Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade: aprenda definitivamente!

Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade

Voltamos aos estudos de Contabilidade para Concurso, uma das disciplinas mais importantes nos concursos públicos brasileiros, em especial aqueles que atuam nas áreas fiscais.

O Concurso da Receita Federal é um grande exemplo de edital onde a contabilidade é uma disciplina central, e outros, como o Concurso PF, mesmo sendo da área policial, também trazem a contabilidade no seu conteúdo programático.

Hoje vamos tratar de um tópico mais genérico e introdutório: “Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade”. Um aprendizado fundamental para estudar os demais tópicos desse assunto.

Caso surja dúvidas ao longo do artigo, deixe um comentário para que possamos esclarecer o que for necessário.

Vamos lá!

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade

A Contabilidade é uma ciência social que através da execução de serviços técnicos controla, organiza, estuda e avalia o patrimônio de uma entidade (física ou jurídica) permanentemente.

Também pode ser entendida como um sistema de informação e avaliação que registra os eventos que alteram o patrimônio de uma entidade, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza patrimonial, econômica e financeira.

A Contabilidade registra os atos e fatos administrativos e produz informações que possibilitem ao administrador planejar e controlar suas ações, para traçar os objetivos da entidade.

Objetivo da Contabilidade

Objetivo da Contabilidade

A Contabilidade tem por objetivo registrar, sistematizar e documentar os atos e fatos de natureza econômico-financeira que afetam uma organização (pública ou privada)

A necessidade de manter um sistema contábil não ocorre apenas em relação a empreendimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviços do setor privado. Por isso cada vez mais os concursos públicos consideram os conhecimentos contábeis para aqueles que farão parte das organizações públicas.

Entidades do terceiro setor, como ONGs, fundações e demais organizações sem fins lucrativos, além de instituições do setor público, necessitam manter uma contabilidade em boa ordem.

Essas transações econômico financeiras são apresentadas de maneira estruturada nas demonstrações contábeis, as quais registram os bens e direitos financeiros da empresa, suas obrigações e dívidas, seus resultados operacionais (lucros ou perdas).

Podemos selecionar, mais especificamente, os seguintes objetivos da contabilidade:

  • Medir os recursos possuídos por entidades específicas.
  • Refletir os direitos contra essas entidades e os interesses nelas existentes.
  • Medir as variações desses recursos, direitos e interesses.
  • Atribuir as variações a períodos determináveis.
  • Exprimir os dados anteriores em termos monetários

Finalidade da Contabilidade

Finalidade da Contabilidade

A finalidade da contabilidade é fornecer informações às pessoas ou entidades interessadas na situação patrimonial (bens, direitos e obrigações) e econômica (lucro ou prejuízo) da entidade, bem como na aferição de sua capacidade produtiva.

As informações fornecidas pela Contabilidade permitem a realização do controle e planejamento de uma organização.

O controle é o processo pelo qual a administração verifica se as diretrizes e políticas por ela definidas e/ou pelos sócios da entidade estão sendo seguidas.

O planejamento é o processo pelo qual a administração e os sócios da entidade decidem quais ações serão tomadas para o futuro, considerando um segmento ou toda a entidade.

Importante frisar que a contabilidade não deve ser utilizada para manipular demonstrações ou dados. Esta ciência se baseia em fatos e deve demonstrar a real situação patrimonial.

Usuários da Contabilidade

Usuários da Contabilidade

Outro tópico bem comum em concursos públicos é sobre os usuários da Contabilidade (sejam eles internos ou externos à entidade).

Saiba quais são os principais usuários da Contabilidade:

  • Sócios ou proprietários – avaliam o desempenho da administração e a rentabilidade de seus investimentos.
  • Investidores – avaliam os riscos e oportunidades de negócios.
  • Fornecedores – avaliam as condições financeiras da empresa e, assim, podem decidir se irão fornecer mercadorias e serviços.
  • Clientes – avaliam se os fornecedores poderão ser os parceiros ideais.
  • Empregados – avaliam a continuidade da empresa, a capacidade de pagar salários, oportunidades e condições de negociar salários, se a participação nos lucros foi devidamente calculada etc.
  • Governo – importante usuário das informações contábeis, pois verifica se a empresa está em dia com suas obrigações tributárias.
  • Instituições financeiras – avaliam se a entidade tem capacidade financeira e patrimonial para realizar operações de crédito.
  • Concorrentes – avaliam a capacidade financeira e de negócios de uma entidade concorrente.
  • Administradores – são os que demandam por informações contábeis com maior frequência e profundidade, já que elas subsidiam a tomada de decisões e permitem avaliar as atividades da entidade.

5 questões sobre conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade

Questões sobre conceitos da Contabilidade

Agora vamos testar um pouco do que acabamos de aprender com questões que caíram em grandes concursos recentemente. Mesmo que você não saiba a resposta, é importante perceber como o assunto é cobrado nas principais bancas.

QUESTÃO 01 – Vunesp/2018

Assinale, dentre as alternativas apresentadas a seguir, aquela que apresenta adequadamente o objetivo da Contabilidade.

a) A Contabilidade tem por objetivo o controle dos impostos a pagar.

b) A Contabilidade tem por objetivo gerar informações para o controle dos estoques das indústrias.

c) A Contabilidade tem por objetivo controlar as dívidas e os impostos a serem pagos.

d) A Contabilidade tem por objetivo o controle das obrigações trabalhistas e tributárias.

e) A Contabilidade tem por objetivo gerar informações para o apoio das decisões econômico-financeiras.

RESPOSTA CERTA: letra “E”

QUESTÃO 02 – CESPE/2017

A contabilidade tem como principal objetivo a(o)

a) fornecimento de informações que proporcionem aos seus mais diversos usuários — seja internos, seja externos — utilidade no processo de tomada de decisões.

b) elaboração de guias de recolhimento de tributos a fim de manter a entidade em conformidade com os ditames legais.

c) elaboração de demonstrações contábeis que atendam às finalidades específicas de determinado grupo de usuários.

d) avaliação da capacidade das entidades comerciais em arcar com suas obrigações financeiras.

e) mensuração de bens patrimoniais a fim de elaborar corretamente as demonstrações contábeis.

RESPOSTA CERTA: letra “A”

QUESTÃO 03 – IADES/2017

Considerando que o objetivo da contabilidade é o controle de um patrimônio, assinale a alternativa correta.

a) A contabilidade ocupa-se apenas do patrimônio das pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos.

b) A contabilidade, por meio das demonstrações contábeis, apresenta a situação econômico-financeira de uma entidade em tempo real.

c) A contabilidade é um sistema de informação que controla o patrimônio de uma entidade, auxiliando os respectivos usuários na tomada de decisão.

d) Uma entidade contábil pode referir-se a uma pessoa física ou jurídica sem, contudo, confundir-se com o respectivo patrimônio.

e) O patrimônio é o conjunto de bens e direitos de uma entidade, deduzido das respectivas obrigações.

RESPOSTA CERTA: letra “C”

QUESTÃO 04 -IESES/2017

Em relação a ciência a contabilidade é considerada uma:

a) Ciência Social.

b) Ciência Exata.

c) Ciência Econômica.

d) Ciência Jurídica.

RESPOSTA CERTA: letra “A”

QUESTÃO 05 – IBFC/2016

Assinale a alternativa incorreta.

a) A contabilidade é uma ciência que possibilita, por meio de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas.

b) A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações sobre o Patrimônio, informações essas de ordem econômica e financeira, que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou por parte daqueles que pretendem investir na organização. As informações de ordem econômica referem-se às entradas e saídas de dinheiro (fluxo de caixa). As informações de ordem financeira referem-se à movimentação das compras e vendas, despesas e receitas, evidenciando os lucros ou prejuízos apurados nas transações realizadas pela organização .

c) Escrituração é uma das técnicas utilizadas pela contabilidade; consiste em registrar, nos livros próprios, os acontecimentos que provocam modificações no patrimônio da empresa.

d) Não se pode escriturar nada nos livros contábeis sem que documentos idôneos comprovem a veracidade do registro.

e) O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.

RESPOSTA CERTA: letra “B”

O que aprendemos neste artigo

Hoje aprendemos tudo sobre os conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade, um tema central no estudo da contabilidade para concurso.

Vimos os principais conceitos sobre o assunto e questões de concurso resolvidas para você treinar seus conhecimentos.

Tenho um convite para você!

Deixe um comentário sobre o que acabou de ler. Pra mim é essencial contar com a sua opinião – uma contribuição gratuita pelo conteúdo que disponibilizamos.

Dúvidas, críticas e sugestões são muito bem-vindas. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉