Concurso PM-SP: o Guia Completo com materiais e atualizações!

Concurso PM-SP

Hoje vamos falar de um dos maiores concursos do Brasil, o Concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Concurso PM-SP, que costuma abrir milhares de vagas de nível médio.

Traremos detalhes sobre todas as etapas, e informações que vão lhe ajudar bastante para uma preparação de qualidade. Se você sonha tornar-se soldado PMESP, esta é uma grande oportunidade.

Caso surja alguma dúvida ao longo do texto, deixe um comentário para que possamos esclarecer.

Vamos lá!

O Concurso PM-SP 2018

A boa notícia é que o Concurso de Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo está aberto, com 2.700 vagas.

O concurso é organizado pela Vunesp, com as inscrições entre os dias 09 de agosto e 10 de setembro de 2018.

Os Exames de Conhecimentos (provas objetiva e dissertativa) possuem data prevista para realização em 21 de outubro de 2018.

O trabalho da PMESP

Concurso PMESP

A Polícia Militar do Estado de São Paulo tem como missão as seguintes atividades:

  • Proteger as pessoas
  • Fazer cumprir as leis
  • Combater o crime
  • Preservar a ordem pública

Entre outras atividades, ao tornar-se policial militar de São Paulo você atuará nas seguintes atividades:

  • Policiamento Escolar
  • Policiamento Integrado
  • Forças Táticas
  • Radiopatrulha – Atendimento “190”
  • ROCAM
  • Policiamento de Trânsito
  • Policiamento Comunitário

Veja a seguir as atribuições específicas do soldado PM-SP.

Atribuições do Soldado PM-SP

Atribuições do Soldado PMESP

O soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem como atribuição o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.

Essa missão envolve a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.

Sua atuação deve estar sempre em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade. Princípios que são adquiridos por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

O Curso é destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

O referido cargo corresponde, justamente, ao operacional de polícia, ou seja, aquele que presta diretamente os serviços de segurança pública nas ruas paulistas, sendo empregado nos mais diversos Programas de Policiamento.

Você está disposto a assumir essa missão?

Exigências do Concurso

Exigências do Concurso PM-SP

Para participar do concurso Soldado PMESP será necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Ter idade mínima de 17 (dezessete) anos;
  • Ter idade máxima de 30 (trinta) anos;
  • Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm (cento e cinquenta e cinco centímetros), se mulher e 160 cm (cento e sessenta centímetros), se homem;
  • Recolher a taxa de inscrição prevista no Edital do concurso.
  • O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; fizer alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.

Para tomar posse no cargo, as exigências são as seguintes:

  • Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo.
  • Possuir higidez física e mental.
  • Possuir perfil psicológico compatível com o exercício do cargo.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino.
  • Se militar, estar enquadrado pelo menos no comportamento disciplinar “bom” ou equivalente, e não ter cometido, nos 2 (dois) últimos anos, transgressão disciplinar classificada como “grave” ou equivalente.
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente.
  • Ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.
  • Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas.
  • Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido “ex officio” por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação.
  • Não ter sido, nos últimos 5 (cinco) anos na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena.

Caso você possa providenciar o cumprimento delas faça o quanto antes, para evitar complicações durante o concurso.

Salário e vantagens

Salário Soldado PM-SP

A remuneração inicial do cargo de Soldado da PM de São Paulo (2ª Classe) é de R$ 3.143,70. Após a conclusão do Curso de Formação e o término do estágio probatório, que é de três anos, o concursado adquire estabilidade e sua remuneração como Soldado PM de 1ª Classe será elevada.

O policial militar dispõe de um regime próprio de previdência, conta com assistência médica e odontológica, além de assistência psicológica. O policial recebe, ainda, fardamento e acessórios, podendo também usufruir de alojamentos.

A jornada de trabalho das Praças da Polícia Militar é de 40 horas semanais, para aqueles que atuam em atividades administrativas.

Aqueles que atuam em atividades operacionais normalmente cumprem a jornada em regime de escala de 12 horas de serviço por 36 horas de folga. Também podem ser estabelecidos outros regimes de escala de acordo com as peculiaridades da função e do local de atuação.

Fases do Concurso Soldado PMESP

Fases do Concurso Soldado PM-SP

O Concurso de Soldado da PM-SP é composto por várias etapas – não só a prova de conhecimentos, como ocorre com os concursos tradicionais.

Conheça a seguir cada uma delas.

Exames de Conhecimentos

Prova Objetiva (Parte I) – de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato necessário para o desempenho das atribuições (veja no próximo tópico o conteúdo programático).

Prova Dissertativa (Parte II) – de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.

Exames de Aptidão Física

O Exame de Aptidão Física visa avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo.

São exigidos exercícios de apoio de frente sobre o solo, abdominal, corrida de 50 metros e corrida de 12 minutos.

Veja os índices no edital do concurso para iniciar desde agora seu treinamento.

Exames de Saúde

De caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato.

Exame Psicológico

De caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato para o exercício do cargo a que concorre.

Avaliação de conduta social

De caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, dentre outros possíveis, impedindo que pessoa com perfil incompatível ingresse na Polícia Militar.

Análise de documentos

De caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.

O que cai na prova do Concurso

Prova Concurso PM de São Paulo

Agora vamos saber qual é o conteúdo programático do Concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Os Exames de Conhecimentos são compostos pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto – 18 questões.
  • Matemática – 12 questões.
  • Conhecimentos Gerais (História Geral, História do Brasil, Geografia e Atualidades) – 14 questões.
  • Noções de Informática – 8 questões.
  • Noções de Administração Pública – 8 questões.
  • Redação (Prova Dissertativa).

Como é possível observar, 50% das questões são de Português e Matemática (30 das 60 questões). Embora sejam disciplinas consideradas “fáceis” por muitos candidatos, é justamente aí onde acontecem os tropeços.

Os melhores materiais para estudar (e baixar em PDF)

Estudar para um concurso como o da Polícia Militar do Estado de São Paulo exige dedicação e organização, pois trata-se de uma prova concorrida e de alto nível.

Nesse sentido, tenho três dicas para lhe dar:

  1. Estude diariamente, criando o hábito de estudar.
  2. Responda o máximo de questões anteriores.
  3. Use materiais de qualidade, atualizados e completos.

Um concurso público é um “jogo” onde o tempo é um dos fatores mais importantes. Se você estuda diariamente, suas chances crescem muito de estar entre os mais competitivos.

Além disso, aprenda a responder questões de concursos anteriores. Isso é importante porque, mesmo entendendo o conteúdo, pode ser que você não consiga responder as questões da prova.

Ao treinar a resolução de questões você coloca em prática seus conhecimentos.

Por fim, recomendo que você estude por um material completo, atualizado e feito com base no edital e na prova do Concurso PM-SP. Por que isso?

Para não perder tempo com materiais com conteúdo demais (que não caem no concurso) ou de menos, fazendo você perder questões. Vale muito a pena investir num material feito sob medida e atualizado. Minha sugestão nesse sentido é o material a seguir, que considero o melhor do mercado para o Concurso PM-SP:

(Você tem a enorme vantagem de devolver o material em até 30 dias, caso o conteúdo não lhe agrade).

Apostila e Curso Concurso PM-SP

Com o material completo em mãos, baixe as apostilas complementares a seguir (além do edital do concurso em PDF):

Bons estudos!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos aprofundamos no Concurso de Soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Vimos informações atualizadas sobre o concurso.

Vimos os requisitos, atribuições, salário, estrutura da prova e materiais de estudo para uma preparação de qualidade.

Tenho um convite pra você!

Deixe um comentário como forma de contribuição 100% gratuita pelo conteúdo que acabou de ler. Sua participação é o combustível para a continuidade do blog.

Faço questão de ler cada comentário e respondo na primeira oportunidade que aparece. Deixe dúvidas, sugestões e críticas.

Até a próxima!

😉