Vunesp Concursos: como vencer esta desafiadora banca!

Vunesp Concursos

Desde que publiquei aqui o artigo com alguns segredos da Cespe/Unb, uma das principais bancas de concurso público do Brasil, tenho recebido inúmeros emails pedindo artigos semelhantes em outras tantas bancas. Isso porque os concurseiros mais experientes sabem que conhecer a metodologia de trabalho da banca do seu concurso é estratégico na sua preparação.

Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. – Sun Tzu

Neste artigo vou ajudar principalmente aos candidatos do Estado de São Paulo, que mais frequentemente realizam provas da Vunesp Concursos, a principal prestadora de concursos em Sampa.

Além de várias dicas sobre a melhor forma de responder as questões da Vunesp, vou lhe fornecer um pacote de provas, para você treinar à vontade os seus conhecimentos e as dicas que aprendemos aqui.

Vamos nessa!

A Vunesp Concursos

Vunesp Concursos

Muita gente se pergunta por que a Vunesp Concursos (Fundação Vunesp) é a responsável por realizar boa parte dos certames no Estado de São Paulo. O motivo é simples: por ser uma entidade sem fins lucrativos, criada principalmente para realizar o vestibular da Universidade Estadual Paulista – UNESP, é muito mais vantajoso para o Estado contratar esta banca para as suas concorrências.

Veja alguns dos principais concursos que a Vunesp Concursos realiza:

  • Concurso de praças da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
  • Concurso de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
  • Concurso da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.
  • Concursos da Prefeitura de São Paulo.
  • Concurso do Ministério Público do Estado de São Paulo.
  • Concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Veja a lista completa de instituições atendidas pela Vunesp!

Apenas esses concursos, cada um com centenas e até milhares de vagas, já são motivos suficientes para considerarmos a Vunesp Concursos uma das maiores bancas organizadoras do Brasil.

Como são as questões da Vunesp Concursos

Vunesp Concursos

Por ser, originalmente, uma banca dedicada a vestibulares, a Fundação Vunesp segue o estilo de questão dos vestibulares tradicionais, com questões de múltipla escolha.

Veja um exemplo, da prova do concurso de oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo 2015:

QUESTÃO 66. O número de soldados da 1a e da 2a Cia. de certo Batalhão eram iguais a x e y, respectivamente, sendo que a 1a Cia. tinha 200 soldados a mais que a 2a Cia. Após um concurso, x e y foram aumentados em 5% e 10%, respectivamente, e a diferença entre o efetivo da 1a Cia. e o da 2a Cia. continuou a ser igual a 200 soldados. Nessas condições, é correto afirmar que, após o aumento, o número de soldados da 1a Cia. passou a ser igual a

(A) 420.
(B) 410.
(C) 405.
(D) 380.
(E) 375.

Nas questões dos concursos da Vunesp apenas uma entre as 5 alternativas está correta. Caso seja marcada mais de uma alternativa, ou se nenhuma alternativa for marcada em determinada questão, a questão é anulada (você não ganhará nem perderá pontos).

A verdade pode ser um erro!

Vunesp Concursos

Digamos que você tenha a seguinte questão em uma prova:

Sobre o Nazismo é correto afirmar:

A) Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil

B) Adolf Hitler foi um dos líderes nazistas

C) O mar é verde

D) O avião é um meio de transporte terrestre

E) A Girafa é um inseto

Perceba que, embora seja verdadeiro que Pedro Álvares Cabral tenha descoberto o Brasil, o enunciado da questão pede uma afirmação correta sobre o Nazismo, que nada tem a ver com Pedro Álvares Cabral nem com o Brasil.

Mas um desavisado, que não tenha lido o enunciado, pode simplesmente marcar a letra “A” apenas por ela conter uma verdade (mas não a verdade que a questão pede). Fazer essa diferenciação é imprescindível em provas de múltipla escolha.

Cuidado com esta pegadinha!

Vunesp Concursos

Uma das primeiras dicas que recebemos de consultores financeiros no momento de realizar uma compra é a seguinte: “pechinche antes de comprar. Quanto menor o preço conseguido por um produto, mais você economizará”.

A mesma coisa acontece em questões de múltipla escolha, como as da Vunesp. Assim como um vendedor lhe oferece inicialmente o preço mais caro prevendo a diminuição após a negociação com o cliente, a banca do concurso muitas vezes lhe oferece a alternativa errada antes da correta, para que você “pague caro”.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

Por isso, tenha muito cuidado com as alternativas “A”! Elas costumam conter pegadinhas perigosas.

É verdade que os gabaritos sempre possuem alternativas “A” verdadeiras, mas em todas as outras questões, onde as letras B, C, D e E são verdadeiras, a letra A muitas vezes é colocada como “isca” para confundir o candidato que geralmente está ansioso para encontrar as respostas corretas no menor tempo possível.

A regra das alternativas opostas

Vunesp Concursos

 

No tipo de prova realizada pela Vunesp é muito comum, em uma mesma questão, a existência de alternativas opostas.

Se você tem a alternativa “O céu é azul”  e “O céu não é azul” numa mesma questão, com certeza uma dessas duas alternativas está certa.

Assim, suas chances de acerto aumentam de 20% (com a possibilidade de uma das 5 questões ser a certa) para 50% (apenas uma das duas alternativas opostas pode ser a correta.

Nenhuma alternativa correta?

Vunesp Concursos

Algumas questões de múltipla escolha têm as seguintes alternativas: “Todas as alternativas estão corretas” ou “Nenhuma das alternativas está correta”.

Precisamos considerar que dificilmente uma prova define que “nenhuma das alternativas está correta” , pois o concurso quer testar o que você sabe, e não sua capacidade de detectar o que é incorreto. Na elaboração da prova, os professores inserem “Todas as alternativas estão incorretas” quando há dificuldade de formular mais uma alternativa.

É óbvio que pode ser diferente. Mas a tendência é que alternativas assim não sejam corretas.

Como chutar na prova da Vunesp Concursos

Vunesp Concursos

Em várias circunstâncias é possível que você não saiba responder a uma questão na prova do seu concurso. Se for uma prova da Vunesp Concursos, como você deve proceder?

Antes de tudo, você deve ler exaustivamente as questões que têm dúvida, até ter a certeza de que deve arriscar. Após ler e saber quais são as questões que não sabe responder, faça a contagem da quantidade de alternativas de cada letra, pois a tendência é que a distribuição seja quase igual. Numa prova com 100 questões, por exemplo, temos entre 15 e 25 questões de cada disciplina.

Ao perceber que a letra “D”, por exemplo, só possui 3 questões marcadas, vale a pena assinalar aquelas que você vai chutar nessa alternativa (mas isso só deve ser feito após você ter respondido todas as questões que sabe).

Lembre-se que, em algumas questões, mesmo que você não saiba a resposta certa, é possível eliminar algumas respostas erradas, aumentando assim a possibilidade de acerto.

Pacote de provas Vunesp para baixar!

A forma mais eficiente de entender como uma banca de concursos desenvolve seu trabalho é exercitando através de provas de concursos anteriores. Por isso selecionei algumas provas de concursos da Vunesp para que você possa ficar afiado nas diversas disciplinas.

Escolhi concursos com provas atualizadas, para ficar ainda mais alinhado com as suas necessidades. Clique no banner abaixo e faça bom uso:

Vunesp Concursos

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo nos dedicamos a entender os detalhes de uma das principais bancas realizadoras de concurso público no Brasil, a Fundação Vunesp, que é responsável pela estruturação concursos principalmente no Estado de São Paulo.

Conhecemos os modelos de questão da Vunesp, e formas de analisar as alternativas, além de dicas para não ser pego em pegadinhas. Por fim, oferecemos um pacote de provas para você exercitar seus conhecimentos nas questões da Vunesp Concursos.

Agora preciso de você!

Agora que você chegou ao final do artigo, gostaria muito de lhe pedir uma avaliação sobre esse conteúdo. Basta deixar um comentário abaixo, para que eu possa saber o que achou deste artigo.

Caso tenha dicas e sugestões sobre as provas da Fundação Vunesp, deixe também seu comentário. Leio todos eles, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉

  • Tiago Monteiro

    preciosa essas dicas, muito obrigado, até pra mim q sou veterano nos concursos policiais, ajudou bastante e nunca vou desistir esse meu sonho!

  • adria

    Muito obrigada, ajudou muito. Melhor site q encontrei falando sobre essa banca.

  • Pingback: ()

  • Tabhita Barcellos

    obrigada!!! mas nao consigo abrir o pacote de provas

  • Valeria A. Martins

    Obrigada pelas dicas…

  • Valeria A. Martins

    Não consegui baixar as prova….

  • Valeria A. Martins

    Obrigada….

  • Jaque Gomes

    muito bom… me encorajando a prestar concurso neste ano!! me candidatei para escrevente judiciário… espero que consiga! muito obrigada pela ajuda! sucesso!

  • Marcia Batista

    Grata pelas dicas!

  • Marcia Batista

    Não consegui abrir o pacote de provas. Help!!!

  • Pri B

    Mto bom!!!

  • Vanessa Olivera

    Muito bom !! Mas também não consegui baixar as provas.

  • Lilian Codesp

    Obrigada . Amei as dicas

  • Ana Clara Paiva

    Olá! Não consigo baixar as provas

  • Ricardo Martins

    A pagina das provas está fora do ar. E agora ?

  • Taina Oliveira

    Muitoooo legal!!!

  • Cleber Permagnani Perez

    Boas colocações, Danilo! Abraços

  • Fer Gonçalves

    Ótimo! Boas colocações e ensinar o chute foi perfeito!