O poder do pensamento positivo para o concurseiro (e 5 obstáculos)

Pensamento Positivo

Nós somos o que nós pensamos. Existem vários estudos que mostram o quanto o nosso posicionamento mental pode ajudar, ou prejudicar, as nossas vidas na prática.

Ter pensamento positivo é um dos principais requisitos para implementar mudanças de vida, como a aprovação em um concurso público. Mas o que podemos chamar efetivamente de pensamento positivo?

Precisamos abandonar a ideia de que pensar positivo é simplesmente olhar o mundo como aquilo que nós queremos que seja. Pensar positivo é olhar o mundo da maneira que ele é.

Por isso gosto muito do que diz o professor Leandro Karnal no vídeo a seguir:

É nessa perspectiva que devemos falar de motivação, algo bem diferente de ilusão.

Motivação não é ilusão

Pensamento positivo é o mesmo que acreditar, de maneira lúcida, na capacidade de transformar sua realidade. Quem pensa positivo não se conforma, e transforma em ação a mentalidade positiva.

É nesse sentido que gostaria que você conhecesse os 5 maiores obstáculos ao pensamento positivo, que constatei após vários anos ajudando concurseiros de todo o Brasil.

Vamos nessa!

O pensamento ingênuo

Acreditar na aprovação e agir para alcançá-la é uma coisa. Outra completamente diferente é ter a ingenuidade de projetar a aprovação sem qualquer esforço para que isso aconteça.

Além disso, é bom considerar o cenário em que você está realizando o concurso. Há quem estude apenas na semana da prova e acredita firmemente que a aprovação irá ocorrer.

Não é mau fazer um concurso mesmo com pouco tempo de estudo, mas é imprescindível reconhecer que será uma preparação com desafios enormes.

Excesso de otimismo em concurso público é ingenuidade. Não é pensamento positivo. Só faz prejudicar.

O pensamento catastrófico

Pensamento positivo

Também não adianta viver desesperado, achando que o concurso público é um monstro invencível.

É possível estudar reconhecendo a dificuldade do concurso, mas tendo a convicção de que a aprovação é acessível, com planejamento, disciplina e dedicação.

Se você não acredita na aprovação, a tendência é que haja muita dificuldade em movimentar-se para estudar. Não confunda realismo com catastrofismo.

O pensamento invejoso

Você se compara com outros candidatos? Se sim, isso pode abalar seu pensamento positivo. Por quê? Simplesmente porque comparações são injustas e geralmente desproporcionais.

Cada candidato tem sua particularidade, tempo de estudo, perfil psicológico, conhecimentos prévios, disciplina e por aí vai.

Conheço candidatos que ficam depressivos ao conhecer um colega que vai bem em simulados, por exemplo. Mas é bom lembrar sempre a máxima futebolística: “treino é treino, jogo é jogo”.

O pensamento procrastinador

Procrastinação

Esse é um pensamento que pode ser derivado dos demais. Você pode se sentir muito bem antes do concurso, achando que já sabe tudo, e deixar de estudar porque já está estudando muito.

Ou você pode se sentir muito mal, desistindo de enfrentar algo tão difícil como um concurso porque a verdade é que você nunca será aprovado.

Para o bem ou para o mal, você procrastina, deixa pra estudar depois, e acaba adiando o sonho da aprovação.

A hora de estudar é agora!

O pensamento perfeccionista

Quanto vale mais, estudar meia hora ou não estudar?

Muitos candidatos são tão perfeccionistas que se desesperam quando um planejamento de estudo não dá certo.

Digamos que você planejou acordar às 8h para estudar até 12h, mas acabou acordando 10h. O que muitos candidatos fazem é se deprimir e não estudar porque não acordou no horário.

Errado!

Duas horas é (muito) mais do que nada! Pensar positivo é considerar que qualquer minuto de estudo é precioso. Não exija demais de você mesmo!

O que aprendemos neste artigo

Hoje conversamos um pouco sobre pensamento positivo, e a importância de ter essa característica para chegar à aprovação em um concurso público.

Também conhecemos 5 obstáculos para o pensamento positivo, e como superar esses entraves.

Agora preciso de você!

E você, como lida com o pensamento positivo? Deixe um comentário falando sobre sua experiência, e dizendo o que achou deste artigo.

Pra mim é essencial contar com a sua participação. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉

  • Tenha fé e persistência, Cleiton. Você vai conseguir! Abraço!