5 conselhos para o candidato que estuda em cima da hora

Concurseiro atrasado

Não sei se você conhece o Princípio de Pareto, descoberto pelo economista e sociólogo Vilfredo Pareto, que desde que foi enunciado (no Século XIX) vem sendo observado em diversos setores de análise da sociedade e da política.

Pareto chegou ao seu princípio ao perceber que 20% dos proprietários de terra na Itália possuíam 80% das terras, enquanto os restantes 20% das terras pertencia ao 80% da população restante. Desde então, em várias áreas essa relação 80/20 é aplicada (agricultura, empreendedorismo, educação etc).

Na preparação para concursos públicos há uma observação onde o Princípio de Pareto torna-se bastante significativo. O que ocorre é que 80% dos candidatos a concurso público estudam em cima da hora, e esse grupo fica com 20% das vagas disponíveis. 20% dos candidatos a concurso público estudam com antecedência, e esse grupo de candidatos fica com 80% das vagas disponíveis.

Ou seja, quem estuda com mais antecedência tem muito mais chances de ser aprovado, em comparação com aqueles que não se antecipam. Mas a pergunta que fazemos aqui é a seguinte: o que fazer se, por algum motivo, a antecipação não ocorreu, e você precisa estudar “em cima da hora”? Como agir para garantir a aprovação entre esses 20% de vagas que geralmente ficam com os candidatos que não se anteciparam?

Neste artigo vou lhe dar conselhos imprescindíveis para conseguir um bom desempenho, mesmo que não venha estudando há muito tempo para o seu concurso. Vamos lá!

Aprenda a respirar

Concurseira respirando

Para muitas pessoas, a imagem que ilustra um concurseiro que estuda em cima da hora é alguém correndo agoniado, olhando nervoso para o relógio. Para mim, o concurseiro que tem pouco tempo para estudar antes da prova deve ter a imagem acima: alguém que está prestes a passar por um desafio mas que, apesar disso, mantém a calma para agir da melhor forma possível.

Uma técnica indispensável para o concurseiro que sente a pressão da proximidade da prova é aprender a respirar fundo enquanto reflete sobre a melhor forma de agir frente a algum desafio nos estudos. Embora seja um ato simples, respirar fundo pode lhe conceder os seguintes benefícios:

  • Diminuição do ritmo cardíaco e da pressão arterial;
  • Relaxamento dos músculos;
  • Diminuição da ansiedade e aumento da tranquilidade;
  • Melhora na qualidade da digestão;
  • Elevação da qualidade do sono.

Você deve aprender a ficar centrado. Embora a consciência do tempo perdido possa ser uma grande inimiga, ela deve ser usada como uma aliada, lhe dando mais força e disposição para recuperar o que ficou para trás. O desespero começou a aparecer? Respire, e siga com foco, compensando o atraso.

Sua ansiedade não importa

Concurseiro ansioso

Sou um entusiasta da mensagem contida na oração dos alcoólicos anônimos, que diz o seguinte:

“Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos, e sabedoria para distinguir umas das outras.” – Lema dos Alcoólicos Anônimos

Se você é um concurseiro sábio, terá a serenidade para aceitar que uma parte do tempo que você poderia usar para estudar já se foi, e que agora só lhe cabe agir racionalmente para reduzir o prejuízo. Não adianta dar vazão à ansiedade, “chorando pelo leite derramado”.

Apenas tenha a disposição para fazer aquilo que precisa ser feito.

Seja técnico

Concurseiro Técnico

Em qualquer área de atuação, a diferença do amador para o profissional é a utilização de técnicas. As técnicas nada mais são que práticas consagradas de alcançar resultados com menos tempo, risco e esforço.

Um concurseiro com limitações de tempo deve buscar utilizar técnicas que compensem seu atraso, trazendo qualidade aos estudos. Aqui no Segredos de Concurso já indiquei várias delas, que você pode testar e verificar a adequação com o seu perfil.

Leia nossa coletânea de artigos sobre ganhar tempo e aprenda várias técnicas sensacionais.

Alcance o meio termo

O equilíbrio do concurseiro

Não se exija a aprovação custe o que custar. Caso você não seja aprovado, a frustração pode fazer com que desista de uma vez por todas de estudar. Ao mesmo tempo, não abra mão de ter um grande desempenho na prova.

Lembre-se que, mesmo sem ser aprovado de primeira, a intensificação dos estudos irá lhe tornar mais preparado tanto para um próximo concurso do mesmo cargo quanto para qualquer outro concurso que você deseja fazer. A consciência de que uma derrota não vai lhe abalar é muito importante, assim como o entendimento de que estudar, por si só, já é uma vitória.

Defina prioridades

Prioridade para concurso

Se você já jogou xadrez deve saber que algumas peças no tabuleiro são mais importantes que as outras. Um peão perdido é menos prejuízo que um bispo, um bispo é menos valioso que uma rainha e assim por diante. Por isso, a estratégia de jogo deve sempre considerar a defesa das peças mais valiosas.

Nos seus estudos para concurso público a mesma lógica deve ser aplicada: existem assuntos da prova que são mais “valiosos” que os demais, e por isso devem ser priorizados na sua preparação – principalmente quando há pouco tempo até a prova do concurso.

Quais assuntos são esses? Para você entender melhor o que estou falando, peço um pouco de paciência, pois estou terminando de desenvolver um método com técnicas bem simples e objetivas para lhe ensinar quais assuntos devem ter prioridade na sua preparação.

Em breve publicarei o método aqui no Segredos de Concurso, tornando mais fácil você alcançar uma das vagas entre os aprovados, mesmo estudando com pouca antecedência. Cadastre-se abaixo para saber com prioridade:

[Conheça aqui o Método Concurseiro Turbo e aprenda a estudar de maneira inteligente pouco antes da prova acontecer!]

Faça parte do nosso Grupo de Estudo exclusivo!

Insira o seu melhor email abaixo para receber gratuitamente materiais, dicas e técnicas vão lhe levar à aprovação!>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O que aprendemos neste artigo

Hoje dei alguns conselhos para o concurseiro que não se preparou com antecedência e quer ter chances reais de aprovação. Vimos a importância da respiração, do controle da ansiedade, da utilização de técnicas, do equilíbrio e da priorização daquilo que realmente vale a pena.

Agora preciso de você!

Agora que concluímos este artigo, preciso que você deixe seu comentário falando o que achou das minhas dicas, e dando outras dicas para os demais leitores. Certamente você utiliza técnicas e práticas que são úteis para outras pessoas.

Para mim é muito importante ter um retorno. Leio todos os comentários e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉

19 Comentários


  1. Bom Dia Danilo Tudo bem? estou querendo revisar as matérias que já estudei, e fuçando na net achei tutoriais,que dizem que devemos fazer fichas de resumo, que estas ajudam na hora de revisar e memorizar o conteudo lido, o que eu gostaria de saber é como posso fazer essas fichas de resumo?tem alguma tecnica ou não? você tem algum artigo que exemplifique melhor isso?

    Desde já Agradeço!

    Responder

      1. E onde eu poderia achar essas fichas, existe algum modelo, pra eu ver como se faz?
        De: Disqus [mailto:notifications@disqus.net]
        Enviada: segunda-feira, 25 de janeiro de 2016 14:52
        Para: claudio-p-j@hotmail.com
        Assunto: Re: Comment on 5 conselhos para o candidato que estuda em cima da hora
        “Oi, Cláudio! Você pode utilizar fichas ou as próprias anotações que faz nas suas apostilas e livros. Veja como fiz para ser aprovado – https://segredosdeconcurso.com.br/revisao-concurso-publico/
        [Disqus]

        [http://a.disquscdn.com/1453501454/images/email/icon-gear.gif] Settings [http://a.disquscdn.com/uploads/users/15738/1916/avatar92.jpg?1453727190]

        A new comment was posted on Segredos de Concurso

        Responder

  2. Excelente artigo,Danilo.
    Gostaria de sugerir como tema , e acho que é uma grande dúvida que permeia nossas mentes, o modo correto de fazer a chamada ”síntese do edital”.
    É algo vendido como ”segredo” , ou algo que só em ‘coaching” se conseguiria corretamente.
    E se possível, aí sim correndo o risco de estar pedindo demais…rs , que fosse disponibilizado alguns editais sintetizados de provas de grande interesse como PRF , PF, INSS…e etc..
    De qualquer forma, obrigado pelos ótimos artigos.
    Abraço

    Responder

      1. Prezado Danilo,bom dia
        Onde está aquele artigo prometido sobre os editais resumidos? rsrs
        Estamos aguardando ansiosamente, pois será de grande valia.
        Forte abraço e obrigado

        Responder

  3. Muito proveitosa sua informações,pois usar técnicas de estudo faz a grande diferença,muito obrigado.
    Antonio Francisco.
    Escada-PE.

    Responder

  4. Obrigado pelos conselhos, Danilo. Infelizmente me enquadro neste perfil de candidato…correndo contra o tempo. Mas com muita determinação e fé em Deus estarei nesses 20% do INSS. Abraço!

    Responder

  5. OLÁ É IVANILDO, EU SOU GRATO E ACHEI FASCINANTE SUAS TÉCNICAS E GENEROSIDADE DE COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS, QUE AJUDA PESSOAS ASSIM COMO EU COM ESTRATÉGIA DE PARTICIPAR DE CONCURSO, MAIS COM ENTUSIASMO, FÉ E FORÇA DE VONTADE DE APRENDER E ALCANÇAR OS OBJETIVO.
    DEUS TE ABENÇOE DIA A DIA.

    Responder

  6. Parabéns Danilo, estou ansiosa para receber o seu novo artigo com as técnicas para estudo!!!Obrigada.

    Responder

  7. Perfeito! Danilo,como sempre tendo a nobreza de ajudar aos outros! Neste caso, concurseiros de última hora!
    Obrigada pelas orientações!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *