Como ser um concurseiro nômade, e estudar bem em qualquer lugar

Concurseiro Nômade

A palavra do momento é “mobilidade”, que pode ser traduzida do seguinte modo:

Qualidade daquilo que se move, do que se consegue movimentar. Aptidão para mudar, para sofrer alterações ou mudanças.

Buscando uma vida mais prática, procuramos acessórios e práticas que permitam fazer o que é necessário em qualquer lugar, otimizando o tempo disponível para cumprir com as tarefas do dia-a-dia. Não sei se você é da época em que esse tipo de objeto existia:

Telefone de ficha

Esse é o chamado “telefone de ficha”, que funcionava quando você colocava a ficha nessa porta retangular, abaixo do discador. Eram telefones públicos, que chegavam a fazer fila em algumas localidades (na época, pouquíssimos tinha telefone em casa e telefone celular ou internet era algo inimaginável).

Nesse tempo não era possível falar em mobilidade. Tudo devia ser feito com muito planejamento anterior, de forma estática e limitada.

Como você sabe, isso mudou! Mas a pergunta que nós, concurseiros, devemos fazer é a seguinte: como aproveitar o máximo dos inúmeros recursos de mobilidade para estudar com mais eficiência, deixando a concorrência para trás?

É o que vamos estudar neste artigo. Ao seguir as dicas que trago, será bem mais fácil estudar em qualquer lugar do mundo, acumulando os conhecimentos necessários para chegar à aprovação.

No final do artigo, quero que você deixe um comentário dizendo o que achou das dicas, e o que você mesmo utiliza para estudar para o seu concurso em qualquer lugar.

Vamos lá! 😀

Quais materiais de estudo para concurso você utiliza?

Materiais do Nômade Concurseiro

Adoro livros de papel. Ter contato com as páginas, poder usar um marcador elegante. Sentir o cheiro das folhas, poder sublinhar e marcar com lápis. Essas são sensações realmente empolgantes, que deixam apaixonado qualquer bom leitor. Mas, para o nosso objetivo de poder estudar em qualquer lugar, o digital faz enorme diferença.

Três grandes motivos de materiais digitais serem mais vantajosos nesse caso:

  1. Você pode acessar em qualquer lugar, a qualquer momento.
  2. É possível acessar em qualquer plataforma (tablet, celular, computador, televisão smart).
  3. O volume e o peso dos materiais são infinitamente menores nas plataformas digitais (em um celular você pode levar dezenas de livros), o que facilita o transporte para qualquer lugar.

Tem outro ponto importante: os materiais digitais são bem mais baratos que os materiais físicos e presenciais (no caso de cursos).

Sugiro que você leia dois artigos que publiquei aqui no Segredos de Concurso: Como escolher a melhor apostila para seu Concurso e Cursos online para concurso: como estudar e escolher o seu.

Eles mostram com detalhes sites onde você pode adquirir materiais de qualidade (apostilas ou cursos online), a um preço bem justo.

Escolha seus dispositivos

Dispositivos para estudar

Talvez você nunca tenha parado para pensar no potencial que cada dispositivo móvel possui para lhe ajudar na preparação para concurso público. Aqui vai algumas vantagens e desvantagens de cada um deles:

Notebook

Vantagens: geralmente tem uma capacidade de armazenamento maior que os demais dispositivos. Possibilita melhor digitação de texto, e possui uma tela grande, melhorando a leitura. Também possui portas USB e grande autonomia de energia, a depender do modelo.

Desvantagens: ocupa mais espaço e pesa mais que os tablets e telefones celulares, além de mais caros (a depender do modelo).

Tablet

Vantagens: trata-se de uma plataforma bastante versátil, um meio termo entre o celular e o laptop. É possível ler como num livro e assistir videoaulas com um desempenho razoável. Os tablets são leves e finos.

Desvantagens: os tablets não possuem entrada USB, e o armazenamento e desempenho costuma ser inferior ao dos notebooks (a não ser as versões que aceitam cartões de memória).

Smartphone

Vantagens: os smartphones podem ser carregados no bolso e têm o melhor preço entre os dispositivos (a depender do modelo).

Desvantagens: em termos de desempenho e armazenamento, os celulares ficam pra trás, e oferecem uma visualização bem diminuta dos textos e vídeos.

***

Uma sugestão é você estudar o que cada um desses dispositivos oferece, e aproveitar, em cada contexto, as vantagens de cada um deles a seu favor. Em um quarto de hotel, por exemplo, é viável usar o notebook para assistir uma videoaula. Mas numa fila de banco, o ideal é usar o smartphone para consumir um conteúdo. Fique atento a isso!

A mochila do concurseiro nômade

Nômade Concurseiro

Aqui vai uma dica pessoal, que acho válida para quem quer ser mais dinâmico e estudar em qualquer lugar: ter uma bolsa ou mochila que concentre todos os seus materiais de estudo. Essa, aliás, é uma sugestão que serve mesmo para o concurseiro que só estuda em casa, pois ajuda na organização e fácil localização do material de estudo.

Alguns objetos que gosto de manter em minha mochila:

  • Computador/tablet.
  • Bateria extra para celular/tablet.
  • Lápis, borracha e canetas de cores variadas.
  • Caderno para anotações.
  • Adaptador de tomadas.
  • Fone de ouvido.
  • Pen Drive.
  • Lanterna.
  • Garrafa de água.

Não vou me estender dizendo o quanto cada um desses materiais podem ser úteis para tornar mais confortável seus estudos. Eles têm funções que, de maneira geral, ajudam a transformar em ambiente de estudo qualquer lugar que você esteja.

E você, o que acrescentaria (ou acrescentará) na sua mochila de nômade concurseiro?

3 dicas preciosas

Nômade Concurseiro

Antes de finalizar este artigo, preciso lhe dar três dicas. A primeira delas é: cuidado com a internet!

Quem estuda em lugares não tradicionais geralmente precisa da internet para acessar conteúdos, mas isso pode ser um tiro no pé, por causa da quantidade de distrações que a conexão à WEB possibilita. As mídias sociais, por exemplo, são verdadeiros vampiros de tempo e atenção, o que pode lhe levar a ficar horas navegando sem qualquer propósito – enquanto a chance de estudar vai escorrendo pelas mãos.

O ideal é utilizar computadores, celulares ou tablets sem conexão com a internet, no modo silencioso. Assim, nenhuma notificação vai lhe incomodar.

Caso você só possua conteúdo online, aqui vai uma dica interessante: baixar os vídeos ou conteúdos pelos quais você estuda. Uma boa forma de fazer isso é através do aplicativo DownloadHelper, que pode ser instalado gratuitamente no navegador Firefox. Caso o vídeo esteja no Youtube, sugiro o site Clip Converter, onde o vídeo pode ser convertido para vários formatos (inclusive .MP3).

Finalizando, preciso deixar claro o seguinte: embora seja muito mais fácil conseguir estudar em locais diversos atualmente, nada substitui a rotina e o total controle do seu ambiente de estudo. Isso ainda é uma grande vantagem para uma preparação sistemática. Se você soma uma rotina, com um lugar fixo para estudar diariamente e a possibilidade de estudar em outros lugares onde esteja por conta de obrigações do seu dia-a-dia, aí você realmente tem um grande diferencial para lhe levar à aprovação.

Vale a pena tentar chegar nesse nível!

O que aprendemos neste artigo…

Hoje exploramos o conceito de “Nômade Concurseiro”, que possibilita estudar com mobilidade em qualquer lugar onde se esteja. Vimos quais materiais são adequados para esse tipo de preparação, e demos dicas para melhorar seu desempenho como um concurseiro nômade.

Preciso muito de você…

Gostaria que deixasse um comentário dizendo o que achou deste artigo. Pra mim é fundamental ter o seu retorno, para que eu saiba exatamente o que pensa o leitor.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉

  • Alexandre Ferreira

    Maravilha, grato pelas dicas.

  • Paula Kandoso

    Toda forma de informação válida é bem vinda!