Mesa para estudo: dicas preciosas para organizar e escolher a sua!

Mesa para estudo

Gosto muito de escrever sobre ambientes de estudo aqui no Segredos de Concurso. Acredito muito que a forma como organizamos um ambiente pode influenciar bastante na nossa capacidade de se concentrar, se organizar e se motivar nos estudos para concurso público.

Por isso trago este artigo sobre como organizar sua mesa para estudo, com foco na preparação para concurso público. Para muita gente preocupações como essa são apenas um detalhe, mas de acordo com minha experiência (e de concurseiros de sucesso com quem converso) esse é um diferencial bem interessante.

Além de dar dicas práticas de como organizar sua mesa para estudo, vou lhe dar exemplos para você se inspirar e transformar seu ambiente de estudos. Vamos lá!

Posicionamento e iluminação

Mesa para estudo

Um dos primeiros fatores a se preocupar quando o assunto é mesa para estudo se refere ao posicionamento da sua mesa. Ela deve estar num lugar agradável, com o máximo de silêncio possível, para que a qualidade dos seus estudos sejam minimamente satisfatória.

Lembre-se que o seu foco deve estar voltado para os estudos, o que implica dizer que, ao sentar, você não deve estar de frente para paisagens que tirem sua atenção.

Há quem chegue a colocar a mesa de estudo voltada para a televisão, ou para janelas com paisagens movimentadas e por aí vai. O resultado, inevitavelmente, é a distração.

Outro ponto a se observar é a iluminação. Um ambiente mal iluminado pode gerar incômodos como sono, irritação e cansaço. Leia: O poder da iluminação no ambiente de estudo (e duas superdicas).

A importância da acessibilidade

Mesa para estudo

Um dos maiores erros de quem começa a organizar um espaço de estudo é não centralizar os objetos de que necessita no mesmo lugar. Esse é um ponto aparentemente irrelevante, mas pode fazer muita diferença.

Imagine ter que levantar três, quatro ou mais vezes durante um ciclo de estudo… Isso vai lhe tirar do foco, interromper suas leituras e estudos. Resultado: perda de tempo.

Por isso, deixe tudo que você precisa e realmente usa na sua mesa. Se possível, tenha gavetas e compartimentos para guardar papéis, canetas e outros objetos que precise. Desde um vaso de água até o fone de ouvido (para o caso de assistir videoaulas) deve estar à sua disposição, arrumado em sua mesa e nos compartimentos dela.

Seja simples

Mesa para estudo

O ambiente externo é o espelho do seu ambiente interno. Estudar num lugar organizado, eficiente e simples vai tornar seus estudos organizados, eficiente e simples. É isso que você tem que buscar quando pensar na sua mesa para estudo.

Tenha em sua mesa apenas aquilo que realmente é necessário à sua preparação. Quanto menos apetrechos, melhor. Nunca esqueça que sua atenção deve estar 100% voltada para aquilo que realmente importa: seus estudos.

Simplicidade, limpeza e organização são elementos fundamentais em uma mesa para estudo.

Use a parede!

Mesa para estudo

É desejável que sua mesa para estudo esteja voltada para a parede. Assim, você pode usá-la para colocar elementos simbólicos e de memorização do conteúdo do seu concurso. Algumas dicas de uso da parede em frente à sua mesa:

  • Frases e elementos motivacionais
  • Cronograma de estudo
  • Plano de estudo
  • Resumos e elementos mnemônicos
  • Lembretes diversos

É como se, ao sentar-se para estudar, você entrasse na “nave” da preparação para o seu concurso público. Aperte os cintos e divirta-se!

😉

Como montar uma mesa para estudo barata e linda

Acho importante que você cuide até mesmo da estética da sua mesa para estudo. E não precisa gastar muito para ter uma mesa resistente, bonita e agradável.

Veja o vídeo a seguir, mostrando como fazer uma mesa utilizando cavaletes e uma peça de madeira (que pode ser até mesmo uma porta lisa):

O que achou? Deixe seu comentário dizendo como fez e como usa sua mesa para estudo!

11 mesas de estudo para se inspirar

Agora trago alguns exemplos de organização, modelos, estruturas e combinações de mesas de estudo que você pode usar para se inspirar quando for organizar sua mesa. Veja o que acha de cada uma delas:

Mesa para estudar

Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar Mesa para estudar

Gostou mais de qual? Deixe um comentário!

O que aprendemos neste artigo

Hoje vimos dicas práticas de estruturação de uma mesa para estudo, organizando-a de maneira mais eficiente, possibilitando melhor foco e motivação nos estudos. Também vimos como construir artesanalmente uma mesa estilosa e funcional.

Agora preciso de você!

Gostaria muito que você deixasse seu comentário dizendo o que achou deste artigo. Para mim, é indispensável saber o que os leitores acham do que publico, para poder direcionar o conteúdo do blog a partir daqui.

Fale um pouco como você organiza sua mesa para estudo, e dê dicas para outros concurseiros melhorarem a qualidade dos seus estudos.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉