A serpente venenosa que pode destruir seus estudos para Concurso!

Reclamação e Concurso Público

Já escrevi aqui no Segredos de Concurso um artigo bem consistente sobre comportamentos que candidatos de sucesso evitam enquanto estão se dedicando aos estudos para um Concurso Público. Além daqueles, há um comportamento que é um grande perigo para quem precisa passar em um Concurso, mas que passa desapercebido pela esmagadora maioria dos concurseiros.

Assim como uma serpente traiçoeira e venenosa, esse comportamento se aproxima de você, e, quando menos imagina, o estrago já foi causado.

O nome dessa serpente é “reclamação”. Uma prática muito comum e aparentemente inofensiva, e por isso mesmo destruidora.

Reclamar é manifestar para si ou terceiros sua insatisfação ou incômodo com algo. Sempre que alguém faz uma reclamação está demonstrando que algo deu ou está dando errado.

Aparentemente, quem reclama pretende ver um problema ser resolvido. Entretanto, a questão é que, na prática, a reclamação não é tão útil assim, pelo menos para a realidade do concurseiro.

Neste artigo vou demonstrar como ser um reclamão pode minar sua preparação, pontuando os resultados que a prática da reclamação pode ter. Vamos lá!

Faz com que você fuja da sua culpa

Concurseiro que foge dos problemas

A reclamação, muitas vezes, é o resultado de uma incapacidade de lidar com os próprios erros. Desesperado por não saber ao certo porque um problema está acontecendo, evitando se responsabilizar pelo cenário em que se encontra, o reclamão acaba colocando a culpa de todos os seus obstáculos em terceiros (coisas ou pessoas).

Por isso, a reclamação é a melhor forma de evitar resolver seu problema. É como se o defeito mecânico do seu carro fosse no motor e você insistisse em tentar concertar a caixa de marcha. Será que o defeito é corrigido assim?

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

Na realidade do Concurseiro, posso citar a grande reclamação das pessoas em relação à dificuldade da prova ou da concorrência. O problema está na prova/concorrência ou na sua capacidade de estudos? Ela é a mesma para todos os candidatos, ou não?

Lhe deixa mais tempo lidando com o problema

Poupar seu tempo para concurso

Quanto mais você reclama, mais tempo o problema estará em contato com você. Gosto muito do que diz a Oração da Serenidade, que é uma referência para as organizações de Alcoólicos Anônimos em todo o Brasil:

Concedei-nos, Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar. Coragem para modificar aquelas que podemos, e Sabedoria para distinguir umas das outras.

Obviamente, nosso objetivo aqui é outro, mas vale questionar se não estamos viciados e dependentes das reclamações. Quanto mais reclamamos, mais tempo perdemos nos relacionando com aquilo que não podemos modificar. Pense nisso!

Contamina seu ambiente

Reclamação contamina ambiente de Concurso

Talvez você conheça alguém que reclama bastante, e sabe como isso incomoda, diminuindo seu bem-estar durante todo um dia.

Já parou pra pensar que suas reclamações podem ter o mesmo efeitos em outras pessoas – e também em você?

A reclamação nada mais é que um grito de desespero e uma manifestação de incompetência para lidar com o que precisa ser resolvido de outro modo. Nem você, nem quem lhe ouvir, vai conseguir modificar sua condição através de reclamações.

Um exercício prático para matar a serpente!

Evitar reclamação no Concurso

Se você não quer ser vítima da reclamação, aqui vão alguns passos para evitar ser “picado” por essa serpente:

  1. Tente, cotidianamente, perceber o exato momento em que algo está lhe incomodando.
  2. Assim que perceber o incômodo tente se isolar, respirar e analisar o que está gerando seu mal-estar.
  3. Às vezes você não vai conseguir detectar o que é rapidamente, mas assim que identificar seu problema pense bem no que é preciso fazer para resolvê-lo.
  4. Lembre-se que a maioria dos nossos problemas não podem ser resolvidos de uma hora para outra. Outros, sequer serão resolvidos. Por isso, tenha paciência.
  5. Quanto mais você praticar esses passos, mais ficará um expert em eliminar as reclamações de sua vida, ganhando tempo e sendo mais eficaz para resolver seus problemas.

O que aprendemos neste artigo

Hoje vimos como a reclamação pode ser destrutiva para a sua preparação para Concurso Público. Mostramos como evitá-la em cinco passos práticos, tornando sua preparação mais eficaz e positiva.

Tenho um convite para você!

Gostaria de saber como você se relaciona com essa “serpente”, e como costuma evitá-la na sua preparação para Concurso Público.

Seu comentário é fundamental para mim e para os demais leitores, que também precisam encontrar boas práticas de estudo.

Leio todos os comentários, e respondo-os na primeira oportunidade.

Até a próxima!