.

Esteja isolado!

Concentração para estudar

Silêncio, temperatura estável, iluminação adequada e sem distrações: esse é o ambiente ideal para estudar. Não é só as distrações internas que podem lhe incomodar. As distrações internas também.

Estudar com calor/frio e num lugar com barulho é impossível. Tome todas as medidas para que isso não ocorra.

Veja: Como acabar com o barulho do vizinho e outros ruídos que atrapalham seus estudos.

Televisão e celular enquanto estuda? Nem pensar!

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

Defina de maneira clara e objetiva o que vai fazer

Concentração no estudo para Concurso

Provavelmente você já foi em um restaurante self-service, e já ficou bastante em dúvida sobre o tipo de comida que deveria colocar em seu prato. Frango ou carne? Arroz ou macarrão? Rúcula ou alface?

Isso ocorre porque, quanto mais opções temos, mais dificuldade nosso cérebro tem para decidir.

É aquela velha história: quem não sabe aonde quer ir, não chega a lugar nenhum.

Por isso, antes de começar a estudar, defina com precisão qual é seu objetivo no dia. Quanto menos opções para seu cérebro se distrair, sem saber por onde começar, melhor.

Medite!

Meditação

Li recentemente uma matéria interessante sobre meditação, que contém justamente aquilo que gostaria que você soubesse:

Se você acha que meditação é coisa de monge de cabeça raspada, pode eliminar esta ideia já. Todos nós somos capazes de meditar, uma atitude que pode ser tomada em qualquer lugar, a qualquer hora, independente de termos ou não uma religião. Para embarcar nessa viagem fantástica, só duas coisas são exigidas: determinação e disciplina.

Antes de mais nada, esqueça a definição contida nos dicionários. Meditar não é refletir, é esvaziar a mente. Os mestres orientais têm como fundamental ensinamento o saber ficar em silêncio, manter a mente vazia e buscar a sabedoria interior.

Pensar sem parar, falar continuamente e ficar todo o tempo fazendo alguma coisa produz ansiedade e nos afasta de nós mesmos. O silêncio desperta a alma, a mente vazia nos conecta com o Universo e o não-fazer nos prepara para o que deve ser feito.

Meditar é focar a mente, deixar as preocupações de lado, viver o aqui e o agora. Durante a meditação, a pessoa se conecta com o campo da pura energia, inteligência e consciência.

Existem várias formas de meditar, a maioria delas bastante eficaz para quem quer assumir o controle da própria mente (e então poder se concentrar). Escolha uma dessas técnicas e aprenda a focar no que você quiser, em nosso caso, os estudos para Concurso Público.

O que aprendemos neste artigo

Hoje mostrei formas práticas de você se concentrar nos seus estudos. Colocando todas essas técnicas em prática, após muito pouco tempo alcançará resultados efetivos para focar nos seus estudos.

Tenho um convite para você!

É muito possível que você tenha ficado com alguma dúvida, ou tenha alguma contribuição a fazer.

Lhe convido a deixar seu comentário manifestando sua opinião e dicas sobre este artigo.

É sua participação que me faz ter motivação para continuar os trabalhos aqui no Segredos de Concurso. Faço questão de ler e responder a todos os comentários.

Até a próxima!

  • fernando antonio alves de sous

    parabéns pelas dicas Danilo,elas são práticas,objetivas e funcionais.Obrigado e muito sucesso para você e sua família.

  • Danilo Quirino

    Gostei bastante das dicas! Às vezes me percebo dessa forma, sempre procurando algo para fazer, ou pensando em várias coisas ao mesmo tempo. Sobre meditação, confesso que tinha certo preconceito, até conhecer melhor do que se trata. Gostaria de acrescentar algumas coisas que aprendi lendo o livro: Aprendendo a silenciar a mente, do Osho. “Meditação é sentar-se sem fazer nada – não usar seu corpo nem sua mente.” Você deve encontrar tempo para apenas ser, você é o seu centro. Ele demonstra no livro que essa é a primeira parte da meditação; primeiro, aprender a simplesmente ser, sem pensar em nada, ficar livre dos pensamentos, preocupações, problemas e de toda a mente; depois aprender pequenas ações: limpar o chão, tomar banho, caminhar pela rua, apenas executando essas atividades de uma forma que você não fique pensando, ou seja, usando a mente para pensar em mil coisas, mas sim estar completamente presente, observando o que está fazendo no aqui e agora, a sua existência neste exato momento, sempre mantendo-se no centro. “Onde a mente acaba, a meditação começa”. Espero que contribua de alguma forma o que aprendi, e continue postando novos artigos! Grande abraço!

    • Grandes dicas, Danilo. Continuarei empenhado em aprender e dar mais dicas por aqui. Grande abraço! 🙂

  • Carla Barreto

    Gostei muito das dicas Danilo. Eu gostaria de saber se vc concorda com muitas pessoas que dão dicas sobre concurso e afirmam que se o candidato só começa a estudar quando sai o edital, não tem nenhuma chance. Obrigada.

    • Isso é muito relativo, Carla. É, sim, possível, mas o ideal é se antecipar o máximo possível.

      Abraço!

  • Caroline Veríssimo

    Oi Danilo, estou adorando seu site. Já indique para várias pessoas. Digo com clareza, o melhor site que eu encontrei sobre concursos e dicas bacanas. Muito obrigada!!!

    • Oi, Caroline. Eu que agradeço o retorno. Para mim é incentivador! Abraço!

  • Sarah

    Danilo seu site contém um ótimo conteúdo. Eu fiquei em dúvida, pois eu moro em uma cidade muito pequena, estou sem computador e a minha opção é estudar pelo celular. Mas o problema é justamente por ele tirar a minha concentração na hora dos estudos, fazendo assim com que eu não estude e vá fazer outras coisas. O que você me aconselharia?

    • Minha dica é desinstalar aplicativos que lhe incomodam. Se seus conteúdos não precisam da internet, use o celular no modo avião. Quanto menos conectada a coisas que tiram suas distrações, melhor. Abraço!

  • Brida Castro Pezzin

    Olá Danilo, estava procurando sobre iluminação adequada em ambiente de estudos e parei no seu site, já estou no segundo texto do seu blog e estou adorando. Muito obrigada pelas suas dicas. 🙂