Concurso Agente de Trânsito DETRAN-SP: dicas, atualizações e materiais!

Concurso Agente de Trânsito DETRAN-SP

Agora vamos falar do Concurso Agente de Trânsito DETRAN-SP, um dos concursos mais procurados no Estado de São Paulo, com vagas de nível superior para o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.

Já falamos de maneira geral sobre o Concurso DETRAN-SP, mas esse é um artigo específico para o cargo de agente. Portanto, mais aprofundado e detalhado.

Caso surja alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos esclarecer e conversar.

Vamos nessa!

O Concurso Agente de Trânsito DETRAN-SP 2018

Se você está preocupado com a data de lançamento do edital do Concurso DETRAN-SP, a boa notícia é que o concurso já está autorizado, e será publicado em breve (prazo de 180 dias).

Para Agente de Trânsito são 200 vagas, uma oportunidade de ouro para alcançar o salário inicial de R$4.657,00 mil reais mensais.

Nada mau, não é mesmo? Leia esse artigo até o final para obter dicas preciosas para uma preparação diferenciada.

O que faz o DETRAN-SP?

Competências do DETRAN-SP

Quando passar no Concurso DETRAN, você terá que viver diariamente com o trabalho desenvolvido pela instituição. Se esse trabalho não for do seu agrado, você corre muito risco de ser infeliz.

Por isso acho imprescindível que você saiba exatamente qual é o trabalho do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Veja as principais atividades que você ajudará a desenvolver.

Habilitação de condutores

  • Coordenar, realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores.
  • Expedir e cassar Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação, comunicando ao Denatran todas as ações desta natureza.
  • Credenciar órgãos ou entidades para a execução de atividades previstas na legislação de trânsito, na forma estabelecida pelo Contran.

Veículos

  • Coordenar, vistoriar e executar ações de inspeção quanto às condições de segurança veicular.
  • Registrar, emplacar, selar a placa e licenciar veículos, expedindo o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, mediante delegação do órgão federal competente.

Fiscalização, autuação e arrecadação de multas

  • Coordenar, realizar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis pelas infrações previstas no CTB e de sua competência.
  • Arrecadar valores provenientes de estada e remoção de veículos e objetos, bem como das infrações de trânsito relacionadas ao condutor e veículo.

Estatísticas de trânsito

  • Coordenar, em ação conjunta com todos os órgãos e entidades de trânsito do Estado, todos os registros de acidentes de trânsito, elaborando as estatísticas visando detectar as causas e elaborando estudos e pesquisas, no intuito de contribuir para a redução dos mesmos.

Educação para o trânsito

  • Promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes do Contran.
  • Planejar, coordenar e realizar palestras educativas em escolas, públicas e privadas, em empresas e demais organizações, governamentais ou não, visando criar uma consciência cidadã em relação ao trânsito.
  • Concepção e elaboração de material educativo a ser distribuído à população quando da realização de blitze educativas e campanhas publicitárias.

Requisitos para tornar-se Agente de Trânsito

Requisito Concurso DETRAN-SP

Agora que você já sabe quais trabalhos a instituição desenvolve, veja os requisitos para assumir o cargo de Agente de Trânsito DETRAN-SP:

  • Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos nº 70.391/72 e nº 70.436/72 e da Constituição Federal, artigo 12, parágrafo 1º.
  • Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
  • Ter, na data da contratação, idade igual ou superior a 18 anos.
  • Se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar, observando o disposto no artigo 210 do Decreto Federal nº 57.654, de 20/01/1966.
  • Graduação completa em qualquer área de formação, Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo, Categoria “B”.
  • Estar com o CPF regularizado.
  • Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público federal, estadual ou municipal, em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público), bem como não ter sido demitido por justa causa de emprego público de autarquia, fundação, empresa pública, ou sociedade de economia mista, instituídas por órgãos da administração federal, estadual ou municipal.
  • Não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.
  • Possuir certificado de conclusão em curso de nível médio ou curso técnico profissionalizante de nível equivalente, reconhecido pela Secretaria da Educação, para o emprego público de Oficial Estadual de Trânsito.
  • Possuir diploma de graduação em curso de nível superior, em qualquer área, para o emprego público de Agente Estadual de Trânsito.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo Categoria: “B”, para o emprego público de Agente Estadual de Trânsito.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício do emprego público, comprovada em inspeção de saúde realizada em órgão médico do DETRAN-SP ou por ela indicada.
  • Possuir cópia da última declaração de Imposto de Renda entregue à Secretaria da Receita Federal ou declaração pública de bens.

Atribuições do cargo

O Agente de Trânsito do DETRAN é responsável por desempenhar atividades técnicas, de gestão e de execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do DETRAN-SP, em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito.

O que cai na prova

Prova do Concurso DETRAN-SP

A prova do Concurso de Agente de Trânsito do DETRAN-SP possui a seguinte estrutura:

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Matemática – 05 questões
  • Direito Administrativo – 07 questões
  • Legislação – 04 questões
  • Noções de Informática – 04 questões

Conhecimentos Específicos

Total – 60 questões

Como as questões têm o mesmo peso, nossa prioridade são as provas de Legislação de Trânsito, Língua Portuguesa e Gestão Pública, que representam mais de 65% da sua prova.

Os melhores materiais para estudar (e baixar em PDF!)

Agora tenho três dicas para você desenvolver uma preparação de alto desempenho para o Concurso de Agente do DETRAN-SP.

Primeiro, estude diariamente. Criar uma rotina de estudos vai lhe trazer um hábito, acostumando seu corpo e sua mente aos estudos. Assim fará cada vez menos esforços para aprender os conteúdos do concurso.

Segundo, resolva questões de concursos anteriores. Compreender um assunto é bem diferente de responder questões sobre ele. Você precisa aprender a resolver questões, colocar seus conhecimentos na prática. Quanto mais questões resolver, mais chances terá no dia da sua prova.

Terceiro, estude por um material completo, atualizado e confiável. Estudar por materiais incompletos é perda de conteúdo. Estudar por materiais maiores que o conteúdo do concurso, ou desatualizados, é perda de tempo.

Escolha cursos e apostilas que foram realmente feitos para o Concurso DETRAN-SP. É um investimento feito pela esmagadora maioria dos candidatos de alto desempenho.

Para o cargo de Agente DETRAN-SP, considero o material a seguir o melhor do mercado, 100% confiável, e com a vantagem de você poder devolver em até 30 dias, caso não goste do conteúdo:

Apostila e Curso Concurso DETRAN-SP

Um excelente custo/benefício para um cargo que entrega uma remuneração superior a R$4.500 mensais.

Complementando seu material completo, pegue os conteúdos a seguir, para ficar bem informado e criar diferenciais:

Bons estudos!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos ao concurso de Agente do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo. Vimos as competências do órgão, atribuições e requisitos do cargo.

Também entendemos a estrutura da prova e que tipo de material é ideal para uma preparação de qualidade.

Tenho um convite para você!

Para contribuir de forma 100% gratuita com o Segredos de Concurso, deixe um comentário dizendo o que achou desse artigo.

Deixe dúvidas, sugestões e críticas. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉