Como escolher os melhores livros de Pedagogia para concurso

Livros de Pedagogia para Concurso

Se você pretende prestar concurso na área da educação, especialmente concursos para professor, precisa desenvolver uma preparação bem fundamentada, pois as vagas são cada vez mais concorridas e o nível dos candidatos cada vez mais alto.

Apesar da sempre alegada problemática salarial dos professores no Brasil, pouca gente nota que os certames nessa área exigem muito dos candidatos: não só na parte de conhecimentos específicos – Biologia, Geografia, Matemática etc – como em conhecimentos na área de Pedagogia.

Por isso resolvi fazer esse artigo falando como você pode encontrar os melhores livros de Pedagogia para estudar para o seu concurso.

É importante que você leia o artigo até o final, observando bem os critérios e as sugestões trazidas. Vamos nessa!

Devo estudar Pedagogia por livro, apostila ou videoaula?

Apostila, Livro ou Videoaula de pedagogia?

Um questionamento frequente dos candidatos a concurso público se refere ao meio utilizado para estudar: livro, apostila ou videoaula?

Aqui vão as diferenças entre essas três modalidades de material:

  • Apostilas – Materiais mais condensados e objetivos. Tendem a ser mais superficiais que os livros, e trazem apenas o conteúdo programático do concurso. A grande vantagem da apostila é ser mais barata que os livros.
  • Videoaula – A principal diferença é o meio de exibição do conteúdo, através de imagens e a fala dos professores. O ideal é usar complementarmente à apostila e/ou ao livro.
  • Livro – Traz conteúdo mais aprofundado e extenso. Pode ser usado tanto por candidatos iniciantes quanto para candidatos avançados que buscam ter resultado de alto nível no concurso.

Minha sugestão é que você opte por uma preparação mista, usando videoaulas e livros. Esse seria um método ideal para quem busca ter alto nível num concurso público – principalmente em disciplinas específicas que valem muitos pontos na sua prova.

Afinal, o que é um bom livro de Pedagogia?

Melhor livro de pedagogia

Ao final deste artigo vou indicar alguns livros de Pedagogia para o seu concurso, mas independentemente da minha sugestão, você pode tranquilamente escolher outros livros considerando os seguintes critérios:

  • Objetivo do livro: felizmente hoje já temos várias opções de livros de Pedagogia feitos exclusivamente para concursos públicos. Os livros feitos para pesquisas acadêmicas são menos recomendados para quem pretende realizar um concurso.
  • Professor: escolha livros escritos por professores renomados, preferencialmente que tenham experiência com concursos públicos, que sabem o que e como as bancas cobram os conteúdos.
  • Edição: bons livros possuem edições de qualidade, que facilitam a leitura, destacam o que é mais importante nos conteúdos. Um livro com o conteúdo muito poluído e confuso vai atrapalhar bastante a sua preparação.

Os melhores livros de Pedagogia para Concurso

Agora vou trazer três dicas de livros de Pedagogia que são bastante utilizados por candidatos em todo o Brasil, e que estão alinhados com os critérios que citei acima.

600 Questões Comentadas de Pedagogia

Para começar, sugiro que você conheça o livro “600 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia”. Além de bem organizado e completo, o livro é fruto de um rigoroso trabalho de seleção de questões já presentes em concursos anteriores e elaboração de novos conteúdos.

Algumas vantagens do livro:

  1. Contém questões de provas de Concursos de Pedagogia comentadas, alternativa por alternativa (incluindo as incorretas), por autores especializados.
  2. 100% das questões do livro são de provas de concursos de Pedagogia passados.
  3. Todas as questões do livro são categorizadas por grau de dificuldade.
  4. Traz resumos práticos, contendo a teoria de cada disciplina, no final de todos os capítulos.

600 questões de Pedagogia

→ Leia um trecho do livro 600 questões comentadas de Provas e Concursos em Pedagogia →

750 Questões Comentadas em Concursos de Prefeitura

Se você tem especial interesse em concursos de prefeituras, sugiro dar uma olhada no livro “Preparatório para Concursos de Prefeituras – 750 Questões Comentadas em Pedagogia”. Trata-se de uma obra completa, que contempla as mais diversas áreas de conhecimento em Pedagogia, a exemplo de Políticas Públicas, Didática, Currículo, dentre outras.

As alternativas das questões são comentadas de maneira didática e clara, para não haver qualquer dúvida durante os estudos.

750 questões de pedagogia

→ Leia um trecho do livro 750 questões comentadas de Pedagogia em concursos de Prefeitura →

Educação Infantil para Concursos

Finalmente, um livro voltado para concursos na área de educação infantil, com um conteúdo bem vasto, que não se restringe apenas à parte de pedagogia. Veja os capítulos do livro “Educação Infantil para Concursos”:

  1. História da Educação Infantil
  2. Educação Infantil
  3. Currículo e Práticas Educativas na Educação Infantil
  4. Ética e Educação Infantil
  5. Práticas Culturais de Leitura na Educação Infantil
  6. Práticas Psicomotoras e Alfabetização
  7. Questões de Português
  8. Questões de Raciocínio Lógico e Matemático

Educação Infantil para concurso

→ Leia um trecho do Manual de Educação Infantil para Concurso →

O que aprendemos neste artigo

Hoje aprendemos de maneira objetiva quais são os critérios para escolher bons livros de Pedagogia para concurso.

Além disso, indiquei três livros bem conhecidos e utilizados por concurseiros que buscam alto desempenho em concursos da área de pedagogia.

Quer materiais de Pedagogia?

Se você estiver precisando de materiais na área de pedagogia para o seu concurso, deixe um comentário com sua solicitação.

Sua participação é fundamental para continuarmos o trabalho aqui no blog. Dicas, críticas e sugestões são muito bem-vindas.

Até a próxima!

😉