Como ganhar 3 vezes mais tempo e derrubar a concorrência do seu Concurso

Tempo de Estudo para Concurso

Jackson foi um dos concurseiros que ajudei que mais me orgulhou. Ele trabalhava em uma fábrica de pneus, mas queria ser aprovado em um concurso para soldado da polícia. Me procurou dizendo que tinha esse sonho, mas não sabia bem como começar a estudar.

Fui conhecendo ele aos poucos e percebi que a situação não era nada boa. Jackson sabia ler, mas escrevia muito mal. Tinha dificuldades sérias de matemática, nenhum conhecimento de Direito e Ciências Humanas (História e Geografia), disciplinas previstas no edital do concurso dele.

Para piorar, ele tinha poucas horas livres, pois quando não estava trabalhando, se recuperava do cansaço que o trabalho lhe dava.

Tive uma conversa bastante sincera com ele.

Era preciso estudar muito, começar praticamente do zero, mas com empenho, vontade e dedicação ele alcançaria a aprovação. Disse a ele que era preciso abrir um prazo de três anos até que conseguíssemos aquele objetivo.

Faríamos cronograma de estudo e simulados, usaríamos técnicas de memorização e teríamos que manter a motivação em alta. “Você está disposto, Jackson?”.

Ele disse que sim, que ser policial era o sonho da vida dele.

Não vou entrar em todos os detalhes da preparação, mas basta dizer que Jackson fez três concursos diferentes em um ano, e foi reprovado feio em todos eles (cada um em um estado diferente).

O incrível é que, em nenhum deles, Jackson esmoreceu. Ao contrário. Cada acerto a mais, cada pequena evolução ele comemorava como se tivesse sido aprovado.

Para minha surpresa, Jackson fez um concurso de soldado da polícia após um ano e oito meses da nossa primeira conversa, e foi aprovado em terceiro lugar. Hoje, ele continua estudando, mas para alcançar os escalões superiores através do concurso de Oficial da polícia.

Dá para driblar o Concurso e os concorrentes?

Driblar o Concurso e a Concorrência

Já disse aqui que considero 3 anos um tempo adequado para quem inicia do zero para tentar passar em um Concurso Público. Esse tempo parece exagerado, mas é perfeitamente razoável para o concurseiro normal, que estuda da forma tradicional.

Aqui no Segredos de Concurso dou dicas justamente para que você possa diminuir ao máximo esse tempo. Minhas dicas são baseadas em uma fórmula que reúne todos os elementos que contribuem com a redução do tempo até a sua aprovação. Veja no gráfico abaixo essa fórmula:

Fórmula do Concurso

Em cada caso específico um desses quatro fatores vai fazer mais efeito ou não.

No caso do Jackson, contou muito para o sucesso a forte motivação em perseguir o sonho da vida dele.

Se você quer ser aprovado em menos tempo, deverá “atacar” todos esses aspectos da maneira mais eficiente possível.

Só otimizando esses elementos você poderá “driblar” seus concorrentes, principalmente aqueles que se preparam da maneira antiga: estudando até cansar, com pouquíssima qualidade e aproveitamento.

Uma forma super eficiente, e comprovada, para ganhar tempo

Ganhar tempo estudando para Concurso

Das formas citadas acima para alcançar a aprovação mais rápido, duas delas costumam dar mais resultado: a motivação e algumas técnicas de economia de gerenciamento de tempo.

Quem consegue manter a motivação tem um diferencial enorme, pois consegue ignorar todas as adversidades para alcançar os objetivos.

Mas para ter uma motivação poderosa (como a de Jackson) é preciso autocontrole, autoconhecimento e vontade real de passar no seu Concurso, colocando isso no centro da sua vida.

Já entre as técnicas de economia de tempo, posso citar técnicas de organização, memorização e leitura mais eficiente.

Leitura mais eficiente? Sim, provavelmente você já ouviu o termo “leitura dinâmica”, mas existem técnicas que podem acelerar sua leitura com qualidade, aprendendo de verdade o assunto que você está lendo.

Como isso é possível? Vamos ver logo abaixo.

Lendo de maneira mais eficiente

Lendo de maneira mais eficiente

Na época que conheci Jackson, eu não tinha conhecimento que a leitura era algo que pudesse ser aperfeiçoado. Sempre ouvi falar de cursos de leitura dinâmica, mas todos os contatos que tive com essas técnicas foram decepcionantes, pois no final a qualidade da leitura era muito baixa.

Até que conheci a Ana Lopes, uma ex-professora universitária, com doutorado, que resolveu largar tudo e se dedicar a estudar métodos eficientes de aprendizagem (algo que ela é apaixonada).

Após conhecer muito sobre aprendizagem, a Ana criou o Curso Acelere 3x sua Leitura, uma iniciativa fantástica que já está trazendo ótimos resultados para muitos concurseiros.

Parece brincadeira, mas com o que ela ensina você só precisará treinar 12 minutos por dia para alcançar o fantástico nível de ler três vezes mais rápido.

Isso significa que sua produtividade no estudo para concurso poderá triplicar! Alguns pontos que acho interessante no Acelere 3x sua leitura:

  • O tempo de dedicação diária é muito baixo (12 minutos apenas)
  • As técnicas são práticas e simples (mais simples que os cursos de leitura dinâmica que existem por aí)
  • Ela se preocupa muito com a qualidade da sua leitura, e não apenas com a velocidade
  • A Ana Lopes está dando um bônus especial para quem fizer o curso
  • Todo o treinamento é online, sem precisar sair de casa

Para entender todos os detalhes do Curso Acelere 3x sua Leitura, assista até o fim este vídeo com a Ana Lopes, onde ela explica como funciona o treinamento e os verdadeiros resultados que as pessoas estão alcançando.

Hoje, toda vez que presto consultoria para um concurseiro, indico este curso, que tem surtido muito efeito – seja o concurseiro iniciante com muito tempo para estudar, seja o concurseiro que vai enfrentar um concurso daqui a poucos meses.

De qualquer modo, acelerar 3 vezes sua leitura vai lhe dar um grande diferencial em relação à concorrência. Funciona, é de qualidade e pouca gente tem conhecimento desta técnica. Quem dera o Jackson soubesse disso a tempo!

😉

  • Samuel

    Prezado, boa tarde!
    Antes de tudo, parabenizo-lhe pelo empenho dedicado na evolução desse site tão maravilhoso que sempre dissemino aos meus conhecidos e familiares que precisam de um breve (porém bastante robusto e direto) arcabouço prévio na preparação para qualquer concurso.
    Indo ao que interessa, preciso de sua ajuda para encontrar temas de redação para a área de TI que sigam a visão CESPE. Sei que meu pedido de apoio é um tanto abrangente demais, contudo, preciso no mínimo ter uma noção de como posso me preparar para provas dissertativas desta área.
    Posso te adiantar que já recorri a alguns servidores de TI (casos de sucesso). Alguns dizem que devo esmiuçar o estudo do conteúdo específico e tentar aprender o máximo possível, apesar da abrangência significativa de alguns temas. Já por outro lado, outros dizem que devo tentar dissertar sobre temas abordados em provas anteriores.
    Vou prestar o concurso de ATI (Analista de TI) para o MPOG e o tempo que tenho é curto, pois a prova será dia: 30/08. Por isso, preciso de algo que me ajude a otimizar meu tempo nesta vertente.

    Desde já, agradeço-lhe por toda a informação, conselho e dica propagados nesta página.
    Um grande abraço.
    Samuel Ribeiro.

    • Vou verificar o que posso produzir sobre esse assunto, Samuel. Abraço!

  • Jessica Carvalho

    Danilo a cada artigo que leio do seu site fico mais encantada! Embora eu não estude para concurso público e sim para o ENEM suas dicas são valiosíssimas! Muito obrigada, ler seus artigos tem me ajudado muito!! Parabéns!

    • Que bom, Jessica. Qualquer dia desses faço um artigo sobre o ENEM aqui. Forte abraço!

      • Jessica Carvalho

        Ficarei muito grata quando o fizer!! Desde já agradeço. Abraço!