O candidato que passa em qualquer concurso existe?

O candidato aprovado

Você já ouviu histórias de sucesso de candidatos que foram aprovados em vários concursos públicos em apenas um ano? Ou daqueles que foram primeiro lugar em um ou mais concursos superconcorridos?

Exemplos de sucesso são uma ótima forma de lhe dar inspiração, mostrando ao seu “eu” negativo que, sim, é possível chegar ao seu objetivo. Mas, quando falamos de exemplos, devemos tomar cuidado com o que compreendemos deles, ou o que está sendo mostrado dos exemplos citados por aí.

Digo isso porque tenho visto muita gente seguindo modelos impossíveis. Isso ocorre não porque há falta de pessoas de sucesso, concurseiros bem-sucedidos. Mas porque essas referências nem sempre são compreendidas da maneira adequada.

Neste artigo vou me dedicar a explorar esse modelo do candidato que “passa em qualquer concurso público”, para lhe mostrar o caminho seguido por essas pessoas, e como você pode se tornar uma delas. Não é fácil, mas é possível.

Autoconhecimento

Passar em qualquer concurso

Estudar para um concurso público é vencer a si próprio diariamente. É conseguir aproveitar cada minuto para gerar vantagens competitivas no concurso.

Nessa batalha, vale a frase de Sun Tzu:

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas” – Sun Tzu

No caso da preparação para concurso, você é seu inimigo, por isso é ainda mais importante que tenha autoconhecimento para superar esse grande obstáculo.

Daí vem o primeiro ensinamento quando você está tomando outros candidatos como exemplo para a sua preparação. Será que você enfrenta os mesmos problemas enfrentados por ele? Será que você possui as mesmas capacidades e vantagens dele?

Todos somos diferentes, temos características próprias. Só entendendo bem a você mesmo será possível aproveitar bons exemplos.

Humanidade

Concurseiro aprovado

Não olhe para o seu exemplo como uma máquina que não pode ser igualada ou superada. Ele é um ser humano. Como você, passou por momentos de incompreensão e de dúvida em relação ao caminho a ser seguido.

Ninguém nasce sabendo os conhecimentos necessários para passar em um concurso. Ninguém nasce sabendo a melhor forma de encontrar esses conhecimentos. A sua disposição para buscar o sucesso já é um grande passo nessa jornada.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Procure, entre as várias técnicas, métodos e materiais, aquilo que melhor se encaixa ao seu perfil. O candidato de sucesso já fez isso. Agora é sua vez!

Trabalho

O trabalho do concurseiro

Não acredite que o concurseiro bem-sucedido obteve resultados porque é mais inteligente. Ou porque descobriu uma técnica mágica responsável por todo o seu sucesso. Ou mesmo porque tem sorte ou é iluminado.

Antes de tudo isso está o trabalho, o esforço, a dedicação, a disciplina, a superação de desafios.

Desconfie de quem afirma que é fácil passar em um concurso. Ou que há uma fórmula mágica. Como já dissemos, tudo depende das suas dificuldades e habilidades. Após descobrir seu próprio caminho (há vários possíveis), é preciso trabalhar firmemente para conseguir a aprovação.

Aqui no Segredos de Concurso lhe mostro uma boa quantidade de técnicas, métodos e ensinamentos para você testar e aproveitar, quando for o caso.

Busque as técnicas que mais se encaixam com você, e ponha a mão na massa.

Desespero

Concurseiro desesperado

Você acha mesmo que os concurseiros que chegaram lá não se desesperaram, não sentiram medo, não titubearam?

A verdade é que, mesmo sentindo tudo isso, eles conseguiram superar, convivendo com todas essas sensações naturais a qualquer um de nós. Sucesso não é deixar de sentir medo, é conseguir conviver com ele.

Sempre que uma fragilidade aparecer durante os seus esforços, tente entendê-la, reconhecê-la, e siga em frente. É assim que todos os candidatos bem-sucedidos fazem.

Insistência

Inisistência do concurseiro

Toda grande árvore torna-se grande porque conseguiu manter a vida de cada uma de suas pequenas folhas. No início da vida, todas elas possuem uma, duas ou três folhinhas que são o início do que se tornará uma linda árvore frondosa.

Essa insistência, e a consciência de que as pequenas coisas constituem grandes construções, é fundamental em quem busca a aprovação. Aprender um assunto vale ouro. Acertar uma questão a mais é um diamante precioso.

Imagine se uma pequena muda abre mão das três folhinhas que possui no início da sua vida? Isso a impedirá de tornar-se árvore.

Não abra mão do que é pequeno. Isso lhe tornará grande!

O que aprendemos neste artigo

Hoje dissecamos o “mito” do concurseiro que é aprovado em qualquer concurso. Vimos qual é a verdadeira mentalidade do candidato bem-sucedido, e entendemos as rotas para alcançarmos o mesmo patamar (ou superá-lo).

Agora preciso da sua ajuda!

O que achou desse artigo? Preciso muito que você dê seu feedback, dizendo como enxerga tudo isso que comentei aqui.

Deixe um comentário logo abaixo e colabore com outros candidatos. Para mim é importantíssimo contar com sua participação (é o que me motiva a continuar publicando).

Leio todos os comentários, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉

  • Simone

    Adorei. Ótima postagem. Continue fazendo assim. Melhor e melhor.

  • Investipol

    Bom, ótimo artigo, retrata bem o que passamos. Sou aprovado no último concurso de Investigadores de Policia de 2013, estou entre os 500 primeiros de 1834 vagas. Foram 18 meses aproximadamente de dedicação, estudos após o trabalho, fins de semana, feriados, enfim, uma árdua batalha, entretanto a batalha maior vem após a aprovação. Ainda não fomos chamados devido à falhas na administração pública do Estado de São Paulo e ai vem o arrependimento, aquele pensamento de dinheiro e tempo jogados fora e a incerteza se vamos ou não assumir o que é nosso por direito. Mas, quem disse que o sonho seria algo fácil de alcançar não é mesmo ?

    • Isso mesmo, Investipol. Há muitos casos assim. Mas o importante é seguir. Batalhar. Lutar. Parabéns pela positividade!

  • Priscila Preppy

    Danilo, muito me admira o esmero com que mantens este sítio, contribuindo com as demais pessoas que não atingiram teu patamar. Por mais que as pessoas não comentam elas te são muito gratas.
    Não sei se já possuis algum artigo sobre o que vou te sugerir, mas que tal criar um com 5 quadrados (carreiras policiais, administrativas, tribunais, fiscais, militares) e dentro de cada uma explanação para as pessoas entenderem do que se trata, talvez veteranos não precisem, mas tem sempre um detalhe que acrescentas que realmente será novidade. Como é muita coisa, talvez em forma de uma série, não sei. Bom, é apenas uma sugestão, algo que eu tenho curiosidade só não sei por onde começar, pois na net tem vários organogramas. Abraço

    • Oi, Priscila. Muito obrigado pelo incentivo e pela dica. Vou tentar fazer algo nessa área mesmo. Abraço!