3 apostilas em PDF para o Concurso Técnico Administrativo TRT-SP

Apostilas em PDF - Técnico Administrativo TRT-SP

Continuando a série de posts sobre o Concurso TRT-SP, hoje vamos nos dedicar ao entendimento do cargo de Técnico Administrativo (nível médio).

A ideia é saber em detalhes as características do cargo, além de obter dicas e materiais para uma preparação de qualidade e inteligente.

Caso surja alguma dúvida ao longo do artigo deixe um comentário para que possamos esclarecer.

Vamos lá!

O Concurso Técnico Judiciário TRT-SP 2018

Como você já deve saber, o Concurso para Técnico Judiciário – Área Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo já está aberto. Ao todo, são 144 vagas disponíveis.

O certame está sendo organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), com inscrições até 29 de maio. As provas serão realizadas no dia 22 de julho.

A remuneração é de R$7.592,53 mil reais.

Exigências para ser Técnico do TRT-SP

Exigências Técnico Administrativo TRT-SP

Antes de se inscrever no concurso, você precisa saber quais são as exigências para assumir o cargo. Já pensou fazer a inscrição, passar na prova e não assumir o cargo por não preencher algum requisito?

Para evitar esse desencontro, conheça as exigências a seguir.

Escolaridade: Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2º grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por Instituição de Ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas constantes dos Decretos de nº 70.391, de 12 de abril de 1972, nº 70.436, de 18 de abril de 1972 e na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigo 12, parágrafo.
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Estar em dia com os deveres do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino, nos termos da legislação vigente.
  • Encontrar-se no pleno gozo dos direitos políticos.
  • Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público federal, nos termos dispostos no artigo 137 da Lei nº 8.112/90.
  • Possuir os documentos comprobatórios da escolaridade.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do Cargo/Área/Especialidade, conforme artigo 14, parágrafo único, da Lei nº 8.112/90.

E então? Tudo certo? No final desse artigo você terá acesso ao edital do concurso com todas as informações sobre as exigências.

Atribuições do Técnico Judiciário – Área Administrativa

Atribuições Técnico Administrativo TRT-SP

O TRT-SP é a instituição que julga as causas trabalhistas no Brasil. Ao ser aprovado como Técnico da Área Administrativa você ajudará o Tribunal a cumprir essa missão. Veja quais serão suas atribuições:

  • Prestar apoio técnico e administrativo pertinente às atribuições das unidades organizacionais;
  • Executar tarefas de apoio à atividade judiciária;
  • Arquivar documentos; efetuar tarefas relacionadas à movimentação e à guarda de processos e documentos; atender ao público interno e externo;
  • Classificar e autuar processos; realizar estudos, pesquisas e rotinas administrativas;
  • Redigir, digitar e conferir expedientes diversos e executar outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.

Preparado para encarar o desafio?

Prova do Concurso Técnico Administrativo TRT-SP

Prova de Técnico Administrativo TRT-SP

Agora vamos entender a estrutura da prova do Técnico Administrativo TRT-SP. A divisão é a seguinte:

  • Conhecimentos Gerais – 20 questões (peso 1) – 20 pontos
  • Conhecimentos Específicos – 40 questões (peso 3) – 120 pontos
  • Prova Discursiva – Redação – 100 pontos

Perceba que a parte que mais rende pontos na prova é a de conhecimentos específicos. A parte de conhecimentos gerais, embora não deva ser ignorada, definitivamente não é prioridade.

São apenas 20 pontos de conhecimentos gerais – pouco mais de 8% do valor da prova. A parte de conhecimentos gerais corresponde a 50% e a redação corresponde a 42%.

Fazer uma boa redação e acertar muitas questões de conhecimentos específicos é fundamental. Veja o que cai em cada uma das provas.

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito do Trabalho
  • Noções de Direito Processual do Trabalho
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Gestão Pública

Redação

Na Prova Discursiva – Redação, você deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral.

Veja quais são os critérios de avaliação:

Conteúdo – até 50 (cinquenta) pontos:

  • Perspectiva adotada no tratamento do tema.
  • Capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto.
  • Consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

Estrutura – até 40 (quarenta) pontos:

  • Respeito ao gênero solicitado.
  • Progressão textual e encadeamento de ideias.
  • Articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão – até 10 (dez) pontos:

  • Desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área/Especialidade; adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso.
  • Domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

3 apostilas em PDF para baixar (e um material completo)!

Para encarar o desafio de ser aprovado no Concurso de Técnico TRT-SP, você precisará de uma rotina diária de estudos. Faça resumos, revisões e responda a maior quantidade de questões anteriores para treinar na prática seus conhecimentos.

O ideal é que você estude por um material completo, atualizado, feito especialmente para o Concurso Técnico TRT-SP. Na internet encontramos muitos materiais desatualizados e em discordância com o conteúdo programático do concurso. Tome muito cuidado para não perder tempo e estudar errado!

Entre os materiais disponíveis no mercado para o Concurso Técnico TRT-SP, considero o material a seguir a melhor opção em termos de qualidade, e ainda oferece 30 dias para testes, possibilitando a devolução caso você não goste do conteúdo:

Apostila e Curso Técnico Administrativo TRT-SP

É um investimento bem interessante se você considerar que isso lhe dará acesso a um cargo de mais de R$ 7.000 mil reais por mês. Ótimo custo/benefício!

Com um material completo em mãos para lhe nortear, agora baixe 3 apostilas em PDF com conteúdos da parte de conhecimentos específicos do concurso:

Pegue também o edital do concurso e entenda melhor o funcionamento de todo o certame!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos a entender o Concurso Técnico Administrativo TRT-SP, com vagas para o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

Vimos as exigências, atribuições e características do cargo, além de dicas e materiais para ter um desempenho satisfatório na prova.

Agora tenho um convite para você

Deixe um comentário com dúvidas, críticas e sugestões sobre o Concurso Técnico Judiciário – Área Administrativa do TRT-SP.

Sua participação é a maior retribuição que posso receber pelo trabalho desenvolvido aqui no blog. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉