Motivação para estudar: aprenda a encontrar o combustível da sua aprovação!

Motivação para estudar

Motivação para estudar: um dos fatores mais importantes na preparação para um concurso, mas ainda pouco compreendido por muitos que se dedicam ao sonho de um cargo público.

Imagine que seja aberto um concurso na sua cidade, com 2 mil vagas, aberto a todos os níveis de escolaridade, e salários de R$20 mil reais. A carga horária de apenas 10 horas semanais. Agora imagine o período de inscrição sendo aberto e ninguém se candidatando no concurso.

O mundo dos concursos públicos seria assim, caso as pessoas não se motivassem.

A motivação é a chama que nos move em direção aos nossos objetivos. Antes de cada atitude que tomamos, surge a motivação interna. Motivados corretamente, somos capazes de realizar grandes feitos. Pessoas como Albert Einsten, Irmã Dulce, Nelson Mandela e outros possuíam motivações consistentes para transformar as coisas ao seu redor.

Quando você percebe um concurso público aparecendo, a motivação pode ou não surgir. Caso surja, o desafio é não esquecer da motivação, mantê-la ativa mesmo com todos os obstáculos que existem pelo caminho.

Nós, seres humanos, temos extrema dificuldade de seguir com uma motivação sólida. Quando éramos crianças, tínhamos algumas motivações que desapareceram na adolescência, que por sua vez perdeu suas motivações para a fase adulta e por aí vai. Ao perceber essa possibilidade, precisamos estudar como manter a motivação acesa para alcançar o desafio de ser aprovado em um concurso público.

É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. É hora de cultivar uma motivação genuína de tornar-se servidor público. Vamos lá!

😉

O concurso é seu propósito

Motivação para Estudar

Gosto sempre de lembrar que as pessoas não fazem a verdadeira aferição da importância do concurso público em suas vidas. Por isso muita gente perde tempo e não consegue se engajar de verdade nos estudos.

Você já parou pra pensar que, se aprovado, você terá uma rotina de vida completamente diferente? Que terá um emprego onde passará pelo menos 30 horas semanais com pessoas novas? Já considerou que suas preocupações serão bem diferentes das atuais? Imaginou como a família e a comunidade ao seu redor vai lhe tratar após a aprovação? E o futuro salário? Já sabe como vai gastar?

Se você estiver consciente disso tudo, vai ser difícil olhar para o seu concurso público e não se empolgar. Estamos falando aqui de uma nova vida!

Mas há quem trate o concurso apenas como uma prova.

O concurso deve ser seu propósito. O caminho para você se transformar. Transformar seu ambiente de trabalho, o olhar das pessoas para você, as ferramentas disponíveis para atuar na sociedade, a estabilidade financeira. Enfim, tudo muda!

Para uma grande mudança, é preciso uma grande obra de transformação. Para uma grande transformação, é preciso uma grande motivação. Você está cultivando isso?

Transforme sua vida

Motivação para estudar

Talvez você tenha dez mil ocupações, outras milhares de preocupações e necessidades em sua vida. E aí surge a vontade de ser aprovado em concurso público. É inevitável perguntar: como me preparar com tantos obstáculos que tomam a minha atenção?

Se você decidir mesmo ser aprovado em um concurso público, é essencial iniciar uma transformação global em sua vida. Que tal deixar de pensar em motivação para estudar, e pensar em motivação para viver?

Como está sua alimentação? Você pratica exercícios físicos? Como você lida com suas emoções? Seu sono vai bem? E suas relações com as outras pessoas? São saudáveis?

Se sua vida estiver descontrolada, desregrada, sem norte, dificilmente irá brotar motivação para fazer aquilo que você genuinamente precisa. Talvez esteja na hora de você pensar em uma versão melhor de si mesmo, e então partir para a realização dos seus sonhos, entre eles ser aprovado num concurso público.

Vai ser impossível estudar bem sem uma base sustentável de autoconhecimento e tranquilidade física e emocional. Uma casa com um teto de ouro e um alicerce de isopor não se sustenta em pé.

Pense nisso!

Aplique técnicas

Motivação para estudar

Por que aplicar técnicas de estudo é importante? Simplesmente sentar e ler não é suficiente para aprender?

É, sim, possível ser aprovado sem utilizar técnicas de estudo. Mas, aproveitar esses recursos tem uma enorme vantagem. Considere os seguintes pontos:

  • A cada dia que passa, os conteúdos programáticos dos concursos são mais exigentes e extensos.
  • As concorrências só aumentam.
  • Pequenos diferenciais são os definidores de quem passa ou não em concursos públicos.
  • O fator tempo é a grande moeda que pode lhe deixar mais ou menos preparado para a sua prova.

As técnicas de estudo são métodos que lhe ajudam a poupar tempo para alcançar diferenciais em relação à sua concorrência. E por que isso tem a ver com motivação?

Você já achou dinheiro esquecido? Uma nota de dez ou vinte reais que foi lavada com a sua calça e que você nem lembrava? Dá uma alegria, não é mesmo?

Quando você aplica uma técnica de estudo e dá certo, é assim que você se sente: encontrando um recurso que já era seu, mas que você não lembrava que tinha. É o que acontece quando sentimos o poder da nossa mente ao aprender técnicas de memorização, por exemplo.

VEJA: curso ensina concentração, memorização e organização nos estudos!

Técnicas que otimizem seu tempo de estudo ajudam a não ter a sensação de tempo perdido, e a lhe dar mais confiança na trajetória da preparação. Aqui no Segredos de Concurso já demonstrei dezenas delas. Fique à vontade para aproveitar aquilo que pode lhe ajudar.

😉

Estudar para a vida real

Estudar para concurso motivado

É muito comum que as pessoas estudem para um concurso público como se estivessem apenas se preparando para um jogo. Agem como se o dia da prova fosse a final de um campeonato, e depois daquilo nada do que aprenderam tivesse serventia para a vida.

Os conhecimentos que você adquire em Língua Portuguesa, Lógica, Direito e qualquer outra disciplina prevista no edital do seu concurso público são para a vida! Estude com essa perspectiva!

É verdade que algumas bancas de concurso usam práticas bem desleais, como se estivessem jogando com o candidato, mas é sempre bom lembrar que o concurso, antes de tudo, é uma forma de selecionar aqueles que possuem reais conhecimentos para atuar no serviço público. Muitas vezes reclamamos da qualidade do atendimento em uma repartição pública, e esquecemos que o concurso é uma das principais formas de selecionar aqueles que estão realmente aptos para o trabalho.

Então, se você está estudando para qualquer concurso público, lembre-se disso: o conhecimento que adquirido serve para resolver problemas na vida real. Busque sempre o sentido do que é lido e apreendido.

Isto está diretamente ligado à motivação, afinal, quem suporta ler conteúdos que não sabe pra que servem? Por isso gosto de ir além do conteúdo que está no edital: assistir filmes, ler notícias e reportagens sobre os assuntos do concurso é bem interessante.

Que tal ler sobre a Reforma da Previdência quando se estuda para o Concurso do INSS? Ou assistir um filme sobre corrupção no judiciário enquanto se prepara para um concurso do TJ? Assim fica muito mais simples conseguir motivação.

Não se iluda

Motivação para Concurso

Não confunda motivação com hedonismo. Não ache que você vai estudar todos os dias, todas as horas e minutos com um sorriso no rosto, tendo extremo prazer e satisfação. A vida não é assim!

Precisamos aprender que paciência, disciplina e resistência são elementos importantes em nossas vidas, especialmente em momentos em que queremos alcançar resultados diferenciados. Por isso, admita

Estudar é uma atividade que exige paciência e superação de limites. Não se iluda achando que sempre será fácil. Sempre digo que para alcançar resultados extraordinários é preciso praticar esforços extraordinários. Mágica não existe!

Então, quando o cansaço começar a chegar, lembre-se: você está adquirindo resistência. O treinamento está começando a dar certo.

😉

O que aprendemos neste artigo

Hoje estudamos estratégias para garantir uma verdadeira “injeção de ânimo” durante a sua preparação. Exploramos possibilidades de aquisição de motivação para estudar com mais qualidade para o concurso público dos seus sonhos.

Agora preciso de você!

Explorei boa parte do que entendo e venho estudando sobre motivação e lhe entreguei neste artigo. Em troca, só peço que deixe um comentário dizendo o que achou desta leitura.

Pra mim é essencial ter seu retorno para me manter motivado a fazer o Segredos de Concurso. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉

  • Mirian Lene

    Era tudo o que eu precisava ler para iniciar a minha semana. Ufa!
    Que força que me deu este post. Valeu mesmo. Obrigada pelas dicas e forças Danilo. Abraços.

    • Que bom ler seu comentário, Mirian. Fico feliz por ter ajudado. Abraço forte!

  • Cleonilde Soares Nobre

    Achei excelente

  • Jonathan

    Muito obrigado por ter esse blog.

  • Sabrina Vital

    Obrigada Danilo pelas dicas! Preciso mto treinar essas técnicas para me manter motivada nos meus estudos, pois a minha rotina e de maior parte dos brasileiros é corrida, e geralmente não temos o famoso ‘tempo’ que precisamos e queremos para se dedicar e focar nos estudos.

    • Que bom que ajudou, Sabrina. Quando tudo estiver difícil, respire. Abraço!

  • Diane Aparecida

    Obrigada e Parabéns Danilo!

  • Jose Mauricio Da Silva Junior

    Achei excelente o texto, pois reflete bem o cotidiano de um concurseiro que se prepara de verdade, pois nunca é facil ser um concurseiro, pois vc abre mão de momentos com a familia, de fins de semanas, de viajens, de trabalhar, de ganhar uma rendinha extra, de sair com os amigos, perde amizades, namorada, etc… tudo foge de suas mãos, ai logo lembro de um Versículo Bibico que diz: “… O senhor é meu Pastor, nada me faltará…”, e também lembro que amanha sera um dia melhor e que em breve estarei em meu cargo Público e que toda a abdicação e privação foi essencial na minha aprovação, sabemos que muitos nos chamam de preguiçosos, de desocupados, ficamos irritados por que não temos dinheiro, e tudo vem como que vc tem de desistir… mais não desisto!!! Deus esta comigo, meus pais e eu preciso sempre e sempre serei disposto a lutar pelo que quero e isso é o que quero!!!

    • Que bonito relato, José. Siga no caminho. Tudo vai dar certo. Forte abraço!

  • Pingback: ()

  • Matheus Phelipe Dos Santos Sou

    ótimo texto me motivou bastante. parabéns.