As três questões mais difíceis do Concurso de Técnico do TRF-4

Questões Concurso Técnico TRF-4

Responder questões é uma das mais importantes metodologias de estudo para concurso. É muito comum que os candidatos leiam e entendam um assunto, mas tenham dificuldade de responder a questão sobre aquele mesmo tema.

Isso ocorre porque na questão você precisa aplicar seus conhecimentos na prática. Estudar por videoaulas ou lendo livros e apostilas é como ler o manual de uma bicicleta. Você não consegue pedalar só porque leu o manual, não é mesmo?

É preciso algumas quedas e arranhões até você adquirir a desenvoltura para manter o equilíbrio na bicicleta. O mesmo ocorre na sua capacidade de responder questões!

A importância das Questões Difíceis

Questões Difíceis

Um concurso público funciona assim: é aprovado quem consegue acertar o máximo de questões em comparação com os demais candidatos.

Além de acertar questões, você precisa ser capaz de acertar aquelas que seus concorrentes erraram. Assim seu desempenho sobe vertiginosamente, ganhando muita chance de figurar entre os primeiros colocados.

Por isso é de suma importância analisar as questões que mais levaram os candidatos a erro nos últimos concursos, para percebermos qual é a estrutura delas e a forma de cobrança dos conteúdos.

Selecionei três questões do último concurso de Técnico Administrativo do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF-4, para analisarmos. Todas elas com índice de erro superior a 50% entre os candidatos.

Vamos lá!

Questão 01 – Técnico TRF-4 – Direito Administrativo

Nos termos da Lei nº 8.666/1993, as obras, serviços e compras efetuadas pela Administração Pública serão divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e à ampliação da competitividade sem perda da economia de escala.

O Estado do Rio Grande do Sul pretende executar obra, parcelada nos termos da afirmativa anterior. Nesse caso, a cada etapa ou conjunto de etapas da obra, há de corresponder

a) uma única licitação, obrigatoriamente na modalidade tomada de preços.

b) licitação distinta, sempre na modalidade tomada de preços.

c) uma única licitação, obrigatoriamente na modalidade concorrência.

d) uma única licitação, preservada a modalidade pertinente para a execução do objeto.

e) licitação distinta, preservada a modalidade pertinente para a execução do objeto.

Comentários

Essa é uma questão “decoreba”, onde o candidato precisaria ter lido com atenção um dos principais artigos da Lei 8.666/93, o artigo 23, que trata de modalidades de licitação. O enunciado da questão traz o § 1º do artigo, e a pergunta se refere ao § 2º:

Art. 23, § 2º – Na execução de obras e serviços e nas compras de bens, parceladas nos termos do parágrafo anterior, a cada etapa ou conjunto de etapas da obra, serviço ou compra, há de corresponder licitação distinta, preservada a modalidade pertinente para a execução do objeto em licitação.

Fonte: Lei 8.666/1993

Portanto, a alternativa correta é a letra “E”.

Questão 02 – Técnico TRF-4 – Direito Processual Civil

No tocante ao Processo Eletrônico, considere:

I. Para o disposto na Lei de Informatização do Processo Judicial, considera-se transmissão eletrônica qualquer forma de armazenamento ou tráfego de documentos e arquivos digitais.

II. As citações, intimações, notificações e remessas que viabilizem o acesso à íntegra do processo correspondente serão consideradas vista pessoal do interessado para todos os efeitos legais.

III. É obrigatória a formação de autos suplementares de processo eletrônico, para garantia do devido processo legal e do contraditório, na eventualidade de problemas com o sistema de segurança de acesso e armazenamento de dados.

De acordo com a Lei nº 11.419/2006, está correto o que consta APENAS em

a) I.

b) I e II.

c) I, II e III.

d) II.

e) II e III.

Comentários

Mais uma questão onde você precisaria ter lido e memorizado o que diz a lei, nesse caso, a 11.419/2006, que trata sobre a informatização do processo judicial.

Muitos candidatos abdicam de estudar a legislação complementar que está no conteúdo programático, mas uma questão desses conteúdos menos comuns podem ajudar muito na sua aprovação.

Para o item I você precisaria saber o conceito de transmissão eletrônica:

Art. 1o , § 2º, II – [transmissão eletrônica é] toda forma de comunicação a distância com a utilização de redes de comunicação, preferencialmente a rede mundial de computadores.

Fonte: Lei 11.419/2006

Daí já percebemos que o item I está errado.

O Item II fala de citações, intimações, notificações e remessas. Verifiquemos o que diz a Lei:

Art. 9º, § 1º – As citações, intimações, notificações e remessas que viabilizem o acesso à íntegra do processo correspondente serão consideradas vista pessoal do interessado para todos os efeitos legais.

Fonte: Lei 11.419/2006

É justamente o que consta no item II, portanto, está correto.

Por fim, o item III, que trata da formação de autos suplementares de processo eletrônico:

Art. 12 – A conservação dos autos do processo poderá ser efetuada total ou parcialmente por meio eletrônico.

§ 1º – Os autos dos processos eletrônicos deverão ser protegidos por meio de sistemas de segurança de acesso e armazenados em meio que garanta a preservação e integridade dos dados, sendo dispensada a formação de autos suplementares.

Fonte: Lei 11.419/2006

O item III diz que a formação de autos suplementares é obrigatória. Mas a lei diz que é dispensável. Portanto, o item III está errado.

A resposta correta é a alternativa “D”. Apenas o item II está certo.

Questão 03 – Técnico TRF-4 – Raciocínio Lógico

Seis rapazes (Álvaro, Bruno, Carlos, Danilo, Elson e Fábio) conheceram-se certo dia em um bar. Considere as opiniões de cada um deles em relação aos demais membros do grupo:

  • Álvaro gostou de todos os rapazes do grupo;
  • Bruno, não gostou de ninguém; entretanto, todos gostaram dele;
  • Carlos gostou apenas de dois rapazes, sendo que Danilo é um deles;
  • Danilo gostou de três rapazes, excluindo-se Carlos e Fábio;
  • Elson e Fábio gostaram somente de um dos rapazes.

Nessas condições, quantos grupos de dois ou mais rapazes gostaram um dos outros?

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Comentários

Questão um pouco confusa de Raciocínio Lógico, que pode ser respondida evitando algumas confusões, como o uso do nome dos personagens. Vamos usar apenas as iniciais:

  • A = Álvaro
  • B = Bruno
  • C= Carlos
  • D = Danilo
  • E = Elson
  • F = Fábio

Agora analisemos quem gostou de quem:

  • A gostou de B, C, D, E, F.
  • B não gostou de ninguém.
  • C gostou de D, e de um desconhecido.
  • D gostou de A, B, E.
  • E e F gostaram de apenas um desconhecido.

Com essas informações, constatamos que apenas Álvaro (A) e Danilo (D) se gostaram mutuamente, ou seja, um grupo de dois rapazes.

Portanto, a alternativa certa é a letra “A”.

Como ter Alto Desempenho no Concurso Técnico TRF-4

Percebeu o nível do desafio para o Concurso TRF-4? O cargo de técnico está oferecendo uma remuneração superior a R$8.000,00 mil reais, o que aumenta o nível da concorrência.

Para uma preparação de qualidade sugiro estudar através de materiais completos e atualizados, feitos especialmente para o Concurso TRF-4.

Considero o material a seguir a melhor opção do mercado, feito cuidadosamente para ter alto desempenho no concurso:

Curso e Apostila Técnico TRF-4

Trata-se de um excelente custo/benefício, considerando a remuneração que você está prestes a perceber no TRF-4.

Bons estudos!

O que aprendemos neste artigo

Hoje nosso foco foi na análise de questões difíceis de concursos anteriores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Vimos a estrutura das questões e comentamos as respostas. Ao final, você teve acesso a materiais de qualidade para o Concurso TRF-4.

Não Esqueça Disso…

Para retribuir de maneira 100% gratuita pelo conteúdo que acabou de ler, deixe um comentário dizendo o que achou deste artigo.

Isso é essencial para continuarmos o trabalho aqui no site. Faço questão de ler cada comentário, e respondo na primeira oportunidade que aparece.

Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.

Até a próxima!

😉