Como superar dificuldades durante os estudos para Concurso

Superação

Concursos públicos naturalmente já são um grande desafio: concorrência alta, conteúdo programático extenso, provas difíceis, pouco tempo para responder as questões. A junção de todos esses fatores, por si só, já torna bastante complexo alcançar a aprovação, pois exige dedicação e muita força de vontade de qualquer candidato. Mas geralmente esses não são os únicos problemas a se superar numa preparação para concurso público.

Após alguns anos orientando candidatos de todo o Brasil, percebo que, em muitos casos, além de não serem os únicos problemas, esses nem sequer são os principais desafios por que passam os concurseiros. Veja três outros tipos de questões que chegam a destruir os estudos para concurso público:

  • Problemas familiares
  • Problemas financeiros
  • Problemas psicológicos

Como o Segredos de Concurso é um blog que vem superando, através do seu conteúdo, os milhões de sites que dão dicas para concurso, pretendo, com este artigo, abrir uma porta geralmente inexplorada por quem fala em concurso público: as dificuldades da vida real de um candidato a concurso público, e como superá-las!

“Aceitei que, quando se tem um problema, há que enfrentá-lo e não disfarçá-lo” – Nelson Mandela

Aqui vamos olhar de frente para desafios que podem estar emperrando sua disposição para estudar, sua crença em si mesmo e sua capacidade de pensar lucidamente. O objetivo é que, ao final do texto, você tenha verdadeira vontade e capacidade de alcançar a superação, para estudar tranquilamente para o seu concurso. Vamos lá!

Seu problema é um problema?

Seu problema é um problema?

A primeira coisa que devemos estar atentos quando estamos tratando da superação de problemas é analisar a natureza do que está lhe incomodando. Será que seu problema é realmente um problema?

É muito comum que nós mesmos criemos empecilhos mentais para alcançar determinados objetivos. Sem querer, nos enganamos simplesmente para permanecer em uma zona de conforto. Uma vez, um candidato me mandou um email dizendo que não conseguia estudar em casa porque sua família fazia muito barulho.

Perguntei a cidade onde ele morava, e enviei a lista de bibliotecas públicas da cidade e o horário de funcionamento de cada uma delas. Ele me respondeu que não tinha transporte e estava desempregado, não podendo pagar ônibus. Pedi o endereço exato dele e mostrei que havia uma biblioteca que ficava a menos de 1 quilômetro de onde morava.

Alguns dias se passaram, e eu enviei um email perguntando ao candidato se ele estava conseguindo estudar melhor. Ele disse que não, pois nem todo dia conseguia ir à biblioteca, que o ambiente não era muito confortável etc. Então respondi: “Caro fulano… Respeito muito todos os incômodos que você sente, mas, com todo respeito, será mesmo que o barulho da sua casa é feito por sua família? A distância das bibliotecas é físico, ou pode ser emocional? O desconforto que você sente na biblioteca próxima da sua casa é por um fator interno ou por um fator externo?”.

Após uma conversa longa por email, consegui fazê-lo compreender que, não importava em que ambiente ele estivesse, os incômodos iam surgir. Os problemas não existiam (pelo menos não externamente). O ponto era a zona de conforto. Embora não percebesse, ele simplesmente insistia em permanecer como estava, sem esforço, sem dedicação nem trabalho.

A imagem de si

Imagem de si

Vivemos sob permanente influência do que os outros pensam de nós e do que nós pensamos de nós mesmos. Quando queremos alcançar um objetivo grandioso é preciso tomar bastante cuidado com esse conjunto de influências internas e externas.

Para ser um concurseiro de sucesso, é preciso que você se veja como um concurseiro de sucesso. Isso é o contrário de ser arrogante e preguiçoso. É saber que você é capaz de trabalhar muito até alcançar o seu objetivo.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Não acredite no que está lhe limitando. Se alguém de sua família, amigos ou quem quer que seja lhe trata como alguém incapaz, desconsidere isso. Você pode, inclusive, utilizar essa visão como incentivo para alcançar a superação. Todos nós, sem distinção, somos igualmente capazes. Cada um deve reconhecer seus obstáculos, e traçar estratégias claras para superá-los. Autoconfiança é essencial para isso!

Uma dica: todos os dias, ao acordar, pergunte-se o que vai fazer para se aproximar do grande objetivo que é ser aprovado no concurso público. Lembre-se que você já tem todas as ferramentas para dar passos firmes em direção a essa realização.

Falta dinheiro, ou tempo

Dinheiro e Tempo

Dinheiro e tempo são o mesmo recurso em formato diferente. É como gelo e água. A falta desses recursos costumam gerar os seguintes obstáculos para os concurseiros:

  • Preocupação relacionada à necessidade de sustento próprio ou da família, atrapalhando o foco nos estudos.
  • Indisponibilidade para estudar, por causa do tempo dedicado ao trabalho, à família etc.
  • Falta de recurso para investir em cursos, materiais etc.

Para sanar questões sobre tempo, sugiro que você adote as diversas medidas que já sugeri aqui. Em especial veja os seguintes artigos:

Se você tem preocupações financeiras, seguem dois bons artigos com dicas especiais:

Quantos rounds você aguenta?

Superação

Os lutadores de boxe têm uma máxima muito interessante: “o que importa não é o quanto você consegue bater, mas o quanto você consegue apanhar”.

Esse é um bom caminho para encontrar a mentalidade de um vencedor. Se tem algo que caracteriza a vida é o surgimento de dificuldades, qualquer que seja o setor. Quando encontramos uma zona de conforto, a vida vem nos mostrar alguma dificuldade para fazer com que nos movamos.

Por isso devemos ter o máximo de resistência às “pancadas” que a vida nos dá. Não se trata de ser mais inteligente ou criativo. Mesmo os mais inteligentes e criativos precisam superar obstáculos. Se não aceitarem a dificuldade, aprendendo com ela, cairão como qualquer outro indivíduo. Por isso, antes de buscar conhecimento, lembre-se de tornar-se resistente, resiliente, insistente.

DICA EXTRA: Assista ontem o filme “À Procura da Felicidade“, com Will Smith. Trata-se de uma obra prima para concurseiros assistirem. Sempre que estiver em apuros, assista novamente!

Olhar externo descomprometido

Olhar externo

Em muitos casos, o que a pessoa precisa para superar as dificuldades é de um olhar externo descomprometido com o contexto de vida dele. Que tal visitar um psicólogo, consultor, coach, orientador religioso ou coisa do gênero?

Muita gente possui o orgulho da autossuficiência, e tem vergonha de buscar orientações de outras pessoas. Mas pense: o que você está fazendo ao ler este artigo? Não está em busca de ajuda? Não está precisando superar suas dificuldades?

Minha dica é que evite buscar pessoas mais próximas, pois elas possuem um olhar comprometido. Tentarão lhe defender, terão resistência para lhe dizer verdades e até podem usar seus problemas em benefício próprio. Alguém que não lhe conhece, e que tem a experiência em orientações pessoais, é muito melhor, nesse caso.

Acredite: você se sentirá leve logo após a primeira conversa, tirando resultados imediatos disso. Deixe a vergonha de lado!

O que aprendemos neste artigo

Hoje tivemos uma abordagem mais ampla sobre os vários problemas por que os concurseiros podem passar. Questões familiares, financeiras e psicológicas que podem estar atrapalhando a sua preparação.

Pontuei soluções práticas para a mudança de mentalidade, visando garantir condições para superação dos problemas.

Agora preciso de você!

Faço o Segredos de Concurso com muito carinho, e por isso é muito importante ter um retorno dos leitores. Peço que deixe um comentário logo abaixo dizendo o que achou do artigo, e, se possível, fale sobre as dificuldades que passa ou já passou na sua preparação.

Faço questão de ler todos os comentários, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉

  • Claudio Pedroso

    ola bom dia
    esse artigo falou tudo que eu venho passando, quando começo a estudar me incomodo com os barulho de tudo a minha volta.
    Realmente depois que li tudo isso tive a sensação que preciso de ajuda.
    Chegou ao ponto de eu prestar concurso de ensino fundamental, e de 40 questões eu só acertei 8,
    obs: tenho o ensino médio completo, a anos eu venho buscando sites para eu me preparar para estudar, e fico olhando as paginas de um de outro, e nunca fixo em uma.

    • Oi, Claudio. Veja os artigos que publicamos aqui sobre os vários assuntos. Podem te ajudar muito. Não desista! Abraço!

  • Luciano Arruda

    Que artigo maravilhoso, à cada dia que passa me sinto mais motivado a estudar desde o primeiro dia que encontrei esse site digno. Obrigado Danilo.

    • Legal, Luciano. Fico muito feliz que tenha te agradado. Forte abraço! 🙂

  • Daniel Silva

    Um dia te pago o churrasco da aprovação rss! Abraço.

  • Airton Moraes

    Parabéns pelo texto, e obrigado pelos conselhos. Tenho muita dificuldade para me concentrar, mas estou em busca de me tornar uma pessoas mais focada…

    • Obrigado, Airton! Leia nossos artigos sobre motivação. Tem muita coisa que pode lhe ajudar. Abraço!

  • Magnvs

    Parabéns pelo texto, acho que as dificuldades que tenho no estudo são: não resumir a matéria logo após a vídeo-aula e me distrair muito seja com as pessoas passando pelo corredor do meu quarto, seja pelas redes-sociais.