6 apostilas de Linux para Concurso (download em PDF)

Linux para Concursos

Cerca de 80% dos usuários de computadores pessoais utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft. Por isso é bastante comum nos conteúdos programáticos de vários concursos a presença de conhecimentos sobre Windows, já que boa parte das repartições utilizam o software.

Mas há também outros tantos que cobram conhecimentos sobre o Linux, um outro sistema operacional conhecido globalmente, mas pouquíssimo utilizado por usuários particulares no Brasil. Por ser um Software Livre (100% gratuito), o Linux é cada vez mais utilizado em repartições públicas, por sua economicidade. O grande desafio é a formação dos usuários – daí porque os concursos já estão cobrando como conteúdo programático na área de Informática.

Alguns exemplos de concursos que trouxeram questões sobre Linux recentemente:

  • Concurso TRT-2 (São Paulo) – Técnico Administrativo
  • Concurso PC-SP – Investigador de Polícia
  • Concurso Banco da Amazônia – Técnico em Medicina do Trabalho
  • Concurso TRT-6 (Pernambuco) – Analista Judiciário
  • Concurso DETRAN-CE – Assistente de Atividade de Trânsito e Transporte

Como você pode notar, são concursos e cargos de áreas bem distintas, que exigiram conhecimentos de Linux em suas provas. Se analisarmos cargos na área de tecnologia da informação, a cobrança é ainda maior.

Por isso hoje selecionei 6 apostilas em PDF sobre Linux para contribuir com a sua preparação. Tenho certeza que elas farão enorme diferencial, se utilizadas com bom senso e no contexto certo.

Vamos nessa!

O que é Linux?

O que é Linux?

Antes de baixar os materiais de Linux para concurso, precisamos saber seu conceito e como ele surgiu. É o que vamos analisar neste tópico.

Um pequeno histórico

No ano de 1984, Richard Stallman iniciou o Projeto GNU, que tinha por objetivo criar um sistema operacional que fosse totalmente livre. Esse sistema deveria ser compatível com outro sistema operacional – o UNIX.

No ano seguinte, Stallman fundou a FSF (Free Software Foundation), com o propósito de eliminar restrições de uso, cópia e distribuição de software.

Por volta de 1991, o sistema GNU estava quase pronto, exceto pelo kernel (uma ponte entre os aplicativos e o processamento de dados feito no hardware). Stallman estava trabalhando no desenvolvimento de um kernel chamado Hurd.

Ao mesmo tempo, o finlandês Linus Torvalds havia criado um kernel compatível com as aplicações do projeto GNU. A esse kernel foi dado o nome de Linux.

Atualmente, Linux tornou-se um termo genérico para se referir a sistemas operacionais “Unix-like” baseados no kernel Linux. Tornou-se, também, o melhor exemplo de Software Livre e de código aberto.

Distribuições

O “Ambiente” Linux é composto do kernel (sistema operacional) linux propriamente dito e um grande conjunto de programas. Dependendo de quem seleciona e “empacota” o ambiente são criadas “distribuições”. Algumas das distribuições mais conhecidas são:

  • Red Hat
  • SuSE
  • Debian
  • Ubuntu
  • Turbolinux
  • Knoppix
  • Conectiva/Mandrake/Mandriva
  • Metasys

Cada uma delas tem uma peculiaridade ou foi criada para um tipo específico de usuário. Apesar das diversas distribuições existe um padrão para os programas disponíveis.

A seguir, pegue 6 apostilas em PDF sobre Linux, e incremente sua preparação para acertar questões na sua prova.

Curso de Linux

Primeiro pegue um Curso de Linux estruturado da seguinte maneira: o primeiro capítulo apenas introduz o GNU/Linux e o conceito de Software Livre.

A seguir, é mostrado como instalar um sistema GNU/Linux. Nos capítulos seguintes, é fornecida uma visão geral de como trabalhar no ambiente gráfico e no modo texto.

Finalmente, um capítulo que se propõe a mostrar como obter ajuda e ampliar seus conhecimentos.

Baixe aqui o curso de Linux (pdf)

Apostila de Introdução ao Linux

A apostila a seguir visa introduzir o usuário ao ambiente do sistema operacional Linux, explicando seu sistema de arquivos, seus processos característicos e seus comandos.

Além disso, tem por objetivo apresentar programação Script-Shell, ensinando a criar e executar programas, apresentando os comandos mais utilizados na construção de scripts, além de manipulação de variáveis, uso de estruturas básicas de decisão e controle e exemplos diversos.

Baixe aqui a Apostila de Introdução ao Linux (pdf)

Lista de Comandos Linux

Uma apostila bem interessante, com mais de 500 comandos via terminal do Linux – todos bem explicados da forma como funcionam e o que executam.

Totalmente em português, com uma linguagem simples e objetiva que pode ser compreendida por todos os usuários (desde o nível mais simples ao avançado).

Baixe aqui a Lista de Comandos Linux (pdf)

Curso de Sistema Operacional Linux

A seguir, um curso voltado para a exploração e organização de conteúdo no Linux. O material tem por finalidade apresentar alguns dos programas mais simples e comuns do ambiente, e mostrar que, mesmo com um conjunto pequeno de programas, é possível resolver problemas reais.

Além dos conceitos e instruções, o material também traz exercícios.

Baixe aqui o curso de Sistema Operacional Linux (pdf)

Guia do Debian Linux

O Debian é um dos principais sistemas operacionais que usa a estrutura do Linux. O Guia Prático a seguir é um manual de referência para funções úteis a às vezes pouco conhecidas do software.

Baixe aqui o Guia do Debian de Linux (pdf)

Manual de Sobrevivência Linux

Por fim, um manual bem interessante, dividido em três partes:

    1. Dicas e Princípios Básicos do Linux.
    2. Comandos do Terminal.
    3. Dicas Avançadas

Baixe aqui o curso de Linux (pdf)

3 questões de Linux para Concurso resolvidas

Questões de Concurso sobre Linux

Agora vejamos 3 questões que caíram em concursos recentes, cobrando o conteúdo de Linux, para entendermos como o tema é exigido nas provas. A ideia não é necessariamente responder corretamente, mas entender como as bancas aplicam o assunto nas suas questões. Vamos lá!

Questão 01 – IBADE/2018

Um usuário digitou o comando VI em um computador com sistema operacional Linux. Isso significa que ele deseja:

a) abrir o editor de texto padrão.

b) alterara senha de usuário.

c) mudar arquivo de lugar.

d) mudar grupo do arquivo.

e) remover diretório.

Resposta certa: letra “A”

Questão 02 – Vunesp/2018

A Área de Transferência é um recurso utilizado por sistemas operacionais, como o Windows e o Linux, para que pequenas quantidades de dados sejam armazenadas para posteriormente serem transferidas apenas entre

a) aplicativos.

b) mensagens de e-mails ou documentos.

c) documentos ou aplicativos.

d) mensagens de e-mails.

e) documentos.

Resposta certa: letra “C”

Questão 03 – FCC/2018

Um Analista recebeu um arquivo chamado funcionarios.txt contendo o nome e outras informações de cerca de 10000 funcionários. Ao ser solicitado a localizar os dados do funcionário Marconi Teixeira nesse arquivo, estando na pasta em que se encontra o arquivo em um terminal Linux, digitou o comando

a) get ‘Marconi Teixeira’ from funcionarios.txt

b) grep ‘Marconi Teixeira’ funcionarios.txt

c) ls ‘Marconi Teixeira’ in funcionarios.txt

d) locate ‘Marconi Teixeira’ >> funcionarios.txt

e) search ‘Marconi Teixeira’ funcionarios.txt

Resposta certa: letra “B”

O que aprendemos neste artigo

Hoje mergulhamos no aprendizado do Linux para concurso. Vimos o que é o Linux e tivemos acesso a 6 apostilas em PDF para aprofundar nosso conhecimento sobre o software.

Além disso, analisamos três questões sobre Linux para entender com o tema é cobrado nas provas de concurso.

Retribua os materiais com um comentário!

Contribua de forma 100% gratuita para o Segredos de Concurso deixando um comentário sobre o conteúdo que acabou de ler.

Pra mim é essencial contar com a sua participação. Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem-vindas. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!