Fundamentos da preservação do patrimônio cultural para Concurso

Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural

Alguns concursos trazem conteúdos bastante específicos em seu edital, gerando dificuldade para muitos candidatos que não sabem exatamente onde encontrar materiais adequados de estudo. É o caso da parte de Preservação do Patrimônio Cultural, presente em concursos da área cultural em todo o Brasil.

Os concursos para as secretarias de cultura e institutos culturais – estaduais e municipais – costumam trazer esse conteúdo, mas certamente o principal concurso brasileiro que exige a matéria é o Concurso IPHAN.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia do Governo Federal que atua nacionalmente pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Por isso o tema da Preservação do Patrimônio Nacional é tão importante para a instituição.

Conteúdo Programático sobre Preservação do Patrimônio Cultural

Conteúdo Programático - Patrimônio Cultural

Voltando ao Concurso IPHAN, vejamos o que está previsto no edital do concurso, na parte de Preservação do Patrimônio Cultural:

  1. Noções sobre história política, econômica e social do Brasil.
  2. Noções sobre história e institucionalização do patrimônio cultural no Brasil e no mundo, com ênfase na trajetória do IPHAN.
  3. Marcos internacionais da preservação: Convenção relativa à Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003). 3 Legislação brasileira sobre preservação de bens culturais.
  4. Constituição Federal (artigos 20, 23, 24, 30, 215 e 216).
  5. Decreto-Lei nº 25/1937, e suas alterações.
  6. Lei nº 3.924/1961.
  7. Lei nº 11.483/2007, e suas alterações (art. 9º).
  8. Decreto nº 3.551/2000.
  9. Decreto nº 9.238/2017.
  10. Legislação aplicada ao patrimônio cultural.
  11. Portaria IPHAN nº 187/2010; Portaria IPHAN nº 420/2010; Portaria IPHAN nº 127/2009; Portaria IPHAN nº 137/2016.

Selecionei alguns materiais e dicas que podem ser bem úteis para os seus estudos nessa área. Vamos nessa!

O que é Patrimônio Cultural?

O que é Patrimônio Cultural?

Antes de acessarmos materiais que nos ajudem a acertar questões sobre Patrimônio Cultural, vejamos o que significa essa área do conhecimento.

A palavra patrimônio vem de pater, que significa “pai” e tem origem no latim. Patrimônio é o que o pai deixa para o seu filho.

Assim, a palavra patrimônio passou a ser usada quando nos referimos aos bens ou riquezas de uma pessoa, de uma família, de uma empresa.

O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.

O patrimônio cultural de uma sociedade é também fruto de uma escolha, que, no caso das políticas públicas, tem a participação do Estado por meio de leis, instituições e políticas específicas.

Dicionário do Patrimônio Cultural

Dicionário de Patrimônio Cultural

Para começar, que tal ter acesso a uma ferramenta que possibilita a consulta sobre o significado de termos utilizados no estudo do Patrimônio Cultural?

Isso é possível no Dicionário IPHAN do de Patrimônio Cultural, que traz verbetes e artigos para consulta livre no site do próprio IPHAN.

Ferramenta importantíssima!

386 materiais para download em PDF

O site do IPHAN também traz mais de 300 materiais em PDF para download imediato, sobre diversos temas ligados ao Patrimônio Cultural.

Baixe o que você considerar interessante para a sua preparação!

Vídeo sobre Patrimônio Cultural

Que tal tirar 20 minutinhos do seu tempo para assistir um vídeo que mostra um pouco do trabalho do IPHAN e da estrutura de Patrimônio Cultural no Brasil? A matéria a seguir, da NBR, traz informações importantes para quem quer entender melhor sobre essa área:

História da Preservação Cultural no Brasil

Sugiro que você leia o artigo “O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil”, de Maria Cecília Londres Fonseca.

São apenas 7 páginas que vai lhe dar uma noção histórica bem interessante sobre a história do IPHAN e da preservação do patrimônio cultural no país.

Baixar artigo sobre preservação federal no Brasil!

BÔNUS: baixe e leia também o artigo “A preservação do patrimônio cultural e sua história no Brasil“, de Paulo Cesar Tomaz.

Apostila de História do Brasil

História do Brasil

Patrimônio Cultural e História são temas bastantes próximos, por isso é importantíssimo estudar os dois temas em conjunto.

Não por acaso os conteúdos programáticos dessa área sempre trazem a parte de História de maneira complementar.

Pegue aqui uma apostila de História do Brasil para ajudar na sua preparação!

Patrimônio Mundial

Patrimônio Cultural Mundial

Os concursos federais na área de cultura também exigem conhecimentos sobre patrimônio cultural internacional.

Por isso o material a seguir, que trata dos fundamentos básicos que definem e consolidam a ideia de patrimônio mundial.

Baixar a apostila sobre Patrimônio Mundial, em PDF.

O que aprendemos neste artigo

Hoje tivemos acesso a conteúdos que nos esclareceram e nos apoiaram no aprendizado dos Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural.

A intenção foi colaborar com os seus estudos, para que esse tema não seja um desafio na prova do seu concurso.

Tenho um convite para você!

Deixe um comentário sobre o que leu neste artigo. Pra mim é essencial contar com a sua participação.

Diga como tem feito para compreender os Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural. Deixe também dúvidas, críticas e sugestões.

Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que surge.

Até a próxima!

😉