Como estudar para passar no Concurso Técnico INSS

Concurso INSS

Há muito estive na expectativa de que o edital do Concurso para Técnico INSS fosse publicado, para que pudéssemos, aqui no Segredos de Concurso, ajudar aos milhares de leitores a estudar corretamente para o concurso. Chegou a hora: o edital já foi publicado, e desde então venho analisando ponto a ponto para lhe ajudar a passar naquele que é o concurso mais esperado do ano.

Antes de tudo, quero alertar que aqui, por enquanto, só vou tratar do concurso de Técnico do Seguro Social, que está disponibilizando 800 vagas. Nos próximos dias, após estudar o edital, farei um novo artigo sobre Analista do Seguro Social, que está com 150 vagas abertas. Uma coisa de cada vez (risos).

Neste artigo vou lhe mostrar detalhes e materiais pouco considerados pela maioria dos concorrentes, para que você já inicie com um grande diferencial no Concurso Técnico INSS 2016. O artigo está dividido nas seguintes partes:

  1. Os requisitos básicos para se tornar um Técnico INSS
  2. As vantagens e funções do Técnico INSS
  3. O que você precisa estudar
  4. Detalhes pouco explorados do edital do Concurso
  5. Materiais para turbinar sua preparação
  6. Outras dicas e prazos

Tenho certeza que ao fim do artigo você irá se considerar mais seguro para seguir os estudos para o Concurso Técnico INSS 2016. Recomendo que leia com atenção cada detalhe, sem distração.

Vamos lá!

Os requisitos básicos para se tornar um Técnico INSS

Concurso Técnico INSS 2016

Antes de pensar em começar os estudos, você precisa saber se conseguirá preencher todos os requisitos para, caso aprovado, assumir o cargo. Imagina conseguir se dar bem na prova e depois ser desclassificado por um requisito básico?

Para que isso não ocorra, veja abaixo o que é necessário para tornar-se um Técnico INSS:

  • Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC;
  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos.
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino.
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Cumprir as determinações do edital.
  • O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

E aí, você se encaixa em todos esses requisitos? Se não for o caso, ainda dá tempo de correr atrás.

As vantagens e funções do Técnico INSS

Técnico INSS 2016

É importante que você saiba que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é como se fosse o caixa da Previdência Social, que realiza os pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros. É no INSS onde são resolvidas questões relativas a aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e invalidez, além de pensão por morte, auxílios doença, acidente e doença por acidente de trabalho, salário-maternidade etc.

O Técnico do Seguro Social do INSS realiza atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, organização e execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica.

O Técnico INSS coleta informações, executa pesquisas, faz levantamentos e controles, emite relatórios e pareceres e também exerce, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.

Se você for aprovado no Concurso de Técnico INSS também poderá atender ao público, assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos, realizar atividades inerentes ao reconhecimento de direitos previdenciários, realizar atividades inerentes à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos e muitas outras atividades. É essa a carreira que você quer seguir?

Caso seja, saiba que será recompensado por um vencimento de até R$ 4.886,87, correspondente à remuneração bruta, já incluído Vencimento Básico, GAE (Gratificação de Atividade Executiva) e GDASS (Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social), em uma carga horária de 40 horas semanais.

O que você precisa estudar para o Concurso INSS

O que estudar para Técnico do INSS

Agora que você já sabe quais são os requisitos para se tornar um Técnico do INSS, vamos para a parte prática dos estudos. Os assuntos que você precisa aprender são os seguintes:

  1. Ética no Serviço Público
  2. Regime Jurídico Único
  3. Noções de Direito Constitucional
  4. Noções de Direito Administrativo
  5. Língua Portuguesa
  6. Raciocínio Lógico
  7. Noções de Informática
  8. Seguridade Social

Para facilitar sua vida, separei todo o conteúdo programático em um único arquivo PDF (de duas páginas), para que você possa fazer download e imprimir, usando para acompanhar seus estudos. Basta clicar aqui para baixar.

Detalhes pouco explorados do edital do Concurso

Detalhes do Concurso Técnico INSS 2016

É óbvio que num concurso extremamente concorrido como o de Técnico INSS qualquer ponto é importantíssimo, mas para estabelecer sua estratégia de estudos, vale a pena observar o peso que cada disciplina possui na prova. Neste concurso você pode ser eliminado caso não atinja as seguintes metas:

  • Caso obtenha nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos
  • Caso obtenha nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos
  • Ou caso obtenha nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas

A prova de Conhecimentos Básicos envolve todas as disciplinas, exceto o conteúdo de Seguridade Social, que são os Conhecimentos Específicos. As provas estão divididas assim:

  • Conhecimentos Básicos: 50 questões
  • Conhecimentos Específicos: 70 questões

Isso mesmo: a parte de Seguridade Social é a mais cobrada e a que tem maior peso, por isso, não ignore esse conteúdo!

São 120 questões no total, que você deverá responder em 3 horas e 30 minutos. Lembre-se que, nas provas da Cespe, organizadora do Concurso INSS 2016, uma questão certa vale 1 ponto, uma questão errada vale menos 1 ponto e a não marcação de uma questão não vale nada.

Quer entender melhor as provas da Cespe? Leia o artigo que fiz exclusivamente sobre esta banca: “Como vencer a Cespe: a mais temida banca de Concursos“.

Outra dúvida bastante comum entre os candidatos é sobre a escolha do local onde irá trabalhar. O edital deste ano diz que os candidatos aprovados e homologados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados, de acordo com sua classificação, em data oportuna, após o resultado final no concurso, para escolha da Agência da Previdência Social onde será lotado. Mas é bom lembrar que a sua agência estará vinculada à Gerência-Executiva escolhida no momento da inscrição.

(Logo abaixo vou lhe fornecer o link para baixar o edital completo, onde você encontra a localização de todas Gerências Executivas e agências do INSS em que poderá trabalhar, caso aprovado).

Materiais para turbinar sua preparação

Concurso Técnico INSS

Já postei aqui um pacote de materiais para o Concurso do INSS 2016, que você pode baixar neste link. Embora esses materiais estejam defasados, pois se referiam ao edital do concurso anterior, ainda há boa parte dele que vale a pena ser observado.

Além disso, tenho agora algumas outras dicas. Vamos lá:

Cartilhas sobre novas leis de Direito Previdenciário

Encontrei duas cartilhas que vão lhe auxiliar a entender as novidades recentes da legislação de Direito Previdenciário no Brasil.

São leituras fáceis, simples e introdutórias para quem está iniciando os estudos sobre o tema (podendo servir até mesmo para o candidato mais experiente relembrar algumas coisas).

Cartilha 1 | Cartilha 2

Curso de Atualidade do Direito Previdenciário

Muitas mudanças ocorreram na área de Direito Previdenciário nos últimos tempos, e você que vai fazer o concurso de Técnico do INSS 2016 deve estar completamente atento a esses detalhes.

Encontrei um Curso de Atualidade do Direito Previdenciário que vai contribuir bastante com a sua preparação nesse sentido. O curso é ministrado pelo professor Sergio Henrique Salvador e está disponível gratuitamente no Youtube. Os links das aulas estão a seguir:

Aula 1 | Aula 2 | Aula 3 | Aula 4 | Aula 5

Manual de Informática

Informática é uma das disciplinas previstas no edital, tendo uma das partes importantes dos seus assuntos a suíte LibreOffice. Para melhorar seu desempenho nesta disciplina, pegue este manual do pacote de programas.

Quer treinar na prática? Instale o programa no seu computador após fazer o download neste site!

Manual de Redação

Outra disciplina importantíssima no nosso concurso é Língua Portuguesa, que prevê a cobrança do Manual de Redação da Presidência da República. Baixe ele aqui, e comece a se preparar para qualquer questão sobre o tema.

Materiais Completos

Embora os materiais indicados acima sejam muito interessantes, eles são complementos a uma preparação a partir de materiais completos, que dificilmente você encontrará (com alguma qualidade) 100% gratuitos.

Tenho indicado aqui no Segredos de Concurso duas produtoras de conteúdo para concurso, que até então tem me agradado: a Estratégia Concursos (de qualidade muito alta mas de preços menos atraentes) e a Nova Concursos (de qualidade satisfatória e preços bem interessantes).

A dica que deixo é combinar os materiais que estou passando aqui com cursos e apostilas dessas editoras (feitas baseadas no edital por professores especialistas no concurso).

Prazos e outras dicas

Prazos para o Concurso Técnico INSS 2016

Para passar no concurso de Técnico do INSS 2016 você precisará fazer um cronograma de estudos considerando o dia 15 de maio de 2016 como data da prova. São mais de 100 dias entre o lançamento do edital e o dia da prova. Considerando a maioria dos concursos, esse é um prazo bem extenso.

As inscrições serão entre as 10 horas do dia 4 de janeiro de 2016 e 23 horas e 59 minutos do dia 22 de fevereiro de 2016, pelo valor de R$65 reais. Para isso basta acessar o site da Cespe – www.cespe.unb.br.

Se você tem problemas com falta de tempo para estudar, visite essa coletânea de artigos sobre otimização de tempo. Se você precisa de motivação, leia tudo isso que já publicamos aqui. Se a questão é organização do espaço de estudo, veja esses outros artigos.

Ah… Ainda não baixou o edital com todas as informações do concurso? Pegue agora!

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo vimos informações, dicas e materiais essenciais para que você possa ter uma preparação minimamente adequada para o Concurso de Técnico INSS 2016.

Aprendemos os requisitos, prazos e conteúdo programático do certame, e descobrimos materiais para download.

Agora preciso de você!

E então, o que achou deste artigo sobre o Concurso Técnico INSS? Preciso muito da sua opinião para aperfeiçoar minhas publicações aqui no blog.

Deixe um comentário dizendo o que achou, e ajude a manter esse trabalho vivo. É sua manifestação que me empolga a manter o conteúdo aqui. Leio todos os comentários aqui, e respondo na primeira oportunidade que tenho.

Até a próxima!

😉