Como usar o poder da meditação e estudar melhor para seu concurso

Meditação

Aqui no Segredos de Concurso exploro o máximo de técnicas, conhecimentos e práticas que possam fazer com que o desempenho dos seus estudos alcancem o patamar suficiente para chegar à aprovação. Para isso, busco ensinamentos que possam trazer resultados práticos, que eu mesmo utilizo para estudar com mais qualidade.

Hoje vou falar de uma técnica que pode lhe dar um diferencial enorme para os seus estudos: a meditação.

Meditar poucos minutos por dia vai trazer benefícios para a sua preparação como nenhum outro recurso. Pode parecer exagero, mas estou falando de algo que venho testando e praticando há algum tempo, e colhendo resultados surpreendentes.

Antes de lhe mostrar todos os detalhes desse universo é preciso que você prossiga sem preconceito, aberto à possibilidade de encontrar algo revolucionário. De verdade. Nem precisa acreditar em tudo que for explicado aqui. Basta testar!

Para fazer meditação precisa ser religioso?

Meditação

A meditação é uma prática milenar (com mais de 2.500 anos de existência) utilizada principalmente pelo budismo, que tem como uma das orientações a seus praticantes a clareza da mente. Muita gente evita conhecer mais sobre a meditação por causa dessa ligação com a tradição budista, mas isso é um completo equívoco.

A meditação é uma técnica, uma forma de disciplinar e treinar sua mente. Nada mais que isso. Assim como corremos ou nadamos para ter melhor preparo físico, podemos meditar para ter melhor preparo mental.

Leia o próximo tópico para acabar de uma vez por todas com qualquer preconceito que você tenha sobre a meditação.

O que a meditação não é

Meditação

Fiz uma lista com 3 equívocos comuns imaginados por quem não conhece sobre meditação. Veja:

  1. A meditação não é apenas relaxamento: embora a prática meditativa possa gerar relaxamento (aqui entendido como mais calma e paciência), esse não é o único benefício da meditação. Se fosse, dormir e meditar seria a mesma coisa.
  2. Meditar não significa ficar hipnotizado: muita gente acha que, ao meditar, vai ficar em estado de transe ou hipnotizado. Nada disso! A meditação lhe leva a um estado de consciência e concentração muito grande, possibilitando que você encontre todo o potencial da sua mente.
  3. Meditar não é uma experiência paranormal: ao meditar você estará em contato apenas consigo mesmo. Não há qualquer busca por espíritos, por Deus, anjos ou coisas do tipo. Meditar é estar centrado em si mesmo.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Os benefícios da meditação

Meditação

Agora que já sabemos o que a meditação não é, vamos aos benefícios oferecidos por essa técnica milenar:

  • Aquietação da mente: você tem a mente confusa? Costuma pensar em coisas que não tem nada a ver com o que está fazendo no momento? A meditação vai ajudar a aquietar sua mente, controlando os muitos pensamentos que surgem quando você não quer – inclusive durante os estudos.
  • Capacidade de concentração: meditar é um santo remédio para quem quer aprender a se concentrar naquilo que está estudando. Um bom meditante consegue se concentrar mesmo em ambientes desconfortáveis.
  • Lucidez e habilidade discriminativa: quando você está meditando, sua mente vai aprendendo a separar o “joio do trigo”, aquilo que importa e aquilo que não importa. O que é confusão, imaginação e imagens ilusórias é jogado fora. Você vai se tornar mais lúcido, sabendo diferenciar o que é real do que não é.
  • Paciência: a meditação vai lhe dar muita paciência. No mundo de hoje, é quase revolucionário sentar-se e contemplar a própria mente, quando todos estão correndo, ansiosos e preocupados. Ao meditar você irá demonstrar para si mesmo como é prudente ir com calma, não ter pressa e amadurecer seus objetivos (inclusive a preparação para o seu concurso).
  • Equilíbrio emocional: esse é um recurso oferecido pela meditação que irá ajudar todos os setores da sua vida. Ao meditar você estará em contato profundo consigo mesmo. Ao se entender, você passa a entender o mundo ao seu redor. Que tal estudar sem ser incomodado pelas raivas, angústias, tristezas e melancolias do cotidiano? Basta meditar!

Existem outros muitos benefícios concedidos pela meditação, alguns relacionados, inclusive, a resultados terapêuticos e biológicos. Mas esses já são suficientes para lhe convencer da importância desse sensacional recurso.

Como fazer para meditar

Existem vários métodos para fazer meditação. Vários mestres dão dicas preciosíssimas para você alcançar o melhor dessa técnica. No vídeo abaixo, o Lama Padma Santem, um dos mestres budistas brasileiros, ensina de forma bem didática como meditar. Como você verá, não há nada de religioso na técnica, apenas orientações relacionadas a posturas, posição do corpo etc. Veja até o fim:

Dicas finais para uma meditação de qualidade

Meditação

Por experiência própria, tenho algumas dicas para você que pretende iniciar a meditar, garantindo mais concentração, clareza, paciência e capacidade de análise nos seus estudos:

  • Comece aos poucos: sugiro que você inicie meditando apenas 5 minutos por dia. Parece pouco, mas os resultados serão alcançados de imediato. É importante não tentar exagerar no início, para que você não tenha dificuldades.
  • Não se cobre muito: ao iniciar a meditar você provavelmente irá perceber sua mente inquieta, conturbada, preocupada. Isso é normal. Aos poucos isso vai mudando. É um processo de evolução.
  • Busque espaços apropriados: com o tempo, você meditará até mesmo na fila do banco (acredite!). Mas inicialmente é bom escolher os espaços menos barulhentos e mais confortáveis.

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo mostrei o potencial que a técnica da meditação pode trazer na sua preparação para concurso público. Também deixei claro para você o que a meditação é e o que ela não é, quebrando os preconceitos e as visões equivocadas.

No final, mostramos como meditar, dando dicas para iniciantes.

Agora preciso de você!

Para mim, escrever aqui no Segredos de Concurso é um grande prazer, que só alcança o resultado final quando obtenho algum retorno do público. Por isso gostaria muito que você deixasse um comentário dizendo o que achou deste artigo.

Diga também se já pratica meditação, ou sobre outras técnicas para tornar melhor os seus estudos. Faço questão de ler todos os comentários, e respondê-los na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉

  • Ruth Rodrigues

    Boa tarde Daniel! Otimo post falando da Meditação!! Muito esclaredor! Fazem 2 meses que faço Meditação guiada pela Terapeuta Amanda Deher do Feliz Com Voce! Foi um divisor de aguas na minha vida apartir da Meditação! Entrei em sintonia com o corpo, mente e espirito. Seu conceito de vida muda completamente! Voce fica mais conectado com o Universo, o que está à sua volta! Se a pessoas bem soubessem fariam Meditação! Gratidão! Namastê!

  • Guilherme Paiva

    Excelente abordagem, Danilo. O vídeo tbm vale cada segundo, assistam. No início do vídeo:
    “Aprender a meditar é o maior presente que você pode se dar nessa vida” (Sogyal Rinpoche)

  • Pingback: ()

  • Kauê Marques B.

    Achei esse post por acaso, estava procurando saber mais sobre meditação então achei este post, quero agradecer o colunista desta pagina por conseguir simplificar a minha busca, e ainda sou estudante então irei usar em meus estudos!
    Desde já agradeço.