Estudar para concurso em curso presencial ou à distância?

Estudar à distância ou presencial para concurso?

Atualmente as possibilidades e formas de estudar para um Concurso Público são bastante variadas. Hoje já é possível cada um definir sua própria forma de se preparar, coletando material de estudo de várias fontes, comparando sua produtividade em cada uma delas para definir o melhor caminho a seguir.

O grande diferencial da atualidade é a internet como meio de acesso aos assuntos que precisamos estudar. Diferentemente do ensino tradicional, já é possível assistir aulas sem sair de casa, no horário que preferir, da disciplina que quiser. Mas antes de se agarrar a essa possibilidade, que bem utilizada pode ser incrível, é bom lembrar o que disse Simone de Beauvoir:

“O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade” – Simone de Beauvoir

Aplicado à nossa realidade, o que isso significa? Simplesmente que você possui uma configuração mental e um estilo de vida que podem não ser muito propícios para exercer a liberdade de estudar em casa. Ou seja, mesmo sendo livre, você possui uma lei própria que vai definir o nível da sua liberdade. Creia: o ensino tradicional em cursinhos talvez seja melhor para você, lhe dando mais confiança e possibilitando aproveitar mais do conteúdo passado. Mas isso é só um talvez. Vamos discutir o assunto nesse artigo, lhe ajudando a escolher entre um curso presencial tradicional ou um curso à distância. Vamos abordar os seguintes tópicos:

#1. Você é disciplinado?

#2. Você está preparado para o contato com outros candidatos?

#3. Você tem acesso a cursos presenciais de qualidade?

#4. Quanto você pode pagar por um curso?

Vamos lá!

Você é disciplinado?

Estudar à distância não é para amadores. Você precisa ser bastante disciplinado para conseguir cumprir uma preparação com horários definidos por você mesmo. Ao conseguir estar disponível no horário que você quer, é preciso ser consciente de que deve estar dedicado apenas à aula do curso. Nada de Facebook, nada de celular, nada de email, nada de dar atenção ao filho, à televisão, ao amigo que chega para lhe visitar.

A flexibilidade do horário pode lhe levar à conhecida postura da procrastinação. Essa palavrinha incômoda que significa adiar o que você precisa fazer, deixar para a última hora o que pode ser feito agora. Muitos candidatos conhecem bem a seguinte programação mental: “eu tenho tempo, então não vou estudar agora, mais tarde vejo isso”. O resultado é perder a oportunidade de estudar e/ou estudar com bem menos qualidade posteriormente.

Num curso presencial o olhar dos professores e dos colegas vai regular a sua conduta. Você não terá as distrações e as tentações que teria em casa. Tarefas e atividades são sugeridas e cobradas no “olho a olho”. Você se envergonhará de chegar atrasado e de não prestar atenção.

Você está preparado para o contato com outros candidatos?

Grupo de estudo para Concurso

Muita gente adora ter contato com outros candidatos para trocar experiências, receber dicas de material e métodos de estudos, saber mais sobre a futura profissão etc. Mais do que isso, alguns candidatos aprendem muito mais quando estudam coletivamente. Isso mesmo! Para mim, isso é horrível, pois possibilita cortes na milha timeline durante o estudo. Mas há quem goste muito de estudo em grupo. É o seu caso? Cursos presenciais vão lhe favorecer.

Por outro lado, há quem verdadeiramente não pode entrar em contato com outros candidatos pois simplesmente pira. Como assim?

Conheço muitos candidatos que se sentem mal ao ouvir um concorrente falar que está estudando muito, que está motivado para o concurso e que está confiante na aprovação. Se você tem problema de autoestima, se não confia no seu taco e considera que não está se preparando adequadamente, evite o contato com outros candidatos. Pelo menos enquanto não aprende aqui no Segredos de Concurso a estar motivado e estudando adequadamente. 😉

Você tem acesso a cursos presenciais de qualidade?

Em grandes cidades (como São Paulo e Rio de Janeiro) você provavelmente tem à disposição um leque bem grande de cursos presenciais para Concurso com bastante qualidade à disposição. Às vezes várias opções para um mesmo Concurso. Para saber a qualidade desses cursos basta ouvir quem já frequentou ou frequenta, pesquisar sobre os recursos disponíveis no site da empresa etc.

Mas quem mora em cidades menores encontra muita dificuldade para ter acesso a um bom curso preparatório para alguns concursos. Por terem a possibilidade de ministrar aulas em mais de um curso, os grandes professores tendem a se concentrar nos grandes pólos, deixando as cidades interioranas com menos referências.

Às vezes você precisa de um bom professor de disciplinas menos populares e não encontra.

Nesse sentido, a internet favorece bastante a vida de quem está longe das grandes metrópoles. A maioria dos grandes professores estão nos cursos mais conhecidos disponíveis na internet, e isso pode fazer muita diferença na sua preparação. Às vezes vale a pena enfrentar o desafio da disciplina (que citamos acima) em prol de melhores aulas.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Quanto você pode pagar por um curso?

Cursos presenciais costumam ser mais caros que cursos à distância. Existe todo um custo para manter um espaço com sala de aula, recepção, banheiros etc. Mas, a depender do cargo que você almeja e da qualidade do curso presencial que você tem disponível, pode ser que um curso à distância seja bem mais caro, principalmente se ele conta com professores renomados. A dica, como em tudo que envolve finanças, é pesquisar. Também há bastante diferença entre cursos à distância para o mesmo concurso, e cursos presenciais para o mesmo concurso. Vale a pena se dedicar um pouco às comparações.

O que aprendemos neste artigo

Neste texto mostramos a você os prós e os contras dos cursos presenciais e dos cursos à distância. Você deve considerar, antes de decidir por uma das opções, sua capacidade de ser disciplinado, a sua abertura para lidar com outros candidatos, os tipos de curso presencial que você tem em sua cidade e, finalmente, o preço.

Lembre-se que, em tese, não há nada de melhor nos cursos à distância em relação aos cursos presenciais – e vice-versa. O que há são diferenças que apenas você, se conhecendo, poderá definir como vantajosas ou não. Se preferir poderá adotar até um modelo misto, com algumas disciplinas à distância e outras presenciais, por exemplo. A melhor régua para isso é a sua personalidade e condições.

Para mim é muito importante que você deixe um comentário falando sobre suas experiências sobre esse contexto. Lembrando que em breve vou publicar outros artigos com dicas para se tornar mais disciplinado, para se relacionar melhor com outros candidatos e para escolher o melhor curso para você.

Comente abaixo, e até a próxima!

😉

  • Viviane

    Estas dicas já vão me ajudar muito pois tinha uma certa dificuldade em entender se estava estudando correta, mas agora posso ficar mais tranquila e saber que estou fazendo a coisa certa. Obrigado Danilo aguardo mais dicas.

    Viviane

    • Oi, Viviane! Que bom que nossas dicas estão lhe ajudando de alguma forma. Teremos muito mais dicas em breve, sim. Abraço!

  • Alex Ribeiro

    alguém saberia dizer, quais o melhor curso presencial, para a polícia federal em SP??? Eu sou da opinião que é bom fazer pelo menos uma presencial de qualidade e depois manter os estudos com os cursos pela internet. Porém, como estive um tempo fora do Brasil, não tenho mais idéia de quais os cursos que realmente valem a pena investir!!!!

    • Oi, Alex! Sugiro que você busque grupos no Facebook onde as pessoas compartilham dicas sobre o concurso do seu interesse. Perguntando por lá sobre cursos provavelmente vai encontrar dicas. Forte abraço!

  • Camila

    Danilo, o que você acha de estudar por livros para concursos? Vejo alguns coachings fazendo planejamento com base em páginas que tem ser lidas… o que vc acha?

  • Antonio Jorge

    Danilo, obrigado pelas dicas, são realmente valiosas. Estou iniciando esta jornada e creio que serão muito úteis.

  • Ricardo Villas Boas

    Artigo bem escrito e com equilíbrio. Parabéns!