Concurso Delegado PC-SP: o Guia Completo com materiais!

Concurso Delegado PC-SP

O Concurso Delegado PC-SP está movimentando muitos candidatos e candidatas no estado de São Paulo, interessados em ingressar na Polícia Civil.

Se esse é seu sonho, está no lugar certo: nesse artigo vou falar detalhadamente sobre o concurso, para que você possa ser preparar de uma forma mais qualificada.

Além de informações atualizadas sobre o concurso, você poderá ter acesso a materiais e dicas pouco conhecidas entre os concorrentes.

Caso surja alguma dúvida ao longo do texto, deixe seu comentário. Faço questão de conversar com você.

Vamos nessa!

O Concurso Delegado PC-SP 2018

Concurso Delegado PC-SP 2018

Está aberto o concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ao todo, são 250 vagas disponíveis para todo o estado de São Paulo.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 4 de abril e 2 de maio, e a prova será realizada no dia 27 de maio.

Quanto antes você iniciar os estudos, mais fácil se destacar da concorrência.

O que faz a PC-SP

O trabalho da PC-SP

Caso você ainda não saiba, a Polícia Civil do Estado de São Paulo é responsável por investigar os crimes que ocorrem em território paulista.

Através do inquérito policial, a PCESP realiza a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais.

Conheça a missão, a visão e os valores da Polícia Civil paulistana:

Missão

Exercer as funções de polícia judiciária e a investigação criminal, como instituição permanente, essencial à justiça e à segurança pública, promovendo a solução ou composição de conflitos e garantindo o bem estar coletivo e o respeito à dignidade da pessoa humana.

Visão

Ser referência nacional e internacional como instituição policial democrática, jurídica, autônoma, imparcial, eficiente e eficaz, indispensável à tutela dos direitos e garantias fundamentais.

Valores

Legalidade: as ações praticadas encontram na lei sua determinação, por vezes de maneira específica, outras genéricas. A legalidade confere liberdade limitada e relativa para consecução dos atos.

Ética: os integrantes devem se comportar conforme o que seja bom, orientando-se sempre pela escolha do melhor caminho, a fim de que se possam alcançar os resultados esperados ou necessários, salvaguardando o bem comum.

Inovação: caracteriza-se pela plena proteção aos interesses difusos por meio do uso sustentável de recursos e da tolerância às diferenças sociais.

Eficiência: caracteriza-se pela necessidade de atuação de forma idônea, econômica e satisfatória na realização de sua missão.

Excelência gerencial: caracteriza-se pela contínua avaliação, inovação e melhoria da gestão, por meio das funções planejamento-organização-direção e controle que resultem na otimização de resultados, seja do emprego de recursos, seja dos processos, produtos e serviços.

O cargo de Delegado PC-SP

Atribuições e Salário Delegado PC-SP

Ter informações completas sobre sua futura profissão é fundamental. Por isso trago os detalhes do cargo de Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo para você conhecer.

Atribuições

Quando for aprovado, você terá as seguintes atribuições como Delegado:

  • Exercer atos inerentes à gestão dessa atividade.
  • Presidir os atos de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, praticar atos de polícia administrativa e exercer policiamento preventivo especializado.
  • Presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante.
  • Portar arma e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco.
  • Mediar conflitos.

Perfil do Delegado

Algo interessante no edital do Concurso Delegado PC-SP (baixe no final do post) é que está definido o perfil profissional do Delegado de Polícia. Veja quais são as características e habilidades desejadas:

  • Assertividade nas resoluções dos problemas.
  • Autocrítica.
  • Buscar os melhores resultados e não o simples preenchimento da vaga disponível.
  • Iniciativa, responsabilidade e sigilo profissional.
  • Dinamismo no desenvolvimento das tarefas.
  • Capacidade de inovar e socializar o conhecimento e a experiência profissional.
  • Capacidade para mediar conflitos.
  • Capacidade para liderança.
  • Comunicar-se de maneira fluente, eficaz e eficiente.
  • Capacidade de trabalhar sob pressão e possuir controle emocional.
  • Cordialidade, clareza e solidariedade nas relações interpessoais.
  • Comprometimento: disposição e engajamento com os objetivos do trabalho que realiza e ser capaz de traçar estratégias para atendê-las, bem como aperfeiçoá-las.
  • Conhecer as competências que estão sendo exigidas para o desempenho das funções, do cargo para o qual concorre.
  • Flexibilidade em relação ao novo.
  • Ser ético e cumprir as leis.
  • Trabalhar em equipe.

Exigências

Para assumir o cargo de Delegado da PC-SP você precisará cumprir as seguintes exigências:

  • Não registrar antecedentes criminais.
  • Estar no gozo dos direitos civis e políticos.
  • Estar em dia com o serviço militar.
  • Ter plena capacidade física e mental para o exercício do cargo.
  • Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada.
  • Ser habilitado para a condução de veículos automotores, no mínimo na categoria ‘B”.
  • Possuir cópia da última declaração de Imposto de Renda entregue à Secretaria da Receita Federal ou declaração pública de bens.
  • Ter sido aprovado no concurso, observado o número de vagas colocadas à disposição.
  • Ser portador de diploma de bacharel em Direito, expedido por escola oficial ou reconhecida e devidamente registrado no Ministério da Educação – MEC.
  • Comprovação de, no mínimo, 2 (dois) anos de atividade jurídica ou 2 (dois) anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil, anteriormente à publicação do edital.

Observação: considera-se atividade jurídica aquela desempenhada, exclusivamente, após a obtenção do grau de bacharel em Direito, nas seguintes hipóteses…

  1. O exercício da função de conciliador junto a tribunais judiciais, juizados especiais, varas especiais, anexos de juizados especiais ou de varas judiciais,no mínimo por 16 (dezesseis) horas mensais e durante 1 (um) ano.
  2. O exercício da atividade de mediação ou de arbitragem na composição de litígios.
  3. O exercício de advocacia, inclusive voluntária, mediante a efetiva participação anual mínima em 5 (cinco) atos privativos de advogado em causas ou questões distintas.
  4. O exercício de cargos, empregos ou funções, inclusive de magistério superior, que exija a utilização preponderante de conhecimento jurídico.

Remuneração

Já no início de carreira os vencimentos do Delegado da PC-SP chega a R$ 9.507,77 mil reais. No decorrer do tempo, naturalmente, esse valor aumenta.

Estrutura e conteúdo da Prova do Concurso

Prova Concurso PC-SP

O Concurso Delegado PC-SP está dividido em 5 fases. São elas:

  1. Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório.
  2. Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório.
  3. Exame oral, de caráter eliminatório e classificatório.
  4. Prova de títulos, de caráter classificatório.

Prova Escrita

A prova escrita, também chamada de prova preambular, exigirá do candidato o conhecimento das seguintes disciplinas:

  • Direito Penal – 14 questões.
  • Direito Processual Penal – 14 questões.
  • Legislação Especial – 14 questões.
  • Direito Constitucional – 14 questões.
  • Direitos Humanos – 14 questões.
  • Direito Administrativo – 14 questões.
  • Direito Civil, Medicina Legal e Informática – 16 questões.

As questão são de múltipla escolha, estilo tradicionalmente aplicado pela Vunesp.

Prova Oral

A prova oral, gravada em áudio e vídeo, consistirá na arguição do candidato, em sessão pública, e versará sobre conhecimento das disciplinas citadas (exceto Direito Civil, Medicina Legal e Informática).

A Banca Examinadora irá avaliar o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo do candidato.

Os melhores materiais para o Concurso Delegado PC-SP

Como estudar para o concurso de Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo? Que materiais utilizar?

Primeiramente precisamos acabar com a ilusão de que através de materiais avulsos encontrados na internet você conseguirá uma preparação de alto desempenho.

Um concurso com salário de mais de R$9.000 mil reais exige muito cuidado e dedicação, pois atrai muitos concorrentes de nível alto.

Não acho que os materiais que encontramos na internet são ruins (eu mesmo indico vários aqui). Mas você corre grande risco de ter conteúdos desatualizados, incompletos ou com conteúdo em excesso.

Para não perder tempo com conteúdos assim, minha dica é investir num material completo, atualizado e feito especialmente com base no edital e na prova do concurso.

Assim você otimiza tempo e aprofunda bem o conteúdo programático – o que não impede de adquirir diferenciais através de outros materiais, se possível.

Dê uma olhada no material a seguir, um destaque no mercado entre os materiais para o Concurso Delegado PC-SP, dando a excelente opção de devolução em até 30 dias, caso você não goste do conteúdo:

Apostila e Curso Concurso Delegado PC-SP

Com o material completo em mãos, aproveite para ganhar diferenciais relevantes com os materiais abaixo (e o edital do concurso para conhecer melhor as regras do jogo):

Que tudo dê certo na sua jornada de preparação!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos ao concurso de Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Entendemos todos os detalhes do cargo: atribuições, salário, exigências etc.

Além disso, conhecemos a estrutura da prova, o conteúdo programático e materiais úteis para incrementar a sua preparação.

Tenho um convite para você!

Finalizando, peço que deixe um comentário com sua opinião sobre o que leu neste artigo. Pra mim é fundamental contar com a sua opinião.

Deixe críticas, dúvidas e sugestões que possam ajudar na sua preparação. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉