Informática para concursos: o guia completo com materiais!

Informática para Concursos

Entre as disciplinas comuns em concursos públicos brasileiros – federais, estaduais e municipais – informática é, sem dúvida nenhuma, uma das que mais são cobradas. Arriscaria dizer que depois de língua portuguesa e matemática/lógica informática é a disciplina mais cobradas em nossos concursos.

Por isso entendo ser de extrema importância dar atenção especial a essa disciplina muitas vezes desprezada pelos candidatos amadores, principalmente porque é bastante comum cometerem o seguinte erro: achar que saber mexer em um computador já garante um bom desempenho na prova de informática do seu concurso. Grande engano!

Estudar informática para concursos é como estudar português, direito, raciocínio lógico e qualquer outro conteúdo. É preciso ter atenção, dedicar-se aos detalhes e aprender os conceitos. No dia da prova, a banca não vai fornecer um computador para você operar. Será preciso ler a questão, interpretá-la corretamente e escolher a alternativa correta.

Se você não subestimar a prova de informática, como muita gente faz, terá um grande diferencial entre os concorrentes, que erram questões bobas dessa disciplina aparentemente fácil, mas cheia de detalhes escorregadios.

Por tudo isso resolvi escrever este artigo, lhe orientando com técnicas de estudo e materiais interessantíssimos na sua preparação em informática para concursos. Vamos lá!

O conteúdo de informática para concursos

Informática para concursos

Fiz uma análise de editais de alguns dos principais concursos brasileiros, buscando encontrar um padrão do que geralmente é cobrado na parte de “noções de informática”. Os assuntos mais comuns são os seguintes:

  • Sistemas operacionais – Linux e Windows.
  • Aplicativos de escritório – Office e LibreOffice.
  • Navegadores – Internet Explorer, Chrome e Firefox.
  • Correio eletrônico – utilização de email.
  • Segurança e proteção – vírus e conceitos similares.

Dominando esses tópicos dificilmente você vai se dar mal em uma prova de informática em qualquer concurso público (a não ser que seja um concurso para especialistas nessa área, com o conteúdo mais aprofundado).

Sistemas Operacionais – Linux e Windows

Informática para concursos - sistemas operacionais

Um sistema operacional é o conjunto de programas que fazem com que o seu computador funcione. Ele é o responsável pelo gerenciamento das tarefas de uma máquina. Em nossos telefones celulares, por exemplo, o Android é o mais popular dos sistemas operacionais. Ele define a forma de funcionamento do aparelho. Nos telefones da Apple (iPhone), o sistema operacional é o iOS.

Já nos computadores tradicionais, utilizados na maioria das repartições públicas, o sistema operacional é o Windows. Em alguns casos, utiliza-se o Linux (por ser gratuito). Veja a diferença básica entre os dois:

  • Windows é um sistema operacional desenvolvido pela empresa Microsoft. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo. O Windows se caracteriza pelo design agradável e pela possibilidade de utilização por qualquer iniciante em informática, já que possui ferramentas bem intuitivas.
  • O Linux, diferentemente do Windows, é um sistema operacional gratuito, desenvolvido 1991 pelo finlandês Linus Torvalds. O Linux possui código aberto, o que significa que qualquer pessoa ou organização pode desenvolver sua própria versão do sistema. Após desenvolver sua versão, o programador atribui um nome e a distribui. A depender da versão utilizada, é relativamente menos simples trabalhar com Linux, pois alguns comandos exigem conhecimento mais aprofundado de informática.

As provas de concurso costumam cobrar não só esses conceitos, mas também os procedimentos práticos para realizar tarefas nesses sistemas e as características que eles possuem. Veja um exemplo de questão, que caiu no concurso da Caixa em 2012 (Cesgranrio):

QUESTÃO 52. Os sistemas operacionais Windows, como o Windows 2008 e o Windows 7, trazem em suas versões, como padrão, um programa cujo objetivo é gerenciar arquivos, pastas e programas.

Esse programa é denominado

(A) BDE Administrator

(B) File Control

(C) Flash Player

(D) Internet Explorer

(E) Windows Explorer

No final deste artigo você encontrará alguns materiais que podem lhe ajudar a afiar sua preparação nesse e em outros conteúdos de informática.

Aplicativos de escritório – Office e LibreOffice

Informática para concursos - aplicativos de escritório

Outro assunto bastante comum nos conteúdos programáticos de informática para concursos são os aplicativos utilizados em escritórios. Os mais cobrados são os que realizam as seguintes tarefas:

  • Processadores de textos: Word (Microsoft Office) e Writer (LibreOffice).
  • Editor de planilhas: Excel (Microsoft Office) e Calc (LibreOffice).
  • Edição e criação de apresentações: PowerPoint (Microsoft Office) e Impress (LibreOffice).

Os processadores de texto permitem, simplesmente, que você escreva no computador. Os editores de planilha permitem que você organize informações em tabelas, fazendo cálculos e pequenas programações. Os criadores de apresentação permitem que você faça aquelas apresentações utilizadas em palestras e aulas.

Assim como ocorre entre o Linux e o Windows, os programas de escritório da Microsoft (Word, Excel e PowerPoint) são bem mais populares que os programas LibreOffice – mesmo este último sendo gratuito.

Veja um exemplo de questão sobre Microsoft Excel cobrada no Concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2012 (Vunesp):

QUESTÃO 40. Uma planilha do Microsoft Excel XP, na sua configuração padrão, possui os seguintes valores nas células: B1=4, B2=1 e B3=3. A fórmula =ARRED(MÍNIMO(SOMA (B1:B3)/3;2,7);2) inserida na célula B5 apresentará o seguinte resultado:

(A) 2,667

(B) 1,66

(C) 2,7

(D) 2,67

(E) 2

Navegadores – Internet Explorer, Chrome e Firefox

Informática para concursos

Neste momento você está usando algum navegador para acessar o Segredos de Concurso e ler este artigo. Os navegadores são programas que possibilitam o acesso a páginas virtuais na internet, a rede mundial de computadores.

Os navegadores mais populares da atualidade, geralmente cobrados em provas de informática para concursos, são os seguintes:

  • Internet Explorer
  • Google Chrome
  • Firefox

Todos os navegadores de internet são gratuitos, e possuem funções e formas de operação bem parecidas.

Correio Eletrônico – Utilização de Email

Informática para concursos

E-Mail, também conhecido como “correio eletrônico) é um serviço disponível na Internet que possibilita o envio e o recebimento de mensagens. Para usar esse correio é necessário ter um endereço, algo parecido com: seunome@nomedoseuprovedor.com.br.

Os provedores mais populares do mercado (que oferecem cadastros gratuitos) são o Gmail, Hotmail e Yahoo.

Possuir um email é uma espécie de “identidade” para utilizar as principais ferramentas na internet – redes sociais, sites de compras etc.

Segurança e proteção – vírus e conceitos similares

Informática para Concursos - Proteção

Entender conceitos básicos de segurança e proteção em informática é fundamental para ter um bom desempenho no seu concurso. Veja alguns conceitos indispensáveis nessa área:

  • Vírus: é um “programa” malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. Um vírus pode modificar o funcionamento de um computador e até coletar informações sem autorização do usuário.
  • Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar.
  • Firewall: é um programa que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall. Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou programas mal-intencionados obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet.
  • Cavalo de troia: é uma espécie de programa que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão de usuários mal intencionados.
  • Antivírus: é um aplicativo que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.

Uma técnica poderosa

Informática para concursos - uma técnica poderosa

Uma forma de conseguir aprender os conteúdos de informática do seu concurso com uma dinâmica e agilidade maior é seguir o seguinte passo-a-passo:

  1. Ler ou assistir o conteúdo do material de estudo (específico para o seu concurso).
  2. Praticar o que foi visto no material no seu computador (repetindo as tarefas ensinadas).
  3. Responder as questões que caíram nas provas anteriores do seu concurso.

Ao aplicar o que está lendo em seu material no programa do computador você revisa automaticamente o conteúdo, e fixa bem mais os ensinamentos. Se tiver tempo suficiente, faça “intensivões” de três dias, por exemplo, estudando e descobrindo todos os detalhes de um aplicativo ou sistema operacional.

O vocabulário da informática

Informática para concursos

Por utilizar muitas expressões em inglês, muita gente se confunde com os conceitos de informática, mas também há quem não perceba algo óbvio: os conceitos são bastante similares em diversos programas. A função “abrir”, por exemplo, é a mesma em todos os programas. A combinação de teclas “Control + S” tem a função de salvar um documento em todos os aplicativos que conheço.

Às vezes, por falta de confiança ou atenção, o candidato perde uma questão fácil, por não analisar o significado da palavra e sua aplicação nos distintos programas. Essa é uma das observações mais importantes para não sair perdendo no seu concurso.

Pacote de materiais de informática para concursos

Para turbinar a sua preparação, selecionei alguns materiais bem interessantes, que poderão lhe ajudar muito a se tornar um daqueles candidatos que acertam todas as questões de informática em qualquer concurso.

Veja a lista de materiais que estou lhe entregando:

  • Curso de Informática Básica
  • Apostila sobre Linux
  • Guia do LibreOffice
  • Manual do Microsoft Excel
  • Manual do Microsoft Word
  • Cartilha de Segurança em Informática

Para ter acesso a todo esse conteúdo de informática basta clicar no banner abaixo:

Materiais informática para concursos

Você irá se surpreender com a qualidade dos materiais (todos gratuitos).

O que aprendemos neste artigo

Hoje lhe mostrei o passo-a-passo para você estudar informática focado no seu concurso. Descobrimos quais assuntos mais caem nas provas de informática, e aprendemos os conceitos básicos desses conteúdos.

Além disso, você pôde baixar materiais bastante aprofundados sobre informática para o seu concurso.

Agora preciso de você!

Agora que você leu e baixou todos os materiais que disponibilizei, gostaria de lhe pedir uma pequena contribuição: um comentário dizendo o que achou do artigo. Se possível, fale sobre sua preparação na área de informática, para colaborar com os demais leitores.

Para mim é um grande prazer fazer o Segredos de Concurso, e o “combustível” da minha disposição é o seu feedback. Leio todos os comentários, e respondo na primeira oportunidade que tenho.

Até a próxima!

  • Ernane Nascimento

    òtimo artigo, ajuda muito Danilo!Obrigado.

  • Eduardo

    Danilo excelente artigo, porem, quando insiro email para efetuar download, não disponibiliza para escrever meu email. Poderia verificar?
    Muito obrigado.
    Abraço.
    Eduardo

    • Oi, Eduardo! Realmente, tinha um problema na página. Mas já foi resolvido. Obrigado! Forte abraço!

    • Eduardo

      Obrigado, consegui baixar.
      Eduardo

  • Marcos Viana Constantino

    Boa tarde mestre, são pessoas assim (de boa fé) que precisamos neste país… muito obrigado pelo excelente material e que Deus te abençoe…

  • Eleuza Leu

    Fantastico…parabens e obrigada,por dividir conosco essas preciosidades em estudo.Deus lhe conceda mto mais sabedoria.Abraço.

  • Aryane Montenegro

    Danilo, você indica algum livro que relacione teoria com questões de informática e raciocínio logico para tribunais? Tenho uma grande barreira com essas duas matérias, e estou começando a estudar agora para esses concursos.

    Agradeço

    E ótimo artigo, fica com Deus!!

  • André Soares

    Muito bom ^^

  • Pedro Cardoso

    Muito bom! Mas o que cai ainda é Office 2007, 2010 ?

  • Stefany Amorim

    Nossa mto bom! Eu estava quebrando a cabeça, por não encontrar bons materiais de informática, pra mim é surpreendente o quanto a matéria é complicada kkkkkkk, eu achava, que seria super fácil, minha tese caiu por terra, qndo comecei a estudar e ver o qnto eu era leiga nesse assunto. Mto obg! 😀

  • Rikelly Rodrigues

    Ajudou bastante!
    Obrigada 🙂

  • Walberth Vieira

    Bem legal, gostei bastante. Um concurso que eu fiz a algum tempo perguntava se o thunderbird vinha junto com o firefox, não é uma informação que um usuário doméstico geralmente sabe, talvez ele nem mesmo tenha usado algum cliente de e-mail. Realmente informática merece atenção.

  • Jéssica Silva

    ótimo artigo, mas infelizmente o link está fora 🙁

  • Jéssica Silva

    ótimo artigo, mas infelizmente o link está fora 🙁

  • Isa Guerreiro

    Caro Professor,
    Essa matéria está excelente e a disponibilização de material com certeza ajuda todos que estão estudando.
    Sobre o artigo acima o Sr. cita o “Crtl+S” para “Salvar” ou “Salvar Como” mas nas versões em português do MSWord, infelizmente a Microsoft resolveu inovar e botou o “Crtl+S” para sublinhar, o que seria o “Crtl+U” na versão em inglês. O Libre já segue o padrão usado em quase todos os programas conforme o Sr. informou.

    • Oi, Isa… Verdade. Essas mudanças seguem ocorrendo. É bom ficarmos atentos. Obrigado pelo alerta! 🙂

  • Karoline Scheidegger

    Ótimo material, super completo. Muito obrigada 😉