Concurso TJ – como ser aprovado num Tribunal de Justiça!

Concurso TJ - Tribunal de Justiça

A área jurídica é um filão muito importante dos concursos públicos em todo o Brasil, tanto pela quantidade de vagas disponibilizadas anualmente nas diversas instâncias (federal, municipal e municipal) quanto pela qualidade dos cargos, com salários e condições de trabalho bem interessantes – sem falar no status garantido a esses servidores.

Por isso é bastante comum que candidatos mandem comentários e emails pedindo dicas e orientações para estudar com mais qualidade para concursos em tribunais, procuradorias, defensorias e instituições afins. Pensando nisso, resolvemos criar este artigo (e outros mais) tratando das especificidades de cada uma dessas áreas, começando pelos Tribunais de Justiça (TJ) estaduais.

Aqui você vai aprender o seguinte:

  • O que é um Tribunal de Justiça e quais são os cargos disponíveis.
  • Quais são as vantagens de trabalhar em um Tribunal de Justiça.
  • O que normalmente é preciso estudar num Concurso TJ.
  • Dicas especiais para se preparar para um Concurso TJ.
  • Concursos TJ em alguns estados.
  • Pacote com mais de 1.000 questões anteriores de Tribunais de Justiça.
  • Alguns materiais fundamentais

Ao final deste artigo você terá muito mais condições para garantir um bom desempenho em qualquer concurso de qualquer Tribunal de Justiça do Brasil.

Vamos lá!

O que é um Tribunal de Justiça e quais são os cargos disponíveis

Concurso TJ

Os Tribunais de Justiça nada mais são que estruturas do judiciário estadual. Neles estão inseridos os juízes de primeiro grau, aqueles que decidem primeiro sobre determinada causa. Caso a decisão não satisfaça a uma das partes da ação, será possível recorrer, e então a questão será decidida por desembargadores, que também fazem parte da Justiça Estadual, mas são a segunda instância.

A depender do caso, também é possível fazer recursos para os tribunais federais: Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). Os juízes dos Tribunais de Justiça são responsáveis por processos cíveis, criminais, administrativos, da infância e juventude, meio ambiente etc.

Veja abaixo quais são os cargos existentes nos Tribunais de Justiça:

  • Desembargador: é o nome que se dá a cada um dos magistrados que integram os Tribunais de Justiça dos Estados, que são os tribunais de Segunda Instância. São os desembargadores que, entre outras funções, julgam os recursos às sentenças proferidas pelos juízes de Primeira Instância. Os juízes podem ser promovidos a desembargadores por antiguidade ou merecimento. Também podem se tornar desembargadores membros egressos do Ministério Público e da classe de advogados.
  • Juiz de Direito: ao entrar com um processo na Justiça Comum, os cidadãos terão suas causas julgadas pelo juiz de Direito. É ele quem dá a primeira decisão – sentença – no processo. Assim como os desembargadores, os juízes atuam para a efetivação e o cumprimento das leis no Brasil, seguindo a Constituição Federal.
  • Analista ou Técnico Judiciário: essa é uma função que varia bastante de estado para estado (podendo assumir nomes diversos). Mas, de maneira geral, é o responsável por desenvolver atividades como digitação, acompanhar andamento de feitos, elaboração de ‎certidões e relatórios, indexação de documentos e o atendimento ao público, entre ‎outras atividades.
  •  Auxiliares técnicos: todos os tribunais possuem uma gama de profissionais nas mais diversas áreas para dar suporte à atuação dos juízes e ao funcionamento do Tribunal. Esses profissionais possuem formação nas mais diversas áreas: psicologia, arquivologia, informática, administração, contabilidade entre outros.

Quais são as vantagens de trabalhar em um Tribunal de Justiça

Concurso TJ

A primeira questão que chama a atenção de quem busca trabalhar num Tribunal de Justiça é a possibilidade de atuar no campo jurídico. Se você tem afinidade com essa área, buscar um Concurso TJ é uma iniciativa bastante interessante. Conheço muitos candidatos, inclusive, que iniciaram num cargo técnico e chegaram a juízes, fazendo novos concursos. Esse é um caminho legal.

Outro ponto buscado por quem buscar fazer concursos em tribunais de justiça é o status social que acompanha os funcionários das justiças. Pela importância que essa instância pública possui, acaba sendo uma área bastante valorizada do serviço público.

Mas o que mais atrai os candidatos é mesmo a questão salarial. Os tribunais de justiça, em todo o Brasil, possuem salários bons, geralmente vinculados aos salários da justiça federal e/ou tribunais superiores. Em alguns casos, acaba sendo a própria justiça quem cria cargos e regulamenta seus salários, garantindo benefícios como gratificações por grau de instrução e cargos comissionados.

O que normalmente é preciso estudar num Concurso TJ

Concurso TJ

Fiz um levantamento aprofundado dos conteúdos que mais caem em concursos dos tribunais de justiça em todo o Brasil, nos cargos de analista e técnico judiciário. As disciplinas que caem em 90% dos concursos TJ são as seguintes:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Atualidades
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Além dessas disciplinas, você pode encontrar as seguintes:

  • Direito Penal
  • Direito Processual Penal
  • Direito Civil
  • Direito Processual Civil
  • Legislação Estadual.

Como dar conta de todo esse conteúdo? Vamos ao próximo tópico com dicas especiais para sua aprovação em um Concurso TJ.

Dicas especiais para se preparar para um Concurso TJ

Concurso TJ

A informação que lhe entreguei acima é importantíssima para você se tornar um habilidoso concurseiro de tribunais de justiça. Se eu fosse você, focaria com força nas disciplinas comuns à maioria dos tribunais de justiça do país:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Atualidades
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo

Esses assuntos são a chave para você conseguir se alinhar com os melhores concorrentes. Já ofereci conteúdos interessantes nessas disciplinas, que vão lhe ajudar bastante. Veja:

(No final deste artigo indico ótimos materiais para você se preparar de maneira completa).

Quando estiver afiado nessas disciplinas principais, a dica é passar a criar diferenciais nos demais conteúdos, e para saber quais são esses assuntos é preciso verificar o edital do seu concurso ou de concursos anteriores do Tribunal de Justiça que você deseja.

Além disso, não esqueça de resolver questões de concursos anteriores, para pegar o “espírito” da prova que você irá realizar.

Os Concursos TJ em alguns estados brasileiros

Abaixo, fiz um levantamento sobre os últimos concursos TJ em alguns dos estados brasileiros, para que você tenha uma noção de quando ocorreu o último concurso (abertura) e qual foi a banca organizadora. Também disponibilizo o link para o último edital, para que você compreenda o formato desses concursos:

Tribunal de Justiça do Distrito Federal

Banca Organizadora: Cespe/Unb

Último Concurso: Outubro/2015

Último Edital: Pegue aqui o edital do Concurso TJ-DF

Tribunal de Justiça da Bahia

Banca Organizadora: FGV

Último Concurso: Outubro/2014

Último Edital: Pegue aqui o edital do Concurso TJ-BA

Tribunal de Justiça de Goiás

Banca Organizadora: FGV

Último Concurso: Agosto/2014

Último Edital: Pegue aqui o edital do Concurso TJ-GO

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Banca Organizadora: FGV

Último Concurso: Setembro/2014

Último Edital: Pegue aqui o edital do Concurso TJ-RJ

Tribunal de Justiça de São Paulo

Banca Organizadora: Vunesp

Último Concurso: 2015

Último Edital: Pegue aqui o edital do Concurso TJ-SP

Pacote com questões anteriores

Para sua preparação no seu Concurso TJ ficar afiada, selecionei mais de 1.000 questões de concursos de tribunais de justiça em várias partes do Brasil, todas com o gabarito. A ideia é que você possa baixar esse material e treinar à vontade para o seu Concurso TJ. Imperdível:

Questões Concurso TJOutros materiais fundamentais

Uma dica preciosa é garantir acesso aos materiais a seguir, todos eles completos, visando sua plena preparação para as principais disciplinas dos concursos TJ com um ótimo custo/benefício. Vale muito a pena:

Seguindo todos os passos que mostrei aqui, e estudando pelos materiais fornecidos, vai ser difícil alguém lhe deixar pra trás no concurso do seu Tribunal de Justiça.

O que aprendemos neste artigo

Neste artigo tivemos um “intensivão” dos Concursos TJ, para que você entenda e comece uma preparação sólida para qualquer Tribunal de Justiça do país.

Além de dicas e orientações sobre a carreira, forneci um pacote de questões e indiquei materiais de qualidade para os seus estudos.

Agora preciso de você!

Gostaria muito de receber seu feedback em relação a este artigo. Meu combustível para manter o Segredos de Concurso é a sua colaboração através de comentários. Diga o que achou do texto, e dê dicas a outros candidatos interessados em concursos TJ.

Faço questão de ler todos os comentários, e respondo na primeira oportunidade possível.

Até a próxima!

😉

  • Hudson Duarte Santana

    Guia Prático de como passar em concurso público em 1 ANO!
    http://hudsonduartesantan.wix.com/aprovacaoja

  • Claudia

    Danilo,eu de novo ahaha tudo bem ?será que tu pode me dá uma dica,?
    olha só, estudo por video-aulas,como faço resumos? e será mesmo necessário resumos ?sendo que nas aulas ja vou produzindo meu material, escrevo bastante,destaco, mais só escrita mesmo,nada de mapas nem fichas.. e se for necessário o RESUMO devo fazer no final de cada aula? ou a cada x números de aulas vistas? ou no final da matéria ? pode parecer boba a pergunta, mais pra quem ta iniciando tudo vira um nó rsrs.
    Obrigada

    • Oi, Claudia! Defendo que cada um defina um método próprio, que se torne mais eficiente. Como eu faria? Resumos de cada aula que eu assistisse. Só toma cuidado para que você não perca a atenção no conteúdo passado na aula ao fazer muitas anotações. Abraço!

      • Claudia

        Entendi.. fico muito grata pela resposta.
        Até mais.

  • Rikelly Rodrigues

    Que massa esse artigo! 🙂
    Obrigada por disponibilizar as questões.

  • Valéria Chiamente

    Adorei o artigo mas não consigo baixar as questões!

  • Valéria Chiamente

    Ainda não consigo baixar a questões do TJ, aparece como inválido!!! Você poderia disponibilizar este material de outra forma.

    • Pronto, Valéria. Problema resolvido. Abraço!

      • Valéria Chiamente

        Muito Obrigada!!!!Abraços!!!!

  • Marcos Xavier

    Post valioso. Ja deixei nos favoritos

  • Flavia Da Rosa

    Obrigada por me dar um norte sobre tudo isso, principalmente pelas questões, já adquiri uma apostila, separei os conteúdos do edital, distribuí as disciplinas dentro do meu tempo semanal e agora tenho as questões que faltavam. Sou nova nisso, tenho apenas 17 anos, ainda estou terminando o ensino médio mas tenho muita vontade de ingressar na área jurídica e agora vou tentar o cargo de técnico judiciário. Muito obrigada.

  • Fabrício José Vieira

    Muito obrigado por passar todo esse conhecimento com qualidade, estou para enfrentar meu segundo concurso e entrei de cabeça, você me ajudou muito!! Abraços e sucesso!

  • Gabriel Mauro

    Artigo muito bem articulado e organizado, com dicas importantes e proveitosas.