Concurso Correios – o Guia Completo com materiais!

Concurso Correios

O Concurso Correios é um dos mais procurados concursos do Brasil, principalmente pela penetração que a empresa possui em todo o país. São mais de 6.400 agências próprias, fora as franquias, postos de vendas e agências comunitárias.

Os Correios possuem mais de 100 mil pessoas trabalhando diretamente na empresa, boa parte delas tendo ingressado através de concurso público. Por isso, a necessidade de concursos nos Correios é frequente, para manter a quantidade de funcionários e assim garantir a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Neste artigo vamos estudar com aprofundamento todos os detalhes do Concurso Correios, trazendo informações preciosas para você que pretende ingressar na empresa, dando dicas de estudo e preparação e indicando materiais importantíssimos. Veja o que vamos abordar aqui:

  • O que faz o Correios
  • Por que fazer o Concurso Correios
  • Requisitos e conteúdo do Concurso Correios
  • Concurso Correios Atendente Comercial
  • Concurso Correios Carteiro
  • Concurso Correios Operador de Triagem
  • Concurso Correios Suporte
  • Pacote de Materiais para o Concurso Correios
  • Dicas importantes de estudo

Ao final deste artigo você terá diferenciais muito fortes para se dedicar, estudar e passar no Concurso dos Correios. Vamos lá!

O que fazem os Correios

Concurso Correios

Apesar do serviço postal no Brasil ter sua origem histórica na carta escrita por Pero Vaz de Caminha à Coroa Portuguesa, em 1500, foi em 1877 que se inaugurou a Agência 1º de Março, no Rio de Janeiro, primeira edificação especialmente construída para os serviços de Correios no Brasil.

De lá para cá muita coisa mudou, com a chegada das novas tecnologias da informação e a implantação de novos modelos de gestão nos Correios. A empresa realiza importante função de integração e de inclusão social, papel imprescindível para o desenvolvimento nacional, oferecendo soluções para atender às necessidades de comunicação das empresas, cidadãos e instituições brasileiras.

Os Correios tem como atribuição básica planejar, implantar e explorar o serviço postal e o serviço de telegrama no Brasil, além de explorar os serviços postais de logística integrada, financeiros e eletrônicos. Sempre que você precisa enviar algum objeto a um lugar onde não pode chegar, por qualquer motivo, certamente os Correios são a primeira opção pensada para fazer esse serviço.

Na composição do seu faturamento, os Correios auferem 54,3% da receita com os serviços exclusivos, como carta, telegrama e correspondência agrupada. Um dos serviços de maior sucesso é o Sedex, criado em 1982, que se tornou um dos principais produtos da empresa e lidera o setor de encomendas expressas no Brasil.

Caso você seja aprovado no Concurso Correios, passará a fazer parte dessa enorme e importantíssima instituição para o Brasil.

Por que fazer o Concurso Correios

Concurso Correios

Trabalhar nos Correios é atuar profissionalmente em uma das maiores organizações do Brasil, presente em todo o país.

O interessante é que, nos Correios, há várias opções e áreas para trabalhar, principalmente de nível médio. Essas diferentes carreiras se diferenciam também na natureza do trabalho desenvolvido. Enquanto o carteiro tem um trabalho externo, por exemplo, o atendente comercial atua no interior das agências.

Veja alguns benefícios que o trabalhador dos Correios tem direito, além do salário:

  • Adicional noturno: empregados com jornada normal noturna, mista ou extraordinária recebem adicional noturno de 60% sobre o valor da hora diurna e em relação ao salário-base (a lei prevê até 20%).
  • Horas-extras: os Correios pagam 70% sobre o valor da hora normal, 20% a mais do que o exigido pela CLT.
  • Trabalho nos fins de semana: empregados da área operacional com carga de 44 horas semanais, que trabalham regularmente nos finais de semana, recebem um valor complementar de 15% do salário-base. Qualquer empregado, independentemente de sua área de lotação, quando convocado, tem direito a esse adicional proporcional ao fim de semana trabalhado.
  • Anuênios: 1% sobre o salário-base por ano de serviço prestado. Esse valor é aplicado também sobre a gratificação de função, ou complemento de remuneração singular.
  • Diferencial de mercado: valor variável e temporário, pago para compatibilizar níveis de salários dos Correios com os praticados no mercado.
  • Adicional de atividade: valor pago aos empregados do cargo de Agente de Correios, que atuam diretamente nas atividades-fim da empresa, tanto na distribuição domiciliar quanto no tratamento de objetos postais e também no atendimento em guichês.
  • Plano de Saúde: Mais de 60 ambulatórios próprios para atendimento médico, odontológico e de enfermagem, gratuito.
  • Reembolso-Creche / Reembolso-Babá (R$ 360,20/mês): Destinado às mães empregadas dos Correios, com filhos até o 7º ano de idade.
  • Auxílio especial (R$ 571,74/mês): Destinado aos empregados com filhos portadores de Necessidades Especiais devidamente comprovadas e avaliados pelo serviço médico dos Correios.
  • Vale-Transporte: Conforme legislação, o primeiro fornecimento será feito mediante reembolso na folha de pagamento e, após isso, o benefício será concedido em cartão eletrônico, vale em papel ou outro meio utilizado pelo fornecedor. 

Trabalhar nos Correios certamente trata-se de uma boa referência profissional, seja para quem busca algo visando saltos profissionais futuros, seja para quem quer uma carreira de longo prazo. A seguir você verá algumas das principais possibilidades para realização do Concurso Correios.

Requisitos e conteúdo do Concurso Correios

Concurso Correios

É importante frisar que, neste artigo, estou focando em quatro cargos, especificamente: Atendente Comercial, Carteiro, Operador de Triagem e Suporte. Embora ao fazer a inscrição para o concurso você precise escolher qual desses cargos irá exercer, todos eles fazem parte da mesma carreira: Agente de Correios. Veja quais são os requisitos para ingressar em todas essas atividades:

  • Ser aprovado(a) no concurso público.

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros(as) e portugueses(as), com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal.

  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.

  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do emprego público.

  • Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.

  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego público.

  • Não ter sido demitido(a) por justa causa no serviço público ou demitido(a) a bem do serviço público, nos últimos 5 anos.

O que você precisa estudar

O conteúdo programático para ser Agente dos Correios (Atendente Comercial, Carteiro, Operador de Triagem e Suporte) é o seguinte, de acordo com o último Concurso Correios:

Informática: 20 questões

1 Conceitos básicos de computação. 2 Componentes de hardware e software de computadores. 3 Sistema operacional Windows (XP e VISTA). 4 Conhecimentos de Word, Excel, PowerPoint. 5 Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e serviços.

Matemática: 20 questões

1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1.o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10 Porcentagem. 11 Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12 Princípios de geometria: perímetro, área e volume.

Língua Portuguesa: 20 questões

1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10 Significação das palavras. 11 Formação de palavras.

E aí? Preparado para o desafio? A seguir você terá dicas de material de estudo para o Concurso Correios.

Concurso Correios Atendente Comercial

Concurso Correios Atendente Comercial

A primeira carreira que vamos tratar é a de Atendente Comercial, uma das mais procuradas do Concurso Correios. Veja quais são as atribuições deste cargo:

  1. Executar as etapas do processo de atendimento e vendas de objetos postais, produtos e demais serviços do portfólio da Empresa, interagindo e aplicando as técnicas de atendimento e vendas junto à clientela, prestando contas dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas, equipamentos e cumprindo as normas inclusive de segurança para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.
  2. Receber, registrar e encaminhar aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes, executando procedimentos para responder as demandas da clientela, fornecer subsídios, para tomada de decisão e atender os padrões de qualidade da Empresa.
  3. Realizar atribuições e procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos, contratos especiais e demais serviços previstos no portfólio da Empresa, nas unidades de pequeno porte.
  4. Conferir os registros constantes dos documentos de remessa de malas postais com os dados que as identifiquem, verificando o seu estado de inviolabilidade, para atestar ou não o seu estado de inviolabilidade e assegurar o seu recebimento nas agências da Empresa.
  5. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão.
  6. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade, para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.

No pacote de materiais que fornecemos no final deste artigo, você encontrará a prova do último Concurso Correios de Atendente Comercial.

Concurso Correios Carteiro

Concurso Correios

Se você quer exercer a mais simbólica das carreiras dos Correios, veja quais serão suas futuras atribuições:

  1. Executar as atribuições relativas à coleta, recebimento, triagem, conferência, recondicionamento, distribuição, anotações, baixa e devolução de objetos postais, mensagens telegráficas, contratos especiais e outros produtos e serviços previstos no portfólio da Empresa, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas, inclusive as de segurança, para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.
  2. Operacionalizar o processo produtivo telemático, relativo à distribuição, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.
  3. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão.
  4. Participar em caráter eventual e opcional de campanhas promocionais e sociais da Empresa, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa.
  5. Executar as atribuições relativas ao atendimento e vendas nas Unidades de pequeno porte, seguindo os padrões e normas para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.
  6. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade para atender o plano estratégico da Empresa.

Pegue materiais de estudo para o concurso de carteiro dos Correios no nosso Pacote de Materiais.

Concurso Correios Operador de Triagem

Concurso Correios Operador de Triagem

Uma das carreiras menos conhecidas nos Correios é a de Operador de Triagem. Saiba o que fazem esses profissionais:

  1. Executar as etapas do processo de tratamento e encaminhamento (manuseio, preparação, triagem, separação, conferência, unitização, recepção, despachos e outros) de objetos postais, contratos especiais, demais produtos e serviços do portfólio da Empresa, pesquisando, rastreando, identificando e prestando contas dos objetos e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando equipamentos ou meios apropriados, cumprindo as normas inclusive as de segurança, para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.
  2. Participar em caráter eventual e opcional de campanhas promocionais e sociais da Empresa, divulgando produtos e serviços, sugerindo possíveis oportunidades de negócios, prestando informações sobre programas para atender as políticas governamentais e plano estratégico da Empresa.
  3. Relatar à chefia imediata, quando constatar a ocorrência de irregularidades no fluxo postal na atividade, para subsidiar a tomada de decisão.
  4. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem a atividade na Unidade, para atender o plano estratégico da Empresa.

Pegue materiais para o Concurso de Operador de Triagem no nosso Pacote de Materiais de Estudo!

Concurso Correios Suporte

Concurso Correios Suporte

Os Correios tem uma carreira de suporte, com as seguintes atribuições:

1. Executar as atribuições do processo de suporte da área, utilizando sistemas, equipamentos, normas e legislações aplicáveis, conferindo materiais de consumo, levantando e consolidando dados, prestando informações, redigindo e digitando documentos para subsidiar a tomada de decisão e atender aos padrões de qualidade, produtividade e plano trabalho da área.

2. Atender aos clientes internos e externos, identificando ocorrências de assuntos pertinentes à área de atuação, prestando esclarecimentos, orientando, dirimindo dúvidas, suprindo as necessidades dos clientes para atender aos padrões de qualidade da Empresa.

3. Executar, controlar, manter atualizado e organizado arquivo de documentos e informações inerentes às suas atribuições para atender aos padrões de qualidade da Empresa.

4. Conferir os registros de remessa dos documentos com o conteúdo, verificando o seu estado, aplicando as normas e legislações aplicáveis, para assegurar o seu recebimento e encaminhamento às áreas da Empresa.

5. Verificar e relatar formalmente a ocorrência de irregularidades no desempenho de suas atribuições, notificando a chefia imediata sobre o fato, para subsidiar a tomada de decisão.

6. Executar outras atribuições de mesma natureza e complexidade que compõem as atividades da área, para atender o plano de trabalho estabelecido pela Empresa.

Se quiser materiais de estudo para o Concurso Correios na área de Suporte verifique a seção a seguir.

Pacote de Materiais para o Concurso Correios

Concurso Correios

Para que sua preparação para o Concurso Correios fique mais fácil, selecionei 5 materiais importantíssimos, que irão complementar seus estudos dando-lhe um grande diferencial em relação à concorrência. Esses materiais são um complemento ao Curso Online Completo, com todo o conteúdo programático do Concurso Correios.

No pacote você encontrará o seguinte conteúdo:

  • Edital do último Concurso Correios
  • Prova do Concurso Correios
  • Material de Informática
  • Material de Língua Portuguesa
  • Material de Matemática

Concurso Correios

Com o Pacote de Materiais mais o Curso Completo sua aprovação dependerá apenas da sua disciplina nos estudos e motivação.

5 dicas importantes de estudo

Concurso Correios

Além dos materiais imprescindíveis para a sua aprovação no Concurso Correios, tenho algumas dicas preciosas de estudo.

A primeira delas é criar uma rotina de estudos diários, para que você possa manter-se focado e habituado com a preparação até o dia da prova. Não adianta correr para estudar em cima da hora, pois nossa mente é como nosso corpo: ninguém começa o projeto de ser um atleta correndo uma maratona. O treino diário e constante é fundamental!

A segunda dica é manter-se motivado. Todos os dias, antes de estudar, lembre-se quais são as verdadeiras razões que lhe fazem buscar o Concurso Correios. Projete em sua mente sua vida já trabalhando nos Correios, incluindo os benefícios e as responsabilidades que farão parte da sua vida. É preciso se certificar todo dia de que isso é o que você quer.

Um terceiro ponto é manter sua vida equilibrada, saudável e produtiva. Evite se aproximar de pessoas e lugares negativos. Passar em um concurso público é um objetivo de vida, e não acontecerá se todos os aspectos da sua convivência não estiverem harmonizados. Não se trata de deixar de viver, mas de viver com consciência. Aqueles que lhe amam e entendem de verdade irão compreender!

Quarto elemento: treine muito! Faça simulados constantemente com provas e questões anteriores do Concurso Correios. Isso vai lhe ajudar a verificar o verdadeiro resultado dos seus estudos. No pacote de material que fornecemos acima você encontra a prova do último concurso. É um bom início para iniciar seu treinamento.

A quinta dica é utilizar técnicas que otimizem seu tempo de estudo. Estudar do jeito tradicional pode lhe levar ao resultado almejado, mas certamente não tão rapidamente caso você saiba utilizar técnicas para otimizar seu tempo de estudo. Temos vários artigos com técnicas poderosas para você aprender melhor e mais rápido. Não deixe de ver!

O que aprendemos neste artigo?

Hoje fizemos um estudo exaustivo do Concurso Correios, lhe dando dicas sobre os benefícios, responsabilidades, funções e contexto geral do Concurso para Agente dos Correios – cargos de Operador de Triagem, Carteiro, Suporte e Atendente Comercial.

Indicamos materiais preciosos de estudo para você iniciar sua preparação com o pé direito. Além disso, descobrimos dicas importantes para uma preparação mais eficiente.

Uma última coisa…

Preparar um artigo como este, reunindo informações e materiais do Concurso Correios, me toma bastante tempo (várias horas). Por isso, me sinto à vontade para pedir como colaboração em comentário, dizendo o que achou desta publicação.

Para mim é muito importante ter o seu retorno sobre o conteúdo que deixo aqui no Segredos de Concurso. Só assim poderei evoluir trazendo mais posts sobre concursos públicos em todo o Brasil. Deixe seu comentário!

Até a próxima!

😉

  • Marco Andrade

    Boa tarde.Gostaria de baixar o pacote completo dos Correios mas está com aviso no site:The requested URL was not found on this server.Como faço para baixar?Obrigado