Cansado de Estudar? Saiba como conseguir energia e motivação!

Cansado de Estudar

Você já se sentiu cansado de estudar? Essa é uma reclamação bastante comum de candidatos que mergulham na preparação para um concurso público.

Com as concorrências cada vez mais altas, e a necessidade de ser aprovado chegando ao nível da urgência, muitos candidatos se sobrecarregam nos estudos, até chegar no ponto do cansaço.

Como fazer para curar o cansaço?

É sobre isso que vamos conversar, e entender nesse artigo.

Vamos nessa!

Prevenindo o cansaço

Prevenindo o cansaço

Se você está cansado de estudar, vamos falar sobre formas de reduzir essa sensação. Se você não está cansado, precisamos falar sobre a prevenção ao cansaço.

Estudar para concurso não pode estar acima do cuidado com a saúde do seu corpo e da sua mente.

Já vi candidatos que chegam a tomar remédios sem prescrição médica para conseguir estudar mais do que o corpo aguenta.

Em muitos casos, o efeito desse tipo de prática é irreversível para a sua saúde.

Estudar precisa ser uma atividade praticada com lucidez. Você precisa ter satisfação física e mental sempre que estiver estudando.

Não estou comparando uma jornada de estudos com a atividade de lazer que você mais gosta. Mas é possível, sim, estudar com satisfação.

Para isso, você precisa pensar preventivamente, evitando que o cansaço tome conta dos seus esforços para passar num concurso.

Os intervalos

Intervalos de estudo

A primeira observação é sobre os intervalos que você faz em cada ciclo de estudos. Isso é essencial para ter a energia necessária para focar.

Existem muitas possibilidades, mas uma sugestão é estudar por 50 minutos e relaxar 10 minutos, fechando o ciclo de uma hora.

Cada um tem sua própria capacidade de estudar por certo tempo seguido. Talvez para você seja necessário começar com 30 minutos de estudo e 10 minutos de descanso, ou não.

O autoconhecimento aqui é fundamental. A partir do que você sente, desenvolva seus ciclos de estudo. Aos poucos você vai aumentando sua capacidade de alongar as jornadas.

Rotina

Rotina Concurso Público

Ter uma rotina de estudos é fundamental. Se você estuda hoje e só pega no livro depois de cinco dias, provavelmente seu corpo e sua mente vão rejeitar um ciclo minimamente longo.

Nosso cérebro precisa de hábitos para gastar menos energia para desenvolver uma tarefa. Existem vários experimentos científicos mostrando isso.

Pense num sapato velho e num sapato novo. Embora o sapato novo seja mais bonito, o sapato velho costuma ser bem mais confortável.

Ele já tem o formato do seu pé, já está acostumado com as suas passadas, e com o tempo tornou-se flexível nos pontos em que você mais precisa.

Nosso cérebro também é assim. Se repetimos a mesma tarefa diariamente, preferencialmente no mesmo horário, ele vai se moldar às nossas necessidades, e vai facilitar seu trabalho.

Criar uma rotina facilita as coisas para o seu cérebro.

Antes de estudar

Antes de Estudar

É possível que você esteja plantando a semente do cansaço antes de começar os estudos. Como assim?

Existem duas possibilidades… A primeira é que você já esteja começando a estudar cansado. Varreu a casa, lavou os pratos, cuidou do jardim e só depois foi estudar, quando o corpo já está pedindo um pouco de descanso.

A outra possibilidade é que você esteja fazendo atividades incompatíveis com o início dos estudos. Por exemplo: consumiu bebida alcoólica e foi estudar; ficou algumas horas no celular (com a mente agitada/cansada) e foi estudar; brigou com o namorado e foi estudar.

Estudar é uma atividade que exige concentração e foco. Para praticar os estudos você precisa estar na atmosfera adequada para isso.

Costumo dizer que estudar é uma arte. Bons estudantes geralmente cultivam rituais para impulsionar o aprendizado – antes, durante e após estudar.

Alimentação e exercícios

Alimentação para estudar

Ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos já é um grande avanço para evitar cansaços durante os estudos.

Esqueça a visão do concurseiro que vive para estudar e não se preocupa com o corpo. Quanto mais saudável for seu estilo de vida, melhor será seu desempenho nos estudos.

Duas dicas simples: caminhe ou corra meia hora por dia. Evite alimentos fritos, congelados e em conserva.

Cuidado especializado

Cuidado especializado - Concurso Público

É preciso tomar bastante cuidado quando falamos de cansaço nos estudos. Todas as dicas que dei aqui se referem a maus hábitos que podem ser corrigidos com um pouco de determinação.

Mas há casos de pessoas que precisam de cuidado especializado para entender as razões do cansaço, estafa ou estresse que sentem. Aliás, vale a pena conhecer e diferenciar esses três conceito:

Muita gente confunde, mas estafa e estresse são problemas diferentes. Algumas diferenças ajudam a diferenciar os dois quadros. A fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a a sua causa.

No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é bem diferente. Enquanto a estafa pode ser tratada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o mesmo não ocorre com o estresse, uma espécie de estágio crônico das duas formas de fadiga.

Fonte: Minha Vida

Caso você sinta necessidade, procure auxílio terapêutico e/ou médico.

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos a aprender as razões que nos leva ao cansaço durante a preparação para um concurso público.

Focamos em maneiras de prevenir dificuldades nos estudos, garantindo uma preparação com mais qualidade.

Agora preciso de você!

Deixe um comentário dizendo o que achou desse artigo, ou mencionando sua experiência em relação ao tema do artigo.

Pra mim é essencial contar com a sua colaboração. Faço questão de ler cada comentário e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉