Não consegue tempo para estudar? Conheça estes 4 truques!

Tempo de estudo para concurso

“Danilo, embora eu tente, não consigo encontrar tempo para estudar. Sempre estou muito cansado, tenho que cuidar dos filhos, dar atenção à família, trabalhar. Como encontrar tempo?”

Essa é uma reclamação cada vez mais frequente entre os concurseiros que acompanho. Dezenas de emails que recebo todos os dias aqui no Segredos de Concurso se referem a esse mesmo incômodo. Afinal, por que as pessoas não encontram tempo em suas rotinas para estudar?

Gosto muito da frase a seguir, atribuída a alguém que talvez você conheça:

Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos – Albert Einstein

Concordo com Einstein. Tenho certeza que, em 99% dos casos há, sim, tempo para estudar. Mas geralmente esse tempo não é “descoberto” porque a preparação para o concurso público não é uma prioridade. Como você vai dedicar sua atenção para algo que não está nas suas metas de vida?

DICA: faça uma lista de 10 prioridades em sua vida. Se a sua preparação para um concurso não estive entre as três primeiras, alcançar a aprovação será bem complicado. Veja um exemplo de lista de prioridades adequada:

  1. Família
  2. Trabalho
  3. Concurso
  4. Amigos
  5. Esportes
  6. Literatura
  7. Viagens
  8. Filmes
  9. Culinária
  10. Animais de estimação.

Lembre-se que a sua preparação para um concurso público é passageira, e quanto mais intensamente você se dedicar, utilizando as técnicas corretas, mais rápido alcançará sucesso, dando mais tempo a outras prioridades.

Agora que você já reconheceu que ser aprovado no seu concurso é uma prioridade, vamos a 4 dicas poderosas para encontrar tempo na sua rotina. Todas elas são simples, mas possuem um potencial enorme caso sejam colocadas em prática. Vamos lá!

Reúna-se e negocie!

Reúna-se e negocie

Sem dúvida, a família é um setor das nossas vidas que mais nos toma tempo. Por isso, uma decisão tão importante como iniciar a preparação para um concurso público deve ser comunicada a seus familiares. Eles devem participar dessa decisão, compreendendo seus limites para estar disponível e a necessidade de tempo que terá a partir de então.

Se você já iniciou a preparação e está enfrentando cobranças da sua família, chame-os para conversar. Se possível, marque um jantar, ou outro momento de leveza, e explique ponto a ponto os desafios que precisa enfrentar. Anote tudo o que precisa falar para não esquecer nenhum detalhe.

O argumento central é que a aprovação em um Concurso Público irá beneficiar não só a você, mas a todos os que estão próximos. Com uma carreira estável definida, todos terão mais tempo, tranquilidade financeira e motivação para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

Inclua as pessoas nos seus estudos

Tempo de preparação para Concurso Público

Crianças são sempre um grande desafio para quem quer estar focado nos estudos. A todo momento querem atenção para brincadeiras, perguntas etc.. O que fazer?

Lembro de um caso emblemático de um concurseiro que não conseguia estudar porque morava sozinho com o filho, e seu tempo livre era quase 100% tomado pela criança. O que ele fez? Incluiu o pequeno nos estudos.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!

Comprou uma mesa e uma cadeira de estudos para o menino e colocou na frente da mesa dele. Enquanto estudava, dava revistinhas em quadrinho, papel e lápis para desenho e livros infantis. De 1h30 de estudo diário ele passou para 2h30. Seja criativo com seus filhos, e inclua-os em sua preparação!

Use áudios!

Áudio para Concurso

Quanto tempo você passa diariamente em engarrafamentos? Quanto tempo você fica no metrô, ônibus coletivo ou fila de banco? Quanto tempo você demora para arrumar a casa ou lavando pratos?

Deu pra perceber que você tem muito tempo fazendo atividades mecânicas que podem ser aproveitadas para estar em contato com os assuntos do seu concurso? Mesmo que você não aprenda muito bem ouvindo o conteúdo, é possível, pelo menos, aprender 15 minutos em cada 1 hora áudio (garanto que é muito mais!).

Sim, talvez você esteja se perguntando onde encontrar os áudios para a sua preparação. Fique tranquilo, estamos preparando um artigo definitivo ensinando você a encontrar bons áudios para poupar tempo nos seus estudos. 😉

Evite o cansaço

Disposição para estudar para Concurso

O cansaço é como uma ferrugem, que vai carcomendo seu desempenho nos estudos. Por terem muitas responsabilidades, principalmente aqueles que trabalham, alguns concurseiros não conseguem aproveitar o pouco tempo que têm livre. Encontrei um infográfico revelador sobre medidas para reduzir o cansaço fruto do estresse do dia-a-dia. Veja com atenção:

Cansaço no dia-a-dia

Lembre-se que 30 minutos de exercício físico pode fazer com que consiga estudar 1 hora a mais, não sendo, assim, perda de tempo.

O que aprendemos neste artigo

Você acabou de ler um texto mostrando que há, sim, medidas concretas que podem ser tomadas para que você encontre tempo na sua rotina de preparação para um concurso público.

Se você se considera sem tempo e ainda não se reuniu com a família, não incluiu outras pessoas em seus estudos, não usa áudios para estudar ou não adotou medidas para evitar o cansaço, está reclamando à toa.

Tenho um convite para você!

Preciso, de verdade, do seu comentário para continuar escrevendo aqui no blog. Para mim é muito importante saber o que você achou do que estou produzindo.

Diga que medidas você tem adotado para conseguir tempo. Diga se discorda de algo que colocamos. Leio todos os comentários, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉

  • suzy almerinda

    Seus artigos tem me ajudado bastante, e esse vou incluir na rotina hoje!! muita gente tem muita vontade de passar em concursos, mas pouca visão de administração de tempo, e seus artigos ampliam nossos olhares para novas possibilidades de organização. Obrigada.

  • Luciana

    Muito bom o seu conteúdo! Me tornei oficialmente uma concurseira há 1 mês e este mundo é todo novo para mim. Não se trata apenas de estudar. O entorno e as estratégias são de suma importância. Obrigada!

  • Soul Vegano

    Ótimos artigos. Concordo que a autodisciplina é fundamental para tudo.

  • Adnilson

    Todos temos tempo, não sabemos administrar.
    Uma dica, liste em um papel em branco quais seus afazeres no dia-a-dia. Depois de listado veja qual realmente é importante, realmente. Não tente se enganar achando quer é um é importante por isso ou aquilo. Veja se seu trabalho tem tempo para estudar, se tiver, nada melhor quer lê os resumos e mapas mentais. Façam isso e veja a melhora.

  • Rógerson Macedo de Oliveira

    Tenho muito interesse no artigo sobre os áudios, há uma previsão de publicação ? Ou, seria possível adiantar algumas dicas ?

    • Olá, Rogérson. Já estou preparando. Como faço algo bem detalhado, pode demorar alguns dias. Mas fique tranquilo. Quando sair vai valer a pena.

      😉

  • Daniela Costa

    Uma coisa que ajuda bastante é eliminar as distrações. Botei a meta de olhar facebook ou qualquer outra notícia apenas quando terminar minha meta diária de estudo. E só olho o whatsapp nos meus intervalos. A minha produtividade mudou drasticamente! O meu caso não era procurar mais disponibilidade de tempo e sim ver onde estava sendo gasto desnecessariamente.

    Excelente artigo!

  • Aline

    Este artigo foi muito bom! Eu tenho algumas “técnicas” para ganhar tempo durante o dia, visto que trabalho 8h e teoricamente só estudo à noite. Então vamos lá!

    Eu imprimo questões e as resolvo enquanto estou me deslocando para o trabalho (sempre uso metrô ou ônibus)

    Há vários materiais de estudo em meu smartphone, então leio também durante o deslocamento, principalmente as leis.

    Eu baixei do site da Câmara (http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1708) a Constituição Federal em áudio, então eu escuto enquanto estou trabalhando.

    Espero ter ajudado 😉

    Força, fé, paz e disciplina concurseiros!!!

  • Francisco Fuzari Junior

    Parabéns pelo Blog! Comecei a me interessar em fazer concursos e pesquisando na internet não achei blog mais interessante que o seu. Estou adorando suas dicas e a forma como voce organiza todas as informações e dicas. Continue assim seu trabalho esta ajudando muitas pessoas a realizar o sonho de passar num concurso e ter uma vida mais plena e feliz.

  • Natalia

    Eu parei com a ” desculpite” e resolvi focar de maneira produtiva. Sempre começava muito bem, mas chegando um mês antes da prova começava a sentir-me derrotada e dava desculpas de depressiva e abandonava. A primeira coisa a fazer foi mudar o foco, acreditar que sou capaz sim! E em seguida manter o foco num futuro vitorioso, se não acreditarmos, como alcançar?

    • É isso mesmo, Natalia. Com essa mentalidade você alcançará o sucesso. Abraço!