Como estudar para passar no Concurso Técnico INSS 2016

Técnico INSS 2016

Há muito estive na expectativa de que o edital do Concurso para Técnico INSS fosse publicado, para que pudéssemos, aqui no Segredos de Concurso, ajudar aos milhares de leitores a estudar corretamente para o concurso. Chegou a hora: o edital já foi publicado, e desde então venho analisando ponto a ponto para lhe ajudar a passar naquele que é o concurso mais esperado do ano.

Antes de tudo, quero alertar que aqui, por enquanto, só vou tratar do concurso de Técnico do Seguro Social, que está disponibilizando 800 vagas. Nos próximos dias, após estudar o edital, farei um novo artigo sobre Analista do Seguro Social, que está com 150 vagas abertas. Uma coisa de cada vez (risos).

Neste artigo vou lhe mostrar detalhes e materiais pouco considerados pela maioria dos concorrentes, para que você já inicie com um grande diferencial no Concurso Técnico INSS 2016. O artigo está dividido nas seguintes partes:

  1. Os requisitos básicos para se tornar um Técnico INSS
  2. As vantagens e funções do Técnico INSS
  3. O que você precisa estudar
  4. Detalhes pouco explorados do edital do Concurso
  5. Materiais para turbinar sua preparação
  6. Outras dicas e prazos

Tenho certeza que ao fim do artigo você irá se considerar mais seguro para seguir os estudos para o Concurso Técnico INSS 2016. Recomendo que leia com atenção cada detalhe, sem distração.

Vamos lá!

Os requisitos básicos para se tornar um Técnico INSS

Concurso Técnico INSS 2016

Antes de pensar em começar os estudos, você precisa saber se conseguirá preencher todos os requisitos para, caso aprovado, assumir o cargo. Imagina conseguir se dar bem na prova e depois ser desclassificado por um requisito básico?

Para que isso não ocorra, veja abaixo o que é necessário para tornar-se um Técnico INSS:

  • Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC;
  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Cumprir as determinações do edital.
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

E aí, você se encaixa em todos esses requisitos? Se não for o caso, ainda dá tempo de correr atrás.

As vantagens e funções do Técnico INSS

Técnico INSS 2016

É importante que você saiba que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é como se fosse o caixa da Previdência Social, que realiza os pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros. É no INSS onde são resolvidas questões relativas a aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e invalidez, além de pensão por morte, auxílios doença, acidente e doença por acidente de trabalho, salário-maternidade etc.

O Técnico do Seguro Social do INSS realiza atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, organização e execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica.

O Técnico INSS coleta informações, executa pesquisas, faz levantamentos e controles, emite relatórios e pareceres e também exerce, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Se você for aprovado no Concurso de Técnico INSS também poderá atender ao público, assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos, realizar atividades inerentes ao reconhecimento de direitos previdenciários, realizar atividades inerentes à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos e muitas outras atividades. É essa a carreira que você quer seguir?

Caso seja, saiba que será recompensado por um vencimento de até R$ 4.886,87, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico, GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social), em uma carga horária de 40 horas semanais.

O que você precisa estudar para o Concurso INSS

O que estudar para Técnico do INSS

Agora que você já sabe quais são os requisitos para se tornar um Técnico do INSS, vamos para a parte prática dos estudos. Os assuntos que você precisa aprender são os seguintes:

  1. Ética no Serviço Público
  2. Regime Jurídico Único
  3. Noções de Direito Constitucional
  4. Noções de Direito Administrativo
  5. Língua Portuguesa
  6. Raciocínio Lógico
  7. Noções de Informática
  8. Seguridade Social

Para facilitar sua vida, separei todo o conteúdo programático em um único arquivo PDF (de duas páginas), para que você possa fazer download e imprimir, usando para acompanhar seus estudos. Basta clicar aqui para baixar.

Detalhes pouco explorados do edital do Concurso

Detalhes do Concurso Técnico INSS 2016

É óbvio que num concurso extremamente concorrido como o de Técnico INSS qualquer ponto é importantíssimo, mas para estabelecer sua estratégia de estudos, vale a pena observar o peso que cada disciplina possui na prova. Neste concurso você pode ser eliminado caso não atinja as seguintes metas:

  • Caso obtenha nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos
  • Caso obtenha nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos
  • Ou caso obtenha nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas

A prova de Conhecimentos Básicos envolve todas as disciplinas, exceto o conteúdo de Seguridade Social, que são os Conhecimentos Específicos. As provas estão divididas assim:

  • Conhecimentos Básicos: 50 questões
  • Conhecimentos Específicos: 70 questões

Isso mesmo: a parte de Seguridade Social é a mais cobrada e a que tem maior peso, por isso, não ignore esse conteúdo!

São 120 questões no total, que você deverá responder em 3 horas e 30 minutos. Lembre-se que, nas provas da Cespe, organizadora do Concurso INSS 2016, uma questão certa vale 1 ponto, uma questão errada vale menos 1 ponto e a não marcação de uma questão não vale nada.

Quer entender melhor as provas da Cespe? Leia o artigo que fiz exclusivamente sobre esta banca: “Como vencer a Cespe: a mais temida banca de Concursos“.

Outra dúvida bastante comum entre os candidatos é sobre a escolha do local onde irá trabalhar. O edital deste ano diz que os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, de acordo com sua classificação, em data oportuna, após o resultado final no concurso, para escolha da Agência da Previdência Social onde será lotado. Mas é bom lembrar que a sua agência estará vinculada à Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição.

(Logo abaixo vou lhe fornecer o link para baixar o edital completo, onde você encontra a localização de todas Gerências Executivas e agências do INSS em que poderá trabalhar, caso aprovado).

Materiais para turbinar sua preparação

Concurso Técnico INSS

Já postei aqui um pacote de materiais para o Concurso do INSS 2016, que você pode baixar neste link. Embora esses materiais estejam defasados, pois se referiam ao edital do concurso anterior, ainda há boa parte dele que vale a pena ser observado.

Além disso, tenho agora algumas outras dicas. Vamos lá:

Cartilhas sobre novas leis de Direito Previdenciário

Encontrei duas cartilhas que vão lhe auxiliar a entender as novidades recentes da legislação de Direito Previdenciário no Brasil.

São leituras fáceis, simples e introdutórias para quem está iniciando os estudos sobre o tema (podendo servir até mesmo para o candidato mais experiente relembrar algumas coisas).

Cartilha 1 | Cartilha 2

Curso de Atualidade do Direito Previdenciário

Muitas mudanças ocorreram na área de Direito Previdenciário nos últimos tempos, e você que vai fazer o concurso de Técnico do INSS 2016 deve estar completamente atento a esses detalhes.

Encontrei um Curso de Atualidade do Direito Previdenciário que vai contribuir bastante com a sua preparação nesse sentido. O curso é ministrado pelo professor Sergio Henrique Salvador e está disponível gratuitamente no Youtube. Os links das aulas estão a seguir:

Aula 1 | Aula 2 | Aula 3 | Aula 4 | Aula 5

Manual de Informática

Informática é uma das disciplinas previstas no edital, tendo uma das partes importantes dos seus assuntos a suíte LibreOffice. Para melhorar seu desempenho nesta disciplina, pegue este manual do pacote de programas.

Quer treinar na prática? Instale o programa no seu computador após fazer o download neste site!

Manual de Redação

Outra disciplina importantíssima no nosso concurso é Língua Portuguesa, que prevê a cobrança do Manual de Redação da Presidência da República. Baixe ele aqui, e comece a se preparar para qualquer questão sobre o tema.

Materiais Completos

Embora os materiais indicados acima sejam muito interessantes, eles são complementos a uma preparação a partir de materiais completos, que dificilmente você encontrará (com alguma qualidade) 100% gratuitos.

Tenho indicado aqui no Segredos de Concurso duas produtoras de conteúdo para concurso, que até então tem me agradado: a Estratégia Concursos (de qualidade muito alta mas de preços menos atraentes) e a Nova Concursos (de qualidade satisfatória e preços bem interessantes).

A dica que deixo é combinar os materiais que estou passando aqui com cursos e apostilas dessas editoras (feitas baseadas no edital por professores especialistas no concurso).

Prazos e outras dicas

Prazos para o Concurso Técnico INSS 2016

Para passar no concurso de Técnico do INSS 2016 você precisará fazer um cronograma de estudos considerando o dia 15 de maio de 2016 como data da prova. São mais de 100 dias entre o lançamento do edital e o dia da prova. Considerando a maioria dos concursos, esse é um prazo bem extenso.

As inscrições serão entre as 10 horas do dia 4 de janeiro de 2016 e 23 horas e 59 minutos do dia 22 de fevereiro de 2016, pelo valor de R$65 reais. Para isso basta acessar o site da Cespe – www.cespe.unb.br.

Se você tem problemas com falta de tempo para estudar, visite essa coletânea de artigos sobre otimização de tempo. Se você precisa de motivação, leia tudo isso que já publicamos aqui. Se a questão é organização do espaço de estudo, veja esses outros artigos.

Ah… Ainda não baixou o edital com todas as informações do concurso? Pegue agora!

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo vimos informações, dicas e materiais essenciais para que você possa ter uma preparação minimamente adequada para o Concurso de Técnico INSS 2016.

Aprendemos os requisitos, prazos e conteúdo programático do certame, e descobrimos materiais para download.

Agora preciso de você!

E então, o que achou deste artigo sobre o Concurso Técnico INSS? Preciso muito da sua opinião para aperfeiçoar minhas publicações aqui no blog.

Deixe um comentário dizendo o que achou, e ajude a manter esse trabalho vivo. É sua manifestação que me empolga a manter o conteúdo aqui. Leio todos os comentários aqui, e respondo na primeira oportunidade que tenho.

Até a próxima!

😉

  • Aline

    Olá Danilo! Muito obrigada pela ajuda. Este artigo foi muito valioso 🙂

  • Douglas Ferreira

    Bom Dia, Obrigado pela complementação ótima , me sinto seguro em saber de pessoas que disponibilzam opiniões e materiais seguros, obrigado ! #minhaprovação #seraõlembrados

    • Show de bola, Douglas! Vamos em frente. Rumo à aprovação! 🙂

  • Alessandra Guimarães

    Danilo, muito bom este artigo! Muito Obrigada! Estou mais segura e confiante…
    Sobre os materiais completos, o que você acha da apostila do CONCURSOS ALFA?

  • Thábata

    Obrigada, Danilo! Gostaria de fazer uma observação, que inclusive foi objeto de questões em provas passadas: INSS (Leia-se: Instituto Nacional do Seguro Social) E não “Seguridade” Social. Saber disso pode fazer a diferença entre um ponto positivo ou a perda dele.

  • Pingback: ()

  • Airton Moraes

    Parabéns pela iniciativa, obrigado pela dicas! São pessoas como você que fazem da internet um lugar onde podemos encontrar solidariedade e conhecimento! Continue com essa excelente iniciativa.

    • Muito obrigado, Airton! Comentários como este nos deixa bastante empolgados para continuar!

  • Alexandre

    Olá! Parabéns pelo artigo. É sempre válido achar informações e novidades nessa maratona de estudos e que nunca são demais. O que VC tem a dizer sobre os cursos do IOB?!

  • Claudia Ohama

    Adorei a forma como VC abordou o assunto e parabéns pelo extrema organização do conteúdo!!!! Vou continuar lendo as suas publicações .

    • Fico muito feliz que tenha gostado, Claudia. Um grande abraço!

      🙂

  • Keomaa Gois

    muito bom o artigo

  • Nany

    Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, oque seria

    • Oi, Nany! Isso significa que você deverá escolher já no momento da inscrição a região em que irá trabalhar caso seja aprovada.

      • Auctoritatis2

        Aproveitando o tópico. Por gentileza Danilo me explique algo que não estou conseguindo compreender pois sou muito novato tratando-se de concurso pois será meu primeiro.
        Caso eu me classifique em 799 na geral isso nao garante minha vaga de acordo com esse sistema de Gerência executiva, nem a 6ª? Os muito piores podem ocupar as vagas do melhores?
        Exemplificando: Eu na classificação geral fico em 6° e escolho uma GE de uma vaga apenas com número máx de 5. Não sou nomeado?
        Outro exemplo: Supondo hipoteticamente que existam apenas duas GE e duas APS (uma com 1 vaga e outra com 799, excetuando-se o número máx para fins de entendimento) . Supondo que os 2000 colocados escolham a APS que tem apenas uma vaga, Isso significa que os 1999 melhores não serão nomeados e os outros 1999 piores serão?
        Espero ter entendido errado pois me parece um sistema bastante estúpido anti-meritocrático e baseado em sorte, onde os melhores não têm o direito de serem realocados em outras APS

        • Oi, Auctoritatis2! Alguns concursos Brasil afora já tiveram problemas com esse tipo de seleção. Vou procurar me informar melhor para ver se estou interpretando o edital corretamente. Mas tenho 90% de certezas que é isso mesmo. Até mais! Abraço!

  • Nany

    Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição, oque seria

  • Fernanda Rodrigues

    Boa tarde, achei super interessante o artigo, com certeza organizou as minhas idéias, pois decidi nesta semana que iria fazer essa prova e sinceramente não sabia por onde começar, acho que tenho pouco tempo pra estudar e tenho medo de comprar tantos matérias e não conseguir nem estudar a metade ate a data da prova.. Danilo, na sua opnião, pelo tempo que tenho ate a prova, consigo estudar todo o conteúdo programático? Ainda não tenho nenhum dos materiais que você indicou, não vi a extensão do curso completo, o q você me sugeri?
    Desculpa qualquer coisa, mas estou um pouco desesperada e quando decido alguma coisa busco de verdade as ferramentas certas pra conseguir chegar no meu objetivo.. Agradeço desde já e parabéns pela iniciativa.

    • Oi, Fernanda. Bom… Minha dica é, sim, para que você se empenhe o máximo possível para estudar. Dá pra ter um nível de estudo bom até o dia da prova, a depender do tempo que você tem disponível, da sua bagagem de conhecimentos e da qualidade dos seus estudos. Vai em frente! Minha dica é escolher um curso e uma apostila para ir acompanhando, além dos materiais gratuitos que já indiquei aqui.

      Sobre a Casa, eles têm bons materiais, mas não conheço especificamente o do INSS. Minhas dicas estão no seguinte artigo:

      http://segredosdeconcurso.com.br/apostilas-para-concursos/

      Vá em frente! Você consegue!

      🙂

  • Joice Kelly

    Muuito bom artigo, e muuito obrigada por disponibilizar este material!

  • Elaine Amaro

    Ótimo! Muito informativo e incentivador, Muito obrigada.

  • Rodrigo Junior

    Danilo, Muito Obrigado pelas as suas informações, são realmente muito valioso tanto para mim, quanto para qualquer candidato a vaga.. Obrigado mesmo, espero ver mais conteúdos tão interessantes.. 😀

  • Rodrigo Junior

    Danilo, Muito Obrigado pelas as suas informações, é realmente muito valioso tanto para mim, quanto para qualquer candidato a vaga.. Obrigado mesmo, espero ver mais conteúdos tão interessantes.. 😀

  • Tony Oliveira

    Muito show seu artigo meu velho. Parabéns !!!

  • Raffaela Farias

    Eu só tenho uma coisa a dizer: Sem sombra de duvidas, seu site é o melhor. Passei a tarde lendo seus artigos. Obrigada! 😉

  • Camila Borges

    Muito bom, super interessante esse artigo!! Quero muito fazer esse concurso porém não sei se conseguiria auxiliar meus estudos com Faculdade e emprego.. :/

    • Oi, Camila! Acredite e insista na sua vontade. Vale muito a pena. Abraço!

  • Carolina Marangoni

    OBRIGADA! nestes tempos de concorrência ler algo assim é demais!
    PARABÉNS.

  • Alexander Silvana

    Muito Obrigado pelo excelente artigo pessoas como você tem o meu respeito.
    Eu gostaria de mais uma ajuda, referente ao material das empresas citadas, com o material da nova concursos estarei bem servido? ou compensa eu me apertar e gastar muito com o material da estratégia?

    • Oi, Alexander! O material da Estratégia é, sim, mais completo, mas o material da Nova dá para ter uma boa preparação. Caso tenha alguma necessidade, pode-se buscar conteúdos extra (muitos deles gratuitos, como os que indiquei aqui).

  • Sara Pérola Rocha Lima

    Obrigada mais uma vez Danilo.

  • Carlos

    Muito bom o artigo meus parabens agora vamos dar um jeito de passar

  • Bárbara Bitencourt

    Ótimas dicas, adorei o site tirei muitas informações interessantes e realmente me deu uma motivada e uma luz para começar os estudos! Boa sorte a todos nós que faremos o concurso.

  • Fábio Arruda

    Excelente publicação, vou seguir atentamente também os passos aqui descritos. Obrigado!

  • Francisco Juliano

    Mais uma vez VC mandando bem nos artigos publicados e ajudando grandemente a nós concurseiros..! Valeu Danilo.

  • Pingback: ()

  • Karen

    Muito bom, Parabéns! Tenho uma dúvida eu entrei no site da apostila NOVA CONCURSOS e vi que são muitas apostilas para técnico, qual devo comprar? Percebi também que no manual não aparece “Seguridade social”.

  • Cláudio César Prates Junior

    Olá Danilo, tudo bem? estou estudando para o concurso, usando esse material que você forneceu , e mais alguns outros, tenho uma dúvida: eu peguei algumas provas do concurso para poder treinar, e a minha dúvida é a seguinte: quando que eu devo fazer esses simulados, tenho que estudar todas as matérias primeiro, ou no final de cada matéria posso fazer um simulado, pra ver como eu me sairia em determinada matéria?

    • Sugiro que faça os dois, Cláudio. Tanto durante quanto após os estudos. Simulados nunca são demais. Abraço!

      • Cláudio César Prates Junior

        Ok., Obrigado pelas Dicas Danilo

        De: Disqus [mailto:notifications@disqus.net]
        Enviada em: sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 11:22
        Para: claudio-p-j@hotmail.com
        Assunto: Re: Comment on Como estudar para passar no Concurso Técnico INSS 2016
        “Sugiro que faça os dois, Cláudio. Tanto durante quanto após os estudos. Simulados nunca são demais. Abraço!”
        [Disqus]

        [http://a.disquscdn.com/1452131778/images/email/icon-gear.gif] Settings [http://a.disquscdn.com/uploads/users/15738/1916/avatar92.jpg?1452217825]

        A new comment was posted on Segredos de Concurso

  • Leana Lamar

    Excelente. Dicas e material de apoio maravilhosos. Danilo muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Tem uma coisa que não entendo: quando o candidato marca uma questão errada e anulam uma certa. Na prática, como isso funciona? Abraços.

  • Bruno Santos

    Qual será a data da pose? Pois faço 18 anos dia 15 de abril

  • Denny Santos

    Parabéns, esse conteúdo é muito rico em informação e irá me ajudar muito!!!!

  • Danilo Rocha

    Olá Danilo, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo blog!

    “A dica que deixo é combinar os materiais que estou passando aqui com cursos e apostilas dessas editoras.”

    Qual a melhor combinação possível de materiais deste artigo e das editoras citadas? Se fosse prestar o concurso, como montaria esta combinação?

    Preciso focar e finalizar sem erros a compra do conteúdo para estudo o mais rápido possível, porém estou em dúvida, agradeço se puder ajudar.

    Abraço!

  • Rafaela Santana

    Não consigo fazer download dos materiais. A página apresenta erro! 🙁

    • Oi, Rafaela! Veja as configurações do seu navegador. Todos estão baixando normalmente. Acabei de testar. Abraço!

  • Rafaela Santana

    .

  • Luciana

    Ola, Danilo. Parabens pelos seus posts. Eu adora e acompanho sempre. Gostaria qu me tirasse uma duvida. Se eu ficar em sexto lugar e a gerencia que escolhi tem apenas uma vaga, mas eu passei entre as 850 vegas. Como fica minha situacao? Eu estou fora do concurso??? Obrigada.

    • Oi, Luciana! Estou com bastante dúvida em relação a isso também. Estou tentando ter alguma certeza. Assim que tiver, te aviso. Abraço!

  • Paulo Henrique

    Danilo, entre as matérias informadas ali que são 8! não vem descrito Direito Previdenciario, é o mesmo que Constitucional ?

    • Oi, Paulo! Direito Previdenciário está na parte de conhecimentos específicos. Abraço!

  • Elaine Alves

    Ótimo artigo, esclareceu vários pontos do Concurso, indicou materiais super importantes, enfim, parabéns pelo artigo e também pelo blog!

  • Neto Lopes

    Muito bom amigão, bom artigo, muito objetivo, acompanharei sempre o que postar por aqui.

  • Aline Pereira Vieira

    Adorei o artigo, é difícil achar um deles tão preparados assim, com vários links e etc. Beijo !!!

  • Vanessa Grandin

    Gostei de todas as dicas e recomendações. Parabéns pela iniciativa !

  • Wesley Venancio

    Cara, excelente artigo, eu estava completamente perdido antes disso!! Obrigado!!

  • carlos

    Muito bom este artigo, informações validas, organizado e leitura ótima! Parabéns! Obg pelas informações!

  • Marcia frança de sales

    Adorei, esclarecedor e motivador também!

  • maria cristina

    Cara, vc é feraaa, muito obrigada por tudo, excelentes dicas, salvei todos os materiais. Estava em duvida entre a apostila da Nova e da Vest, vou comprar da Nova seguindo tua orientação e tbm pelo preço. Amei teu blog, ta salvo aqui nos meus favoritos, obrigada pela tua dedicação em nos ajudar , Deus te abençoe!!!

  • William

    Muito obrigado pelo conteúdo Danilo, estou organizando tudo direitinho aqui. Que Deus te abençoe!

  • Tobias Santos

    Valeu muito obrigado, esclareceu muita coisa e mostrou por onde começar meus estudos.

  • Katia

    De grande ajuda os artigos, leio um atrás do outro! Parabéns!

  • José Lúcio JP

    Boa noite achei ótimo o material disponível no blog! Valeu amigo.

  • Igor Romualdo

    Parabéns e obrigado!

  • alino bezerra

    kra vc he Nota 1000…
    me ajudou mto estou mto mais confiante e tenho certeza qq irei fzer uma boa prova obg msm por motivar pessoas como eu.
    Vllw

    e pra quem vai fazer prova boa sorte a todos.

  • Isa Prioli

    Muiiiiito obrigada, me ajudou muito. Ainda mais pois estou estudando por conta própria isso foi uma mão na roda! <3

  • Lucas Felipe Nogueira

    Cara, ótimas dicas, tenho certeza que vai ajudar muita gente empenhada na aprovação!

  • Mônica Mendes

    agora eu estou mais confiante na minha aprovaçao! Exelentes dicas! Muito obrigado 😉

  • Vania

    Olá boa noite!Era disso que eu estava precisando,ler tudo que acabei de ler nesse blog.Fantástico!Estou mais animada para estudar.Nossa,você tem uma riqueza de detalhes muito importante.Muito obrigado por me incentivar pois preciso urgentemente dar uma guinada na minha vida,preciso passar em um concurso público e não estava sabendo nem por onde começar.Obrigado!

  • Pingback: ()

  • Brunno Henrryck

    Cara te agradeço muito, encontrei praticamente tudo o que precisava no seu blog. Agora tenho certeza que serei aprovado, muito obrigado Danilo, voltarei em breve para agradecer novamente pela minha aprovação Rs Tenha um bom dia.

    • É isso mesmo, Brunno! Aguardo ansioso seu retorno anunciando a aprovação. Forte abraço! 🙂

  • Show de bola, Nadinne! 🙂

  • IL SR Toledo

    Suas dicas são perfeitas e completas. Obrigada por dedicar seu precioso tempo a nos ajudar. Atenciosamente . Ilza

  • Renan

    Ótimo trabalho, artigo objetivo e claro. Parabéns, e obrigado pela ajuda

  • Otavio Alves

    Bom trabalho, Danilo! Me norteou para começar meus estudos! Obrigado!

  • João Paulo

    Vc é o cara!!!

  • Jussara Carvalho Muniz

    Muito bom!!!
    Achei tudo muito interessante.
    Depois do que li me senti capaz de realizar o concurso.
    Muito obrigada!

  • Levi Sanger

    EU vou completar 18 anos apenas em novembro! Existe chance de eu conseguir assumir o cargo caso passe?

    • Oi, Levi. Minha dica é que verifique, no edital, o cronograma do concurso. Abraço!

  • L. Lawliet

    Danilão meu amigo, to com uma duvida cruel sobre o concurso e minha escolaridade, você poderia me ajudar?
    Eu procurei em todos os sites e não achei nada.
    Enfim, a duvida é a seguinte, eu no momento estou cursando o terceiro ano do ensino médio, e como é o ultimo ano, queria saber se é possível fazer a prova do concurso nessas condições…
    É possível?
    Por favor, me responde o mais rápido possível, o prazo das inscrições já estão acabando, e eu preciso da sua resposta…
    Eu já tenho estudado tanto tempo pra esse concurso, comprei vários livros, e estou me dedicando bastante pra passar, por favor me ajuda, porque eu só tenho até segunda feira (22) pra me inscrever…

    Att Henrique

    • Oi, Henrique. Sugiro que faça a inscrição. A entrega de documentos (inclusive certificado de conclusão do Ensino Médio) ocorre geralmente quando você for tomar posse no cargo. Abraço!

  • Roseane Nobrega

    Danilo, adorei seu blog, era tudo que precisava para iniciar meus estudos..queria agradecer imensamente por disponibilizar todo material e tbem pelos post que me manda por email…super obrigada meu querido de coração! Vc, não imagina como me ajudou..melhor, esta ajudando…te desejo tudo de melhor!! Obrigadaaaa!!

  • JESSICA CRISTINA

    Show de bola esse post! Parabéns por publicar uma material tão rico para quem está nessa batalha de concursos! E que voce continue postando materiais como esse..rsrsrs Me ajudou muito!Obrigada!

  • Ronaldo Reis

    Parabéns pela matéria, excelente e material complementar muito bom… obrigado por compartilhar.. agora bora estudar…

  • Evandeson Lucas

    Quando é a posse???
    Porque tenho 17 anos e completo 18, dia 1 de setembro, e ja vi umas perguntas anteriores e voce mandou olhar no edital, mas nao tem a data de posse no edital

    • A data da posse é sempre muito relativa, Evandeson. Depende da vontade da administração. Abraço!

  • Oi, Rosalice. Acredite em você! Com certeza conseguirá um bom resultado. Além disso, lembre-se: estudar nunca é demais. No momento certo os resultados virão. Abraço!

  • Lauriete

    Olá! muito obg pelas dicas, Danilo. Foi uma pena ter visualizado essa publicação tardiamente, mas ainda sim valeu muito a pena, pois estou adentrando agora nesse incrível “mundo dos concursos”. Agora vou ficar ligada nas próximas publicações. Super abç!

  • Parano1a Gam3s

    Muito bom!! Gostei bastante..vlw Pelas dicas!!

  • Jenifer

    Danilo, meus parabéns pelo conteúdo super bem elaborado e de alta ajuda. :))
    Agora só dar continuidade aos estudos.

  • Flavio Silva

    Oi Pessoal, Encontrei Uma Boa ferramenta Pra Quem Quer Estudar Pra Passar Em Concursos Do INSS.
    Tem de tudo, Planilha de Estudos, Atualizações de Direito Previdenciário, Cursos Completos de Questões Comentadas CESPE,
    Quase 5.000 questões comentadas, Acesso a acervo completo e personalizado de materiais de estudos Este acervo é 100% atualizado (2016). Áudios para Estudo, Questões Para Treinar CESPE Diversas questões passadas da Banca CESPE, Guia de Estudos.
    PRA QUEM QUISER VOU DEIXAR UM VÍDEO ABAIXO EXPLICANDO TUDO.

    >>>>> http://bit.ly/Seja_aprovado_em_Concursos

  • Wiris Ferreira

    Parabéns por essa atitude, me ajudou bastante.

  • Bruna Priscilla

    Artigo valioso em todos os sentidos. Muito obrigada Danilo e parabéns pela atitude nobre.

  • ivan costa

    Danilo… muito obrigado…. agora já tenho noção por onde começar…. era tudo que eu estava precisando

  • Bruna

    Excelente site, recheado de dicas!! Eu só lamento ter deixado estudar em última hora, comecei no fim de fevereiro desse ano, larguei meu emprego pra entrar nesse mundo dos concursos, quando vi a oportunidade do INSS, aí que fiquei pirada, mais de lá pra cá, me empenhei o mais profundo que pude, abdiquei de sair, ficar em redes sociais, até meu filho deixei um pouco de lado, meu namorado tbm, sempre me apoiando e entendendo “minha ausência”, estudava o dia inteiro e a boa parte da noite, aguentei a pressão aqui em casa das minhas irmãs dizendo que sou uma desocupada, e que não ajudo nos serviços em casa. Mais sinto que todo meu esforço ainda é insuficiente para passar nesse concurso. Me arrependo de não ter me atentado mais para esse concurso e ter deixado ser tarde para estudar. Acredito que aprendi muito conteúdo, principalmente de direito previdenciário, nunca tinha visto, mais amei aprender. Eu não vou parar se não conseguir, vou focar nos próximos concursos e não deixar nada para última hora, são oportunidades que estão aí pra gente agarrar. Com forças de Deus a gente sempre vence, basta acreditar, ter paciência, perseverança e não desistir, a minha vontade de vencer na vida é enorme, minha sede de vitória é vultosa, meu anseio de mudar de vida é imenso.

    • Que lindo depoimento, Bruna. Fantástico relato! É isso. Compreendo tuas dificuldades, mas não abaixe a cabeça. Veja esse como apenas um primeiro passo. Você vai vencer! Abraço!

  • Martinho Batista

    obrigado!!!!!!

  • Winshton Fonseca

    Olá,passando por aqui para mostrar esse vídeo incrível com dicas que eu encontrei nas minhas buscas, confira vou deixar o link abaixo você não vai se arrepender, esse vídeo me ajudou muito nos estudos 😛

    http://bit.ly/1XlmfPj

  • aquila chagas

    estava eu praticamente fora do assunto a cerca de tudo do INSS esse artigo trouxe a minha mente um esclarecimento muito compreensivo sobre cada pontos abordados acima. obrigado pelos esclarecimentos e pelos pdf de ajuda que me ajudará na minha compreensão. estarei buscando por mais informações sobre os assuntos específicos e que eu encontre algo tão relacionado do que eu encontrei nesse assunto tão esclarecedor. obrigado mais uma vez

  • Caio Gonçalves Coelho

    Resultados de trabalho bem feito… 1 ano depois e esse artigo ainda salvando a vida dos concurseiros. Nota mil.

  • Gilmar Jesus

    Parabéns pelo conteúdo, é de extrema valia para mim. Continue sempre assim!

    Carlos

    http://concurseiropaulista.com/

  • Cristine Victoria

    Excelente página! Sou concursada dos correios e como todos sabem a empresa está passando por “momentos difíceis”. Decidi então me preparar para outros concursos e assim melhorar de vida. O INSS é um sonho, prestei 2 concursos para o cargo mas não havia me preparado o suficiente, na verdade não me dediquei aos estudos, mas agora foquei no assunto e quando vim pesquisar na internet sobre a prova, edital e meios de estudos teu site foi o primeiro que apareceu e achei bem completo, até me deu uma motivação a mais. Obrigada pelo tempo que você disponibiliza para ajudar pessoas como eu. Bom dia e abraços.

    • Eu que agradeço pela visita e palavras carinhosas, Cristine. Persista no seu sonho!