80% dos candidatos erraram esta questão de Português

Questão de Português

Responder questões de concursos anteriores é uma das técnicas mais importantes para estudar com qualidade para o seu concurso público. Assim você treina na prática os conhecimentos estudados, para evitar entender o assunto na leitura e errar no dia da prova.

Por isso hoje trago uma questão de Língua Portuguesa que 80% dos candidatos erram ao tentar responder. No universo de 3.000 candidatos que já tentaram em algumas comunidades de concurseiros na internet, cerca de 2.400 erraram.

A questão é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma banca bem desafiadora na área de Língua Portuguesa, e caiu no concurso 2018 do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL).

Leia com atenção e tente responder a seguir.

Questão de Português – FGV/2018

Questão de Língua Portuguesa

Texto 1 – Além do celular e da carteira, cuidado com as figurinhas da Copa

Gilberto Porcidônio – O Globo, 12/04/2018

A febre do troca-troca de figurinhas pode estar atingindo uma temperatura muito alta. Preocupados que os mais afoitos pelos cromos possam até roubá-los, muitos jornaleiros estão levando seus estoques para casa quando termina o expediente. Pode parecer piada, mas há até boatos sobre quadrilhas de roubo de figurinha espalhados por mensagens de celular.

Em relação ao segmento “Pode parecer piada…” do texto 1, o que justifica a possibilidade de “piada” é que:

a) haja a divulgação por mensagens de celular alertando para a existência de quadrilhas de roubos de figurinhas;

b) ocorra a necessidade de jornaleiros levarem para casa o estoque de figurinhas de suas bancas;

c) existam notícias falsas, como ocorrem com crimes mais sérios, sobre formação de quadrilhas de roubos de figurinhas;

d) aconteçam roubos que envolvam coisas de nenhum valor econômico, como as figurinhas da Copa;

e) sejam divulgados fatos que envolvam quadrilhas de roubos de figurinhas pela internet.

Analisando as alternativas

Alternativas das questões de Português

Vamos analisar cada alternativa para que não reste dúvida.

Letra “A”

A letra “A” está errada porque não há alertas sobre a existência de quadrilhas. Há boatos sobre quadrilhas, e isso é o que “pode parecer piada”.

Letra “B”

A piada é sobre a divulgação de boatos sobre formação de quadrilhas, e não sobre os jornaleiros levarem o estoque de figurinhas para casa.

Letra “C”

A letra “C” está correta porque indica que existem notícias falsas (boatos), como ocorrem com crimes mais sérios, sobre formação de quadrilhas de roubos de figurinhas.

Perceba que a alternativa certa usa termos não familiares ao enunciado (notícias falsas) e faz comparações (com crimes mais graves) justamente para causar estranheza no candidato inseguro, que facilmente adere a uma das outras alternativas, que trazem vários termos presentes no enunciado da questão.

Letra “D”

A piada é sobre a divulgação de boatos sobre formação de quadrilhas, e não sobre os roubos de figurinhas. Por isso a letra “D” está errada.

Letra “E”

Esta alternativa está errada porque no texto não são divulgados fatos. O que são divulgados são boatos.

O que aprendemos neste artigo

Hoje analisamos detalhadamente uma questão de Língua Portuguesa (interpretação de texto) com alto grau de dificuldade. Cerca de 80% dos candidatos não conseguem marcar a alternativa correta.

Verificamos cada alternativa para entender onde estavam os erros e/ou acertos delas.

Comente a questão!

Você conseguiu acertar esta questão? Deixe um comentário com a sua análise e dificuldades para respondê-la (caso tenha havido).

Sua participação é essencial para continuarmos publicando conteúdo aqui no blog. Dúvidas, críticas e sugestões serão sempre bem-vindas.

Até a próxima!

😉