Como foi minha revisão para ser aprovado num Concurso Público

Revisão para Concurso Público

Nelson Rodrigues dizia que “deve-se ler pouco e reler muito”. Essa é uma verdade que todo concurseiro deve observar, pois mostra como você deve estar focado mais na qualidade do que na quantidade.

Não adianta ler desesperadamente dezenas de páginas todos os dias, se você não consegue ter uma leitura consistente, paciente, com um bom entendimento do que está lendo. A não ser que você tenha a leitura treinada adequadamente, ler muito rápido pode ser sinal de baixo aprendizado.

Deve-se ler pouco e reler muito – Nelson Rodrigues

Por isso é tão importante reler, ou, como dizemos no mundo dos concursos públicos, revisar.

Recomendo que nos seus estudos para Concurso Público sejam feitas desde revisões diárias, recapitulando o que estudou no dia, até revisões semanais, mensais, trimestrais e semestrais. Quanto mais você revisar, mais sólido o conhecimento se tornará.

Neste artigo vou lhe mostrar o passo-a-passo da revisão que me levou à aprovação em um Concurso Público, para que você possa construir sua própria forma de revisar e dar substância à sua preparação.

Vamos lá!

Construindo uma boa revisão

Construindo uma boa revisão para Concurso

Uma boa revisão começa a ser construída quando você começa a estudar. É preciso ter uma boa noção de frases e partes importantes do conteúdo lido que vão “clarear” sua mente durante a revisão.

Além dessas partes “chave”, não deixe de destacar alguns pontos muito específicos, difíceis de memorizar (se for o caso, use técnicas de memorização). A seleção de conteúdo que você faz antes de revisar é essencial para garantir uma boa qualidade da sua releitura.

Grifos e anotações

Revisão para Concurso

O primeiro grande recurso que você utilizará na sua revisão são os grifos e anotações feitas durante o primeiro estudo. Eles vão fazer com que sua memória seja “refrescada” com o que você já entendeu, mas ainda não fixou.

Dica: use canetas de cores diversas para selecionar conteúdos de diferentes importâncias.

Por exemplo, caneta vermelha significa dúvida, caneta azul significa conteúdo indispensável, caneta verde significa conteúdo para se aprofundar posteriormente. Sua criatividade é o limite!

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Negritos e citações

Títulos, tópicos e citações

Os autores de livros e apostilas muitas vezes sabem mais que o estudante o que ele deve dar prioridade nos estudos. Por isso, vale muito a pena atentar para as citações, os títulos e subtítulos do material que você está lendo.

Eles vão lhe dar um resumo geral sobre o conteúdo que você leu, lhe fazendo prestar atenção para o que ele tem de mais importante. Não ignore o que o autor do seu material destaca.

Processo de releitura

Releitura na revisão para Concurso

Muita gente se engana achando que o processo de revisão deve ser rápido e descuidado. Ao contrário! Quanto mais minucioso e quanto mais atenção você dedicar à sua revisão, melhor preparado você estará para o seu Concurso Público.

Às vezes aprende-se mais em uma revisão do que na primeira leitura. É na revisão que percebemos o que aprendemos realmente ou não.

Por isso, leia com cuidado, atenção e dedicação o conteúdo resumido. Estudar para Concurso é um processo artesanal, e é assim que a revisão deve ser tratada.

Processo de reescrita

Revisando para Concurso Público

A mesma lógica que funciona com a releitura, funciona com a reescrita. Após reler o que está no seu resumo, reescreva aquilo que lhe parece importante e não está muito assimilado ainda.

Isso fará com que o conteúdo seja “introjetado” na sua memória. Faça isso, sempre, com muita atenção.

Uma boa dose de motivação

Motivação e revisão para Concurso

Se a sua revisão for a última antes de uma prova, não esqueça de tomar alguma atitude que lhe motive quando acabar a releitura. Esse é o “golpe fatal” para fazer sua prova com qualidade.

Uma dica: baixe o Ebook Motivação Diária para Concurseiros, com “pílulas” potentes para lhe motivar para o seu Concurso.

O que aprendemos neste artigo

Neste texto você aprendeu técnicas para revisar o conteúdo estudado no seu Concurso Público. Mostrei como é importante reler e revisar, às vezes mais importante que a primeira leitura.

Tenho um convite para você!

O que achou deste artigo? Como você faz as suas revisões para Concurso Público?

Para mim é muito importante que você deixe um comentário logo abaixo dizendo o que achou deste artigo. Isso é fundamental para que eu possa continuar publicando e aperfeiçoando as discussões aqui no Segredos de Concurso. Sempre leio e respondo, no menor tempo possível, a todos os comentários.

Até a próxima!

😉

 

  • augusto gomes rocha

    Para fazer as revisões devo somente reler os meus resumos ou fazer alguma coisa a mais

    • No texto explico exatamente como proceder, Augusto. Abraço!

    • Heid Azevedo

      Não sei se essa resposta ainda te ajuda, visto que já passou bastante tempo da sua publicação, mas o que apreendi do texto foi: “Após reler o que está no seu resumo, reescreva aquilo que lhe parece importante e não está muito assimilado ainda. Isso fará com que o conteúdo seja “introjetado” na sua memória. Faça isso, sempre, com muita atenção.”