Concurso IBAMA: o passo-a-passo para você ser aprovado!

Concurso do IBAMA

O Concurso IBAMA é uma das principais seleções entre os concursos federais brasileiros. Não só pelos vencimentos que oferece, além de ter vagas distribuídas em todo o território nacional, mas também pela importância do trabalho que desenvolve.

Muitos candidatos buscam uma vaga no IBAMA justamente porque se identificam ideologicamente com o trabalho desenvolvido pela instituição. A preservação do meio ambiente é uma causa nobre, e aliar isso a um bom salário é algo bem interessante.

De acordo com a Folha Dirigida, jornal especializado em concursos públicos, o Ministério do Meio Ambiente está avaliando o pedido de 1.529 vagas para o próximo concurso do órgão.

Por isso resolvi trazer um Guia Completo sobre o Concurso IBAMA, com dicas práticas sobre como se preparar para a prova do concurso. Além disso, você vai conhecer os cargos disponíveis, as vantagens, as exigências e atribuições.

Como sempre faço, vamos primeiro conhecer o IBAMA. Você sabe qual é a missão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis?

O que faz o IBAMA

Concurso do IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA, é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. É dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira.

Foi criado em 1989, e tem entre suas principais atribuições exercer o poder de polícia ambiental federal e executar ações de meio ambiente referentes às seguintes atribuições federais:

  • Licenciamento ambiental;
  • Controle da qualidade ambiental;
  • Autorização de uso dos recursos naturais e fiscalização;
  • Monitoramento e controle ambiental.

Além disso, realiza ações supletivas e subsidiárias de competência da União, em conformidade com a legislação vigente.

O Ibama atua sempre em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente. Veja algumas áreas onde o IBAMA edita normas e padrões:

  • Qualidade ambiental;
  • Avaliação de impactos ambientais
  • Licenciamento ambiental federal
  • Implementação do Cadastro Técnico Federal
  • Fiscalização ambiental e aplicação de penalidades administrativas
  • Geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente
  • Monitoramento ambiental
  • Prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais
  • Apoio às emergências ambientais
  • Execução de programas de educação ambiental
  • Elaboração do sistema de informação
  • Estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais.

Resumindo, a missão do IBAMA é proteger o meio ambiente, garantir a qualidade ambiental e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, executando as ações de competência federal.

Algumas ações do IBAMA

Para você entender na prática qual é o trabalho do IBAMA, veja algumas manchetes de notícias mostrando o IBAMA em ação:

Concurso IBAMA

Concurso do IBAMA

Ibama

No vídeo a seguir, de apenas 2 minutos, é possível ver um pouco da importância do trabalho do IBAMA na recuperação de animais silvestres:

Os setores do IBAMA onde você pode trabalhar

Concurso IBAMA

É importante, desde já, você ficar sabendo quais são os possíveis setores de atuação no IBAMA. Já vá pensando onde vai querer estar lotado. 😉

Conselho Gestor

É um colegiado de caráter consultivo que tem como atribuições assessorar a presidência do Ibama na tomada de decisões relacionadas com a gestão ambiental federal.

Gabinete da Presidência

É responsável pela assessoria direta no que se refere ao assessoramento técnico, ao trâmite de documentos, à composição da agenda de trabalho e ao apoio parlamentar e internacional.

Diretoria de Qualidade Ambiental (Diqua)

É responsável pelos critérios, padrões, parâmetros e indicadores de qualidade ambiental e pelo gerenciamento do Cadastro Técnico Federal (CTF) e dos programas de controle de emissões veiculares.

Concentrando os serviços de emissão de certificados de regularidade no CTF e de autorizações e licenças para uso, comercialização, importação e exportação de diversas substâncias químicas e resíduos sólidos.

Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic)

Realiza avaliação de impacto ambiental, visando evitar, minimizar, reparar e compensar o impactos causados ao meio ambiente no âmbito dos empreendimentos e atividades efetiva ou potencialmente poluidores submetidos ao licenciamento ambiental federal.

Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro)

Coordena, controla e executa as ações federais referentes à fiscalização e às emergências ambientais.

É responsável pelo gerenciamento dos sistemas Siema (Sistema Nacional de Emergências Ambientais) e TPP (Autorização Ambiental para o Transporte Marítimo e Interestadual de Produtos Perigosos).

Concentra os serviços de análise dos requerimentos de autorizar a transferência de carga de petróleo e derivados em alto-mar, denominada operação ship-to-ship (STS).

Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo)

Coordena, controla e executa as ações federais referentes à autorização de acesso, manejo e uso dos recursos florestais, florísticos e faunísticos e às ações federais de recuperação ambiental.

Diretoria de Planejamento, Administração e Logística (Diplan)

Coordena, executa, normatiza, controla, orienta e supervisiona as atividades inerentes aos sistemas de pessoal da Administração Federal, da administração dos recursos de tecnologia da informação, de serviços gerais, de planejamento e orçamento federal, de contabilidade, de organização e inovação institucional e de gestão de documentos.

Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima)

Coordena, controla e executa atividades referentes ao monitoramento e à gestão das informações ambientais.

Para isso, utiliza-se do processamento e do desenvolvimento de tecnologias, da pesquisa e da integração de base de dados e informações ambientais geoespaciais, e disponibiliza o acesso de informações e do conhecimento ao público interno e externo.

Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)

É responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional.

Centro de Operações Aéreas (Coaer)

Opera, administra e gerencia os meios aéreos empregados nas atividades do Ibama. Coordena as parcerias institucionais para as operações aéreas, treinamentos de formação, aperfeiçoamentos e atualizações em atendimento às normas aeronáuticas.

Procuradoria Federal Especializada (PFE)

Junto ao Ibama é o órgão de execução da Procuradoria-Geral Federal, cuja competência é representar judicial e extrajudicialmente o Ibama nas atividades de consultoria e assessoramento jurídico e promover a apuração da liquidez dos créditos de qualquer natureza.

Auditoria Interna

Executa as atividades de ouvidoria no que se refere a recebimento, análise e encaminhamento das demandas da sociedade, para orientação das ações do Ibama.

Para tanto, acompanha, orienta, fiscaliza e avalia os resultados quanto à legalidade, à eficiência, à eficácia e à efetividade das gestões orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e dos recursos humanos do Ibama.

Corregedoria

Acompanha o desempenho dos servidores e dirigentes do instituto, fiscalizando e avaliando a conduta funcional.

Os cargos do Concurso IBAMA

Concurso IBAMA

Vamos falar agora mais diretamente do Concurso IBAMA: quais cargos estão disponíveis no edital do Concurso? Selecionei três deles, os mais frequentes nos diversos concursos realizados nos últimos anos: Técnico Administrativo, Analista Administrativo e Analista Ambiental.

Vamos conhecer cada um deles, de acordo com o edital do último concurso onde foram disponibilizados para seleção de candidatos.

Técnico Administrativo do IBAMA

Para ser Técnico Administrativo do IBAMA você precisa de diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições do Técnico Administrativo: atuação em atividades administrativas e logísticas de apoio relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Veja a lista de atividades realizadas pelo Técnico Administrativo do IBAMA:

  • Realizar atividades de nível intermediário que envolvam o suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais do IBAMA.
  • A emissão de relatórios técnicos e informações.
  • A distribuição e controle de materiais de consumo e permanente.
  • O acompanhamento da execução e fiscalização de contratos.
  • A elaboração e conferência de cálculos diversos.
  • A elaboração, revisão, reprodução, expedição e arquivamento de documentos e correspondências.
  • O atendimento ao público interno e externo na sua unidade.
  • A realização de trabalhos que exijam conhecimentos básicos e/ou específicos de informática.
  • Outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

O Técnico Administrativo do IBAMA atua numa escala de 40 horas semanais, e tem a remuneração inicial de R$ 3.712,72 mil reais.

Analista Administrativo do IBAMA

Já o cargo de Analista Administrativo do IBAMA exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.

Atribuições do Analista Administrativo: o exercício de todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Veja o detalhamento das atividades do Analista Administrativo do IBAMA:

  • Realizar atividades administrativas, de nível superior, às unidades organizacionais do IBAMA;
  • Atuação nas áreas de controle interno, documentação, gestão de pessoas, material e patrimônio;
  • Atuação nas áreas de contratos e convênios, tecnologia da informação, finanças e contabilidade;
  • Levantamento de dados;
  • Elaboração de relatórios estatísticos, planos, programas e projetos;
  • Pesquisa de legislação;
  • Emissão de relatórios técnicos e informações;
  • Distribuição e controle de materiais de consumo e permanente;
  • Acompanhamento da execução e fiscalização de contratos;
  • Elaboração e conferência de cálculos diversos;
  • Elaboração, revisão, reprodução, expedição e arquivamento de documentos e correspondências;
  • Atendimento ao público interno e externo na sua unidade;
  • Realização de trabalhos que exijam conhecimentos básicos e/ou específicos de informática;
  • Outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

O salário inicial do Analista Administrativo para cumprir a carga horária de 40 horas semanais é de R$ 7.760,45.

Analista Ambiental do IBAMA

Por fim, o cargo de Analista Ambiental, que possui exigência de diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico quando for o caso.

Se você passar no concurso de Analista Ambiental do IBAMA serão suas atribuições o planejamento ambiental, organizacional e estratégico afetos à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionam com as seguintes atividades:

  • Regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
  • Monitoramento ambiental;
  • Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
  • Ordenamento dos recursos florestais, pesqueiros e faunísticos;
  • Estímulo e difusão de tecnologias, informação e execução de programas de educação ambiental.

O salário inicial do Analista Ambiental para cumprir a carga horária de 40 horas semanais é de R$ 7.760,45.

O que estudar no Concurso IBAMA

Material de estudo Concurso IBAMA

Outro ponto importantíssimo é saber o que está previsto no conteúdo programático do Concurso do IBAMA. Veja as disciplinas previstas em cada cargo:

(Logo mais disponibilizo um pacote de materiais completo com editais e provas de todos os concursos).

Para o concurso de Técnico Administrativo do IBAMA:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Atualidades
  • Matemática
  • Ética no Serviço Público
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação do Setor de Meio Ambiente
  • Noções de Administração, orçamento, finanças e contabilidade pública
  • Noções de Gestão de Pessoas
  • Noções de Arquivologia

Para o concurso de Analista Administrativo do IBAMA:

  • Língua Portuguesa
  • Informática
  • Matemática
  • Raciocínio Lógico
  • Atualidades
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação do Meio Ambiente
  • Administração Geral e Pública
  • Administração orçamentária, financeira e orçamento público
  • Gestão de pessoas
  • Ética no serviço público
  • Administração de recursos materiais
  • Redação

Para o concurso de Analista Ambiental do IBAMA:

  • Língua Portuguesa
  • Conhecimento de Informática
  • Conhecimentos Gerais
  • Conhecimentos Específicos (a depender da área de atuação – veja edital no pacote de materiais)

Materiais e segredos para o Concurso do IBAMA

Materiais para o Concurso IBAMA

Quem estuda para o Concurso do IBAMA precisa estar atento principalmente ao conteúdo específico (sem descuidar da parte de conhecimentos gerais).

De maneira geral, os candidatos iniciam a trajetória de estudo para o Concurso do IBAMA tendo pouco contato com os temas de ambientalismo, conteúdo que lhe dará um grande diferencial na prova. Para começar, veja o vídeo a seguir, de apenas 1 minuto:

Se sustentabilidade e preservação do meio ambiente são temas essenciais para qualquer cidadão, para quem vai fazer o concurso do IBAMA a necessidade é indiscutível.

Outra dica é o material completo a seguir, que está de acordo com o edital do concurso e feito atualizado com as exigências do Concurso do IBAMA:

Material completo - Concurso IBAMA

Outros materiais indispensáveis para você:

BÔNUS: 5 sites para estudar ambientalismo gratuitamente

Segue uma breve lista de sites onde você pode estudar sobre diversas áreas do ambientalismo gratuitamente:

  1. Biblioteca Digital do Meio Ambiente
  2. Greenpeace
  3. WWF Brasil
  4. eCycle Brasil
  5. Videoaulas de Direito Ambiental

LEIA: Atualidades para Concurso – Meio Ambiente

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos aprofundamos no estudo do Concurso IBAMA, com foco nos cargos de Técnico Administrativo, Analista Administrativo e Analista Ambiental.

Vimos como é o trabalho no IBAMA, e as áreas de atuação da instituição. Além das exigências e atribuições dos cargos, postamos materiais e segredos para se dar bem na prova do concurso.

Agora preciso de você!

Depois de todo esse trabalho de pesquisa a fundo sobre o Concurso IBAMA, gostaria de lhe pedir um simples comentário, como forma de “pagamento” por este artigo.

Pra mim é fundamental ter a sua participação, dizendo o que achou deste artigo.

Faço questão de ler cada comentário, e responder na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉

 

  • Denise

    Obrigada pelo artigo! Foi bastante prático e informativo. Gosto do seu site por isso, por esse diferencial. Não enrola nem faz falsas promessas: vai direto ao ponto. Sobre os materiais para estuo, o senhor sabe se existe algum pacote/apostila para estudar para a prova do IBAMA, especificamente para Analista Ambiental? Não encontro pacote nem apostila, somente módulos e textos espalhados… Grata! Parabéns pelo trabalho!