Conhecimentos Gerais para Concurso: um método simples para acertar questões!

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Gerais é uma disciplina presente em inúmeros concursos públicos, e possui importância chave na sua preparação – mesmo que você não perceba isso.

Até quando seu edital não traz explicita a disciplina “Conhecimentos Gerais”, você precisará disso para a sua prova, pois cada vez mais os concursos contextualizam as questões: e esses contextos sempre estão ligados aos temas de conhecimentos gerais.

Perceba que muitas bancas costumam inserir textos de conhecimentos gerais no enunciado das questões, exigindo do candidato uma visão ampla do assunto para melhor compreender o que é pedido.

Além disso, conhecimentos gerais são indispensáveis para provas discursivas e redações. Impossível construir bons argumentos num texto dissertativo sem uma base relativamente ampla de informações sobre assuntos de importância social.

Por isso você precisa ler este artigo até o final, para aprender a estudar conhecimentos gerais e ter fontes de qualidade para não ficar pra trás da concorrência por causa desse tipo de conteúdo.

Vamos nessa!

O que são Conhecimentos Gerais?

O que são conhecimentos gerais?

A pergunta que muitos candidatos se fazem é a seguinte: o que são, de fato, os conhecimentos gerais?

Para esclarecer, vamos tomar como referência a descrição de dois editais de importantes concursos brasileiros. Primeiro, o concurso da Advocacia Geral da União (AGU):

Conhecimentos Gerais – Concurso AGU

Aqui “conhecimentos gerais” são definidos como tópicos relevantes e atuais de diversas áreas:

  • Segurança.
  • Transportes.
  • Política.
  • Economia.
  • Sociedade.
  • Educação.
  • Saúde.
  • Cultura.
  • Tecnologia.
  • Energia.
  • Relações internacionais.
  • Desenvolvimento sustentável.
  • Ecologia.

O edital também fala em suas inter-relações e suas vinculações históricas.

Conhecimentos Gerais – Concurso TJ-SP

Já no concurso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o edital é bem enxuto em relação ao conteúdo da disciplina, definindo da seguinte forma a prova de conhecimentos gerais: questões sobre fatos políticos, econômicos e sociais.

***

Observando esses conteúdos programáticos e a metodologia utilizada pelas bancas de concurso para cobra-los, eu definiria conhecimentos gerais como sendo assuntos de interesse atual que são melhores compreendidos a partir da análise de suas origens históricas.

O principal desafio para aprender Conhecimentos Gerais

Estudar Conhecimentos Gerais

Todas as disciplinas do conteúdo programático de um concurso trazem explicitados os tópicos que irão cair na prova. Em Língua Portuguesa, você sabe que vai cair Ortografia Oficial. Em Contabilidade, você tem certeza que estão previstas questões de Contas Contábeis, por exemplo.

No caso de Conhecimentos Gerais, como vimos, isso não ocorre: o conteúdo pedido é difuso, sem a especificação do que realmente vai cair.

Por isso precisamos de um método para estudar conhecimentos gerais, e aqui vou dar dicas para que você tenha sucesso nesse sentido, e construa seu próprio método para acertar as questões da sua prova.

Como saber o que vai cair?

Questões de Conhecimentos Gerais

A melhor forma de analisar o que vai cair de conhecimentos gerais na sua prova é analisando as questões anteriores do concurso que você vai realizar.

Caso você não tenha acesso às provas anteriores do mesmo cargo, busque de outros cargos. Caso não consiga, busque questões anteriores da mesma banca.

Usando bom senso, você pode perceber qual é a metodologia de cobrança da banca e o nível de especificidade na abordagem de cada assunto. A seguir, veja três questões de concursos diversos sobre conhecimentos gerais:

QUESTÃO 01/FUNRIO/2016

Depois de vencer a Copa das Confederações em 2013, a seleção brasileira de futebol acabou a Copa do Mundo de 2014 apenas na quarta colocação, com resultados negativos que entristeceram toda a torcida. Mas do ponto de vista organizacional e turístico a Copa de 2014 foi um sucesso, o que ficou evidenciado em todas as sedes. Estádios novos ou totalmente reformados são o principal legado da Copa em quantas cidades brasileiras?

a) nove cidades.

b) dez cidades.

c) onze cidades.

d) doze cidades.

e) catorze cidades.

RESPOSTA CERTA: letra “D”

COMENTÁRIO: Essa é uma questão que faz referência a algo bastante eventual, a Copa do Mundo realizada no Brasil – que trouxe modificações políticas e econômicas importantes para o país.

Para acertá-la, você precisaria realmente estar atento ao contexto da época. Não é uma questão fácil para quem não se relacionou com o tema (principalmente por ter sido cobrada em 2016, dois anos após o fim da Copa).

QUESTÃO 02/FCC/2015

Leia a notícia amplamente divulgada no final de abril de 2015.

Desde 2008, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de …… . Enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial desse setor cresceu 93%, no Brasil, esse crescimento foi de 190%, de acordo com dados divulgados pela Anvisa. Segundo o Dossiê Abrasco, publicado nesta terça-feira (28/04) no Rio de Janeiro, 70% dos alimentos in natura consumidos no país estão contaminados.

(Adaptado de: http://brasil.elpais.com/brasil)

A notícia trata do consumo de

a) produtos orgânicos.

b) sementes transgênicas.

c) fertilizantes químicos.

d) agrotóxicos.

e) sementes agroecológicas.

RESPOSTA CERTA: letra “D”.

COMENTÁRIO: Essa já uma questão mais fácil, em que mesmo não sabendo ao certo os conceitos e o contexto do tema, a chance de acerto é grande. Provavelmente você teria dúvidas entre as letras “C” e “D”.

Saber que agrotóxico é uma substância aplicada nas plantas para combater pragas e que fertilizantes são utilizadas para enriquecer o solo poderia ajudar a acertar a questão, pois apenas os agrotóxicos podem contaminar os alimentos.

QUESTÃO 03/FGV/2015

Relacione os territórios e províncias que expressam um desejo de separação com os respectivos países dos quais querem se tornar independentes.

1. Curdistão                   (   ) Reino Unido
2. Escócia                       (   ) Espanha
3. Tibete                         (   ) China
4. Catalunha                  (   ) Iraque

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

a) 1 – 3 – 2 – 4

b) 1 – 4 – 2 – 3

c) 4 – 2 – 3 – 1

d) 2 – 4 – 3 – 1

e) 4 – 3 – 2 – 1

RESPOSTA CERTA: letra “D”.

COMENTÁRIO: Nesse caso, temos uma questão que exige de você conhecimento sobre o contexto geral de Geopolítica Mundial. Mesmo que você não saiba exatamente o que há nas relações entre esses países, é possível responder a questão intuindo a partir do que é possível saber acompanhando noticiários.

Um diferencial importante

História e Conhecimentos Gerais

Para ter sucesso em conhecimentos gerais um dos grandes diferenciais pode ser ter conhecimento de História do Brasil e História Geral.

Todo acontecimento atual é desdobramento de eventos ocorridos no passado. Por isso, entender de História é uma tática importante para não ficar pra trás nas questões de conhecimentos gerais.

Algumas questões, inclusive, abordam de maneira direta o contexto histórico de determinados temas.

5 temas de Conhecimentos Gerais

Temas de Conhecimentos Gerais

Agora vamos selecionar 5 temas de conhecimentos gerais que podem ser alvo de questões na prova do seu concurso público.

Cada um desses temas pode ser abordado de maneira ampla e de maneira mais específica:

Segurança Pública

Não é novidade que esse é um desafio social para o Brasil, e, portanto, é um tema muito cobrado nas provas dos concursos. Alguns subtemas:

  • Direitos Humanos
  • Violência Urbana
  • Violência contra a mulher
  • Sistema carcerário
  • Política de armas
  • Política de drogas

Veja um debate sobre Segurança Pública no Roda Viva, para que você comece a ter intimidade com o tema:

Meio Ambiente

O consumo desenfreado e a utilização irresponsável dos recursos naturais tem trazido impactos significativos no meio ambiente. Por isso, esse é um tema importantíssimo, sempre presente na maioria das provas de conhecimentos gerais.

Alguns subtemas são:

  • Demarcação de terras indígenas no Brasil
  • Fontes de energia renováveis
  • Alimentos transgênicos e uso de agrotóxicos
  • Desmatamento
  • Caça e pesca predatória

No vídeo a seguir, da TV Cultura, você pode começar a compreender um pouco do que está por trás dos desafios para o Meio Ambiente:

Educação Inclusiva

Com o passar dos anos, a sociedade percebeu que pessoas com deficiência precisam ser tratadas de acordo com as necessidades que possuem. Ainda hoje é um grande desafio para pais de crianças com deficiência encontrar escolas e ambientes adequados para seus filhos.

O vídeo a seguir, desenvolvido pelo Ministério da Educação, trata do tema:

Desigualdade social

Enquanto for um dos países mais desiguais do mundo, os concursos e vestibulares no Brasil vão exigir o conhecimento desse tema nas suas provas. Veja alguns subtemas ligados à questão da desigualdade:

  • Desemprego
  • Desagregação familiar
  • Justiça tributária
  • Relações de trabalho
  • Trabalho escravo

A seguir, um programa da TV Brasil sobre desigualdade social:

Imigração e refúgio

Nenhum tema contemporâneo tem mais impacto internacional do que a questão dos imigrantes e refugiados – pessoas que saem de sua terra natal em busca de melhores condições de vida em outros países.

Os Estados Unidos, a Europa e até mesmo o Brasil tem discutido muito esse tema, e muitas questões de concurso já estão sendo feitas sobre ele. A seguir, um programa da TV Cultura para você conhecer os dilemas da imigração:

Como manter-se informado

Notícias e informações de conhecimentos gerais

Essa é uma parte muito perigosa: muitos candidatos usam a necessidade de manter-se informado como justificativa para sua procrastinação. Lembre sempre que se ocupar não é produzir.

Ficar o dia todo no computador lendo notícias é perda de tempo. Lembre que você precisa estudar várias disciplinas. O que você precisa é tomar conhecimento de quais temas estão sendo debatidos na atualidade, e ver conteúdos que possam lhe nortear em relação a isso.

Escolha dois veículos de imprensa (preferencialmente de orientações ideológicas diferentes) e acompanhe o que eles publicam. Faça isso apenas uma vez por dia, durante 5 ou 10 minutos. Depois dessa verificação, escolha um ou dois textos de relevância para ler.

Se fizer isso diariamente, aliado com conteúdos complementares (documentários, textos, debates e entrevistas) suas chances aumentam muito. Sem falar, naturalmente, da resolução de questões anteriores.

O que aprendemos neste artigo

Hoje montamos uma estratégia para estudar conhecimentos gerais. Vimos quais são as características da disciplina e como ela é cobrada nos concursos.

Analisamos questões de concursos anteriores, dicas de temas de conhecimentos gerais e dicas de materiais e preparação.

Gostou? Retribua deixando um comentário!

Se você gostou do conteúdo, peço que deixe um comentário como contribuição 100% gratuita pelo que acabou de ler.

A ideia é que possamos dialogar e sanar dúvidas. Críticas e sugestões também são muito bem-vindas. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉