Concurso MPU 2017: o Guia Completo com materiais e informações!

Concurso MPU 2017

Saudações, concurseiros! Como vão os estudos?

Estamos de volta com um artigo aprofundadíssimo sobre um dos concursos públicos mais desejados do país, o do Ministério Público da União – MPU. Aqui vamos fazer um verdadeiro mergulho detalhado sobre os principais aspectos desse concurso, que costuma atrair a atenção de milhares de candidatos em todo o Brasil.

Não é para menos: estamos falando de um concurso que oferece vagas de nível médio e superior, com salários que superam os valores de R$7 mil e R$11 mil, respectivamente. E o melhor de tudo: existem locais de trabalho espalhados por todo o Brasil, o que torna o concurso ainda mais atraente.

Antes de discutirmos o concurso do MPU, precisamos saber com clareza qual é a função do Ministério Público da União, e onde você pode trabalhar, caso seja aprovado(a).

É bom lembrar que a partir de 7 de agosto o concurso anterior perde validade, o que abre caminho para o MPU realizar novo certame.

Com essa informação, e com a recente movimentação do órgão para definir as vagas do concurso, a dedicação ao Concurso MPU se torna urgente.

Por isso, vamos lá!

Qual é a função do MPU

Concurso Ministério Público da União (MPU)

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que, ao ser aprovado no concurso MPU, você poderá trabalhar em uma dessas quatro estruturas (os ramos do MPU):

  1. O Ministério Público Federal (MPF);
  2. O Ministério Público do Trabalho (MPT);
  3. O Ministério Público Militar (MPM);
  4. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Isso significa que você prestará concurso para técnico ou analista do MPU e irá trabalhar em um desses ramos. De maneira geral, podemos definir como funções do Ministério Público da União os seguintes tópicos:

  • Defesa da ordem jurídica, ou seja, o Ministério Público deve zelar pela observância e pelo cumprimento da lei. O MPU é considerado um fiscal da lei.
  • Defesa do patrimônio nacional, do patrimônio público e social, do patrimônio cultural, do meio ambiente, dos direitos e interesses da coletividade, especialmente das comunidades indígenas, da família, da criança, do adolescente e do idoso.
  • Defesa dos interesses sociais e individuais.
  • Controle externo da atividade policial. Trata-se da investigação de crimes, da requisição de instauração de inquéritos policiais, da promoção pela responsabilização dos culpados, do combate à tortura e aos meios ilícitos de provas, entre outras possibilidades de atuação. Os membros do MPU têm liberdade de ação tanto para pedir a absolvição do réu quanto para acusá-lo.

Como você vê, o MPU tem papel fundamental para a democracia brasileira. Tomara que você já esteja empolgado com a possibilidade ajudar nessas missões.

Vamos agora aos papéis específicos dos quatro ramos do Ministério Público da União. Talvez desde já você reconheça em qual área gostaria de atuar.

O Ministério Público Federal (MPF)

Concurso MPF 2017

Primeiro, o Ministério Público Federal, mais conhecido como MPF. O Ministério Público Federal atua na Justiça Federal, em causas nas quais a Constituição considera haver interesse federal. A atuação pode ser judicial como fiscal da lei, cível e criminal, mas também pode ser extrajudicial, quando atua por meio de recomendações e promove acordos por meio dos Termos de Ajuste de Conduta (TAC).

Algumas instâncias onde o MPF atua: perante o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os tribunais regionais federais, os juízes federais e os juízes eleitorais.

Quando um processo em andamento na Justiça Federal envolve interesse público relevante, como um direito coletivo ou individual, o Ministério Público Federal deve ser ouvido, mesmo que não seja autor da ação. Essa é a atuação como fiscal da correta aplicação da lei.

Um grande exemplo de atuação do Ministério Público Federal é o que ocorre na famosa Operação Lava-Jato, onde o Procurador Geral da República (Chefe do Ministério Público Federal) faz várias denúncias e investigações de corrupção no Brasil.

Veja algumas manchetes que mostram a atuação do MPF:

Concurso MPF

Concurso MPF 2017

Concurso MPF

Sendo técnico ou analista do MPU, e sendo direcionado para o MPF, você irá dar o suporte para que ações desse tipo ocorram.

As funções do Ministério Público do Trabalho (MPT)

Concurso MPT 2017

Outro nobre ramo do Ministério Público da União, onde você poderá trabalhar após passar no Concurso MPU, é o Ministério Público do Trabalho (MPT). Ele tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores. Cabe ao MPT promover a ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados direitos sociais constitucionalmente garantidos aos trabalhadores. Também pode manifestar-se em qualquer fase do processo trabalhista, quando entender existente interesse público que justifique. O MPT pode ser árbitro ou mediador em dissídios coletivos e pode fiscalizar o direito de greve nas atividades essenciais.

Compete, ainda, ao MPT propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses dos menores, incapazes e índios, decorrentes de relações de trabalho, além de recorrer das decisões da Justiça do Trabalho tanto nos processos em que for parte como naqueles em que oficie como fiscal da lei.

Assim como os demais ramos do MP, o MPT exerce importante papel na resolução administrativa (extrajudicial) de conflitos. A partir do recebimento de denúncias, representações, ou por iniciativa própria, pode instaurar inquéritos civis e outros procedimentos administrativos, notificar as partes envolvidas para que compareçam a audiências, forneçam documentos e outras informações necessárias.

Muita gente que faz o Concurso MPU busca trabalhar no MPT, pela natureza ligada aos direitos dos trabalhadores.

Veja algumas manchetes que mostram como trabalha o MPT:

Concurso MPT 2017

Concurso MPT 2017

Concurso MPT 2017

Interessante, não é mesmo?

 

As funções do Ministério Público Militar (MPM)

Concurso MPU 2017

E o Ministério Público Militar? Qual a função desse ramo do MPU? Talvez seja uma opção que lhe interesse ao fazer o Concurso MPU.

O MPM atua na apuração dos crimes militares, no controle externo da atividade policial judiciária militar e na instauração do inquérito civil objetivando a proteção, a prevenção e a reparação de dano ao patrimônio público, ao meio ambiente e aos bens e direitos de valor histórico e cultural; a proteção dos interesses individuais indisponíveis, difusos e coletivos; a proteção dos direitos constitucionais no âmbito da administração militar.

É o Ministério Público Militar que atua em causas ligadas às Forças Armadas, por exemplo (Exército, Marinha e Aeronáutica), além das policiais militares estaduais.

As funções do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

Concurso MPU 2017

Por fim, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – outra opção para quem faz o Concurso MPU e gostaria de morar em Brasília-DF e região. O MPDFT realiza trabalho semelhante aos ministérios públicos estaduais.

Assim, essa instituição trabalha para garantir o respeito à Lei e aos interesses da sociedade do Distrito Federal. Ou seja, apesar de pertencer à estrutura do MPU, o MPDFT não cuida de matérias da competência da Justiça Federal, mas sim das que competem as Justiças Estaduais. Seus integrantes atuam perante o Poder Judiciário do Distrito Federal.

Para esse fim, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios atua em diversas áreas, tais como: criminal, meio ambiente, patrimônio público, saúde, educação, infância e juventude e filiação.

O que fazem os técnicos e analistas do MPU

Técnico e Analista MPU

Este artigo foi escrito especialmente para aqueles que buscam uma vaga no Concurso MPU para técnico (nível médio) e analista (nível superior). Agora que já sabemos quais são as funções de cada ramo do MPU onde você pode trabalhar – MPF, MPT, MPM e MPDFT – vamos partir para as características desses dois cargos. Confira:

Técnico do MPU

Caso você seja aprovado no Concurso MPU no cargo de Técnico, deverá realizar as seguintes atividades:

  • Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • Atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • Auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências;
  • Elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos;
  • Atuar em planos, programas, projetos e convênios;
  • Atuar na gestão de contratos quando formalmente designado;
  • Realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados;
  • Participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho;
  • Participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação;
  • Observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação;
  • Atender o público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente;
  • Orientar quanto à aplicação das normas internas ou de sua área de atuação;
  • Contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho;
  • Orientar e supervisionar estagiários e aprendizes;
  • Inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos;
  • Observar e zelar pelo cumprimento dos prazos;
  • Realizar tarefas de expediente; realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimento e documentos; manter e controlar o arquivo setorial;
  • Executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente.

O salário do técnico do MPU atualmente é de R$ 7.260,41, e o nível de escolaridade é o ensino médio.

Analista do MPU

No caso da aprovação no cargo de analista, sua missão estará relacionada aos seguintes aspectos:

  • Assessorar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • Atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais;
  • Assessorar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências;
  • Realizar avaliações e vistorias;
  • Realizar perícias quando formalmente designado pelo órgão competente;
  • Acompanhar o desenvolvimento de trabalhos periciais;
  • Realizar estudos, pesquisas e levantamentos de dados;
  • Elaborar e analisar informações, certidões, declarações, laudos, pareceres, relatórios e documentos congêneres;
  • Elaborar minutas de atos administrativos e normativos;
  • Propor planos, projetos, programas, diretrizes e políticas de atuação;
  • Atuar em planos, programas, projetos e convênios;
  • Atuar na gestão de contratos quando formalmente designado;
  • Participar de reuniões, comissões, grupos e equipes de trabalho;
  • Participar do planejamento estratégico institucional e dos planos da sua unidade de atuação;
  • Observar e zelar pela segurança institucional no âmbito de sua área de atuação;
  • Atender ao público interno e externo por telefone, correio eletrônico ou presencialmente;
  • Prestar informações sobre a localização e tramitação de processos e documentos;
  • Orientar quanto à aplicação das normas internas ou da sua área de atuação;
  • Contribuir para a melhoria contínua dos processos e rotinas de trabalho;
  • Orientar e supervisionar estagiários e aprendizes;
  • Inserir dados e utilizar os sistemas de informação corporativos;
  • Observar e zelar pelo cumprimento dos prazos;
  • Realizar tarefas de expediente;
  • Realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos;
  • Manter e controlar o arquivo setorial;
  • Executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade competente.

O salário do analista do MPU atualmente é de R$11.345,90, e o nível de escolaridade é o ensino superior.

Preparado(a) para assumir essas responsabilidades logo após passar no Concurso MPU? 😉

O Concurso MPU 2017 vai mesmo ocorrer?

Edital Concurso MPU 2017

Tá… Não adianta ficar de água na boca com as funções, o salário e as atribuições sem saber se o concurso MPU 2017 vai mesmo ocorrer, não é mesmo? Por isso trago notícias excepcionais. O concurso já está sendo preparado. Veja essa portaria publicada pelo Procurador Geral da República:

Abertura Concurso MPU 2017

Isso mesmo: o MPU está preparando um novo concurso e você tem a chance de estudar agora, com antecedência, para a sua vaga. Um verdadeiro sonho, não é mesmo?

😀

A Lei Orçamentária Anual deste ano prevê a admissão de 681 novos servidores para o MPU, confirmando a existência de orçamento para viabilizar o concurso. Há ainda 1.762 cargos vagos no órgão, que poderão elevar, durante o prazo de validade, o número de aprovados convocados no concurso anunciado. Os dados são do site do MPU.

Lembre-se: você está entrando em contato neste momento com uma informação preciosa, tendo oportunidade de estudar com antecedência para um concurso que vai mobilizar, logo, logo, milhares de candidatos em todo o país. Não fuja dessa oportunidade, não se desmotive, não esqueça nem deixa pra estudar depois, quando o edital sair ou as inscrições iniciarem. Para ter resultados diferentes você precisa agir diferente. Planeje sua preparação passo-a-passo. Posso lhe ajudar nisso. Continue lendo…

Como se preparar para o Concurso MPU

Estudar para o Concurso do MPU

Agora vamos à parte mais importante deste artigo sobre o Concurso MPU: a estratégia para estudar e passar no certame. Primeiro ponto: saber o que cai na prova. Veja como ocorreu no último concurso, realizado em 2015 (9º Concurso do MPU):

  • 70 questões de conhecimentos específicos
  • 50 questões de conhecimentos básicos

Essa lógica ocorreu em ambos os cargos – tanto técnico do MPU quanto Analista do MPU.

As disciplinas de conhecimentos básicos são as seguintes, tanto para o cargo de Analista quanto para o cargo de Técnico:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Direito Administrativo
  • Legislação Aplicada ao MPU
  • Ética no Serviço Público

Embora as disciplinas sejam as mesmas, é bom ressaltar que os conteúdos são distintos, sendo cobrado mais, obviamente, no concurso de analista (que também tem prova de redação).

Na parte de conhecimentos específicos, vai depender da área em que você se inscrever. Por exemplo: o analista especialidade atuarial precisará estudar contabilidade, matemática financeira e atuarial. O analista de finanças e controle deve estudar finanças, controle interno e outras disciplinas ligadas à área.

A mesma lógica ocorre no concurso de técnico do MPU. O técnico de segurança e transporte precisará estudar trânsito e manutenção veicular e segurança institucional, por exemplo.

(Veja no pacote de materiais abaixo as habilitações existentes nas carreiras de técnicos e analistas do MPU)

O último concurso foi realizado pela Cespe/Unb. Se você quiser saber as manhas dessa organizadora, veja este artigo.

Quanto antes você iniciar sua preparação para o Concurso MPU, melhor. A tendência é que muita gente se mobilize para estudar desde agora – por isso é fundamental criar diferenciais da concorrência com antecipação. Se o Concurso MPU poderá mudar sua vida, lhe dando vencimentos de mais de R$7 mil ou R$11 mil reais, então dedique-se proporcionalmente a esse sonho.

Os materiais a seguir podem lhe ajudar muito!

Pacote de materiais para o Concurso MPU

Apostila Concurso MPU

Se você está em busca dos melhores materiais, apostilas e cursos para o Concurso MPU, tenho algumas dicas importantíssimas para você. Primeiro, não é preciso estudar para nenhum concurso sem ter o “mapa” dele: o edital do concurso. É nele que está definido cada tópico que você precisa aprender para ser aprovado no Concurso MPU.

Além disso, selecionei diversos materiais que julgo de extrema importância para iniciar sua preparação. Veja a lista completa do que estou disponibilizando:

  • Edital dos concursos 2013 e 2015
  • Lista dos cargos, atribuições e habilitações dos técnicos e analistas do MPU
  • Mais de 40 provas de concursos anteriores do MPU
  • Estatuto do MPU
  • Apostila de Direito Administrativo

Com esses materiais você pode dar um pontapé inicial nos estudos para o Concurso MPU. É importante dizer que eles não são suficientes para um estudo amplo, completo e sistemático. Nesse caso, você precisa de um material completo e atualizado, feito especialmente para o Concurso MPU 2017:

Material Concurso MPU 2017

Com um material completo em mãos, você poderá se preparar com antecedência e qualidade para o Concurso do MPU, criando diferenciais com o pacote que preparei.

Baixe aqui o pacote de materiais!

Excelente oportunidade! 😉

Uma última dica para você

Concurso MPU 2017

Se você chegou até aqui, significa que está mesmo interessado no Concurso do MPU. Por isso gostaria de lhe convidar para uma reflexão. Ela tem muito a ver com a sua intenção real de realizar esse concurso. Faça-se a seguinte pergunta:

O Concurso do MPU faz parte de qual plano da minha vida?

Pode haver várias respostas. Talvez o plano seja ganhar dinheiro. Adquirir status. Viver num ambiente de trabalho diferente. Ajudar as pessoas através do trabalho em uma instituição pública de grande importância…

Sugiro essa reflexão porque, na verdade, você já está começando a tornar-se um funcionário do MPU a partir do momento em que seu olho brilhou ao saber que o concurso vai ocorrer. Deixar para pensar nisso depois é correr o risco de se frustrar, perder tempo ou se arrepender.

Além disso, cá pra nós, é muito mais motivador perceber que você começa a ser um servidor do MPU agora. É assim que você deve agir!

Ao tomar posse no cargo, você não vai poder dizer não para uma ordem legal dada pelo seu chefe. O seu horário será fixo, você enfrentará desafios burocráticos, interpessoais, emocionais… Então, pense bem: será que a parte da preparação e dos estudos é a mais difícil?

Não quero lhe assustar, mas fazer com que você perceba que assumir responsabilidades, ser disciplinado e superar desafios é a rotina de uma organização pública como o MPU. Que tal começar a treinar para isso aqui mesmo, neste momento, sem desculpas, procrastinações nem preguiças?

Muitas vezes não nos empenhamos em um objetivo porque não conseguimos vislumbrar a curto prazo os benefícios dos resultados. Então, uma boa prática é ver que os resultados já estão nas suas mãos. O objetivo começa a ser conquistado quando você começa a se interessar pelo concurso.

Por que parar no meio do caminho? Por que não acordar, diariamente, com foco no que vai fazer bem a sua vida e aos outros? Tenho certeza que você fará uma diferença enorme ao assumir o cargo no MPU. Então, é hora de se empenhar!

Você já está trabalhando para o MPU. Só precisa acreditar nisso…

Espero que tenha entendido o recado!

🙂

O que aprendemos neste artigo

Hoje fizemos um grande aprofundamento no Concurso do Ministério Público da União, que está com vagas previstas para os cargos de técnico e analista do MPU. Os salários desses cargos são de mais de R$7 mil e R$11 mil reais, respectivamente.

Pudemos ver quais são os ramos do MPU – MPF, MPT, MPM e MPDFT – conhecendo em detalhes as atribuições deles. Também conhecemos a natureza dos cargos, requisitos para ingresso e dicas de estudo para o Concurso MPU. No final de tudo, indiquei um pacote de material de estudo com editais, questões e apostilas para deixar sua preparação diferenciada.

Agora preciso de você!

Bom… Se você não sabe, o grande combustível do Segredos de Concurso chama-se comentário! Para mim é muito relevante ter o feedback do leitor sobre o conteúdo produzido aqui no blog.

Especificamente sobre o Concurso MPU, gostaria de saber quais dúvidas você tem, o que achou do artigo, o que podemos acrescentar para melhorar a qualidade… Enfim. Fique à vontade para opinar, discordar, criticar ou elogiar.

Leio cada comentário com muita atenção, e respondo na primeira oportunidade que aparece. Comente!

Até a próxima!

😉

  • Wong Fei Hong

    Pergunta que não quer calar, esse concurso vai ter pra todo o brasil ou só em algumas regiões?

  • Ana Flávia Soares

    Desculpa, não sei se entendi mal técnico do MPU é de nível superior? Não tem nível médio?

    • Técnico é nível médio. Analista é nível superior, Ana. Abraço!

  • Cleitom pereira raimundo

    Obrigado por você ter essa boa vontade em compartilhar essas informações que paracauem estuda e de muita importância , eu tenho o grande desejo de se tornar um servidor público mais tenho tido dificuldades em concentrar para os estudos , tenho procrastinado muito e isso tem me atrapalhado dimais

  • Raiane PAULA RODRIGUES

    Agradeço pela disponibilidade em nos apresentar de forma tão minuciosa os trâmites desse concurso. Confesso que sabia pouco sobre o concurso do MPU, mas agora tenho uma boa bagagem para me aprofundar! Obrigada!

    • Que bom que ajudou, Raiane. A intenção é justamente essa… Deixar bem claro como funciona o concurso. Grande abraço!

  • Diego Do Nascimento Reina

    Danilo, sabe me dizer a respeito da lotação para os Técnicos do MPU? Sou de SP.

    • Oi, Diego! São Paulo geralmente é contemplado com vagas nos concursos MPU. Dá uma olhada nos editais anteriores (coloquei no pacote de materiais) e veja como as vagas são distribuídas. Forte abraço!

      • Diego Do Nascimento Reina

        Agradecido Danilo! 😀 Abraço e vamos avante!

    • Lorena Krauss

      No último concurso eram 13 vagas no edital e chamaram mais de 300 pessoas para o cargo de Técnico.

  • Daniella Cardia

    Que máximo Danilo! Parabéns pelo blog 😉

  • Giselle Cardoso

    Danilo, parabéns!!! Esse post ficou excelente!!! Já prestei 03 concursos MPU, mas não tive fico e determinação suficiente para ser aprovada. Gostei da parte que menciona para já nos considerarmos servidores públicos do MPU…E é assim que já me considero!!! Tenho uma sugestão para quem quer trabalhar no MPU, que procurem compreender as funções que irão exercer, pois precisamos de um país com pessoas que tenham o prazer e amém as atividades a serem executados pelo bem da coletividade. Danilo, gostaria de saber se tem alguma informação sobre fóruns para analista MPU e se tem uma média de horas líquidas para aprovação. Muito obrigada!!! Forte abraço! Giselle

  • Giselle Cardoso

    Danilo, parabéns!!! Esse post ficou excelente!!! Já prestei 03 concursos MPU, mas não tive foco e determinação suficientes para ser aprovada. Gostei da parte que menciona para já nos considerarmos servidores públicos do MPU…E é assim que já me considero!!! Tenho uma sugestão para quem quer trabalhar no MPU, que procurem compreender as funções que irão exercer, pois precisamos de um país com pessoas que tenham o prazer e amém as atividades a serem executados pelo bem da coletividade. Danilo, gostaria de saber se tem alguma informação sobre fóruns para analista MPU e se tem uma média de horas líquidas para aprovação. Muito obrigada!!! Forte abraço! Giselle

  • Giselle Cardoso

    Danilo, parabéns!!! Esse post ficou excelente!!! Já prestei 03 concursos MPU, mas não tive foco e determinação suficientes para ser aprovada. Gostei da parte que menciona para já nos considerarmos servidores públicos do MPU…E é assim que já me considero!!! Tenho uma sugestão para quem quer trabalhar no MPU, que procurem compreender as funções que irão exercer, pois precisamos de um país com pessoas que tenham o prazer e amem as atividades a serem executados sempre pensando no bem da coletividade. Danilo, gostaria de saber se tem alguma informação sobre fóruns para analista MPU e se tem uma média de horas líquidas para aprovação. Muito obrigada!!! Forte abraço! Giselle

    • Oi, Giselle! Que bom ler teu comentário. Trazer sua experiência nos ajuda muito! Sugiro que leia alguns artigos que já escrevi sobre gerenciamento de tempo no estudo para concursos:

      http://segredosdeconcurso.com.br/ganhando-tempo/

      Não conheço fóruns específicos para o Concurso do MPU. Mas tive a ideia de criar fóruns para concursos específicos. Seria bem legal, não é? Vou pensar nessa possibilidade. Abraço!

      🙂

      • Giselle Cardoso

        Obrigada!!! Vou ler o artigo. Meu amigo foi aprovado recentemente em dois concursos de auditor do estado e ele disse que os fóruns ajudaram bastante.

  • Gabrielly Tobias

    Excelente artigo Danilo, difícil encontrar tanta informação útil e detalhada em um site só. Mil vezes Obrigada! Saberia me dizer se os cargos de Técnico que vão disponibilizar precisarão de curso técnico para área específica? Ou somente o ensino Médio?

    • Depende da área, Gabrielly. Dê uma olhada no edital do concurso anterior… Abraço!

  • THIAGO OLIVEIRA

    gostei muito do artigo, muito mesmo.
    estou no 3°ano e já estou de olho nos concursos, voce acha que tenho chance no concurso de 2017 para o nível médio do MPU? pois termino o ensino médio este ano…

    • Oi, Thiago! Quanto mais cedo você começar, mais chances você tem de ser aprovado. Siga em frente! Abraço!

  • Rodolfo Lopes

    Bom dia;
    Meus parabéns pelo artigo.
    E o mais informativo que encontrei, ele é capaz de suprir muitas duvidas para os interessados no concurso.
    Muito legal sua iniciativa, parabéns mesmo.
    Ainda não li o material que você disponibilizou, mas estou convicto que é de excelente nível informativo.
    Obrigado pelas informações e o material de estudo.

  • Gustavo Ferreira Amaral

    Muito bom artigo! Bem escrito, da vontade de ler..
    Estava me preparando pro concurso da TERRACAP porém ponderei que não ia dar tempo, acabei desistindo.
    Vi rumores do MPU e não pensei duas vezes! Tenho o dia todo disponível e já estou começando a estudar.

  • Erica Thaise

    Olá, alguém poderia me indicar material especifico para o cargo de Analista – Finanças e Controle. Não consigo achar em nenhum lugar…
    Desde já agradeço!

  • Ellen Monick

    Muito bom, melhor blog que vi até agora.

    Parabéns, vou continuar a acompanhar.

  • F3llype M4lakian

    Excelente artigo, muito bom mesmo, já fiz alguns concursos, sou concursando calejado hehe… E esse artigo alcança não só o concursando que manja dos paranauês dos concursos, como também impacta bem para o iniciante que nunca fez um concurso e vê no MPU a oportunidade de participar do seu primeiro certame, texto bem explicativo e é bem simples e ao mesmo tempo bem robusto, parabéns polo site, bela iniciativa.

    ; )

    • Valeu, Fellype! Fico feliz que tenha ajudado. Agradeço as palavras carinhosas! Abração!

  • Cris Alves

    Excelente artigo , com clareza nas informações e dicas . Estou estudando para o Inss , porém quero ver se consigo conciliar com MPU também , tenho dificuldade de estudar legislação , ou seja , ainda estou tentando descobrir um método de adquirir e fixar os conteúdos na memória , mas tenho fé que tudo vai dar certo e não vou desistir .
    Um forte abraço e sucesso .

  • Marcio Antunes

    Depois de 20 anos dedicado em uma área(TI), busquei saber sobre o concurso do MPU e achei seu site, que tirou todas as minhas dúvidas. Parabéns pelo site e principalmente pelo conteúdo, será meu guia para esse concurso.

    Abs.
    Marcio Antunes

    • Ler depoimentos assim me deixa muito feliz, Marcio. Abraço forte!

  • Leticia Dantas

    Danilo, adoreeei seu artigo! Eu estou analisando se “consigo” estudar p/ MPU, pois se a prova for final desse ano, eu creio que seja muita matéria para pouco tempo. Eu já estudo para concursos, já tento me motivar diariamente, mas a parte da Reflexão no final .. deu vontade de imprimir e colar na parede, para ler todo dia.
    Ganhou mais uma leitora 😉
    Sucesso!

    • Que bom que gostou, Leticia. Sugiro que faça a prova pelo menos pra testar seus conhecimentos. Vale a pena!

  • Iracema Amorim

    Vamos rumo ao MPU!

  • Theo Xavier

    Muito obrigado pelas valiosas dicas man! Deus continue abençoando-o nesse seu propósito de não somente informar às pessoas sobre concursos públicos, mas fazer com que elas compreendam a importância e a responsabilidade de seu cargo na instituição e por consequência à sociedade.

    • É isso aí, Theo… pra mim é muito importante ter essa consciência. Abração!

  • Antonio Tunin Zinho

    Fico até com medo de divulgar seu blog para a concorrência! Participo de alguns grupos que vão adorar seus artigos! Como eu achei, seria importante outros acharem também para que seu esforço seja reconhecido e seu trabalho valorizado. A matéria está melhor do que alguns sites especializados em concursos! Sei que dá trabalho mas se você conseguir expandir esse talento em futuros “grandes” concursos, realmente seu “blog” irá bombar! Abraços e parabéns!

    • Legal, Antonio! Fico muito feliz pelo comentário. A ideia é expandir cada vez mais nosso conteúdo, sim. Forte abraço!

  • Gustavo Ferreira Amaral

    Tirei essa semana de férias. Li esse mesmo post acho que em abril e desde lá me programei e estou estudando cerca de 6h líquidas por dia com aulas da alfacon, fazendo mapas mentais e é claro, milhões de questões por dia rs. Eu me entreguei a missão do MPU, é como se eu já fosse um funcionário como vc falou! Rumo a aprovação!

    • Fantástico, Gustavo. Siga nesse ritmo. Você vai chegar lá! 😀

  • Mayra Heloise

    Muito Obrigada pelas dicas,foram importantíssimas,será meu 1º concurso,e olha que só tenho 18 anos, vamos lá,ver no que vai dar,seja o que Deus quiser!

    • Está começando no momento certo, Mayra. Com certeza muito cedo você estará em um cargo público. Abração!

  • Gabriel Masculino Lucas

    Muitíssimo bom dia !
    Venho por meio deste dizer que,seu artigo é empolgante à quem lê, e que é exatamente o que ‘concurseiros’ de primeira viagem necessitam ler. Acabo de me inscrever para a vaga de ‘ Secretario Auxiliar da Comarca Itumbiara GO ‘ e graças a seu artigo me sinto profundamente empenhado à conquistar a vaga. Fico muito grato pelo material de estudo concedido e pelas palavras de entusiasmo.
    Muitíssimo obrigado Danilo, espero acompanhar-te sempre em seu site.

  • Vitor Modolo

    Parabéns pelo artigo! Muito motivador e útil 😉
    Continue sempre assim espalhando conhecimento e motivação!
    Abraços

  • Daiane Alves

    Excelente artigo! Muito bom! Por acaso o encontrei, mas não por acaso vou acompanhá-lo a partir de agora! Parabéns pelo trabalho!

  • José Ricardo Felício

    bom dia, este artigo é simplesmente fantástico…. assim como todos que eu li aqui no blog. Parabéns Danilo, continue nos incentivando a estudar cada vez mais. Vou passar e darei meu depoimento aqui como esse artigo foi importante ….bora MPU !!!!!!

    • Que lindo ler seu comentário, José! Fico muito feliz por estar ajudando.

      Abraço!

  • Afonso Rosa

    Nossa! Muito bom!
    Estava estudando para outros concursos e estou começando a minha jornada no MPU agora.
    Vamo que vamo! Sempre em frente!