Redes de Computadores para Concurso: aprenda definitivamente!

Redes de computadores para concurso

Hoje vamos estudar um pouco mais de Informática para concurso, especificamente a parte de Redes de Computadores.

Selecionei os principais conceitos e tópicos dos conteúdos programáticos de vários editais para que você possa aprender definitivamente cada um deles.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário. Esse artigo só estará completo após sua leitura, crítica e opinião.

Vamos nessa!

O que são Redes de Computadores

O que são redes de computadores

A fusão dos computadores e das comunicações e telecomunicações influenciaram diretamente na forma como os computadores são atualmente organizados.

O modelo de um único computador realizando todas as tarefas requeridas não existe mais e está sendo substituído pelas redes de computadores.

Nas redes, os trabalhos são realizados por vários computadores separados, interconectados por alguma via de comunicação.

Objetivo das Redes de Computadores

Independente do tamanho e do grau de complexidade, o objetivo básico de uma rede é garantir que todos os recursos disponíveis sejam compartilhados rapidamente, com segurança e de forma confiável.

Para isso, uma rede de computadores deve possuir regras básicas e mecanismos capazes de garantir o transporte seguro das informações entre os elementos constituintes.

Uma rede de computadores vai muito além de uma simples conexão de cabos e placas. Há necessidade de uma série de protocolos para regular a comunicação entre todos os níveis, desde o programa que está sendo utilizado até o tipo de cabo instalado.

Classificação das Redes de Computadores

Classificação das redes de computadores

Agora vamos conhecer as principais classificações de redes de computadores.

LAN – rede local

Esse tipo de rede alcança distância de algumas centenas de metros, abrangendo instalações em escritórios, residências, prédios comerciais e industriais. Sua principal característica são as altas taxas de transmissão,.

MAN – rede metropolitana

Abrange uma região com dimensões bem maiores do que a das redes LAN, normalmente um campus de uma universidade, a instalação de uma fábrica e seus escritórios, ou até uma cidade inteira.

Suas taxas de transmissão são inferiores e apresentam taxas de erros mais elevadas quando comparadas às redes LAN.

WAN – rede extensa

Esse tipo de rede tem dimensões geográficas imensuráveis. Isto quer dizer que ela pode interligar todos os continentes, países e regiões extensas utilizando enlaces mais extensos, como satélites ou cabos (submarinos ou terrestres).

Tem baixas taxas de transmissão e altas taxas de erros. O principal exemplo desta rede é a internet, que interliga computadores do mundo inteiro.

Outras classificações

Com o advento das novas tecnologias de redes wireless (sem fio), novas classificações foram adotadas:

  • WPAN – Wireless Personal Area Network – Rede sem Fio de Área Pessoal.
  • WLAN – Wireless Local Area Network – Rede sem Fio de Área Local.
  • WMAN – Wireless Metropolitan Area Network – Rede sem Fio de Área Metropolitana.
  • WWAN – Wireless Wide Area Network – Rede sem Fio de Área Extensa.

Topologias de Redes

Topologia de Redes

Quando falamos das classificações de redes, destacamos principalmente sua extensão geográfica, não levando em conta a forma como elas se interconectam.

Os equipamentos ligados em rede, para trocar informações entre si, necessitam que algum meio físico os conecte, um cabo de algum material ou o próprio ar, no caso de redes sem fio.

Daí surge o conceito de topologia de rede, cuja classificação abrange, basicamente:

  • Barramento.
  • Em estrela.
  • Em anel.

Topologia em barramento

Nesta topologia existe um cabo coaxial atravessando toda a extensão da rede e interligando todos os computadores.

Foi largamente utilizada nas redes LAN, mas caiu em desuso. Os modelos de rede LAN que temos hoje evoluíram a partir dessa tecnologia.

Topologia em anel

Esse modelo apresenta a ligação de vários nós da rede em círculo, formando, como o próprio nome diz, um anel.

Essas redes possuíam caminhos duplos para a comunicação entre as estações. Da mesma forma que a topologia em barramento, a topologia em anel entrou em desuso.

Topologia em estrela

A topologia de rede em estrela é a mais comum em redes de pequeno porte com um número especifico de computadores.

Foi dado esse nome pois os computadores e equipamento que estão ligados a ela se interconectam por meio de equipamento comutador (switch).

O meio pelo qual os computadores se conectam ao comutador é o cabo coaxial.

Conceitos Básicos de Redes de Computadores

Conceitos Básicos de Redes de Computadores

Agora vamos entender alguns conceitos básicos de Redes de Computadores, muito cobrados em concursos públicos diversos.

  • Internet – Rede pública e mundial de computadores. Permite a troca de informações. Baseia-se no modelo cliente-servidor.
  • Intranet – Rede privada, porém não se restringe a um local físico e sim à empresa em geral.
  • ExtranetUnião entre rede Pública e Privada.
  • WEB 2.0Personalização das páginas da Internet de acordo com o gosto do usuário.
  • Deep WEBConjunto de servidores não rastreáveis. Os usuários compartilham conteúdo criminoso sem que sua identidade seja rastreada.
  • VPN – Rede virtual privada. Permite a comunicação entre Internet e Intranet ou entre várias intranetes.
  • Download – Traz informações para o computador do usuário.
  • Upload – O usuário envia informações para a rede.
  • Protocolos – Conjunto de regras de uma rede.
  • TCP – Transporte.
  • IP – Endereço.
  • FTP – Protocolo de transferência de arquivos. Faz Download e Upload.
  • SMTP – Protocolo de envio de mensagens de e-mail através programa de correio eletrônico.
  • POP3 – Protocolo de recebimento de mensagens de e-mail através de um programa de correio eletrônico.
  • IMAP – Protocolo de recebimento de mensagens de e-mail através do correio eletrônico criando um sistema repositório de mensagens, deixando-as tanto no computador do usuário quanto no servidor.
  • HTTP – Protocolo de hipertexto que traz as páginas.
  • HTTPS: Protocolo que traz as páginas com certificado de segurança.
  • DNS – Sistema de nome e domínios, converte a entrada URL em endereço IP.
  • Webmail – Acesso aos e-mails através da Internet, não necessitando definir protocolos de recebimento e envio de e-mails visto que o webmail é acessado através do protocolo HTTPS, responsável por trazer as páginas o qual possui certificado de segurança.
  • Placa de Rede ou NIC – Para poder conectar os meios de transmissão através dos cabos de transmissão, cada computador da rede deve ter uma placa de comunicação, onde deverá ser conectado o cabo da rede.
  • Hub – É um equipamento que tem a função de concentrar (figura os cabos de acordo o número de entradas.
  • Switch – Equipamento muito semelhante ao hub, mas com uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. A rede não fica “presa” a um único computador no envio de informações.
  • Roteador – As funções de um roteador são: indicar quando um computador se conecta à rede e então acionar a geração de um endereço IP para esse computador; determinar a melhor rota e transportar os pacotes pela rede; verificar o endereço de rede para quem a mensagem está destinada; identificar este endereço; e, por fim, traduzir para um novo endereço físico e enviar pacote.
  • Modem – é um dispositivo conversor de sinais que faz a comunicação entre computadores através de uma linha dedicada para esse fim.

Internet e intranet

Internet e Intranet

Já falamos superficialmente sobre os conceitos de Internet e Intranet aqui, mas vale a pena aprofundar um pouco mais para garantir um perfeito entendimento e evitar erros no seu concurso.

Internet

A Internet é uma rede mundial de computadores ou terminais ligados entre si, que tem em comum um conjunto de protocolos e serviços.

Os usuários conectados podem usufruir de serviços de informação e comunicação de alcance mundial através de linhas telefônicas comuns, linhas de comunicação privadas, satélites e outros serviços de telecomunicações.

Com o surgimento da World Wide Web, esse meio foi enriquecido, o conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar além de textos, imagens e sons.

É considerada “o maior acervo de informações disponíveis publicamente”. Atualmente, são mais de 100 milhões de usuários da rede no Brasil.

Intranet

O termo Intranet começou a ser usado em meados de 1995, por fornecedores de produtos de rede, para se referirem ao uso, dentro das empresas privadas, de tecnologias projetadas para a comunicação por computador entre empresas.

Uma Intranet consiste em uma rede privativa de computadores, que se baseia nos padrões de comunicação de dados da Internet pública.

Do ponto de vista empresarial, uma Intranet é um meio privativo, que permite a troca de informações entre seus colaboradores.

Na Intranet, o conteúdo disponibilizado tem caráter interno, em que todo ou parte deste conteúdo será disponibilizado somente a pessoas identificadas dentro de uma organização.

Programas de navegação

Navegadores de internet

Um navegador é um programa que permite a visualização de conteúdos disponibilizados na Internet. O navegador é comumente chamado de browser e disponibilizado gratuitamente na própria Internet.

É um cliente para a extração de informações em um servidor Web. Vamos conhecer os principais navegadores da atualidade (e os que mais caem em concursos públicos).

Mozilla Firefox

O Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Fundação Mozilla com ajuda de centenas de colaboradores.

A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível.

Google Chrome.

Google Chrome é outro navegador que vale a pena estudar. De acordo com a estatística disponível num site especializado, ele praticamente supera a preferência entre os internautas brasileiros, se comparado com os demais.

O navegador é desenvolvido pela gigante Google.

Internet Explorer

Internet Explorer já foi o navegador mais utilizado no mundo, por já vir instalado nos computadores Windows. Foi ultrapassado em popularidade pelos demais navegadores. Também é gratuito.

Programas de correio eletrônico

Programas de correio eletrônico

Os programas de correio eletrônico oferecem ferramentas de gerenciamento de e-mails. Os programas que mais caem em concursos públicos são o Microsoft Outlook e o Mozilla Thundebird.

Veja algumas características deles a seguir.

Microsoft Outlook

O Outlook tem o foco de ajudar o usuário a se manter organizado e sempre em dia. Possui integração com o OneDrive permitindo compartilhamento e colaboração mais fáceis em documentos, e os calendários podem ser exibidos lado a lado para melhor planejamento.

A exibição de conversas mantém as mensagens relacionadas juntas. É possível até mesmo ver as principais informações dos seus contatos em um só lugar, facilitando o gerenciamento de todas as suas comunicações em um único ponto.

Mozilla Thunderbird

O Thunderbird conta com os seguintes diferenciais:

  • Catálogo de endereços em um clique.
  • Lembrete de Anexos.
  • Barra de ferramenta de filtros rápidos.

Sítios de busca e pesquisa na Internet

Sites de busca

Mecanismos ou sítios de busca são conjuntos organizados de robôs que rastreiam a Internet em busca de páginas.

Eles permitem que seus usuários realizem buscas na Internet, principalmente através de palavras-chave. Quando um usuário realiza uma busca, o mecanismo de busca procura o termo em sua base de dados e fornece os resultados desta pesquisa ao usuário.

Os mais populares mecanismos de busca atual são o Google, o Bing e o Yahoo.

Computação na nuvem (cloud computing).

Computação na Nuvem

A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação – servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e muito mais – pela Internet (“a nuvem”).

As empresas que oferecem esses serviços de computação são denominadas provedoras de nuvem e costumam cobrar pelos serviços de computação em nuvem com base no uso.

O que aprendemos neste artigo

Hoje exploramos ao máximo um tópico do conteúdo programático de informática para concurso: Redes de Computadores.

Vimos cada conceito envolvendo o assunto, dando elementos para que você compreenda o conteúdo ou inicie um aprofundamento sobre ele.

Tenho um convite para você!

Agora gostaria de pedir um simples comentário com a sua opinião sobre esse artigo. Pra mim é fundamental contar com a sua análise.

Faço questão de ler cada comentário e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉