Simulado de concurso: o Guia Completo para fazer o seu!

Simulado de Concurso

Uma das ferramentas mais interessantes para quem vai realizar um concurso público são os simulados de concurso, uma forma de antecipar o momento da sua prova, testando seus conhecimentos da maneira mais realista possível.

Conheço muita gente que fala de simulado de concurso, mas poucos desenvolvem simulados realmente eficientes, fazendo com que, no dia da prova do concurso, você esteja 100% preparado (a) para superar os desafios próprios desse contexto, como a tensão, a ansiedade e o estresse.

Neste artigo, vou lhe mostrar, passo-a-passo, como fazer um simulado de concurso que realmente funciona, dando-lhe uma vantagem significativa em relação aos concorrentes que não estão atentos ao potencial desse recurso. Basta ler todo o artigo e aplicar as técnicas.

O seu avião

Simulado de Concurso

Uma das profissões que mais utilizam simuladores é a de piloto de aeronaves. Por serem responsáveis, muitas vezes, por transportar centenas de vidas, tendo qualquer erro como resultado uma fatalidade trágica, é fundamental o máximo de treinamento simulado, para que os erros ocorram sem qualquer perigo. Apenas quando estão de fato preparados, os pilotos trabalham “na realidade”.

A mesma lógica pode ser aplicada ao seu concurso público. Veja as características que um bom piloto deve possuir para não causar acidentes:

  • Pensar rapidamente;
  • Não entrar em desespero;
  • Evitar correr riscos;
  • Ter preparação prévia rigorosa;
  • Saber que errar é irreversível.

Assim como um piloto de aeronave, você deve ter a consciência de que o dia da prova é o grande dia, o momento em que nada pode dar errado. A prova é seu avião, sua aprovação são as vidas que você está transportando (a sua inclusive). Por que, então, não realizar intensamente simulados, como fazem os pilotos?

O fator tempo

Simulado de Concurso

Algo essencial em um simulado de concurso é fazer com que você possa treinar sua capacidade de responder a prova no menor tempo possível. Para isso você precisa dar 3 passos:

  1. Comece fazendo o simulado sem tempo pré-estabelecido. Marque em um cronômetro quanto tempo você demora para concluir o simulado.
  2. Após saber quanto tempo você demora naturalmente, busque alcançar o tempo estabelecido na prova. A partir desse momento você começa a ter o perfil de um bom concorrente.
  3. Por fim, a missão é reduzir tempo. O ideal é que você tenha a capacidade de responder todas as questões em aproximadamente meia hora antes do horário definido no edital. Se conseguir em menos tempo, melhor.

Lembre-se: tempo sem qualidade não vale nada!

Não adianta responder todas as questões em uma hora antes do tempo da prova, se você erra a maioria delas. Os estudos focados, mais o controle de sua tensão e seu raciocínio rápido, podem fazer você reduzir o tempo de resposta, mas com alto índice de acertos.

Leia também: Como ganhar 3 vezes mais tempo e derrubar a concorrência do seu Concurso.

O fator distração

Simulado de Concurso

Já disse aqui que, enquanto você estiver estudando, para completa absorção do conteúdo, é necessário estar num ambiente de estudo que favoreçam a concentração, o foco e a motivação. Mas quando estamos falando num simulado de concurso a coisa muda de figura.

Quanto mais você simular a realização da prova em ambientes desafiadores, mais preparado você estará no dia do concurso. Qualquer simulação deve funcionar em condições piores que o contexto do dia da prova. O raciocínio é simples: quanto mais difícil o treinamento, mais fácil a situação real vai se tornar. Seguem algumas sugestões:

  • Faça o seu simulado em locais quentes. Muito dificilmente você estará em uma sala com ar-condicionado no dia da prova. Acostumar-se a responder questões sob o calor, sem perder a concentração, é um bom diferencial.
  • Faça o seu simulado em locais barulhentos. O som dos carros passando nas ruas ou cadeiras sendo arrastadas pelos concorrentes que vão ao banheiro não podem lhe desestabilizar. Acostume-se com isso logo.
  • Faça o seu simulado em cadeiras desconfortáveis. Você não espera uma cadeira presidente quando for fazer a prova, não é mesmo? Simule seu desconforto!

Quanto mais você estiver superando essas e outras distrações, melhor será seu desempenho.

Simulado de Concurso – nível básico

Simulado de Concurso

Já deve estar claro para você que a realização de simulados deve ocorrer contabilizando-se o tempo de prova (comparando com o tempo definido no edital do seu concurso). Mas há outro fator importante: o tipo de questão que você irá responder.

No modo fácil, você simplesmente vai pegar provas do mesmo concurso em edições anteriores, respondendo-as como se fosse a prova do seu concurso.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

O único problema, nesse caso, é que a massa esmagadora dos concorrentes farão a mesma coisa, por isso esse é o “nível básico” dos simulados. Para ganhar a medalha de ouro, um pouco mais de criatividade e esforço será necessário.

Simulado de Concurso – nível avançado

Simulado de Concurso avançado

Aqui, você abandonará as provas anteriores do mesmo concurso. A ideia agora é buscar questões da mesma banca, de concursos distintos, mas das mesmas disciplinas e assuntos que vão cair na sua prova.

Monte algumas provas para realizar seus simulados, garantindo assim um aumento significativo no seu repertório de questões resolvidas. Aplicar essa técnica irá lhe dar um diferencial muito escasso na concorrência.

Uma técnica extra: em vez de tentar resolver o número exato de questões no tempo previsto no edital, tente resolver questões excedentes. Se na prova haverá 100 questões para responder em 4 horas, tente responder 110, 120 ou mais.

Todas as dicas aqui seguem a mesma regra: quanto mais duro o simulado, mais facilidade você terá no dia da prova.

O que aprendemos neste artigo

Hoje aprendemos o passo-a-passo para realizar um simulado de concurso que realmente funciona. Mostramos quais fatores devemos considerar ao criar um simulado, e como aplicá-los na prática.

Além disso, aprendemos dois níveis de simulado de concurso: básico e avançado. O primeiro mais comum e fácil de realizar, o segundo mais complexo, e por isso mesmo entregando mais resultados e diferenciais.

Agora preciso de você!

Se você chegou até aqui, é porque o nosso conteúdo lhe chamou a atenção. Então, por favor, mantenha acesa a chama da motivação para continuarmos com esse trabalho: basta deixar um comentário dizendo o que achou do artigo.

Faço questão de ler tudo, e responder na primeira oportunidade que tenho. Esse é meu combustível para permanecer trabalhando.

Até a próxima!

😉

  • Alisson Ribeiro Xavier

    Ótima matéria, toda vez que faço simulado(em casa) em ambiente barulhento e quente eu sinto a mesma sensação ruim de pressão e nervosismo como em uma prova de concurso real. Se acostumar com essa situação é essencial para estar preparado no dia da prova.

  • Mcgyver Rego Tavares

    Só faltou indicar sites para “montar” o simulado das formas indicadas no artigo!

    • Oi, Mcgyver! No artigo aponto para a possibilidade de você mesmo criar seu simulado. Busque provas anteriores da banca que irá realizar seu concurso. É o suficiente. Forte abraço!

  • Aline

    Olá Danilo!
    Eu venho realizando simulados já montados e disponibilizados em alguns sites, no entanto, tenho visto várias falhas nestes simulados (questões excessivas acerca de algum assunto que não foi tão cobrado em concursos anteriores, por exemplo). Eu nunca tentei eu mesma montar um simulado, mas seu artigo me incentivou a tentar.
    Obrigada 😉

  • Saulo

    Ótimas dicas, Daniel. Você sabe onde encontro simulados com questões comentadas para o concurso de Técnico do INSS? Abraço!

  • Mariana Tavares

    Perfeitas dicas, Danilo. Parabéns hein, eu sou recém formada e estou tentando concursos, agora mesmo vou fazer do IBGE aqui do Ceará, você poderia me indicar algum material bom para esse concurso? Bjos!

  • Madalena

    excelente esse site, adorei tudo… obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    gostaria de saber se você tem exercícios sobre as leis para farmaceuticos, ou se pode me dizer onde consigo, não achei nada na net ate agora… Obrigada