Como escolher os melhores livros de Direito Constitucional para concursos

Livros de Direito Constitucional para Concurso

Se você tem dúvida sobre qual livro do Direito Constitucional deve usar na sua preparação para concurso público, está no lugar certo. Hoje vamos conversar sobre os melhores livros de Direito Constitucional para concurso, dando dicas e critérios objetivos para você escolher o seu.

A ideia é que você possa estudar com qualidade para essa que é considerada a “rainha” das disciplinas jurídicas.

Se o cargo que você almeja se relaciona de alguma forma com a área jurídica, provavelmente Direito Constitucional deve estar presente nos seus estudos. Por isso é fundamental considerar a aquisição de materiais de qualidade.

Caso surja alguma dúvida ao longo da leitura deixe um comentário.

Vamos nessa!

Estudar Direito Constitucional é importante?

Como estudar Direito Constitucional

Reforçando o que comecei a dizer, é bom notar que Direito Constitucional é a principal disciplina no campo do Direito. Ela está presente em importantes concursos brasileiros:

  • Concurso PRF
  • Concurso INSS
  • Concursos TRF
  • Concursos policiais

Veja um exemplo de conteúdo programático de Direito Constitucional, previsto no edital do Concurso da PRF:

  1. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais.
  2. Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 – Normas de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 – Normas programáticas.
  3. Direitos e garantias fundamentais. 3.1 – Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos, partidos políticos.
  4. Organização político-administrativa do Estado. 4.1 – Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios.
  5. Administração pública. 5.1 – Disposições gerais, servidores públicos.
  6. Poder executivo. 6.1 – Atribuições e responsabilidades do presidente da República.
  7. Poder judiciário. 7.1 Disposições gerais. 7.2 Órgãos do poder judiciário. 7.2.1 Organização e competências, Conselho Nacional de Justiça. 7.2.1.1 Composição e competências.
  8. Funções essenciais à justiça. 8.1 Ministério público, advocacia pública. 8.2 Defensoria pública.

Livros de Direito Constitucional ou apostilas?

Livro ou apostila de Direito Constitucional?

As apostilas são uma ótima opção para uma preparação de qualidade, já que trazem o conteúdo programático do seu concurso organizado na medida para seus estudos. Por outro lado, há cada vez mais candidatos decidindo estudar por livros, garantindo maior aprofundamento no conteúdo.

Escolher entre livros e apostilas é uma escolha bastante pessoal, até porque isso envolve o custo/benefício que cada um pode assumir.

O livro de apenas uma disciplina, como Direito Constitucional, costuma exigir mais investimento que a apostila completa do concurso. Por outro lado, o livro possibilitará acertar questões bastante complexas, fazendo com que você esteja entre os candidatos mais competitivos.

Se Direito Constitucional é uma disciplina forte no seu edital, vale, sim, a pena adquirir um bom livro.

Livros Especializados

Livros especializados de Direito Constitucional

O primeiro cuidado que devemos ter ao escolher livros de Direito Constitucional é em relação ao objetivo da obra. Seu livro foi feito para concurso público?

É muito comum encontrarmos livros de Direito Constitucional mais técnicos, acadêmicos, que vão abordar temas que não necessariamente interessam para a realidade do candidato. Livros acadêmico tendem a se dedicar a aspectos doutrinários que não caem nos concursos (a não ser que você faça um concurso para professor ou para a magistratura).

Por isso, prefira livros feitos especialmente para concursos públicos, pois possuem linguagem, método e conteúdo adequados para a sua preparação.

Quem escreveu o livro?

Autor de livro de Direito Constitucional

Outro aspecto fundamental é verificar a experiência do autor do livro que você vai escolher para estudar Direito Constitucional. Não é preciso um currículo invejável com doutorados e mestrados em universidades do exterior.

Aqui, o que mais importa é a experiência do autor na área de concursos públicos. Um professor experiente sabe o que e como as bancas de concurso cobram o conteúdo. Por isso produzem obras exatamente para suprir essas exigências.

A estrutura do livro

Estrutura do livro de Direito Constitucional

É também muito importante ter um livro bem organizado e estruturado. O estudo para um concurso exige clareza e organização, e um livro com os tópicos bem distribuídos faz muita diferença nesse sentido.

Observe a utilização de cores, negritos e sublinhados para destacar o conteúdo, resumos, questões comentadas etc. Perceber o tamanho das fontes e o espaçamento também é fundamental para o conforto durante a leitura.

Teste: os melhores livros de Direito Constitucional para concurso

Agora vamos analisar quais livros do mercado mais se adequam aos critérios que estabelecemos. Também pesquisei entre candidatos que alcançaram bons resultados em concursos públicos quais materiais recomendariam, e o resultado foi o seguinte.

Direito Constitucional Essencial

Livro Direito Constitucional Essencial

O professor Luciano Dutra tem ampla experiência na área de concursos públicos, além de ser um caso de sucesso na sua própria aprovação: foi aprovado no concurso de Advogado da União em 2009.

Com uma linguagem direta, simples e objetiva, o livro esgota os temas do Direito Constitucional explorados em concursos públicos e Exames de Ordem, trazendo o que há de mais importante na doutrina constitucionalista e na jurisprudência atual.

Veja aqui o livro “Direito Constitucional Essencial”!

Direito Constitucional para Concursos

Livro Direito Constitucional para Concursos

O livro “Direito Constitucional para Concursos“, de Edem Nápoli, tem uma estrutura bem interessante:

  • Teoria contendo os principais temas do conteúdo programático.
  • Sistematização do conteúdo em diversos esquemas, gráficos e tabelas.
  • Seleção de jurisprudência, informativos e súmulas relacionadas ao tema.
  • Artigos da Constituição Federal e legislação separados por assunto.
  • Questões de concursos comentadas ao longo dos capítulos no corpo do texto.
  • Questões de concursos comentadas ao final dos capítulos.
  • Último capítulo chamado de “Revisão Final” pontuando as principais dicas do livro.

Edem Nápoli tem vasta experiência na docência da área de concursos públicos, tendo atuado em cursos como o CERS e o Juspodivm.

Veja aqui o livro “Direito Constitucional para Concursos”!

O que aprendemos neste artigo!

Hoje fizemos uma análise objetiva de critérios para escolher bons livros de Direito Constitucional para concurso.

Vimos o que você deve levar em consideração na escolha das obras e fizemos o teste de dois livros confiáveis para estudar Direito Constitucional.

Agora preciso de você!

Para contribuir de maneira 100% gratuita com o Segredos de Concurso, deixe um comentário. Dúvidas, sugestões e críticas são sempre bem-vindas.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Até a próxima!

😉