Como estudar para Concurso sem tédio nem preguiça (garantido!)

Como estudar para Concurso sem tédio nem preguiça

Quando você pensa no quanto sua vida pode melhorar após a aprovação em um concurso público, sua motivação vai lá pra cima.

Dá vontade de comprar todos os materiais possíveis, estudar vinte horas seguidas, assistir dezenas de aulas dos assuntos que vão cair na prova.

O problema é que, não demora muito, provavelmente alguns dias depois, você esquece a importância desse objetivo, e acaba diminuindo o ritmo dos estudos chegando até mesmo a parar de estudar.

Isso ocorre porque o ser humano é dominado por sensações como o tédio e a preguiça, que são naturais em todo ambiente de monotonia e falta de novidades, algo que você não pode deixar ocorrer na sua preparação.

Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino – Thomas Atkinson

Mas como fazer para evitar que esses dois inimigos lhe atrapalhem? Como fazer com que sua jornada de estudos seja inspiradora e dinâmica?

Neste artigo vou revelar estratégias que irão revolucionar o seu ânimo para estudar, técnicas que usei e uso para me manter motivado em busca dos meus objetivos e que funcionam com qualquer pessoa.

Algumas delas você poderá aplicar hoje mesmo, tendo ganhos imediatos na qualidade dos seus estudos para Concurso Público.

Ah… No final do artigo dou uma dica secreta que pouquíssimas pessoas sabem sobre manter-se motivado para estudar.

Vamos lá!

Movimente-se!

Atividade Física para Concurso

Se você é concurseiro e não pratica atividades físicas saiba que está perdendo uma grande fonte de motivação e resistência para seus estudos. Resolva isso agora!

De acordo com especialistas, uma simples corrida é capaz de melhorar o funcionamento do Sistema Nervoso Central, um dos fatores chave para a produção de neurônios nas regiões associadas à aprendizagem e memória.

Melhora a qualidade do sono, autoestima, cognição, facilita a aprendizagem, reduz o risco de depressão, estresse e ansiedade.

Por tudo isso, praticar exercício físico é uma prioridade. Prefira atividades aeróbicas: corrida, ciclismo e natação. A qualidade dos seus estudos vai explodir com apenas meia hora por dia!

Eliminação em lista

Eliminação em lista para concurso

Uma das melhores sensações enquanto você estiver estudando para concurso público será a de cumprir suas metas. Lembre sempre que seu objetivo não é estudar uma quantidade de horas por dia, mas de aprender os tópicos do que vai cair no seu concurso.

Por isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Baixe o edital do seu concurso (se não estiver sido lançado ainda busque o edital anterior);
  2. Procure a parte que fala do conteúdo programático e imprima todos as disciplinas e tópicos previstos;
  3. Estude com o conteúdo programático ao seu lado.

Sempre que você concluir um tópico do conteúdo programático risque ele do edital. Isso vai lhe dar a sensação de estar cumprindo sua missão, e mostrará o quanto você ainda precisa se dedicar para concluir os estudos.

Qualificação das pausas

Dê intervalo nos seus estudos

Estudar ininterruptamente é um tiro no pé. Ao alongar o tempo de leitura desnecessariamente você estende a monotonia e acaba se tornando uma presa fácil para o tédio.

Dê pausas nos estudos com atividades que lhe deem prazer, e que movimentem seu corpo de algum modo.

Algumas práticas que podem ser feitas durante as pausas:

  • Fazer e tomar café ou chá
  • Molhar as plantas
  • Alimentar e brincar um pouco com animais domésticos
  • Olhar álbuns de fotografia
  • Usar jogos manuais (como o cubo mágico)
  • Concertar algum eletrodoméstico

Ao fazer pausas você movimenta seus estudos e revigora sua energia para continuar.

Contextualização dos estudos

Contextualização dos estudos para concurso

É péssimo estudar algo que você não vê aplicabilidade prática nem entende ao certo em que contexto aqueles conhecimentos se aplicam.

Para diminuir essa sensação de estudar algo que nunca será útil e importante, é preciso contextualizar os aprendizados.

Assistir filmes e documentários que falem sobre o assunto de seu interesse é muito importante para não só aprender um pouco mais, mas também para ver sentido no que você está estudando.

O mesmo ocorre com livros. Há diversos romances que contam histórias de advogados, por exemplo, e podem ser bastante inspiradores para quem vai fazer o Exame da OAB e outros concursos jurídicos.

Outra boa prática é conversar com pessoas que já trabalham na área do seu interesse. Elas vão lhe contar sobre os bastidores do cargo, sobre a rotina e os conhecimentos mais utilizados na profissão.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Recompensas

Recompensas para concurseiros

Qualquer empresa de sucesso sabe que seus funcionários trabalham melhor quando recebem recompensas por terem cumprido sua missão.

É verdade que o salário já é um pagamento pelo trabalho realizado, mas é preciso mais: distribuir “mimos”, elogios, participação nos lucros e outros benefícios que deixam o trabalhador motivado.

A mesma coisa acontece quando você está estudando para um Concurso Público. Além do grande benefício de conquistar a aprovação, você precisa de pequenos incentivos para manter o foco nos estudos, e permanecer motivado.

Sugiro que você faça isso diária, semanal e mensalmente. Veja algumas dicas de recompensa abaixo (você só deve se gratificar se alcançar sua meta nos estudos):

Recompensa Diária

  • Assistir um filme em casa
  • Assistir o episódio de um seriado ou novela
  • Jogar videogame (com limite de tempo)
  • Ler parte de um livro que lhe agrade
  • Fazer outras atividades em casa, que durem em média uma hora.

Recompensa semanal

  • Ir ao cinema
  • Almoçar fora ou ir à sorveteria, fast-food etc
  • Sair uma noite para a balada com os amigos
  • Visitar amigos ou parentes que morem na mesma cidade
  • Ir à praia
  • Fazer outras atividades fora de casa, que durem no máximo um dia.

Recompensa mensal

  • Viajar com o namorado(a) ou amigos(as)
  • Conhecer outra cidade
  • Passar um final de semana na casa de amigos ou parentes
  • Fazer outras atividades que durem no máximo um final de semana.

Uma dica secreta

O segredo para acabar com o tédio

De todas as dicas que coloquei neste artigo esta certamente é a mais importante.

Isto é algo que nunca li em lugar algum, mas que aprendi com a própria experiência, e que vou lhe dar de bandeja, agora.

Tire uma parte do seu dia, todos os dias, para buscar conhecimento sobre como aprender melhor.

Isso mesmo! Estude sobre como estudar. Conheça novos métodos, pesquise técnicas diferentes das que você usa, teste dicas dos diversos especialistas em concurso público que existem no Brasil (inclusive aqui no Segredos de Concurso).

Aprender sobre novas técnicas lhe deixa na expectativa de colocá-las em prática, e assim você passa a estudar mais e com mais prazer. Você se comporta como se estivesse em um laboratório testando o que funciona e o que não funciona na sua preparação.

Quando parei para refletir sobre as melhores práticas de estudo e comecei a desenvolver técnicas próprias (ensino boa parte delas aqui no blog), além de estudar o que outras pessoas indicavam, passei a estudar mais e com mais prazer para Concurso Público.

Se você está lendo este artigo, significa que já está fazendo isso. Então, não pare. Dedique pelo menos 20 minutos do seu dia aprendendo novas técnicas e métodos de estudo. Você vai transformar meros 20 minutos em muitas horas de estudo com muita qualidade.

O que aprendemos neste artigo

Neste texto você aprendeu técnicas para eliminar de uma vez por todas o tédio e a preguiça dos seus momentos de estudo.

Após constatar que estes são problemas sérios, que podem fazer com que você pare de estudar para o concurso dos seus sonhos, mostramos porque fazer atividades físicas, eliminar e riscar os tópicos do seu conteúdo, qualificar suas pausas, contextualizar seus estudos e criar um sistema de recompensas pode ser revolucionário na sua motivação.

Por fim, dei uma dica poderosa para fazer com que você passe a ter uma vontade compulsiva de estudar.

Tenho um convite para você!

O que achou deste artigo? Como você está lidando com o tédio e a preguiça na sua preparação para Concurso Público?

Para mim é muito importante que você deixe um comentário logo abaixo dizendo o que achou e o que tem feito em relação a esses problemas. Isso é fundamental para que eu possa continuar publicando e aperfeiçoando as discussões aqui no Segredos de Concurso. Sempre leio e respondo, no menor tempo possível, a todos os comentários.

Até a próxima!

 

😉

  • Jaqueline

    Muito boas essas dicas! Fico cada vez mais inspirada a alcançar meus objetivos quando leio este tipo de artigo! Para enfrentar a preguiça e o tédio (os quais já me fizeram desistir algumas vezes) procuro focar cada dia em uma matéria, concentrando-me o máximo possível no que estou estudando! Sem exagerar e sem me desesperar! Procuro estudar com calma, quando canso, paro, faço outras coisas, depois volto com a energia renovada! Mas antes disso, quando decidi voltar a estudar para concursos, coloquei na minha cabeça qual era o meu objetivo e agora sigo decidida e determinada a alcança-lo com foco! Isso também me faz deixar o tédio de lado, estudo pensando na possibilidade de melhorar a minha vida e isso só depende de mim!

    • Legal, Jaqueline! Com essa determinação você vai alcançar seu objetivo.

      Grande abraço!

      • Jaqueline

        Isso aí Danilo! Obrigada! 😉 Abraço!

  • Gabriela P B

    Gostei bastante desse artigo!
    A pausa, eu tenho feito e realmente constato com ajuda muito! Gosto de fazer coisas que movimentem o corpo já que ficar muito tempo sentada é cansativo. Então, alongar me traz uma sensação muito boa! Praticar exercícios ainda não é rotina, mas é fundamental para descarregar um certo estresse que vai se acumulando.
    Sobre a dica de assistir filmes, documentários e livros para contextualizar, eu já tinha lido sobre em algum lugar pela internet e até tentei fazer, mas tive dificuldade em encontrar os filmes ou livros com o tema (também porque estava com o tempo apertadinho).
    Uma sugestão para um possível post futuro seria dar indicações de livros, filmes, etc. que tratem de alguns temas recorrentes em concursos. Para mim seria útil.
    Bom, sobre a dica final, minha maior inspiração foi este blog, mas admito que não pesquisava diariamente. Colocarei a dica final em prática!
    Obrigada!

    • Que legal seu comentário, Gabriela. Vou preparar algo com livros e filmes sim… Grande abraço!

      🙂

  • Theo Magno

    Excelente artigo, eu sou muito preguiçoso! Meu foco dura uma semana ai caio nas tentações,sou disciplinado em coisas praticas (atividade física, dietas…mas estudo, meu gás acaba logo, rsrs) obrigado. Sempre que posso leio esse blog! Sucesso pra nós!!! Coragem, Força e Fé!!!

    • Pois é, Theo. Essas dicas podem te ajudar a manter o foco e a motivação. Outras virão. Coragem, Força e Fé! 🙂

  • Maycon Melo

    Caara ainda existem pessoas que se preocupam com o próximo! Agradeço a Deus pela existência de pessoas como você Danilo. Estava definhando em meio a um desânimo total em relação aos estudos, sobretudo pela demora da autorização e demais etapas do concurso que pretendo prestar, mas ao ler esse artigo e simples e muito claro me senti entusiasmado a voltar a estudar psicopaticamente como antes kk, ”menos menos” eu sei 🙂
    Mas amei o blog e as dicas que já li, já favoritei aqui. Só espero que você não desista do blog como outros que já acompanhei e deixaram seus leitores a ver navios. No mais, desejo tudo de bom p/ ti e não desfaleça as vossas mãos porque a vossa obra tem recompensa! Abraço!

    • Nossa, Maycon! Que bom ler comentários como o seu. Fique tranquilo: o Segredos de Concurso terá muito tempo de vida.

      Te desejo tudo de bom. Forte abraço!

  • Paulo Neves

    Meu caro amigo.
    Raramente (mas muito raramente mesmo) deixo comentários em redes sociais e muito menos em blogs.
    Sou português, vivo à 3 anos no Brasil e só agora obtive igualdade de direitos políticos (o que me permite tomar posse em concurso público), no entanto já fiz umas 7 provas para concursos públicos tendo ficado classificado em 3 delas (Policia Federal, Detran e Ministério da Fazenda), sendo que na PF fiquei em 25º e no MF em 19º. No entanto tenho apenas feito as provas naquilo que posso descrever como: “na desportiva” (ou seja, apenas fazer por fazer), dedicando poucas horas ao estudo, depois de sair os editais e somente após realmente efetuar (e pagar) a inscrição… ou seja, estudando “verdadeiramente” quase nada, encima do texto de lei e recorrendo a video-aulas, apostilas e simulados que encontro (gratuitamente) na web. 🙂
    Já me disseram que “ou sou muito inteligente ou tenho uma sorte bestial”, isto devido aos resultados que obtive sem estudar muito… mas vi no teu artigo a pura verdade (pelo menos no que se passa comigo), a preguiça e desmotivação para estudar consegue sempre tomar conta de mim e o que me motiva a realmente estudar um pouco mais na semana que antecede a prova é o valor que paguei pela inscrição (que normalmente não é assim tão pouco).
    Cheguei ao teu teu blogue (e concretamente a este artigo) através de uma dica de um outro blogue que subscrevo ( http://www.concursopolicial.com.br) e achei o teu artigo de tal forma sincero e motivante que resolvi dedicar alguns minutos para escrever este comentário e te felicitar pelo artigo e pelo trabalho em prol do bem de outros. Porque mesmo que consigas lucrar algo em publicidade com o teu blog, certamente não paga o trabalho e a dedicação em prol de pessoas que não conheces de parte alguma.
    Este ano pretendo fazer pelo menos 5 concursos públicos e fiquei motivado em seguir as tuas dicas a partir de agora, porque acho que o melhor agradecimento que te posso dar por este artigo (que considerei muito interessante) é, colocar em prática essas técnicas e depois retornar a dizer se funcionaram ou não.
    Cumprimentos e muito obrigado pelo bom conteúdo que disponibilizas numa “web” repleta de lixo.

    • Olá, Paulo! Fiquei bastante emocionado com teu depoimento. Palavras carinhosas como essa são um grande incentivo para continuar escrevendo e ajudando muitos concurseiros que podem, sim, evitar perder o tempo que perdi estudando para concurso. Te desejo tudo de bom na sua jornada de concurseiro. Estou sempre aqui para o que precisar. Forte abraço!

  • luis carlos

    olá Danilo tudo bem? Adorei todas essas dicas que você acabou de passar, para aquelas pessoas que sonham em buscar o concurso do seus sonhos. Meu nome é Luis Carlos tenho 28 anos de idade, estou estudando para o concurso dos meus sonhos, só que tem um porém , eu não estou fazendo nenhum cursinho para a minha preparação, eu estou estudando em casa , só que a maioria das vezes eu tenho muita dificuldades de aprender sozinho.Eu também descobrir em mim mesmo, que tenho muito rendimento nos estudos , quando estou na sala de aula, ai nesse caso, eu consigo aprender melhor. Me diz o que eu devo fazer ,para meus estudos renderem mais ,eu estudando em casa. Obrigado DEUS TE ABENÇOE

    • Luis… Que bom que está gostando do nosso conteúdo. Sugiro que, não sendo possível estudar num cursinho, procure estudar com outras pessoas que farão o seu concurso. Existem grupos de estudo no Facebook, por exemplo. Tente marcar encontros presenciais. Vale a pena. Abraço!

  • Adriana

    Oi Danilo, me cadastrei esses dias no seu blog porque pretendo prestar concurso de técnico de seguro social do INSS, sei que tenho potencial para isso, porém sempre fui muito desmotivada e de ouvir opiniões alheias me levando a crer que esse potencial era apenas um ataque de otimismo ridículo. Posso dizer que depois de ler alguns de seus posts estou realmente empolgada ( inclusive pela primeira vez) a estudar, tenho plena consciência que posso não passar, mas não vou mais desanimar, vou prestar todo ano ( se tiver). E creio que você poderá me ajudar bastante com suas dicas. Obrigada!

    • Que emocionante seu depoimento, Adriana. Fico muitíssimo feliz por ter lhe inspirado de alguma forma. Estarei sempre por aqui tentando contribuir com a sua motivação. Grande abraço!

  • Camila

    Danilo, estou nessa situação. Sou bacharel em direito, tenho 25 anos, só estudo. Estou estudando para concurso desde o começo do ano passado. Não fiz muitos concursos. Apenas em dois consegui focar, agir com bastante entusiasmo e determinação, e só consegui obter essa determinação depois que o edital abriu. Ao passar a prova volta esse preguiça. Eu não me dou bem com esse sistema de recompensas, sempre as faço de qlqr jeito. As outras dicas eu já faço. Me encontro numa situação que sei que preciso muito estudar para não depender do meu pai para tudo mas não tenho animo. Planejo a semana, meus horários certinho, mas sempre acabo fazendo outras coisas, dando prioridade a tarefas da casa. Quando vou para biblioteca não tenho concentração, paciência para estudar, fico pensando no que fazer pra sair dali. Enfim… Quero muito meu foco e determinação de volta. Já criei vergonha na cara e ela ainda esta aqui na cara. Pode me ajudar? Acha que um coaching resolve? Agradeço.

    • Oi, Camila. Você passa por vários problemas. Gostaria que lesse os artigos aqui do blog e aos poucos percebesse os resultados que está obtendo. Se os problemas persistirem, manda um email para contato@segredosdeconcurso.com.br

      Abraço!

  • Tatiane Rodrigues

    Adorei (: Parabéns!

  • Liliane

    Achei interessante, mas preciso de dicas que sirvam para quem trabalha o dia inteiro e ainda tem filhos e casa para cuidar, pois não é fácil, estudar, trabalhar e cuidar da casa e dos filhos sem a ajuda dos outros. Ainda sim vou tentar aplicar suas dicas.

    • Oi, Lidiane. Tenha paciência. Sugiro que converse com a família sobre seu objetivo. Eles podem colaborar. 🙂

  • Vicente

    Gostei do artigo, comecei a pouco tempo a estudar para concurso, mas considero isso um saco, vou tentar por em prática o que aprendi agora, espero conseguir deixar o estudo mais dinâmico.

    • Se aplicar as técnicas com certeza vai melhorar, Vicente. Forte abraço!

  • Wictor Luiz

    Ola Danilo!
    Estou gostando muito do teu blog, estou me preparando para o concurso do INSS 2015, li tudo a respeito do que tu falou sobre o concurso do INSS, e sobre o temido Dragão Cespe.. 😀
    Um de meus meios de estudo é fazer a leitura ou ouvindo alguma musica baixa(para não atrapalhar), e jogando um joguinho no celular onde deixo em modo automático e só mecho quando termino. Assim o estudo não se torna tão tão tedioso ou monótono.

    • Interessante sua técnica, Wictor. Se é o que funciona contigo, segue em frente. Abraço!

      🙂

  • Elaine Alves

    Texto fantástico, adorei as dicas! Parabéns!

  • Gustavo Silva

    Perfeito, sinto que vou comentar em todos os artigos por aqui. É fato que ainda após a aprovação, continuarei acompanhando suas matérias, afinal a motivação que elas dão não se resumem somente a ‘passar numa prova’, são verdadeiras lições. Valeu!

    • Muito obrigado, Gustavo. Fico muito feliz com esse feedback. Abraço!

  • André Luis Moraes Lima

    Agradeço por esse artigo que criou. O meu único problema é a preguiça que não consigo neutralizá-la.

  • Leticia

    Parabéns pelo blog, é de grande ajuda e as matérias me motivaram bastante. Obrigada!!

  • Marcos Dutra

    Olha, de vários artigos e assuntos que busco diariamente pela net, não tinha visto algo tão revigorante quanto esse assunto,confesso que por muitas vezes a preguiça e o desânimo tem me importunado, obrigado meu caro,por ter tempo de ajudar as pessoas, isso se chama, amor para com o próximo, e Deus dará muitos retornos a você. Tentarei fazer o que está descrito neste post, fica com Deus e sucesso.

  • Ale PC

    Olá Danilo!
    Me identifiquei com o q o Paulo disse no comentário anterior.. Eu tbm raramente deixo comentários, mas lendo sua publicação me senti animada para faze-lo! A forma que escreve nos proporciona uma leitura leve, clara, objetiva e estimulante! Precisava ler isso.. Mto obrigada! Estou nessa luta pela aprovação mas tem mtos dias q estudar fica difícil, quase impossível, é bem isso msm q falou, bate a preguiça e o tédio, percebi q realmente preciso fazer uma atividade física.. E ler dicas como as suas é algo fundamental para nós consurseiros! Mto obrigada msm por dividir seu conhecimento conosco e parabéns! Pessoas com essas atitudes ajudam o mundo a ser um lugar melhor! =D

    • Fico feliz com seu comentário, Ale. É muito incentivador. Forte abraço! 🙂

  • Vanessa Arruda

    Nossa, excelente artigo! Dicas muito boas. É tudo o que eu precisava ler e por em prática. A partir de amanhã vou ler este artigo todos os dias!! Muito obrigada pela espetacular ajuda!

  • Fábio da Mata

    Danilo meu amigo, que delicia seu site! Fui lendo um artigo atrás do outro e até esqueci o que iria fazer! Kkkkk É bem estruturado, dinâmico, divertido e objetivo. Já indiquei aos amigos. Parabéns.

  • Marcela

    Parabéns! A cada artigo que leio, me sinto mais motivada e feliz por ter encontrado uma fonte com tanta qualidade para me ajudar no que mais precisava: motivação. Gostei muito da dica de estudar como estudar!!! Brilhante!! Muito obrigada por seu belíssimo trabalho, tenha a certeza que está ajudando muitas pessoas a superar seus desafios nessa grande jornada. um grande abraço!

    • Que legal, Marcela. Fico muito feliz que esteja ajudando. Forte abraço! 🙂

  • Flávia Cortes

    Excelente artigo!!! Muito raro encontrar algo tão objetivo e completo.
    Apenas acrescentaria deixar impressos exercícios e teoria em locais como banheiro, mesa da cozinha ou perto da cama para aqueles que vivem no celular aproveitar todos os momentos do dia com os estudos (ou até mesmo baixar aplicativos de exercícios e leis no celular.