Simulado Online de Direito Penal para Concurso (se desafie!)

Simulado de Direito Penal

Responder questões é uma das melhores formas de se preparar para uma prova. No caso dos concursos públicos, isso é ainda mais importante, por possibilitar que você possa entender o funcionamento das bancas organizadoras.

Em alguns casos, há bancas que se utilizam até mesmo de expressões próprias para designar determinados assuntos do conteúdo programático. Por isso, conhecer a banca do seu concurso é muito importante.

Para lhe incentivar a responder questões de concurso, estou fazendo uma série de simulados online, para que você possa testar seus conhecimentos de maneira rápida e objetiva.

Selecionei questões de grandes bancas que atuam em diversos concursos do Brasil, possibilitando uma boa variedade na realização do seu teste. Algumas delas:

  • Cespe
  • Fundação Carlos Chagas
  • IDECAN
  • FGV
  • CONSULPLAN
  • IESES
  • IBADE
  • Vunesp

Ao final do simulado online, você poderá ter uma noção de como está seu desempenho na disciplina. Veja o que significa cada desempenho:

  • Se você acertar até 3 questões, sua situação é crítica. Precisa estudar com urgência.
  • Se você acertar entre 3 e 5 questões, é um iniciante. É bom intensificar os estudos.
  • Se você acertar entre 5 e 7 questões, você está começando a entrar no páreo. Não perca o ritmo!
  • Se você acertar mais de 7 questões, parabéns! Você está no caminho certo.

Simulado de Direito Penal

Simulado online de Direito Penal

Neste artigo você responderá ao Simulado de Direito Penal, uma disciplina importantíssima em vários concursos Brasil afora.

Você precisará estudar Direito Penal em concursos policiais e militares, concursos de tribunais estaduais e federais e concursos jurídicos, de uma forma geral.

As questões selecionadas tratam de temas diversos na área de Direito Penal, mas consideram o que mais costuma cair nos concursos públicos. Leia com calma e responda no seu tempo.

Neste simulado online, o importante é que você responda corretamente. Em breve publicarei aqui simulados que exigem as respostas em determinados períodos de tempo.

Vamos lá!


Banca: FCC. Ano: 2016 - Nos termos preconizados pelo Código Penal, em relação às escusas absolutórias, estará isento de pena

As escusas absolutórias estão descritas entre os artigos 181 a 183 do Código Penal. Observando o artigo 181, fica claro que a alternativa correta é a letra "D", já que se refere ao grau de parentesco entre filho e mãe.

Banca: IESES. Ano: 2016 - Podemos definir como crimes de usurpação e dano segundo o Código Penal Brasileiro, respectivamente:

A letra "A" descreve com exatidão a descrição dos crimes de Usurpação e Dano presentes no Código Penal Brasileiro.

Banca: CESGRANRIO. Ano: 2016 - Um homem é acusado de cometer o crime de concussão tipificado no Código Penal. Nesse caso, considera-se que é circunstância elementar do crime o(a)

O crime de concussão (artigo 316 do Código Penal) é um crime próprio, dessa forma, exige-se que o sujeito ativo do crime seja servidor público. Por isso, a letra "B" é a alternativa correta.

Banca: Vunesp. Ano: 2017 - Nos termos previstos no Código Penal, é correto afirmar que

A alternativa correta é a de letra E, está de acordo com o que está descrito no artigo 316 do Código Penal Brasileiro.

Banca: CONSULPLAN. Ano: 2017 - Assinale a alternativa que apresenta a descrição da conduta típica do crime de corrupção passiva.

O artigo 317 do Código Penal Brasileiro expressa o que está descrito na letra "B", que é a alternativa verdadeira.

Banca: FGV. Ano: 2015 - Marlon, um técnico judiciário que exercia suas funções junto à Presidência do Tribunal de Justiça, tomou conhecimento que outro funcionário da repartição cometeu infração no exercício de seu cargo. Contudo, sensibilizado pelo fato de que o infrator possuía uma filha de apenas 02 meses, deixou de comunicar o fato à autoridade com competência para responsabilização. Nesse caso, Marlon:

A letra "B" é a correta, pois está de acordo com o que estabelece o artigo 320 do Código Penal Brasileiro.

Banca: CESPE. Ano: 2017 - Considerando os princípios constitucionais e legais informadores da lei penal, assinale a opção correta.

De acordo com o Artigo 5º da Constituição Federal, Inciso XL, "a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu". Por isso, a alternativa "C" está correta.

Banca: IBFC. Ano: 2015 - Assinale a alternativa correta considerando as disposições da lei federal n° 11.340, de 07/08/2006, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A letra "D" é a correta porque tem fundamento no no artigo 15, I, II, III da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha)

Banca: IBADE. Ano: 2017 - O crime de registrar como seu o filho de outrem:

A alternativa "C" está correta, pois se trata de forma de falsidade ideológica, com tipificação especial no Código Penal.

Banca: FUNDATEC. Ano: 2014 - Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental em razão de discriminação racial ou religiosa, constitui crime de:

Para responder esta questão, que tem a letra "C" como alternativa correta, basta ler o artigo 1º da Lei de Tortura (Lei 9.455/97).

Materiais para melhorar seu desempenho…

Se você quer melhorar seu desempenho ou manter a boa nota que teve neste simulado de Direito Penal, tenho algumas dicas para lhe dar.

Veja os materiais a seguir:

Materiais completos de Direito Penal

Nos concursos públicos onde Direito Penal está no conteúdo programático, é muito importante ter um bom desempenho, pois geralmente poucos candidatos acertam as questões.

Este simulado é uma forma de “tirar a prova” do seu potencial nesta disciplina.

Agora preciso de você!

Terminado o simulado, gostaria que você deixasse um comentário dizendo o que achou das questões e da experiência de se desafiar nesse exercício.

Para mim é fundamental saber sua opinião sobre cada conteúdo que posto aqui. É o que me incentiva e faz aperfeiçoar o conteúdo.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que tenho.

Até a próxima!

😉

  • Maria Do Socorro M. Martins Mo

    Gostei muito

  • Orismar Barros

    ótimo gostei muito

  • rycco fonseca

    legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllltrabalho bacana esse que vc faz

  • Rodrigo Silva

    ótimo, posta mais.