Como estudar para acertar qualquer questão de Atualidades num Concurso

Como estudar atualidades para Concurso

Muitos candidatos desprezam a importância da disciplina de Atualidades nos Concursos Públicos. Por achar que estudar atualidades é ficar sabendo quais são os assuntos que mais estão sendo comentados nos noticiários, muita gente boa perde pontos essenciais na prova do Concurso.

Se você despreza a disciplina de Atualidades está desconsiderando um fato importantíssimo: os assuntos de Atualidades estão presentes em todas as provas do seu concurso. É a única disciplina que tem essa característica.

As provas de Concurso Público estão cada vez mais ligadas aos problemas da atualidade, exigindo do candidato não só saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo, mas também se posicionar e propor soluções viáveis – principalmente em provas com redação.

Não importa se o seu concurso é na área de Direito, Enfermagem, Educação, Bancário etc. Cobrar conhecimentos atuais tem sido uma das formas mais utilizadas de filtragem da concorrência nos principais Concursos.

Neste artigo, além de mostrar a importância de se dedicar ao estudo de Atualidades, vou lhe ensinar o passo-a-passo para estudar e ter sucesso em qualquer questão sobre temas atuais em seu Concurso Público.

No final do artigo vou indicar 3 sites para estudar Atualidades com qualidade, e 3 sites para assistir palestras e debates sobre temas da Atualidade. Vamos lá!

Selecione suas referências

Referências em atualidades de Concurso

Quando você está estudando para Concurso, economizar tempo é uma prioridade. No caso do estudo de Atualidades, não dá para imaginar o tempo que você consumiria para saber detalhadamente sobre cada um dos assuntos que podem cair na prova.

A dica é: procure pessoas que já fizeram isso por você, e vão lhe apresentar cada tema em seus aspectos essenciais, com um posicionamento definido, facilitando o seu entendimento.

Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes – Issac Newton

Procure colunistas de jornais e revistas, blogueiros e vlogueiros especialistas nos assuntos do seu interesse. Acompanhá-los garante que você não precise se dedicar a ler dezenas de matérias apenas informativas sobre um assunto.

No final desse artigo daremos dicas preciosas sobre onde encontrar esses especialistas.

Leia seus discordantes

Estude discordâncias em atualidades para Concurso

Quanto mais você tiver noção das várias visões sobre determinado assunto, maior será seu poder de argumentação e entendimento sobre temas de Atualidades.

Deixe de lado a vaidade de ler apenas o que está de acordo com os seus princípios e com as causas que você defende. Ler discordantes é fundamental para perceber as inconsistências dos seus próprios argumentos, e assim fortalecê-los.

Escreva sobre os temas

Escreva sobre os temas da atualidades para Concurso

Essa dica é especialmente importante para quem vai fazer algum Concurso Público que tenha redação ou questões com respostas subjetivas.

Teste periodicamente sua capacidade de argumentação sobre os temas de Atualidades escrevendo textos. Por mais que você leia e entenda os assuntos, expressá-los nem sempre é fácil.

Além de treinar a capacidade de escrita, você exercita a memória e se familiariza com os principais argumentos dos temas.

3 sites para estudar atualidades com qualidade

#1. Revista Trip

Revista Trip - Atualidades para Concurso

Apesar de ser conhecida pelos ensaios sensuais femininos que publica, a Revista Trip tem edições muito interessantes discutindo diversos temas de Atualidades.

Cada edição da revista é dedicada a um tema, o que possibilita um aprofundamento com muita qualidade.

Visite: revistatrip.uol.com.br/revista.

#2. El País

El País - Atualidades para Concurso

O El País conta com um time seleto de colunistas sobre temas atuais. Muitos deles que escrevem para jornais e revistas, mas que estão disponíveis gratuitamente no portal do El País.

Selecione os colunistas que lhe chamem a atenção: brasil.elpais.com/seccion/opinion.

#3. Revista Piauí

Revista Piauí - Atualidades para Concurso

Considero a Revista Piauí a que possui os textos mais aprofundados da imprensa brasileira. Ela vai lhe dar muitos recursos críticos e poder de argumentação.

Nem todos os textos da edição do mês são abertos na internet, mas as edições passadas estão 100% disponíveis.

Conheça a Revista Piauí: revistapiaui.estadao.com.br/outras-edicoes.

3 sites com palestras e debates de atualidades

#1. Roda Viva

Roda Viva - Atualidades para Concurso

O Roda Viva é um programa histórico da televisão brasileira, que entrevista personalidades e intelectuais brasileiros e de outras partes do mundo na TV Cultura.

O interessante é que os entrevistadores são especialistas conceituados na área de conhecimento do entrevistado.

Acesse o canal de vídeos no Youtube do Roda Viva e tenha acesso a todas as entrevistas: www.youtube.com/user/rodaviva.

#2. TED Talks

TED Talks para concurso - Atualidades para Concurso

O TED Talks é uma série de conferências realizada em várias partes do mundo visando inspirar e propagar boas ideias. São muitas sobre palestras temas de atualidade disponíveis gratuitamente – boa parte delas em português ou traduzidas.

Esse conteúdo vai ser muito útil para você conseguir argumentos para sua redação e aprender sobre atualidades.

Confira: www.ted.com/talks?language=pt-br&sort=newest.

#3. CurtaDoc

CurtaDoc - Atualidades para Concurso

Se você não conhece o site CurtaDoc, está perdendo tempo. O site tem um vasto acervo de documentários curta-metragem sobre vários temas que importam para quem vai fazer um Concurso Público que cobra temas de atualidades.

O acervo é dividido por temas, que vão de Direitos Humanos até Política. Conheça o CurtaDoc: curtadoc.tv/acervo.

Publicações sobre Atualidades para Concurso

Já publiquei aqui no Segredos de Concurso muitos materiais importantes de atualidades para concurso. Veja cada um deles:

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo aprendemos a importância que a disciplina Atualidades tem em um Concurso Público – a única disciplina que está contida em todas as outras provas.

Também mostrei como você pode encurtar o caminho para aprender sobre os temas de Atualidades do seu Concurso, além de indicar 6 sites para ler e assistir vídeos gratuitamente sobre Atualidades.

Tenho um Convite para você!

Como você estuda Atualidades? O que achou das dicas que sugeri neste artigo?

Seu comentário é fundamental para continuarmos a encontrar as melhores formas de estudo para Concurso Público.

Garanto que  lerei seu comentário e vou responder na primeira oportunidade.

Até a próxima!