Concurso Oficial de Trânsito DETRAN-SP: dicas, atualizações e materiais!

Concurso Oficial de Trânsito DETRAN-SP

É dia de falar do Concurso DETRAN-SP, mas dessa vez com foco exclusivo no cargo de Oficial de Trânsito.

Esse é um dos concursos mais importantes no estado de São Paulo, atraindo uma quantidade imensa de candidatos em busca de uma vaga. Em especial, o Concurso Oficial de Trânsito é bem interessante, já que oferece vagas de nível médio.

Aqui vamos conversar sobre cada detalhe do concurso: desde as atribuições e requisitos até as características da prova e materiais para estudo.

Caso surja alguma dúvida ao longo do artigo deixe um comentário para que possamos esclarecer.

Vamos nessa!

O Concurso Oficial de Trânsito DETRAN-SP 2018

A boa notícia é que o Concurso de Oficial de Trânsito do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo está prestes a iniciar.

O concurso já foi autorizado, e terá 375 vagas disponíveis para o cargo, com exigência de nível médio e salário de R$ 1.863,00 mil reais iniciais.

Atribuições do DETRAN-SP

O trabalho do DETRAN-SP

Fazer um concurso público sem conhecer a instituição em que irá trabalhar não é uma boa decisão. Por isso, você precisa conhecer o DETRAN-SP antes de se propor a ingressar no órgão.

Conheça as atribuições do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo:

  • Expedir e cassar a Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e a Carteira Nacional de Habilitação aos condutores de veículos residentes no território do Estado de São Paulo.
  • Realizar, Fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores.
  • Supervisionar e fiscalizar o registro, o licenciamento e a expedição do certificado de registro de veículo automotor pertencente à frota de veículos do Estado do Estado de São Paulo.
  • Prestar serviços referentes a cursos, programas e campanhas educativas de trânsito.
  • Vistoriar e inspecionar os veículos quanto às condições de segurança. Além de registrar, emplacar e licenciar os automóveis, expedindo o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual.
  • Planejar e supervisionar a implantação da sinalização luminosa e gráfica de vias, nos municípios do Estado de São Paulo.
  • Fiscalizar o controle de apreensão e liberação de veículos e documentos.
  • Apurar as infrações penais de autoria incerta ou desconhecida, praticadas com veículos motorizados, além de falsidade de documento de veículo e condutores.
  • Aplicar e julgar as penalidades por infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, com exceção das conferidas aos Órgãos Executivos Municipais de Trânsito, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar.

E então, você se identifica com esses serviços? Gostaria de trabalhar em prol deles?

Atribuições do Oficial Estadual de Trânsito DETRAN-SP

Ao assumir o cargo de Oficial Estadual de Trânsito, você precisará desempenhar atividades de apoio à gestão e à execução dos serviços relativos ao exercício das competências institucionais e legais do DETRAN-SP (vistas acima), em conformidade com a normatização do Sistema Nacional de Trânsito.

Requisitos do Cargo

Requisitos de Oficial de Trânsito

Os requisitos para ser nomeado no cargo são os seguintes:

  • Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos nº 70.391/72 e nº 70.436/72 e da Constituição Federal, artigo 12, parágrafo 1º.
  • Estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
  • Ter, na data da contratação, idade igual ou superior a 18 anos.
  • Se do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do serviço militar, observando o disposto no artigo 210 do Decreto Federal nº 57.654, de 20/01/1966.
  • Estar com o CPF regularizado.
  • Possuir ensino Médio Completo ou curso técnico profissionalizante de nível equivalente.
  • Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público federal, estadual ou municipal, em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público), bem como não ter sido demitido por justa causa de emprego público de autarquia, fundação, empresa pública, ou sociedade de economia mista, instituídas por órgãos da administração federal, estadual ou municipal.
  • Não registrar antecedentes criminais, achando-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos.
  • Possuir certificado de conclusão em curso de nível médio ou curso técnico profissionalizante de nível equivalente, reconhecido pela Secretaria da Educação, para o emprego público de Oficial Estadual de Trânsito.
  • Possuir diploma de graduação em curso de nível superior, em qualquer área, para o emprego público de Agente Estadual de Trânsito.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mínimo Categoria: “B”, para o emprego público de Agente Estadual de Trânsito.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício do emprego público, comprovada em inspeção de saúde realizada em órgão médico do DETRAN-SP ou por ela indicada.
  • Possuir cópia da última declaração de Imposto de Renda entregue à Secretaria da Receita Federal ou declaração pública de bens.

E então, já está com tudo em dias? Caso não esteja, é bom providenciar o que for necessário.

A prova do Concurso Oficial de Trânsito DETRAN-SP

Prova do Concurso Oficial de Trânsito DETRAN-SP

Agora vamos analisar a estrutura da prova do Concurso. Ao todo são 50 questões divididas da seguinte forma:

Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa – 12 questões
  • Matemática – 05 questões
  • Legislação – 04 questões
  • Noções de Informática – 04 questões

Conhecimentos Específicos:

  • Legislação de Trânsito – 25 questões

Total – 50 questões

Como as questões têm o mesmo peso, as principais disciplinas para uma preparação estratégica são Língua Portuguesa e Legislação de Trânsito. Elas compõem, juntas, 74% da prova.

Os melhores materiais para estudar (e baixar em PDF)

Se você quer mesmo assumir uma das vagas de Oficial de Trânsito no Concurso DETRAN-SP, precisará criar uma rotina consistente de estudos. Preferencialmente, estude todos os dias para criar um hábito.

Além disso, responda questões de concursos anteriores, para que você possa aplicar o que conheceu. Compreender um assunto durante a leitura é bem diferente de responder uma questão. Desde já você precisa praticar para chegar afiado no dia da prova.

Além disso, escolha materiais de estudo confiáveis, que não tenham conteúdo de menos ou de mais, para que você não perca tempo. O ideal é estudar por um material completo, feito especialmente para o Concurso Oficial de Trânsito DETRAN-SP.

Se você quer estudar em alto nível, sugiro o material a seguir, que considero o melhor do mercado para o Concurso DETRAN-SP. Além de ser completíssimo e confiável, você tem a opção de devolvê-lo em até 30 dias, caso o conteúdo não lhe agrade:

Apostila e Curso Oficial DETRAN-SP

É um excelente custo/benefício se você considerar apenas seu primeiro salário como Oficial de Trânsito do DETRAN-SP.

Com um material completo em mãos, pegue agora os materiais complementares para aperfeiçoar seus estudos e ficar informado sobre o concurso:

Bons estudos!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nos dedicamos ao concurso de Agente Estadual de Trânsito do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo, o DETRAN-SP.

Vimos desde as atribuições até os requisitos do cargo, além da estrutura da prova e dicas de materiais para uma preparação de qualidade.

Tenho um convite para você!

Deixe um comentário como forma de retribuição 100% gratuita do conteúdo que você acabou de ler. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge. Sua participação é fundamental para continuarmos produzindo conteúdo aqui.

Até a próxima!