Como escolher os melhores livros de Informática para concursos

Livros de Informática para Concurso

Se você está querendo saber quais são os melhores livros de informática para uma preparação de qualidade no seu concurso público, está no lugar certo.

Aqui vamos analisar critérios objetivos para escolher os livros de informática que podem verdadeiramente lhe ajudar a acertar questões na sua prova.

Além disso, vou indicar livros que, conforme minha análise e a opinião de candidatos de sucesso, são de fato adequados para a sua preparação.

Caso surja alguma dúvida deixe um comentário para que possamos esclarecer o que for necessário.

Vamos nessa!

Estudar Informática é importante?

Estudar Informática

Um engano comum entre os candidatos a concurso público, principalmente os iniciantes, é que não há tanta necessidade de estudar Informática de maneira aprofundada. Esse é um grande engano!

Saber usar computador é completamente diferente de ter a habilidade de responder questões de informática no seu concurso. Ao usarmos um PC temos a intuição visual à nossa disposição, podemos tentar e errar para alcançar algum objetivo. Nas questões de concurso isso não ocorre.

Precisaremos entender de maneira teórica cada tópico do conteúdo programático, e treinar através de questões anteriores (seja do concurso que você está fazendo, seja de outros concursos da mesma banca).

Estudar informática é importantíssimo, e pode ser o diferencial que vai lhe conduzir à aprovação!

Livros de Informática ou apostilas?

Livros e apostilas de Informática

Muita gente me pergunta se utilizar uma apostila completa ao estudar para concurso não seria suficiente para alcançar a aprovação. A resposta é: depende!

As apostilas e cursos preparatórios são excelentes para uma preparação enxuta, sem muito aprofundamento, indo direto ao ponto do que pede seu conteúdo programático.

Mas se você tem um perfil que gosta de dominar completamente os assuntos, se você é iniciante e quer conhecer passo a passo o conteúdo programático e se fechar a prova de Informática for uma prioridade, estudar através de um livro é uma ótima ideia.

Muitos candidatos fazem um combo: usam as apostilas e cursos do concurso para iniciar uma preparação básica e aperfeiçoam os estudos com livros.

Escolha livros especializados

Livros especializados de informática

Cuidado com o tipo de livro que você pretende adquirir. Existem diversos livros de Informática no mercado, mas muitos deles têm objetivos completamente diversos de uma preparação para concurso públicos.

Livros acadêmicos e livros técnicos, por exemplo, vão passar longe do nosso objetivo. Na verdade, eles podem lhe confundir ainda mais.

Por isso sugiro que você escolha livros feitos especialmente para candidatos a concurso público, assim não corre o risco de estudar através de uma abordagem inadequada.

Quem escreveu o livro?

Autor do livro de informática

Outro critério óbvio diz respeito à autoria do seu livro. Escolha professores que têm experiência na área de concursos públicos.

Quanto mais experiência o autor tiver em nossa área, mais chances dele lhe guiar através de uma metodologia que lhe dê a capacidade de acertar questões.

Edição do livro

Edição do livro de Informática

Considere também a formatação do seu livro como algo importantíssimo. Ninguém consegue almoçar bem em uma mesa suja, com restos de alimentos, guardanapos amassados e pratos usados. O mesmo ocorre quando estamos estudando com materiais mal formatados.

Escolha livros com um tamanho de fonte e espaçamento adequado. Verifique como são realizados os destaques, resumos e citações. Tudo isso fará com que seu aprendizado seja mais fluido.

Editoras tradicionais tendem a se sair melhor nesse critério.

Teste: os melhores livros de Informática para concurso

A esta altura você já tem critérios objetivos para seguir e escolher um livro de Informática de qualidade para a sua preparação. Mas ainda vamos além: selecionei dois livros de Informática de qualidade, que estão sendo usados por candidatos a concurso público Brasil afora.

A ideia é colocar os critérios citados em prática, a partir da minha própria avaliação, de quem está estudando e de quem já passou em concursos bastante concorridos. Veja, a seguir, os resultados.

Informática para Concursos – Teoria e Questões (João Antonio)

Informática para Concursos - Teoria e Questões

É difícil estudar Informática para concurso e não conhecer o professor João Antonio. Com 18 anos na ensinando candidatos em todo o Brasil, ele já foi responsável pela aprovação de muita gente – de auditores fiscais a técnicos administrativos.

Como é dito no prefácio do livro, a obra “não apenas resolve os problemas como previne futuras questões. Não apenas explica, mas educa e forma também. Não apenas adestra, mas ensina a pensar”.

Veja o sumário do livro, os principais tópicos presentes na obra:

  1. Pequeno Histórico
  2. Hardware
  3. Softwares
  4. Microsoft Windows
  5. Aplicativos Diversos
  6. Microsoft Word
  7. Microsoft Excel
  8. Redes de Computadores
  9. Internet/Intranet
  10. Segurança da Informação

Conheça melhor o livro “Informática para Concursos – Teoria e Questões“!

Informática para Concursos (Renato da Costa)

Livro de Informática - Renato da Costa

Outro fera na área de informática é o professor Renato da Costa, Mestre em Educação pela Universidade de Jaén (Espanha), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/RJ,  pós-graduado em Tecnologia da Informação e Comunicação e pós-graduado em Docência do Ensino Superior ambas as especializações pela UCAM/RJ.

Além desse currículo invejável, ele dá aula para candidatos a concurso público desde 1996: ou seja, possui mais de 20 anos de estrada. Considero seu livro “Informática para Concursos” uma preciosidade para quem quer se destacar na disciplina.

Veja quais tópicos o livro dele aborda:

  1. Processos de Informação
  2. História da Informática
  3. Hardware
  4. Windows 7
  5. Windows 8.1
  6. Conhecendo o Microsoft Word
  7. Conhecendo o Microsoft Excel
  8. Conhecendo o Microsoft Powerpoint
  9. Noções de Software Livre
  10. Redes de Computadores
  11. Conceitos e Tecnologias de Internet
  12. Computação em Nuvem (Cloud Computer)
  13. Segurança da Informação

Conheça melhor o livro “Informática para Concursos“!

O que aprendemos neste artigo

Hoje trabalhamos na análise de critérios objetivos para escolher bons livros de Informática para Concurso. A ideia é garantir uma preparação de qualidade nos levando a um alto grau de acertos na prova.

Vimos o que observar ao escolher um bom livro, e analisamos dois livros de qualidade, como referência do que tratamos no artigo.

Agradeça deixando um comentário!

Se você gostou do que acabou de ler, deixe um comentário como forma de contribuição 100% gratuita pelo conteúdo.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece. Dúvidas, críticas e sugestões sempre são bem-vindas.

Até a próxima!

😉