Como estudar para Concurso sem tédio nem preguiça (garantido!)

Como estudar para Concurso sem tédio nem preguiça

Quando você pensa no quanto sua vida pode melhorar após a aprovação em um concurso público, sua motivação vai lá pra cima.

Dá vontade de comprar todos os materiais possíveis, estudar vinte horas seguidas, assistir dezenas de aulas dos assuntos que vão cair na prova.

O problema é que, não demora muito, provavelmente alguns dias depois, você esquece a importância desse objetivo, e acaba diminuindo o ritmo dos estudos chegando até mesmo a parar de estudar.

Isso ocorre porque o ser humano é dominado por sensações como o tédio e a preguiça, que são naturais em todo ambiente de monotonia e falta de novidades, algo que você não pode deixar ocorrer na sua preparação.

Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino – Thomas Atkinson

Mas como fazer para evitar que esses dois inimigos lhe atrapalhem? Como fazer com que sua jornada de estudos seja inspiradora e dinâmica?

Neste artigo vou revelar estratégias que irão revolucionar o seu ânimo para estudar, técnicas que usei e uso para me manter motivado em busca dos meus objetivos e que funcionam com qualquer pessoa.

Algumas delas você poderá aplicar hoje mesmo, tendo ganhos imediatos na qualidade dos seus estudos para Concurso Público.

Ah… No final do artigo dou uma dica secreta que pouquíssimas pessoas sabem sobre manter-se motivado para estudar.

Vamos lá!

Movimente-se!

Atividade Física para Concurso

Se você é concurseiro e não pratica atividades físicas saiba que está perdendo uma grande fonte de motivação e resistência para seus estudos. Resolva isso agora!

De acordo com especialistas, uma simples corrida é capaz de melhorar o funcionamento do Sistema Nervoso Central, um dos fatores chave para a produção de neurônios nas regiões associadas à aprendizagem e memória.

Melhora a qualidade do sono, autoestima, cognição, facilita a aprendizagem, reduz o risco de depressão, estresse e ansiedade.

Por tudo isso, praticar exercício físico é uma prioridade. Prefira atividades aeróbicas: corrida, ciclismo e natação. A qualidade dos seus estudos vai explodir com apenas meia hora por dia!

Eliminação em lista

Eliminação em lista para concurso

Uma das melhores sensações enquanto você estiver estudando para concurso público será a de cumprir suas metas. Lembre sempre que seu objetivo não é estudar uma quantidade de horas por dia, mas de aprender os tópicos do que vai cair no seu concurso.

Por isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Baixe o edital do seu concurso (se não estiver sido lançado ainda busque o edital anterior);
  2. Procure a parte que fala do conteúdo programático e imprima todos as disciplinas e tópicos previstos;
  3. Estude com o conteúdo programático ao seu lado.

Sempre que você concluir um tópico do conteúdo programático risque ele do edital. Isso vai lhe dar a sensação de estar cumprindo sua missão, e mostrará o quanto você ainda precisa se dedicar para concluir os estudos.

Qualificação das pausas

Dê intervalo nos seus estudos

Estudar ininterruptamente é um tiro no pé. Ao alongar o tempo de leitura desnecessariamente você estende a monotonia e acaba se tornando uma presa fácil para o tédio.

Dê pausas nos estudos com atividades que lhe deem prazer, e que movimentem seu corpo de algum modo.

Algumas práticas que podem ser feitas durante as pausas:

  • Fazer e tomar café ou chá
  • Molhar as plantas
  • Alimentar e brincar um pouco com animais domésticos
  • Olhar álbuns de fotografia
  • Usar jogos manuais (como o cubo mágico)
  • Concertar algum eletrodoméstico

Ao fazer pausas você movimenta seus estudos e revigora sua energia para continuar.

Contextualização dos estudos

Contextualização dos estudos para concurso

É péssimo estudar algo que você não vê aplicabilidade prática nem entende ao certo em que contexto aqueles conhecimentos se aplicam.

Para diminuir essa sensação de estudar algo que nunca será útil e importante, é preciso contextualizar os aprendizados.

Assistir filmes e documentários que falem sobre o assunto de seu interesse é muito importante para não só aprender um pouco mais, mas também para ver sentido no que você está estudando.

O mesmo ocorre com livros. Há diversos romances que contam histórias de advogados, por exemplo, e podem ser bastante inspiradores para quem vai fazer o Exame da OAB e outros concursos jurídicos.

Outra boa prática é conversar com pessoas que já trabalham na área do seu interesse. Elas vão lhe contar sobre os bastidores do cargo, sobre a rotina e os conhecimentos mais utilizados na profissão.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

Recompensas

Recompensas para concurseiros

Qualquer empresa de sucesso sabe que seus funcionários trabalham melhor quando recebem recompensas por terem cumprido sua missão.

É verdade que o salário já é um pagamento pelo trabalho realizado, mas é preciso mais: distribuir “mimos”, elogios, participação nos lucros e outros benefícios que deixam o trabalhador motivado.

A mesma coisa acontece quando você está estudando para um Concurso Público. Além do grande benefício de conquistar a aprovação, você precisa de pequenos incentivos para manter o foco nos estudos, e permanecer motivado.

Sugiro que você faça isso diária, semanal e mensalmente. Veja algumas dicas de recompensa abaixo (você só deve se gratificar se alcançar sua meta nos estudos):

Recompensa Diária

  • Assistir um filme em casa
  • Assistir o episódio de um seriado ou novela
  • Jogar videogame (com limite de tempo)
  • Ler parte de um livro que lhe agrade
  • Fazer outras atividades em casa, que durem em média uma hora.

Recompensa semanal

  • Ir ao cinema
  • Almoçar fora ou ir à sorveteria, fast-food etc
  • Sair uma noite para a balada com os amigos
  • Visitar amigos ou parentes que morem na mesma cidade
  • Ir à praia
  • Fazer outras atividades fora de casa, que durem no máximo um dia.

Recompensa mensal

  • Viajar com o namorado(a) ou amigos(as)
  • Conhecer outra cidade
  • Passar um final de semana na casa de amigos ou parentes
  • Fazer outras atividades que durem no máximo um final de semana.

Uma dica secreta

O segredo para acabar com o tédio

De todas as dicas que coloquei neste artigo esta certamente é a mais importante.

Isto é algo que nunca li em lugar algum, mas que aprendi com a própria experiência, e que vou lhe dar de bandeja, agora.

Tire uma parte do seu dia, todos os dias, para buscar conhecimento sobre como aprender melhor.

Isso mesmo! Estude sobre como estudar. Conheça novos métodos, pesquise técnicas diferentes das que você usa, teste dicas dos diversos especialistas em concurso público que existem no Brasil (inclusive aqui no Segredos de Concurso).

Aprender sobre novas técnicas lhe deixa na expectativa de colocá-las em prática, e assim você passa a estudar mais e com mais prazer. Você se comporta como se estivesse em um laboratório testando o que funciona e o que não funciona na sua preparação.

Quando parei para refletir sobre as melhores práticas de estudo e comecei a desenvolver técnicas próprias (ensino boa parte delas aqui no blog), além de estudar o que outras pessoas indicavam, passei a estudar mais e com mais prazer para Concurso Público.

Se você está lendo este artigo, significa que já está fazendo isso. Então, não pare. Dedique pelo menos 20 minutos do seu dia aprendendo novas técnicas e métodos de estudo. Você vai transformar meros 20 minutos em muitas horas de estudo com muita qualidade.

O que aprendemos neste artigo

Neste texto você aprendeu técnicas para eliminar de uma vez por todas o tédio e a preguiça dos seus momentos de estudo.

Após constatar que estes são problemas sérios, que podem fazer com que você pare de estudar para o concurso dos seus sonhos, mostramos porque fazer atividades físicas, eliminar e riscar os tópicos do seu conteúdo, qualificar suas pausas, contextualizar seus estudos e criar um sistema de recompensas pode ser revolucionário na sua motivação.

Por fim, dei uma dica poderosa para fazer com que você passe a ter uma vontade compulsiva de estudar.

Tenho um convite para você!

O que achou deste artigo? Como você está lidando com o tédio e a preguiça na sua preparação para Concurso Público?

Para mim é muito importante que você deixe um comentário logo abaixo dizendo o que achou e o que tem feito em relação a esses problemas. Isso é fundamental para que eu possa continuar publicando e aperfeiçoando as discussões aqui no Segredos de Concurso. Sempre leio e respondo, no menor tempo possível, a todos os comentários.

Até a próxima!

 

😉