O Guia Completo (com materiais grátis) para você passar no Concurso do INSS

Guia Completo para passar no Concurso do INSS

[ATUALIZAÇÃO]: Leia este artigo atualizado sobre o Concurso Técnico INSS 2016, com materiais, informações e dicas.


Um dos concursos mais esperados no circuito de concursos nacionais é o do Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS. Como consta no Mapa dos Concursos que publicamos aqui no blog, o INSS costuma lançar um edital a cada três anos (para o cargo de técnico).

Em 2015 há uma forte expectativa para que um novo concurso se realize, com a projeção de abertura de cerca de 1.500 vagas. No final de 2014 o então Ministro da Justiça afirmou o seguinte sobre o concurso, em uma entrevista ao Jornal Folha Dirigida (especializado em concursos):

Considero esse concurso inevitável, devido à necessidade de pessoal da autarquia, e é uma prioridade nossa e do governo. Posso dizer com certeza que a seleção irá ocorrer. Todos devem  manter os estudos em dia – Garibaldi Alves (Ministro da Previdência)

Tendo em vista uma declaração como essa, de um integrante do primeiro escalão do Governo Federal, além de outros fatores, todos temos como concreta a realização do concurso nos próximos meses.

Por isso resolvi este artigo, um Guia Completo (com materiais grátis) para você passar no Concurso do INSS. Aqui você vai saber:

  • Exigências do Concurso INSS
  • Atribuições e detalhes da profissão
  • Benefícios e vencimentos
  • O que é preciso estudar
  • Dicas matadoras de estudo
  • Pacote de Material de Estudo gratuito para baixar

É bom lembrar que este artigo é direcionado ao cargo de Técnico do Seguro Social. Vamos lá!

Exigências do Concurso INSS

Concurso INSS 2015
Agência do INSS. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Como o edital ainda não foi publicado, devemos tomar como referência o último concurso, ocorrido em 2012, para orientar a nossa preparação.

Se você não teve acesso ao edital do último concurso baixe no final deste artigo junto com o pacote de materiais gratuitos. Confira abaixo quais são as exigências para se tornar um Técnico do Seguro Social:

  1. Certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação – MEC.
  2. Ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal.

  3. Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.

  4. Comprovação de idade mínima de 18 anos.

  5. Prova de quitação com as obrigações eleitorais.

  6. Prova de quitação com as obrigações militares, se do sexo masculino.

  7. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

  8. Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas do Edital.

É bom observar que no último concurso esses requisitos deveriam ser comprovados na data da posse. Isso permite, por exemplo, que candidatos com menos de 18 anos façam o concurso e, caso tenham completado a maioridade entre a data da prova e a data da posse, tenham o direito de assumir o cargo.

Atribuições e detalhes da profissão

Concurso do INSS
Agência do INSS. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

O Técnico do INSS basicamente tem como responsabilidade proceder ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS, tais como aposentadorias e auxílios.

Além disso, exerce atividades internas e externas ligadas ao suporte e apoio técnico especializado no INSS, e executa as atividades de orientação e informação ao cidadão, de acordo com as diretrizes estabelecidas nos atos específicos e outras relacionadas aos fins institucionais do INSS, que venham ser determinadas pela autoridade superior.

O local de trabalho são as agências da Previdência Social. Use este mecanismo de busca para encontrar uma agência do INSS próxima de você!

Benefícios e vencimentos

Salário Concurso INSS

Os Técnicos do Seguro Social são funcionários públicos de carreira, e por isso têm progressão e promoção.

Atualmente a carreira está dividida em 4 classes: A, B, C e Especial, tendo cada uma dessas classes 4 padrões de vencimento: I, II, III e IV.

Progressão é a passagem do servidor para o padrão de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe, e promoção a passagem do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe imediatamente superior.

Os critérios para ser promovido ou progredir na carreira são os seguintes:

  1. Cumprimento do interstício de 18 (dezoito) meses de efetivo exercício.
  2. Habilitação em avaliação de desempenho individual.
  3. Participação em eventos de capacitação com carga horária mínima estabelecida em regulamento.

(Veja mais detalhes sobre a carreira dos servidores do INSS na Lei 10.855/2004).

O salário inicial do Técnico do INSS atualmente é de R$ 4.620,91, e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Conheça segredos para turbinar seus estudos!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente dicas surpreendentes sobre como estudar para Concurso!>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

O que é preciso estudar

O que é preciso estudar para o INSS

Também vamos nos basear no conteúdo previsto no edital anterior para ter uma noção do que vai cair no Concurso do INSS 2015. Logo abaixo você poderá baixar um pacote completo com o Mapa da Prova (apontando os assuntos que mais caíram), as provas dos concursos anteriores e o último edital (2012).

Veja quais disciplinas compõem o conteúdo programático:

  • Ética no Serviço Público
  • Regime Jurídico Único
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Informática
  • Conhecimentos específicos (Direito Previdenciário)

Esse conteúdo é dividido em 60 questões na prova do Concurso INSS, que devem ser respondidas em 3 horas. Ou seja, você terá 3 minutos para responder cada questão (!).

Dicas matadoras de estudo

Dicas Concurso INSS

Direito Previdenciário: O primeiro passo que você deve dar para estudar de maneira séria para o Concurso do INSS é ter um bom material de estudo de Direito Previdenciário, e, se possível, videoaulas ou aulas presenciais desta disciplina.

Como mostramos no Mapa da Prova do Concurso INSS, que você pode baixar junto com os materiais de estudo abaixo, Direito Previdenciário é uma das principais disciplinas do Concurso, e deve receber, sim, uma atenção especial.

Questões Anteriores: Resolva questões anteriores dos Concursos INSS de outros anos. No pacote de material que fizemos para você baixar gratuitamente fornecemos as três últimas provas do concurso.

Cuidado com Ética: No último concurso foram cobrados conhecimentos sobre o Código de Ética dos Servidores Públicos Federais. Uma coisa que a maioria dos concurseiros ainda não sabem (até grandes professores estão desatentos em relação a isso) é que o INSS já tem um Código de Ética próprio, que provavelmente será cobrado no certame. Incluímos esse material no pacote de material.

As duas grandes prioridades: Um concurso como o de Técnico do INSS costuma ser bastante concorrido – o último teve uma concorrência de 602 candidatos disputando cada vaga. Nesse cenário, a possibilidade de empate entre candidatos é muito grande.

Pensando nisso, aí vai uma dica matadora: os critério de desempate que podem lhe ajudar são: 1) fazer mais pontos na prova de conhecimentos específicos (por isso disse acima que é bom dar prioridade a Direito Previdenciário) e 2) fazer mais pontos nas questões de Língua Portuguesa. Desde já dê prioridade a essas duas disciplinas.

Pacote de Material de Estudo gratuito para baixar

Fizemos uma compilação fantástica de materiais de estudo para o Concurso do INSS. Obviamente, esses materiais não são suficientes para uma preparação sólida, mas servirá como uma boa introdução para os candidatos iniciantes ou mesmo para os mais avançados que queiram fazer revisão em temas importantes, se informar sobre o concurso e responder questões anteriores.

No Pacote de Material de Estudo para o Concurso do INSS você encontrará o seguinte:

Mapa da última prova

Fizemos o mapa da última prova do concurso de Técnico do INSS, ocorrida em 2012. Através dele você saberá quantas questões caíram de cada disciplina, podendo assim orientar sua estratégia de preparação a partir das disciplinas prioritárias.

Três provas anteriores com gabarito

Um dos melhores métodos de estudo para concurso público é praticar respondendo questões de provas anteriores. No caso do concurso do INSS, existem 3 concursos de técnico que podem servir como referência – os realizados em 2005, 2008 e 2012. Essas três provas, com os gabaritos, estão contidos no pacote abaixo.

Código de Ética dos Servidores do INSS

Muita gente boa está se preparando para o Concurso do INSS com o material de Ética inadequado. Depois do concurso de 2012 o INSS lançou seu próprio Código de Ética, e provavelmente é ele que vai cair no próximo concurso. Por isso o incluímos no pacote de materiais.

Coletânea de Direito Previdenciário (cartilhas e guias)

Incluímos no Pacote de Material mais de 100 páginas de cartilhas e guias que explicam em linguagem simples tópicos importantes do conteúdo programático de Direito Previdenciário. Ideal para fazer revisões ou para iniciantes que queiram ter seu primeiro contato com a disciplina.

Edital do Concurso Anterior

Ler o edital do concurso anterior é fundamental para você orientar sua preparação com consciência e organização. Não é possível entrar num jogo sem antes saber as regras dele. E as regras do Concurso do INSS estão no edital do concurso. Enquanto ainda não é publicado o edital 2015, vale tomar como base o do concurso de 2012.

Para ter acesso a todos esses materiais, clique no banner abaixo e pegue seu pacote de material:

Pacote de Material Concurso INSS

O que aprendemos neste artigo

Neste texto mostramos todos os detalhes que você precisa saber sobre o Concurso do INSS (técnico), que tem previsão de lançar cerca de 1.500 vagas de nível médio neste ano. Dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Exigências do Concurso INSS
  • Atribuições e detalhes da profissão
  • Benefícios e vencimentos
  • O que é preciso estudar
  • Dicas matadoras de estudo
  • Pacote de Material de Estudo gratuito para baixar

No final, oferecemos um Pacote de Material de estudo com vários arquivos de interesse tanto para candidatos iniciantes quanto para candidatos avançados.

Tenho um convite para você!

Agora que você leu todo o artigo, quero lhe convidar para deixar um comentário com dúvidas, críticas ou sugestões sobre o que publicamos.

Se você vai fazer o Concurso do INSS com certeza há muitos detalhes que lhe interessam e que provavelmente não incluímos aqui. Faça sua pergunta!

Faço questão de ler todos os comentários, e respondo na primeira oportunidade que tenho.

Até a próxima!

😉